PUBLICIDADE
Nome oficial: República do Cazaquistão
Área: 2.717.300 km²
Capital: Astana
Cidades principais: Almaty (ex-Alma-Atá), Qaraghandy, Shimkent, Pavlodar
Idiomas: Cazaquistão e da Rússia
Moeda: Tengue
Sistema político: república autoritária
Religião: islamismo (maioria sunita), cristianismo (minoria)
Principais indústrias: petróleo, carvão, minério de ferro, manganês, cimento, zinco, cobre, bauxita, ouro, prata, fosfatos, aço, tratores e equipamentos agrícolas, motores elétricos, materiais de construção
Principais produtos importados: máquinas, produtos químicos, produtos minerais, metais e produtos alimentícios
Data nacional: 25 de outubro (Proclamação da República)
Cazaquistão – História
A palavra “Kazaque” aparece nos registros históricos do século 11, com um significado geral de “cavaleiros da estepe”. Durante o século 16, os Kazaques criaram um estado nômade chefiado por um “khan” (e, portanto, conhecido como “khanate”). Este império, em seguida, dividiu-se em três “hordas”, cada uma das quais foi governada por um chefe tribal chamado de “sultão”.
No século seguinte, os Kazaques foram repetidamente devastados por invasões do Império Oyrat Mongol, e em 1700 eles vieram sob a influência dos Russos.
Entre 1822 e 1848, todas os três hordas Kazaque foram dissolvidas. Os Russos erroneamente referiam-se aos Kazaques como Kirghiz (enquanto os Kirghiz eram chamados Kara-Kirghiz).
Um pequeno movimento nacionalista Kazaque desenvolveu-se no início do século 20, e depois que os Bolcheviques tomaram o poder em 1917, os nacionalistas estabeleceram um governo independente.
Ele não durou muito tempo, no entanto, e de 1920 em diante, o Kazaquistão caiu novamente sob o domínio de Moscou. Primeiro uma república autônoma, o Kazaquistão se tornou uma república unida em 1936.
Caminho para os nômades do leste, Cazaquistão foi cruzado e ocupada por Petchenegs, Cumans e mongóis de Gengis Khan. A área é parte totalmente ou parcialmente do Império Mongol.
Cazaques são descendentes de turcos e tribos mongóis, tornou-se um grupo étnico distinto, durante os séculos XV e XVI, tendo sido islamizadas. Entre 1731 e 1868, os três canatos dos cazaques integrados no Império Russo, que praticam uma forte colonização russo e ucraniano.
No final de 1917, o Cazaquistão declarou sua independência, mas intervém do Exército Vermelho contra as tropas nacionalistas e contras-revolucionários e impôs, em 1920, a criação da RAEE Quirguistão (Quirguistão cazaques foram chamados para distingui-los kazaques russo) , sob as RSFS da Rússia. Após a mudança de nome em 1925 (ASSR Cazaquistão), o país está incluído no SSR uzbeque. Em 1936, o Cazaquistão se tornou uma república da União Europeia.
Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento da agricultura (provocada por Khrushchev) e industrialização maciça aumentar a proporção de falantes de russo (20% em 1926 para 43% em 1957), os alemães e tártaros deportados do ocidental URSS. Esta estrutura complicada étnica e política atual do Estado.
Desde 1989, a língua oficial é o cazaque, mas a língua de comunicação inter-étnica é o russo.
Cazaquistão foi a última república soviética a declarar-se independente em dezembro de 1991, mas sob a liderança de seu presidente Nursultan Nazarbayev, a situação do país entre os primeiros a assinar os acordos de constituição da CEI e do comando solteiras forças estratégicas e convencionais.
Política de desarmamento nuclear, a reconciliação com outras repúblicas islâmicas da Ásia Central, as facilidades oferecidas ao investimento estrangeiro, o acesso à ONU são sinais que refletem a busca de um caminho político e econômico auto- , diante de demandas conflitantes.
No entanto, a legitimidade democrática do sistema político atual é prejudicada pela concentração de poder e os meios de comunicação nas mãos de Presidente N. Nazarbayev reeleito em 1999, depois de uma eleição contestada pela oposição e pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).
Cazaquistão – História Antiga
A história diz-nos que, mesmo antes de nossa era numerosas tribos nômades habitavam o que é hoje o Cazaquistão. Os historiadores da antiguidade chamou de Saka. Por muitos séculos, a terra do Saka foi palco de sangrentas, guerras devastadoras. E muitos conquistadores haviam invadido aquela terra.
