PUBLICIDADE
Bandeira de Bangladesh – História
A bandeira moderna de Bangladesh é uma das bandeiras mais jovens em uso. Como muitas bandeiras nacionais, originou-se como uma bandeira revolucionária durante a guerra do país pela independência e tem sido usada como bandeira de Bangladesh desde o fim da guerra.
A bandeira nacional de Bangladesh foi adotada oficialmente em 17 de janeiro de 1972. É baseada em uma bandeira semelhante usada durante a Guerra de Libertação de Bangladesh em 1971.
O mapa foi posteriormente excluído da bandeira por ordem do General Abul Manzur, provavelmente para simplificar o design. Um disco vermelho está no topo do campo verde, ligeiramente deslocado em direção à talha para que pareça centralizado quando a bandeira estiver hasteada.
O disco vermelho representa o sol nascendo sobre Bengala e também o sangue daqueles que morreram pela independência de Bangladesh. O campo verde representa a exuberância da terra de Bangladesh.
Bandeira de Bangladesh – Cores e Simbolismo
As bandeiras de Bangladesh têm um campo verde escuro com um disco vermelho ligeiramente deslocado do centro.
O disco representa o sol nascendo sobre o país, e sua cor vermelha pretende representar o sangue que o povo de Bangladesh derramou durante a guerra de independência.
O campo verde representa a riqueza natural da terra.
História das bandeiras de Bangladesh
Bandeira de Bangladesh
O desenho original da bandeira de Bangladesh remonta à Guerra de Libertação de Bangladesh, quando a nação lutou contra o Paquistão para obter sua independência.
O primeiro desenho foi usado durante a guerra em 1971 e era ligeiramente diferente do desenho atual da bandeira de Bangladesh.
As antigas bandeiras de Bangladesh compartilhavam o campo verde e o disco vermelho da bandeira atual, mas também incluíam um contorno amarelo das fronteiras do país no centro do disco.
A primeira cópia física da bandeira foi criada por ativistas políticos e estudantes de uma universidade de Bangladesh em 1970.
Eles escolheram o desenho em parte para enfatizar seu desejo de separar o país do Paquistão, e fizeram isso substituindo a estrela e o crescente que representavam Paquistão com símbolos inteiramente novos.
A primeira bandeira foi feita com roupas doadas por um alfaiate simpatizante dos ativistas políticos.
O projeto original revelou-se impraticável para uso regular pelo país. O governo de Bangladesh removeu o contorno do país do centro da bandeira em 1972 porque era proibitivamente difícil criar bandeiras que representassem com precisão a forma da nação em ambos os lados da bandeira. Bangladesh não alterou o design desde que implementou a primeira mudança.
A bandeira de Bangladesh ganhou um lugar no Livro Guinness de Recordes Mundiais em 2013. Milhares de pessoas se uniram para criar uma versão humana da bandeira, que foi a maior bandeira humana já criada.
Bandeira de Bangladesh – Origem
A bandeira original foi desenhada pelo pintor Quamrul Hassan. Em 3 de março de 1971, a primeira versão da bandeira foi hasteada no Bangladesh pela primeira vez na Universidade de Daca.
Na declaração da independência em 23 de Março de 1971, o Sheikh Mujibur Rahman colocou a bandeira em sua casa.
A bandeira foi concebida para excluir o crescente e a estrela considerados símbolos do pensamento islâmico do Paquistão. De acordo com Bandeiras do Mundo. Ao contrário do que dizem algumas fontes ocidentais, o verde usado na bandeira não representa o Islã. O verde foi escolhido para representar a exuberância das paisagens naturais de Bangladesh.
A bandeira foi utilizada por Mukti Bahini durante a Guerra de Libertação e foi substituída pela bandeira atual em 1972.
Uma razão pela qual o mapa foi descartado da bandeira foi a dificuldade em executar seu desenho corretamente nos dois lados da bandeira.
Emblema Nacional de Bangladesh
Emblema Nacional de Bangladesh
O emblema nacional de Bangladesh foi adotado logo após a independência em 1971.
Localizado no emblema está um lírio da água, que é delimitada em dois lados por arroz molhos.
Acima da água lilly são quatro estrelas e de três folhas de juta conectados.
O lírio de água é a flor nacional do país, e é representante dos muitos rios que atravessam Bangladesh.
O arroz representa a sua presença como o alimento básico de Bangladesh, e para a agricultura dessa nação.
As quatro estrelas representam os quatro princípios fundamentais que foram originalmente consagrados na primeira Constituição de Bangladesh em 1972: o nacionalismo, o laicismo, socialismo e democracia.
Os detalhes do emblema é dado como citado abaixo: O emblema nacional da República é a flor nacional Shapla (nympoea-nouchali) descansando em água, tendo em cada lado e orelha de arroz e sendo encimado por três folhas conectados de juta com duas estrelas em cada lado das folhas -. Constituição Bangladesh artigo 4; (3).
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/www.gettysburgflag.com
Redes Sociais