Pontos Turísticos na Arábia Saudita

PUBLICIDADE

Arábia Saudita é um enorme país para percorrer.

Arábia Saudita oferece duas maravilhas naturais e históricas, das estâncias de montanha de Taif e da majestade de antigos túmulos Nabatean para os recifes de corais multicoloridos do Mar Vermelho.

Enquanto a Arábia Saudita tem sido um destino de viagem, durante séculos, com milhões de pessoas que visitam o Reino a cada ano em todo o mundo, a maioria dos visitantes têm sido historicamente os muçulmanos realizar peregrinações.

Começaremos como é lógico pela capital, Riad, e depois dividiremos a excursão em regiões.

Visitaremos a região central chamada Najd; o oeste, conhecido por Hejad; o sudoeste, que chamam Asir; e finalmente o Leste do país.

Riad

Cidade da Arábia Saudita capital, Riad, é o centro geográfico e cultural do país e sua maior cidade. Uma vez cercado por paredes de tijolos de barro, Riad moderna – cujo nome vem da palavra árabe para jardim (rowdhah) – é uma cidade contemporânea com uma rede em constante expansão de estradas modernas, arranha-céus, subúrbios residenciais e parques industriais.

Apesar de ser uma cidade moderna, Riad também mantém muito do seu apelo tradicional. A cidade histórica de Qasr distrito de Al-Hokm foi cuidadosamente preservado e renovado para torná-lo um centro cultural, comercial e social da cidade.

Um dos destaques de Qasr Al-Hokm é o histórico Masmak fortaleza, que o rei Abdulaziz recapturaram a fortaleza em 1902 – o palco para a fundação do Reino da Arábia Saudita moderna.

Outro destaque é o Palácio do Murabba ‘, uma antiga casa do Rei Abdulaziz, que foi reformado como parte do Centro Histórico Rei Abdulaziz, em Riad.

Vinte milhas fora de Riad está a cidade murada de Diriyah, a casa ancestral da família Al-Saud e primeira capital do estado saudita.

Um dos lugares mais interessantes da cidade é o Museu Riad. Uma vez ali pode visitar a sala etnográfica e a sala principal, onde encontrará interessantes mostras geográficas e arqueológicas.

O museu conta assim mesmo, com numerosos testemunhas da arte islâmica.

No coração da parte velha da capital está a Fortaleza Masmak, aberta ao público. O Palácio de Murabba, deste século, é uma mistura de palácio e fortaleza que aloja objetos e roupas tradicionais entre outras coisas de grande interesse. Perto do distrito diplomático, na Universidade do Rei Saudita, há um pequeno museu.

Uma das portas que davam acesso à cidade, antes da destruição das suas muralhas, é Al-Thumairi, uma relíquia que vale a pena ver.

Perto da capital encontra-se uma importante cidade, Dir´aiyah, onde poderá admirar as ruinas da que fora capital do clã Al-Saud, que gozam de uma riqueza arquitetônica única.

NAJD-REGIÃO CENTRAL

HAIL

Um dos rivais mais temidos do clã Al-Saudi era nessa altura a família Al-Rashid, que assentou-se em Hail, uma formosa região agrícola.

Uma das coisas mais interessantes para ver ali é a Fortaleza de Al-Qashalah, construida em 1930.

De maior antigüidade é o Forte Airif, construido há 200 anos. Perto dali está a Praça Barazan.

Jeddah

Segunda maior cidade do reino, Jeddah é um espumante e moderno centro comercial, que é considerada uma das cidades mais vibrantes da Arábia Saudita. Ela é viva, com mais de 300 jardins, e é o lar de uma das mais altas fontes do mundo.

Uma das mais belas características Jeddah é a Corniche, passeios que se estendem quilômetros ao longo do Mar Vermelho, intercalados com parques, fontes, lagos e quiosques.

A sua localização perto do litoral do Mar Vermelho espetacular recifes de coral torna-se um local popular para a prática de desportos náuticos.

A cidade também tem um número de maravilhosamente restaurados edifícios históricos, incluindo a Casa Naseef (Bayt Naseef), com mais de 100 quartos e uma escadaria larga para permitir o acesso camelos ao primeiro andar para a descarga.

Jeddah é porta da Arábia Saudita Mar Vermelho principal. Durante séculos, o seu grande porto tem tratado os navios que transportam cargas para portos de todo o mundo, bem como os vasos que trazem peregrinos para o Hajj.

Na costa central do Mar Vermelho encontra-se esta localidade, uma importante metrópolis, que convive com sua história e o seu moderno desenvolvimento.

As muralhas da antiga cidade extendem-se através de uma rota ideal para realizar uma interessante excursão.