Em 1218, Mongol-tártaros liderados por hordas Genghiz Khan invadiu Cazaquistão. Eles varria o solo cazaque com fogo e espada. Como resultado dos Cazaquistão campanhas agressivas, como toda a região central da Ásia, foi incorporado no vasto império dos mongóis conhecido na história do mundo como a Horda de Ouro.
No entanto, a Horda de Ouro acabou por ser um estado instável. Minada por guerras intestinas entre os senhores feudais e os straggle libertação dos povos conquistados, que eventualmente se desintegrou em diferentes alianças tribais.
Cazaquistão – Idade Média
Ao início da Idade Média, uma série de grandes campos agrícolas-oásis com uma população sedentária apareceu no Cazaquistão. Juntamente com a agricultura de culturas, que foi contratado em horticultura e melão crescendo. Cidades feudais começaram a surgir por estas bandas e logo se estabeleceu um comércio vivo com os países vizinhos, como a China, Irã e os países da Ásia Central.
Na segunda metade do século 15 o primeiro Cazaquistão canatos (estados) foram formados. No entanto, um longo tempo foi o de passar antes Cazaquistão cresceu em uma única entidade política.
Houve guerras constantes entre os canatos acompanhados pela pilhagem da população.
Desunião feudal e luta intestina dificultado o progresso econômico e cultural e enfraqueceu consideravelmente a capacidade de defesa dos Estados cazaque.
Por quase cem anos, as pessoas Cazaquistão travou uma luta contra o Dzungar. Os invasores cobrados impostos pesados sobre cazaques e tratados sem piedade com ninguém que resistiram.
Segundo a história Cazaquistão o país também foi vítima de ataques constantes realizadas pela Kalmyks Volga. No sul, foi sob a ameaça de invasão pelos canatos da Ásia Central Khiva, Bokhara e Kokand.
Povo cazaque estavam à beira de escravização completa e até mesmo o extermínio.
Cazaquistão – Após Idade Média
Foi então que cazaques apelou para a ajuda a seu vizinho, a Rússia, com a qual tinha sido exercer atividades comerciais animada para atender suas necessidades de bens de consumo diversos. Em 1731, um ato da adesão voluntária do Cazaquistão para a Rússia foi assinado.
Apesar da política colonial do governo russo, este foi um passo importante, que abriu diante dos cazaques a oportunidade de estabelecer ligações diretas econômicos e culturais com o povo russo.
Agricultura de culturas começaram a desenvolver-se rapidamente, as empresas industriais foram criados
Cazaquistão – O século 20
A Primeira Guerra Mundial, que eclodiu em 1914, trouxe inúmeras calamidades para o povo do Cazaquistão como a todo o povo da Rússia. Produção de forragens, Pecuária e agrícola foram requisitados a partir dos cazaques. Impostos e taxas de todos os tipos foram aumentados.
De acordo com a história do Cazaquistão após a rebelião de outubro de 1917, os bolcheviques ignorou as diferenças étnicas do povo e criou Kirghiz Autônoma Socialista Cazaquistão na atual Quirguistão.
Cinco anos depois, em 1925, a denominação cazaque é reintegrado, o cazaque Autônoma SSR foi dado um capital – Alma-Ata.
Na década de 1950, Nikita Kruschev decidiu usar Cazaquistão para mostrar ingenuidade Soviética na gestão da terra e da agricultura. Como resultado, ele nomeou Leonid Brezhenev Primeiro Secretário do Cazaquistão e encarregou-o de realizar o que mais tarde ficou conhecido como a “terras virgens” do projeto.
Ajudado por cazaque Dinmukhammad Kunayev e um grande número de jovens cazaques, Brezhnev transformou as terras de pastagem ancestrais do Cazaquistão em trigo e campos de algodão.
Enquanto isso foi um grande plano para a União Soviética, o projeto jogou estragos com as vidas dos cazaques.
Distanciou de suas principais fontes de autossuficiência, pão e carne, tornaram-se totalmente dependente de importações do resto da União Soviética.
Os anos de 1960 e 1970 viu a chegada de um grupo diferente de soviéticos, os técnicos que trabalhavam no carvão e depósitos de gás e que assumiu o comando da indústria do petróleo. Esta nova comunidade, somado à agricultura de idade e comunidades mineiras, inclinou a balança contra os cazaques que começaram a se tornar uma minoria em seu próprio país.
