PUBLICIDADE
Bandeira do Iêmen – História
A nação moderna do Iêmen foi formada quando o Iêmen do Norte e o Iêmen do Sul se fundiram em 1990.
A bandeira moderna do Iêmen entrou em uso naquela época e é a única bandeira que já representou a nação unificada, mas ambos os estados precursores tinham muitas bandeiras históricas. próprios.
O Iêmen do Norte adotou sua primeira bandeira em 1918, que era uma simples bandeira vermelha sólida. O texto branco foi adicionado à bandeira em 1923, e esse texto foi substituído por uma espada branca e um conjunto de cinco estrelas em 1927. Uma forma de bandeira moderna que tinha uma estrela verde no centro entrou em uso em 1962 e permaneceu em usar até que as duas nações se unificassem.
O Iêmen do Sul começou como a colônia britânica de Aden. Ganhou sua primeira bandeira em 1937. A bandeira tinha um campo azul escuro que apresentava a Union Jack no cantão e o selo da colônia, que representava um veleiro, na mosca. Essa bandeira foi substituída pela da Federação da Arábia do Sul em 1962. Essa bandeira tinha três listras horizontais pretas, verdes e azuis separadas por finas listras amarelas e apresentava uma estrela branca e uma lua crescente no centro.
Ela foi substituída por uma versão da bandeira moderna que adicionou um triângulo azul com uma estrela vermelha ao longo da talha em 1967.
Há vinte e cinco anos, o novo país precisava de uma bandeira e, tal como muitos dos vizinhos árabes do Iémen, a nação inspirou-se muito na Bandeira da Libertação Árabe.
Utilizada pela primeira vez na Revolução Egípcia de 1952, a Bandeira da Libertação Árabe constitui a base da atual bandeira do Egipto, bem como da bandeira do Iraque, do Sudão e da Síria.
No caso do Iémen, as cores do tricolor horizontal (vermelho acima do branco acima do preto) representam respectivamente: o sangue dos mártires e a unidade, um futuro brilhante e o passado sombrio.
Não é novidade que as bandeiras do Iémen do Norte e do Sul influenciam fortemente a bandeira do estado unificado.
A bandeira do Iémen do Norte é idêntica à do Iémen unificado, exceto pela presença de uma estrela verde de cinco pontas no centro – sendo o verde a outra cor pan-árabe e a cor do Islão.
A bandeira do Iêmen do Sul não tinha uma estrela verde, mas sim uma estrela vermelha de cinco pontas em ângulo dentro de uma divisa (triângulo) azul-celeste próxima à talha (no lado esquerdo).
A estrela vermelha simbolizava o Partido Socialista Iemenita.
Bandeira do Iêmen – Descrição
A bandeira do Iêmen consiste em três faixas horizontais de cores iguais: vermelho (em cima), branco (no meio) e preto (embaixo). No canto superior esquerdo, há um retângulo branco que contém uma estrela verde de cinco pontas. Esta bandeira foi adotada após a unificação do Norte e do Sul em 1990 e simboliza a unidade do país. A estrela verde representa a esperança, enquanto as cores tradicionais têm significados históricos e culturais.
Bandeira do Iêmen
Bandeira do Iêmen – Cores e simbolismo
As bandeiras do Iêmen são compostas por três listras horizontais vermelhas, brancas e pretas. A faixa vermelha representa a unidade da nação e o sangue que o seu povo derramou para defender a sua pátria, enquanto a faixa branca representa o futuro brilhante da nação e a faixa preta representa os infortúnios que o Iémen suportou ao longo da sua história.
Essas três cores podem ser encontradas em muitas outras bandeiras do Médio Oriente, pelo que a sua utilização na bandeira do Iémen também representa a herança que o país partilha com os seus vizinhos.
Segundo a descrição oficial, as cores significam:
Vermelho: representa o derramamento de sangue de mártires e unidade
Branco: representa futuro brilha
Preto: representa o passado escuro.
Emblema do Iêmen
Emblema do Iêmen
O emblema nacional do Iêmen representa uma dourada águia com um pergaminho entre as suas garras.
No pergaminho está escrito o nome do país em árabe: Al-Yamaniyah (“A República do Iêmen”).
O peito da águia contém um escudo que representa uma planta de café e o Marib Dam, que estão abaixo de quatro azuis e três listras onduladas.
Os Mastros à direita e à esquerda da águia segurar a Bandeira do Iêmen
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.flaginstitute.org/www.gettysburgflag.com
Redes Sociais