PUBLICIDADE
Em 1898, uma equipe da Saúde, da qual participava Vital Brazil identificou um surto epidêmico de peste bubônica no porto de Santos que ameaçava alastrar-se.
A necessidade de soro levou o Estado a instalar a sua produção em local distante do centro da cidade, tendo sido escolhida a Fazenda Butantan. Em fevereiro de 1901 foi oficialmente criado o Instituto Serumtherapico, posteriormente Butantan.
Treze anos mais tarde, o Instituto ganhava prestígio e importância e sua ampliação era emergente. Inaugurou-se então, o Prédio Central do Instituto, o primeiro a ser construído para instalar propriamente muitos laboratórios.
Hoje, o Instituto Butantan é um centro de pesquisa biomédica, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil.
Sua missão é desenvolver estudos e pesquisa básica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente, com a saúde pública. Um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, o Butantan mantém 3 museus (Biológico, Histórico e Microbiológico) e um parque belíssimo.
O Museu Biológico caracteriza-se pelo caráter educativo e cultural, ensinando através dos animais vivos que abriga como serpentes, aranhas e escorpiões, lagartos e anfíbios. Já o Museu de Microbiologia faz parte do complexo científico do Instituto Butantan e está localizado em moderno prédio específicamente desenhado para abrigá-lo. Sua concepção original e inovadora proposta educacional o tornam um museu científico único e diferenciado, o primeiro do gênero na América Latina.
O Museu Histórico exibe, por sua vez, equipamentos, painéis e documentos históricos, bem como exposições temporárias de caráter técnico-histórico e cultural.
Fundado em 23 de fevereiro de 1901, como Instituto Serumtherapico, o Butantan abriga uma das maiores coleções de serpentes do mundo, laboratórios sofisticados e o mais moderno centro de produção de vacinas, soros e biofármacos da América Latina.
Serviço
INSTITUTO BUTANTAN
End.: Avenida Vital Brasil, 1500 – Butantã – Zona Oeste – São Paulo – (trem Hebraica Rebouças).
Tel.: (11) 3726-7222 – ramais 2206 ou 2155
E-mail: instituto@butantan.gov.br
Site: www.butantan.gov.br
Horário: De terça a domingo, das 9h às 16h20.
Preço: A visitação ao Instituto é gratuita e o custo para visitação aos museus é R$2.
Fonte: www.cidadedesaopaulo.com
Instituto Butantan
Instituto Butantan é um centro brasileiro de pesquisa biomédica filiado ao Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Saúde. Ele está localizado perto do campus da Universidade de São Paulo.
História
O Instituto foi fundado pelo brasileiro médico e cientista biomédico Vital Brasil , em 1901, de acordo com o Instituto Pasteur de paradigma, ou seja, combinando na mesma instituição de pesquisa médica , a transferência dos resultados para a sociedade como produtos de saúde e auto-financiamento através deste actividade mais tarde. Sua fundação foi uma reação ao surto de peste bubônica na cidade de Santos.
É conhecido internacionalmente por sua pesquisa sobre venenosos animais; foi visitada por Theodore Roosevelt em 1912. Ele também é um produtor apoiado pelo Estado por várias vacinas contra muitas doenças infecciosas , como a raiva , a hepatite , botulismo , tétano, difteria , coqueluche e tuberculose , bem como polivalentes e monovalentes antivenenos contra as mordidas de cobras , lagartos , abelhas , escorpiões e aranhas (que, historicamente, foram desenvolvidos pela primeira vez no início do século 20 pelo Dr. Vital Brasil e seus colegas de trabalho).
Entre os ilustres cientistas do instituto foram bioquímicos Karl Slotta e Heinz Fraenkel-Conrat , pioneiros no estudo da progesterona, estriol, e uso médico de veneno, 1935-1948.
Um incêndio em 2010 destruiu o local de coleta, que manteve uma das maiores coleções de animais peçonhentos no mundo, compreendendo cerca de 80.000 espécies de serpentes, aranhas e 450 mil escorpiões. [ O nome do instituto vem de ” Butantã “, um bairro no oeste do” município de São Paulo “. ” Butantã “em si é um Tupi palavra que significa ” solo esmagado “.
Educação e Pesquisa
O Instituto desenvolve pesquisa biomédica básica e aplicada em muitas áreas, incluindo biologia molecular , imunologia e epidemiologia e tem um programa de treinamento em pesquisa de pós-graduação em colaboração com outras instituições, nas áreas de biotecnologia e infectologia .
Além de seus laboratórios de pesquisa, unidades de produção e biblioteca especializada, que opera um centro de criação de animais para a prestação de temas para pesquisa e produção de soros.
O Instituto Butantan também opera o “Hospital Vital Brasil”, um hospital especializado, que oferece tratamento gratuito para picadas de animais venenosos e mordidas.
O instituto também aceita doações de serpentes, artrópodes e outros animais capturados pelo público e por uma rede de centros colaboradores e indivíduos.
Os seguintes laboratórios de pesquisa fazem parte do Instituto Butantan:
– Artrópodes
– Herpetologia
– Biologia celular
– Imunogenética
– Imunopatologia
– Viral Immunology
– Imunoquímica
– Genética
– Dermatologia
– Fisiopatologia
– Bioquímica e Biofísica
– Farmacologia
– Microbiologia
– Parasitologia
– Biofármacos
– Aplicada Toxinologia
– Centro de Biotecnologia
Importantes cientistas brasileiros que trabalharam no Instituto Butantan são: Vital Brasil , Isaias Raw , Samuel Pessoa , Willy Beçak . O Instituto tem fortes laços de colaboração com o Instituto Pasteur , Paris , França, e com a Fundação Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro.
Produção
O Instituto Butantan é o maior produtor na América Latina (e um dos maiores do mundo) de imunobiológicos e biofármacos. Em 2001, produziu cerca de 110 milhões de doses de vacinas e 300 mil frascos de soros hiperimunes.
O instituto é responsável pela produção de 90% das vacinas utilizadas no Brasil. O instituto muitos contém animais onde os pesquisadores ordenham cerca de mil cobras para seu veneno, que é usado para fazer antivenenos e para a investigação médica.
Fonte: es.wikipedia.org
Redes Sociais