Depois de Brezhnev, Kunayev tornou-se primeiro-secretário. Usando instituições cazaques antigas, como hierarquia tribal e bata, Kunayev forjou um novo sistema de exploração dentro do sistema de exploração já Soviética. Como o chefe da “tribo”, ele fez todas as decisões sobre contratação e demissão de gestores de grandes empresas e plantas.
Em seguida, usando bata, ou lábio selado, ele impediu qualquer informação que possa prejudicar a sua operação a partir de chegar ao centro de Moscou. O império Kunayev, construído em torno de um núcleo de seus parentes, cresceu muito forte. Ele teria crescido ainda mais forte se não Mikhail Gorbachev que deslocou Kunayev como Primeiro Secretário e instalado um russo, Gennadii Kolbin, em seu lugar.
Quanto Kunayev, ele se recusou a desaparecer silenciosamente. Em vez disso, ele colocou suas forças em movimento e criou os chamados “Alma-Ata” tumultos de final de 1980, os primeiros a agitar a fundação da União Soviética.
Cazaquistão – Perfil
Cazaquistão é um dos maiores países do mundo, potencialmente, uns dos mais ricos.
A extensão de suas estepes e seus desertos não o fariam mais atrativo para o turista se não fosse pela recompensa das cordilheiras do sul, com suas cumes geladas, seus vales com bosques, seus rios rápidos e seus lagos cristalinos.
Um país enorme do tamanho da Europa Ocidental, o Cazaquistão tem vastos recursos minerais eo potencial econômico enorme.
A paisagem variada estende das regiões montanhosas, densamente povoadas do leste para as escassamente povoadas, ricos em energia planícies do oeste, e do norte industrializado, com seu clima siberiano e terreno, através das estepes áridas, vazias do centro, para o sul fértil.
Etnicamente o país é tão diverso, com os cazaques tornando-se mais de metade da população, os russos que compreende pouco mais de um quarto, e as minorias menores de uzbeques, coreanos, chechenos e outros que representam o resto.
Estes grupos geralmente vivem em harmonia, embora os russos se ressentem da falta de dupla cidadania e ter que passar por um teste de idioma cazaque, a fim de trabalhar para agências estaduais.
Desde a independência, muitos russos emigraram para a Rússia.
A principal religião, o Islã, foi suprimida como todos os outros, sob o regime comunista, mas desfrutou um renascimento desde o colapso da União Soviética.
Houve grande investimento estrangeiro no setor de petróleo do Mar Cáspio, trazendo um rápido crescimento econômico, com média de cerca de 8% na década de 2000. Em 2010, per capita do produto interno bruto foi estimado ter crescido mais de dez vezes desde meados dos anos noventa.
Um oleoduto ligando o campo de petróleo de Tengiz, no oeste do Cazaquistão para a porta russa do Mar Negro de Novorossiysk inaugurado em 2001. Em 2008, o Cazaquistão começou a bombear algumas exportações de petróleo através do oleoduto Baku-Tbilisi-Ceyhan, como parte de um esforço para diminuir sua dependência da Rússia como um país de trânsito.
Um oleoduto para a China abriu no final de 2005.
O Cazaquistão é também o maior produtor mundial de urânio.
Na década de 1990, uma pequena minoria de cazaques cresceu muito rico após a independência através da privatização e outros negócios que os políticos da oposição que teriam sido corrupto, enquanto muitos cazaques sofreu o impacto inicial negativo da reforma econômica.
No entanto, como resultado do crescimento desde 2010, a desigualdade é agora menos acentuada do que em outros países da Ásia Central, eo desemprego é baixo para os padrões regionais.
Alguns desafios econômicos permanecem, no entanto, incluindo a inflação persistentemente alta.
Politicamente, independente Cazaquistão tem sido dominada pelo ex-chefe do Partido Comunista, Nursultan Nazarbayev, cujo regime autoritário tem enfrentado alguns desafios dos partidos de oposição fracos.
A reputação do país para a estabilidade foi abalada em em dezembro de 2011 quando os protestos salariais na região rica em petróleo Mangystau provocou uma resposta violenta da polícia no qual 15 pessoas morreram.
