Lapa

PUBLICIDADE

Lapa
Os Arcos da Lapa

Berço da famosa boemia carioca, bairro revela também um dos mais ricos conjuntos arquitetônicos da cidade.

Apenas um bairro no Rio de Janeiro pode agregar variadas manifestações musicais sem ofuscar gêneros e artistas. O local é a Lapa, no centro da cidade, onde fica a emblemática obra dos Arcos da Lapa.

Palco para o lirismo das letras do samba, os acordes do som do nordeste e a modernidade da música eletrônica, todos convivem em perfeita harmonia nos bares espalhados pelas ruas Mem de Sá, Riachuelo e Lavradio.

Desde o início da década de 50, a Lapa já era um dos principais pontos de referência da vida noturna da cidade. O local, com seus famosos cabarés e restaurantes, era considerado a “Montmartre Carioca”, freqüentada pela fina flor dos artistas, intelectuais, políticos e diplomatas.

Daquela época até hoje, a Lapa continua a pulsar. A Prefeitura do Rio já restaurou boa parte do bairro, que manteve quase intacta a arquitetura original dos prédios do início do século, a principal característica do lugar.

Visualmente, o local é um banho de história, abrigando os centenários Arcos da Lapa, o Passeio Público, a Escola Nacional de Música e a Igreja de N. Sra. da Lapa são verdadeiros ícones do Rio Antigo.

Mas é quando a noite cai que a Lapa mostra porque já se firmou como atração cultural da cidade. A Sala Cecília Meirelles, considerada a melhor casa de concertos de música de câmera do Rio, divide a rua com o bar Asa Branca, onde o malandro vai procurar música popular e forró.

Bares como o Semente e do Ernesto têm a manifestação mais carioca do samba, o chorinho. Para os fãs de rodas de samba, as dicas são o Emporium 100 e o Rio Scenarium, que durante o dia funcionam como antiquários. Os mesmos estilos musicais invadem também o Carioca da Gema, a Casa da Mãe Joana e o Dama da Noite.

As batidas do house, techno e outras nuances modernas, além de shows de grandes artistas da MPB, encontram espaço na Fundição Progresso, e não raro, em eventos promovidos ao ar livre, usando sempre um dos arcos como teto e cenário para as performances.

Lapa
Arcos da Lapa – Rio de Janeiro – Brasil

Ainda na mesma Lapa, restaurantes como Nova Capela, Manoel e Joaquim e Bar Brasil garantem a noite oferecendo boa gastronomia. De fato, é nesse espaço multicultural que o carioca reencontra suas origens e o turista faz um passeio pela história num dos mais preciosos conjuntos arquitetônicos do Rio de Janeiro.

Fonte: www.riotur.rj.gov.br

Lapa

História

Lapa é uma área da cidade de Rio de Janeiro, inclusive no centro, mas considerado por muitos de seus habitantes como um bairro. Ele é bem conhecido por ser o berço de boêmio do Rio, mas também porque se concentra grande parte das atividades culturais do Rio e conhecer dois dos mais ricos sítios arqueológicos da cidade: o Arcos da Lapa e Escadaria Selarón.

Desde o início dos anos 1950, Lapa foi um dos principais marcos da vida noturna da cidade. A área, com o seu famoso cabaré e restaurantes, era considerado a ” Montmartre Carioca “, frequentada pelos mais proeminentes artistas, intelectuais, políticos e diplomatas.

Agora no século XXI, uma época de Lapa ultrapassado depreciação na área e novamente impôs como uma referência cultural. A província de Río restaurado grande parte da região, que se manteve quase intacta a arquitetura original dos fundamentos domésticos do século passado, a principal característica do lugar.

O nome “Hustler”, e criminosa Madame Satã trabalhou nos anos 1930 um dos cabarés do bairro, o Lux Cabaret.

Arcos da Lapa

Lapa
O bondinho nos Arcos da Lapa.

Notoriamente os Arcos da Lapa, inaugurado em 1750 pelo governo colonial Português para fornecer água para a cidade. É de 270 metros de comprimento e 16,40 metros de altura e consiste de 42 arcos. Desde 1896, os Arcos da Lapa servem via o pitoresco bondinho (a rigor, um pitoresco bonde elétrico) que sobe o morro (monte) em direção à Santa Teresa bairro homônimo .

Lapa
Vista Panorâmica dos Arcos da Lapa

Lapa

Fonte: es.wikipedia.org

Veja também

Pontos Turísticos da Tailândia

PUBLICIDADE Ao olhar detidamente as fotografias dos numeroso folhetos que anunciam e promovem a Tailândia, …

Pontos Turísticos do Tajiquistão

PUBLICIDADE O Tajiquistão é o menor país da Ásia Central e ainda assim tem quase cinco vezes …

Pontos Turísticos do Sri Lanka

PUBLICIDADE Locais Turísticos do Sri Lanka Sri Lanka oferece lugares dignos de serem visitados. Desde …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.