Da antiga muralha restam ainda três portas: a Porta do Norte da Cidade sobre Maydam Al-Bayal; Bab Makkah na intersecção entre Al-Mukarramah Rd e Ba´najah; e Bab Sharif em Ba´najah perto do hospital.

Um exemplo claro da arquitetura tradicional da cidade é a Casa Shorbatly, decorada no seu interior com corais de arrecifes do Mar Vermelho.

Um curioso museu para visitar é o Museu da Municipalidade. A Casa de Naseef é um edifício que pertenceu ao clã dos Naseef no século XIX. Uma das mesquitas mais antigas da cidade é a Mesquita de Al-Shafee.

Província Oriental

A capital da Província Oriental, Dammam – juntamente com Dhahran próxima Khobar – é um importante pólo para o transporte, petróleo, comércio e indústria, e na casa da companhia nacional de petróleo, a Saudi Aramco.

Foi em Dhahran em 1936 que o famoso Dammam No. 7 poço de petróleo foi descoberto, provando além de qualquer dúvida que o Reino estava sentado em vastos campos de petróleo.

Dammam está ligado ao Bahrain através do Rei Fahd Causeway, uma obra-prima de engenharia que se estende 15,5 milhas através do mar e terra recuperada.

Asir Província

Localizado na parte sudoeste do Reino, Asir Província é uma extensa região de montanhas íngremes, vegetação exuberante e uma brisa fresca.

A pitoresca capital regional, Abha, é conhecida por suas casas de barro brilhantemente coloridas, construídas no estilo tradicional. Moradores pintam suas casas a cada ano, geralmente na preparação para os Eids, os feriados religiosos que seguem o Ramadã ou o Hajj.

O Asir National Park, que abrange 1,1 milhões de hectares, é um paraíso para botânicos, zoólogos e ornitólogos que vêm estudar plantas nativas e animais selvagens.

Novas variedades e espécies ainda estão sendo descobertos ali.

HEJAD-REGIÃO OESTE

TAIF

Trata-se da cidade do verão, pois o clima constitui a maior atração. Porém a cidade oferece alguns monumentos interessantes para ver, como a Mesquita Abdallah Bim Abbas, exemplo claro da arquitetura islâmica ou o Palácio Shubra.

A cidade estância de montanha de Taif está localizado 5.600 pés acima do nível do mar na região sudoeste da Arábia Saudita. Seu clima agradável, exuberantes parques, céu ensolarado e fauna exótica ter demorado famílias sauditas a esta cidade turística cada verão.

O seu jardim maior e mais famosa público é o Rei Fahd Park, que inclui um lago, playgrounds, trilhas para caminhada, e uma mesquita. Os visitantes também podem tomar no Palácio Shubra, antiga residência de verão do rei Abdulaziz eo mais famoso edifício histórico da cidade. Compradores em Taif pode procurar seu souq tradicional de artesanato, prata, ouro, especiarias, perfumes e outras bugigangas.

MADAIN SALAH

Nesta localidade encontra-se uma das riquezas arqueológicas mais importantes do país, os túmulos nas rochas, que datam dos tempos dos nabateos. A zona é enorme e aconselha-se fazer este percurso em carro.

Os túmulos encontram-se bastante bem conservados tendo em conta a passagem do tempo. Um dos maiores é Qasr Farid.

Perto dali está a Estação de Hejaz e o Forte Turco.

ASIR-SUDOESTE

AL-BAHA

É uma cidade turística, cuja maior atração é o clima.

As temperaturas são suaves e a paisagem dos arredores impressionante.

ABHA

É a cpital da região e também muito turística. Está na área do Parque Nacional Asir. Possui uma paisagem de montanhas repletas de colinas e de bosques, que atraem aos turistas todos os fins de semana, e no verão está particularmente cheio. Aconselha-se fazer reservas com antecedência se quiser passar ali a noite.

Um dos lugares que emocionar-lhe-ão é o Palácio Shada. Perto dali encontra-se uma cidade industrial e militar: Khamis Mushayt.

Entrando para o deserto encontramos a cidade de Habalah, e no caminho à fronteira com Yemem descobrimos a cidade de Najran, um oásis no deserto que segundo muitos constitui o lugar mais fascinante do país.

Ali poderá admirar o forte e o museu da cidade.

No meio das dunas do deserto está Sarurah. O percurso até ali é espetacular, vale a pena ir dali a Jizan, onde apesar do calor e a umidade encontram-se alguns monumentos interessantes para o visitante.

O LESTE

DAMMAM

É a capital da região e uma das cidades mais importantes.

Acha-se na costa do Golfo de Arábia e entre as coisas que destacamos para ver está o Museu Arqueológico e Etnográfico Regional.

DHAHRAN: A exibição de ARAMCO é o mais interessante de ver.

QATIF: Este lugar conta com uma riqueza arqueológica considerável, como a Casa Al-Shamasi e Al-Qalah no centro.