O povo do Cazaquistão também tem que viver com as conseqüências da era soviética testes nucleares e resíduos tóxicos, bem como com os níveis crescentes de drogas vício e uma incidência crescente de HIV/Aids.
Projetos de irrigação ineficientes soviéticos levou ao encolhimento grave do Mar de Aral muito poluído.
Os seres humanos se estabeleceram em Ásia Central durante o Paleolítico Superior (40 000 anos a 9.000 anos antes de nossa era) sem formar durante estes política milênios, uniforme global.
Eles viviam dependente dos caprichos do clima e as guerras.
O início da história do cazaque começou a Terceira e Segunda milênios aC. Era a época da grande expansão do território dos arianos cuja língua tem suas raízes na família indo-européia , particularmente no grupo indo-iraniano , a sua religião era a de Zoroastro.
O território do Cazaquistão foi o coração do edifício e do colapso dos impérios das estepes: cita confederação (VIII-III século aC) e Hephthalites império dos Hunos (I.-VI século dC).
O país foi o primeiro viajou por povos nômades, os citas, hunos, mongóis, e os turcos deixaram tudo, ao longo de suas andanças, túmulos gigantes em forma de montes de seus reis, antes de se tornar um dos eixos da “Rota da Seda” famoso que há muito conectada com o interior do continente euro-asiático, Extremo Oriente, Oriente Médio e Europa.
No primeiro milênio aC, as tribos cazaques différencièrent de acordo com suas ocupações: guerreiros nômades se estendeu por grande parte do Cazaquistão presente, enquanto os nômades resolvida estavam concentrados no sul.
A República do Cazaquistão (Cazaque: Qazaqstan Respublikasy, Em russo Kazahstan Respublika) é um país da Ásia Central limitado a norte pela Rússia, a leste pela China, a sul pelo Quirguistão, Uzbequistão e Turcomenistão, e ao oeste pelo mar Mar Cáspio.
O país é quase completamente países sem litoral e da fronteira do Mar Cáspio com a Rússia, o Azerbaijão eo Turquemenistão é atualmente objeto de debate e negociação.
A área de terra de 2,7 milhões de quilômetros quadrados, o que torna o país o maior entre todas as ex-repúblicas soviéticas da região (Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Turcomenistão, Uzbequistão, Quirguistão e Tajiquistão). O Cazaquistão é cinco vezes maior que a França e é a área nona maior do mundo (depois da Rússia, Canadá, China, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Índia, Argentina e Cazaquistão).
É um país de estepes (26% do território), desertos (44%) ou semi-desertos, florestas (14%) e lagos (48, 000). Não se esqueça de que o Cazaquistão e tem mais de 6.000 km de fronteiras com a Rússia ao norte e cerca de 1500 km com a China, no sul.
Melhoria das relações com esses dois poderosos vizinhos continua sendo um fator crucial para o futuro deste grande país encravado entre duas grandes potências.
Almaty (antiga capital do sul) é a maior cidade do país, com 1,1 milhões de habitantes. Outras cidades importantes Karaganda (613 000 habitantes), Shymkent (401 000 habitantes), Semipalatinsk (292 800 habitantes), Pavlodar (326.500 habitantes), Oskemen (311 100 habitantes) e Astana (Aqmola ex: 281 000) , a atual capital. No rescaldo da independência, o novo governo mudou a Almaty capital (localizada na periferia, enquanto no sul) para Astana, mais central.
Administrativamente Cazaquistão está dividido em 17 unidades: 14 oblasts (ou províncias/regiões) e três cidades com status especial: Astana, Almaty e Baïqonyr (anteriormente Leninsk russo ou cazaque Tyuratam, Baikonur em francês). Cada oblast é chefiada por um “Akim” (governador) nomeado pelo Presidente da República.
Oblasts são as seguintes: Almaty, Aqmola (Astana), Aqtobe, Atyrau, Batys Qazaqstan (Oral) Mangghystau (Aqtau; formalmente Shevchenko) Ongtustik Qazaqstan (Shymkent), Pavlodar, Qaraghandy, Qostanay, Qyzylorda , Shyghys Qazaqstan (Oskemen; formalmente Ust’-Kamenogorsk), Soltustik Qazaqstan (Petropavlovsk), Zhambyl (Taraz, formalmente Dzhambul). Quanto cidades com estatuto especial, lembre-se de que a nova capital Astana, Almaty, antiga capital e Baïqonyr/Tyuratam a estação espacial soviética (o Baïqonyr Baikonur localizado perto da cidade de Tyuratam) HOJE arrendado à Rússia Hoje (99 arrendamento ano).
Cazaquistão – Terra
Com uma área duas vezes o tamanho do Alasca, o Kazaquistão sem litoral é uma vasta extensão de terra na maior parte plana ou levemente ondulada, no centro da Ásia. Suas fronteiras tocam a Rússia, a oeste e norte; no leste a China; o Quirguistão e o Uzbequistão ao sul; e o Turquemenistão e o Mar Cáspio no sudoeste.
Projetos de irrigação de grande porte têm mudado a face das estepes do norte e a deserta e a semidesértica no sul. As únicas áreas montanhosas ocorrem no nordeste (a faixa de Altai) e no sudeste.
Os rios da última região são cheios do enorme peixe-gato Asiático.
O clima do Kazaquistão é marcado por grandes variações sazonais de temperatura. Os invernos são muito frios, particularmente no norte, com duração de Outubro a Abril. As temperaturas, por vezes, caem para tão baixo quanto -45 °C. Os verões são curtos, quentes e secos, com uma temperatura média de Julho de 29 °C no sul.
Cazaquistão – Geografia
Estado da Ásia Central, segundo na área de CIS (2.717.400 km2)), limitado ao norte e noroeste da Rússia, a leste com o Mar Cáspio, ao sul pelo Turcomenistão, Uzbequistão e Quirguistão, e ao leste pela China (Tianshan e Altai).
Terreno muito variado do Cazaquistão apresenta planícies, colinas e planaltos.
No centro, o limiar cazaque colinas montanha Turgai antigo é prorrogado pelo planalto do Cazaquistão, onde a altitude máxima é de 1.566 m, separa as planícies da Sibéria, norte-oeste e sul da depressão turaniana deserto. Neste último estão as extensões vazias e longa tradição nômade Ust-Yurt e Kyzylkum de Mouyounkoum de Betpat-Dala e Taoukoum.
Na parte ocidental do país, no sopé das Montanhas Urais, continuando o sul através da Mougodjary colinas (aumentando para 650 m), separando a depressão Caspian (cujas altitudes variam entre -28 m e 60 m), a oeste e planalto estepe do Cazaquistão, a leste. Na parte sul-oriental do país, as altas montanhas estão presentes (Altai, 4506 m).
A rede hidrográfica tem sua origem nas montanhas do sul e depois desaparece nas depressões endorreica lagos (Balkhash, Tengiz, Zaisan) eo Mar de Aral e seus principais rios são o rio Irtysh para o leste, o Syr Darya Ural e Emba para o oeste.
Grandes massas de água, muito importantes para a economia do Cazaquistão, são muito frágeis e crise (secagem e poluição do Mar de Aral). De norte a sul, florestas (10% do território) dão lugar a estepe e semi-deserto vegetação.
Cazaquistão – Localização Geográfica
Cazaquistão tem uma extensão de 2,5 milhões de quilômetros quadrados (a extensão aproximada de toda a Europa Ocidental), que o convertem no nono maior país do mundo.
Limita com Rússia ao norte e ao oeste numa fronteira de quase 5.000 quilômetros.
Limita ao sul com Turkmenistão, Uzbekistão e Kirguizistão, ao oeste com China. T
em uma extensa margem (quase 1.000 quilômetros) no mar Cáspio, outra menor com o Mar de Aral.
Cazaquistão – Economia
Historicamente, o Kazaquistão foi uma terra pouco povoada com poucos assentamentos permanentes. Grupos nômades moviam-se livremente através de grandes distâncias. Durante a era Soviética, a região e seu povo sofreu uma mudança profunda. Primeiro, os nômades foram feitos agricultores. Então, a campanha de “terras virgens” de 1950 criou enormes fazendas de algodão e de trigo. Na década seguinte, começou a industrialização.
Cerca de 90 minerais diferentes foram descobertos na república, incluindo o cobre, chumbo, zinco, prata, tungstênio, estanho e cobalto.
A república está agora pontilhada de siderúrgicas, fábricas de cobre e zinco, fundições de chumbo e fábricas têxteis e de cimento. Embora muitos desses complexos mamutes tenham apenas algumas décadas de idade, eles muitas vezes se assemelham às usinas industriais na Inglaterra do século 19. As práticas de segurança dos trabalhadores da era Soviética foram negligentes, e as fábricas foram preenchidas com perigosas substâncias cancerígenas.