ISA DE TARUT: A cidade de Darin, na ilha está habitada desde tempos pré-históricos,. hoje é um porto de grande importância no Golfo de Arábia.

HOFUF

Para o interior encontra-se esta cidade refrescada com o Oásis Al-Hasa em pleno coração da sua animada vida, este oásis é um dos maiores do mundo. A exploração da zona pode ser uma aventura para lembrar.

Outra idéia interessante para perder-se aqui é o Mercado Beduino, que cada sexta-feira situa-se na vila de Nuraiyah. Não esqueça visitar na região as ruinas da fortaleza de Thaj e Al-Hina.

Pontos Turísticos na Arábia Saudita – Turismo

O turismo é hoje na Arábia Saudita é um negócio com grande dimensão e relevançia.

As viagens ao Reino saudita não se limitam á visita dos locais sagrados, cada vez mais, pessoas procuram conhecer as belezas naturais do pais.

A aposta no turismo de qualidade, com infra-estruturas e profissionais bem preparados, tem permitido aumentar o numero de visitantes.

As três categorias principais do turismo no Reino são: a Peregrinação a Meca, as viagens de negócios e o turismo de recreio.

O turismo de recreio tem vindo aumentar de proporções, fazendo os investimentos nesta categoria multiplicarem-se.

Na costa do Mar Vermelho está em construção uma estância balnear que engloba um complexo residencial de 600 habitações, que inclui um campo de golfe, uma pista de corridas, 44.000 m2 de lojas, uma marina com 320 pontos de atracação, um parque temático e um parque aquático.

Novos projetos de complexos turísticos estão também a ser desenvolvidos nas cidades de Riyadh, Medina e na Província Ocidental.

Meca e Medina

A cidade santa de Meca é o local de nascimento do profeta Maomé. Milhões de peregrinos de todo o mundo visitam Meca a cada ano para realizar o Hajj, a peregrinação que é o ponto alto da vida religiosa de um muçulmano. A Mesquita Sagrada de Meca abriga santuário mais sagrado do Islã, a Caaba, para que os muçulmanos ao redor do mundo por sua vez, em oração cinco vezes ao dia.

Os muçulmanos são atraídos para não Medina como um dever religioso como com Meca, mas por amor e respeito por último Profeta de Deus, que estabeleceu a primeira comunidade islâmica lá.

Medina é também onde o Profeta Maomé passou os últimos anos de sua vida, e onde ele e muitos de seus companheiros estão enterrados. A cidade abriga a Mesquita do Profeta.

Ambos Meca e Medina são abertas apenas para os visitantes muçulmanos.

Najran

No centro comercial antigo de Najran, a capital da província de Najran, prédios antigos e novos estão lado a lado, dando à cidade oásis um charme especial.

Os visitantes podem desfrutar de Najran vários museus, incluindo as ruínas do assentamento Al-Ukhdood, um antigo centro comercial que prosperou a partir de 500 aC até o século 10. O Al-Um Palace, a residência de um ex-governador, é um exemplo notável da arquitetura local, com suas torres circulares com muralhas brancas. Souq Najran é bem conhecido por seu artesanato tradicionais, tais como cestas coloridas, produtos de couro e jóias de prata velho beduíno.

Também de interesse é a Barragem de Al-Madik em Najran Província, a segunda maior barragem na Arábia Saudita. A barragem se tornou uma atração turística, com parques em cada extremidade e grande variedade de palmeiras, arbustos floridos e árvores cítricas.

Granizo

O oásis histórico de Ave, com as suas avenidas amplas, parques, playgrounds e clima refrescante, regularmente atrai um grande número de famílias sauditas.

Nos tempos antigos, Ave era um ponto de parada ao longo do Zubaydah Darb famosa rota de caravanas que se estende desde a Mesopotâmia, Pérsia e Ásia Central a Meca e Medina. Construído 12 séculos atrás e nomeado após a esposa do califa abássida Harun Al-Rashid (763-809), a rota de caravanas incluiu centenas de poços e cisternas. Remanescentes destes podem ainda ser vistos em Hail hoje.

Al-Jouf

Localizado na parte norte da Arábia Saudita, Al-Jouf é famosa por suas ruínas antigas, que mostram evidências da presença de assírios e nabateus na região.

A região era uma importante encruzilhada para os comerciantes que se dirigem para a Península Arábica do Iraque e Síria.

Al-Jouf também tem um significado especial na história islâmica. Na sequência da sua conquista pelos muçulmanos no terceiro ano da Hégira (a migração do profeta Maomé de Meca para Medina, em 622 dC), Al-Jouf tornou-se uma plataforma para os exércitos muçulmanos de sair para espalhar a mensagem do Islã.

Fonte: www.rumbo.com.br/www.saudiembassy.net/www.cciap.pt

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.