Comparadas com aquelas de seus vizinhos da Ásia Central, o governo do Kazaquistão parecia mais determinado a implementar reformas econômicas.
A maioria dos ex-empresas estatais foram transferidas para o controle privado.
Em Maio de 1992, o presidente do Kazaquistão assinou um acordo com a companhia petrolífera Chevron para o desenvolvimento dos campos de petróleo de Tengiz e Kashagan perto do Mar Cáspio.
Estes contêm algumas das maiores reservas mundiais de petróleo inexplorado.
Esse acordo foi posteriormente ampliado para incluir outras empresas petrolíferas dos EUA e Europeias e do governo Russo.
Disputas sobre a participação que o Kazaquistão receberá a partir do desenvolvimento do campo de Kashagan têm atrasado o seu desenvolvimento.
Oleodutos já transportam petróleo para a Rússia e a China. O Kazaquistão mantém relações economicas estreitas com a Rússia e outras ex-repúblicas Soviéticas. Ele tem, no entanto, estabelecido laços mais estreitos com os Estados Unidos, China, e Europa em conexão com o desenvolvimento dos campos de petróleo da Ásia Central. As exportações estão hoje divididas entre a Rússia, China e várias nações Européias, ao invés de irem em grande parte para a Rússia.
De 2002 a 2007, a economia do Kazaquistão alcançou altos índices de crescimento, em grande parte como resultado dos sucessos em seu setor de energia. O crescimento economico abrandou em 2008 e em 2009, no entanto, como resultado da queda nos preços do petróleo e metais e os problemas no setor bancário, em resposta à crise financeira global.
O governo está tentando diversificar a economia do país para reduzir sua dependência excessiva sobre o setor de petróleo.
Cazaquistão – Governo
O Kazaquistão é uma república que recebeu a sua independência da antiga União Soviética em Dezembro de 1991. A primeira constituição do país foi adotada em Janeiro de 1993; uma nova Constituição foi aprovada por referendo nacional em Agosto de 1995. O chefe de Estado é o presidente e o chefe de governo é o primeiro-ministro. O presidente serve um mandato de 5 anos com um limite de 2 prazos consecutivos. (O atual presidente, Nursultan Nazarbayev, está isento de limites de mandato). O parlamento bicameral do Kazaquistão é composto do Senado e da Mazhilis.
Cazaquistão – Agricultura
Agricultura extensiva (cereais) é praticada no norte e noroeste (Operação “terra virgem” e fronteira agrícola): é uma agricultura muito arriscado. A agricultura intensiva (cereais, algodão, frutas, beterraba) está localizado no sopé do Alatau e do vale irrigado do Syr Darya. Para caprina, camelos, ovelhas e gado.
Cazaquistão – Minas e da Indústria
Recursos do país são o carvão considerável (Karaganda, Ekibastuz), ferro (Temir-Tau), fosfatos (Kara-Tau), bauxita (Turgay), cromo, cobalto, níquel (Mougodjary). Óleo (Ural-Emba) também é um importante recurso natural, uma vez que um acordo de repartição de reservas ao norte do Mar Cáspio, e estimou entre 12 e 15 bilhões de toneladas, foi assinado com a Rússia em julho de 1998 .
A industrialização do período soviético favoreceu a indústria pesada (metalurgia, química, equipamentos mecânicos). As principais concentrações estão relacionadas a depósitos minerais industriais da bacia do norte (região de Karaganda Altai, Mougodjary região dos Urais) e transportes (Trans-Siberian cidades).
Cazaquistão – Religiões
Cazaquistão, sunitas muçulmanos constituem 47% da população, contra 44% para a Ortodoxa Russa, protestante 2% e 7% para as outras fés. No entanto, de acordo com muitos observadores, o cazaque “não entender o Islã”, e eles esqueceram completamente árabe, não só eles não estão familiarizados com o Alcorão, mas nem sequer respeitam o Ramadã.
Lembre-se que a islamização da cazaque data apenas no início do século XIX e do abandono do alfabeto árabe foi substituído pelo América em 1929, depois cirílico em 1940, eventualmente, colocar o cazaque relativamente Islã. Além disso, a separação entre Igreja e Estado é garantida pela Constituição do Cazaquistão faz uma “república secular”.
Cazaquistão – Independência
Cazaquistão declarou sua soberania em Outubro de 1990, o Soviete Supremo foi dissolvido em Agosto de 1991.
Eleito presidente pelo parlamento em 1990 e confirmou nesta posição por sufrágio universal, com 95% dos votos (1 de Dezembro de 1991), Nursultan Nazarbayev – primeiro secretário ex-presidente do Partido Comunista e fortuna com o Mundo sétimo – prometeu o seu país no para a independência.
Cazaquistão foi a última república da Ásia Central para declarar sua independência, em 16 de Dezembro de 1991.
Mas a situação do país entre os primeiros a assinar os acordos de Constituição da Comunidade de Estados Independentes (CEI) e do comando unificado das forças estratégicas e convencionais. Em 1992, o presidente Nazarbayev deu volta para a capital, Alma-Ata, o nome do ex-Turco ela tinha antes da conquista russa Almaty. O novo estado do Cazaquistão aprovou a sua constituição, em janeiro de 1993.
Cazaquistão montou uma equipe governo nacionalista e engajada com o pragmatismo de uma transição suave para a economia de mercado ea busca de estabilidade política.
Liberdade de expressão e de reunião foi concedido a todos os cidadãos, exceto “extremistas nacionalistas”, russos e cazaques.
Todas as atividades que fomentam conflitos étnicos foram proibidos. Foram mantidas relações estreitas com a Rússia no. Econômica, militar e política .
Em março de 1992, os dois países assinaram um acordo de concessão a Rússia o controle do cosmódromo de Baikonur (que foi o Sputnik em 1957 e foguete Yuri Gagarin, em 1961), localizado perto do Mar de Aral, por um período de 99 anos a um custo de 115 milhões de dólares por ano.
Desde a independência, nenhum teste nuclear foi conduzido mais. Sob os termos do Tratado de 1992, o Cazaquistão era para destruir todas as suas armas nucleares ou transferidos sob controle russo nos próximos sete anos.
As primeiras eleições parlamentares foram realizadas em março de 1994, apesar de contestado, concedido o partido majoritário do presidente Nazarbayev.
Deterioração da situação econômica levou à demissão do primeiro-ministro. A crise política se agravou novamente no início de 1995 com a decisão do Tribunal Constitucional para invalidar a eleição em março de 1994 para “procedimento”. Parlamento foi dissolvido pelo Presidente Nazarbayev. Em um referendo em abril de 1995, obteve uma extensão de sua presidência até 2001.
A Constituição de 30 de agosto de 1995, aprovada por referendo é caracterizado por um reforço dos poderes do chefe de Estado ea introdução do bicameralismo.
Inspirado pela Constituição da Quinta República francesa, a Constituição cazaque estabelece as grandes linhas da política linguística do Estado, que vai orientar a elaboração de várias leis sobre a linguagem.
Em 1998, o governo mudou de Nazarbayev Almaty, anteriormente conhecido como Alma-Ata, Tselinograd, chamada “Virgem Cidade Terras”, uma cidade no norte do país uma vez mais e muito mais no centro.
Ele voltou para ela também, o seu antigo nome do Cazaquistão, Akmola, que significa “mausoléu branco”.
Depois de um ano, o presidente rebatizado de capital Astana, que significa simplesmente “capital”. Transferência sede em Astana parece ser um sinal de liquidação com o passado soviético, na medida em Almaty era a capital designado pelo Partido Comunista Soviético, em Moscou.
O país era então uma grande inquietação social, apesar de uma avaliação positiva da política de austeridade implementada pelo governo desde 1997. Os salários não foram pagos por meses, manifestações e greves são repetidas.
Entre 1992 e 1997, cerca de 1,6 milhões de pessoas deixaram o país por razões econômicas, resultando em uma diminuição da população de quase 200 mil pessoas só em 1997. Também em 1998, foi assinado um acordo entre Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão sobre as condições de compartilhar as enormes reservas de petróleo no Mar Cáspio.
Outro acordo com a China estabeleceu a demarcação de sua fronteira comum. Durante as eleições presidenciais antecipadas de 10 de Janeiro de 1999, o presidente Nursultan Nazarbayev recebeu mais de 80% dos votos, a validade da votação, no entanto, foi questionada por organismos internacionais.
Em dezembro do mesmo ano, reunidos em Istambul Cimeira da OSCE, Cazaquistão, Azerbaijão, Geórgia e Turquia assinaram um acordo para a construção de um oleoduto que liga estratégico Baku (Azerbaijão) até Ceyhan (Turquia ). A sua abertura está prevista para 2004.
Assim, o futuro do Cazaquistão parece estar relacionada ao petróleo e gás natural, já que o país tem uma das maiores reservas de petróleo e gás. Cazaquistão, na íntegra, especialmente em torno do Mar Cáspio.
Soviética tecnologia não explorar adequadamente esses depósitos, mas as tecnologias americanas e européias, por sua vez, deve fornecer uma produção significativa durante as primeiras décadas do século XXI.
De petróleo e gás gasoduto, cuja rota é atualmente objeto de intensas negociações devem entregar estes hidrocarbonetos para os mercados ocidentais.
Infelizmente, os problemas relativos aos direitos humanos no Cazaquistão são numerosos, eles também são descritas em relatórios da Human Rights Watch, a Anistia Internacional, a OSCE ou o Departamento de Estado dos EUA. Além disso, o poder político, a administração, a polícia eo mundo dos negócios parece intimamente relacionada com o Cazaquistão.
Estas áreas são caracterizadas por uma corrupção generalizada, especialmente como o presidente e seu clã reinado Nazerbaïev supremo. Além disso, a família do presidente controla grandes partes da indústria, comércio e até mesmo a mídia.
Não é de estranhar que, sob essas condições, a onipresença do Estado na vida social e política no Cazaquistão é incontestável e indiscutível. Para muitos observadores, o aparelho do Estado e do seu funcionamento parece ser praticamente o mesmo que o regime soviético.
Em 1997, o presidente Nazerbaïev publicou um livro intitulado Cazaquistão – 2030, que descreve as pessoas do futuro maravilhoso que ele vai saber em 30 anos, desde a escolha de apoiar o atual presidente.
Este texto tornou-se o livro de referência em todos os círculos oficiais. Pôsteres adornam as ruas de cidades, incluindo a nova capital Astana.
Um cazaque três requerem a organização de um referendo para o “líder da nação” ser re-eleito sem oposição até 2020. Paradoxalmente, o ditador se opõem a ela, sob o pretexto de que seria antidemocrático, o mundo de cabeça para baixo por este homem que reprime a oposição e monopoliza os meios de comunicação, mas teme que a eleição de dez anos de mandato, sem prejudicar a sua imagem na cena internacional.
Cazaquistão – Arte e Cultura
A figura mais sobressalente da história cultural de Cazaquistão é Abay Qunanbaev, um humanista e poeta do século XIX que promoveu o Kzak como língua literária. Antes de Abay, a literatura consistia basicamente em longos poemas orais. Os recitais a cargo de bardo (aquins) e os concursos entre eles são ainda hoje muito populares e importantes.
Cazaquistão – Flora e Fauna
As montanhas de Cazaquistão albergam pastos de uma riqueza que recordam as de Europa Central, e que no verão se cobrem de flores silvestres num explosão de cores. Nos rios abundam as marmotas, trutas, e os lúcios servem de alimento para as águias. Abunda a fauna selvagem, não é difícil encontrar um lobo cinza, lince e javali.
Nas montanhas do sul pode-se contemplar alguns dos escassos exemplares de leopardo das neves.
Cazaquistão – Festividades
As festas oficiais Cazaquistão são: Ano Novo, dia da Constituição (28 de janeiro), dia Internacional da Mulher (8 de março), Festa da Primavera (21 de março aproximadamente), Dia do Trabalho ( 1 de maio), Dia da Vitória (9 de maio), da República (25 de outubro), Dia da Independência (16 de dezembro).
Sem dúvida a maior celebração em Cazaquistão e nos demais países centro asiáticos é o Navrus ou Festival da Primavera, uma adaptação muçulmana à celebração do equinócio de primavera.
Em tempos soviéticos era uma festa privada, na que se comiam pratos especiais preparados em casa. Em 1989, numa tentativa de aplacar o nacionalismo muçulmano, Navrus foi adotado pelas repúblicas soviéticas como festival oficial de dois dias, com jogos tradicionais, músicas, festivais de teatro, bailes nas ruas, festas e visitas.
Fonte: www.asie-planete.com/aboutkazakhstan.com/www.tlfq.ulaval.ca/Internet Nations/www.rumbo.com.br/news.bbc.co.uk
Redes Sociais