PUBLICIDADE
Itapema – História
Data de fundação: 21 de abril de 1962.
Data festiva: 21 de abril (aniversário da cidade).
Principais atividades econômicas: O turismo é a principal atividade econômica do município
Colonização: Açoriana.
Localização: Litoral, a 60km de Florianópolis.
Área: 586 km²
Clima: Mesotérmico úmido, com temperatura média entre 20ºC e 25ºC.
Altitude: 15m acima do nível do mar.
Cidades próximas: Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Porto Belo.
Em 1924 Itapema tornou-se distrito de Balneário Camboriú e elevada à categoria de município em 1962.
Em 1926, os dois Municípios se reorganizaram e voltaram a formar o antigo Município de Itapema. Por iniciativa do vereador (pelo instinto PSD) Olegário Bernardes, que também representava o distrito, foi elaborado um projeto de lei para a criação do Município de Itapema, sendo aprovado pela lei estadual 28 de fevereiro de 1962, assim, o governador do Estado, Celso Ramos, nomeou como primeiro prefeito provisório, em 21 de abri de 1962, o Sr. Osni dos Santos.
Situada num dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, Itapema é famosa por suas belas praias e pela infra-estrutura hoteleira de primeiro mundo.
Colonizada basicamente por açorianos, Itapema fica próximo de Florianópolis e Balneário Camboriú e é um dos destinos catarinenses mais procurados por turistas graças à beleza de suas praias, de seus riachos e morros cobertos pela mata atlântica e à infra-estrutura do local, com excelentes opções de hotéis, restaurantes, bares e casas noturnas.
A praia mais concorrida do município é a Meia Praia, por ter uma vida noturna intensa e as melhores opções gastronômicas da cidade. As demais praias também têm seu público cativo, assim como as cachoeiras e trilhas ecológicas que contornam o município.
O povoamento de Itapema iniciou-se em 1748, com a vinda de 461 imigrantes açorianos, dos quais a cidade herdou o linguajar, as crenças, o gosto pela música, o folclore e a conduta ordeira e pacífica. Itapema pertenceu a Camboriú e a Porto Belo até ser emancipada, em 1962.
Em 1670, havia pescadores e colonos açorianos na região, e o local era conhecido por Tapera graças ao estilo das moradias construídas na época.
Em 1800, por causa de um ataque de piratas, os moradores abandonaram a região.
Em 1850, reorganização da região e acontece sua elevação à categoria de vila, anexa ao município de Porto Belo.
Em 1924, passando a ser um distrito de Camboriú, Itapema recebeu seu nome atual.
Em 1926, Porto Belo é emancipada e volta a anexar Itapema ao seu município.
Em 1962, em conseqüência de um projeto de lei criado pelo então vereador de Porto Belo Olegário Bernardes, é criado o município de Itapema.
Nos anos 1970, a economia da cidade, baseada no turismo, avança.
Nos anos 1980, Itapema vira pólo turístico, o que impulsionou a indústria da construção civil.
Itapema – Cidade
Itapema
Itapema localiza-se em uma baía cercada por ramificações da Serra do Mar. Além das praias, oferece outros atrativos, como aventuras ecológicas, trilhas por entre a vegetação nativa, nascentes de rios e cascatas.
Do Morro da Guarita têm-se uma belíssima vista da cidade. Vá também ao Costão de Itapema, um dos pontos mais bonitos do município, de onde se pode observar toda a orla marítima.
Itapema, como todas as cidades litorâneas de Santa Catarina, teve como seus primeiros habitantes os índios de origem pacífica e cultura pesqueira. A parte do litoral que virou a cidade de Itapema mais tarde só começou a ser colonizada em 1670.
Os açorianos chegaram às praias de Itapema já com a idéia de fazer aquele pequeno pedaço de terra rodeada por mata ser seu lar. Logo algumas casas de colonos surgiram e o lugar foi nomeado de Itapera por causa da arquitetura das moradias.
Os ataques piratas eram muito comuns no ainda chamado Novo Mundo. Eles vinham atrás do ouro e da comida do litoral. O pequeno amontoado de casas chamado Itapera recebeu um violento ataque pirata em 1800 e diversas famílias abandonaram o local.
Porém, 50 anos mais tarde, as famílias voltaram e o local foi elevado a categoria de vila, pertencendo ao município de Porto Belo.
Em 1921, a vila recebeu o nome definitivo de Itapema, tornando-se distrito três ano depois, incorporada ao município de Camboriú. Porto Belo passou a pertencer a Tijucas. Desde 1970 o turismo começou a crescer em Itapema.
O bairro de Meia Praia chamou uma grande quantidade de turistas curiosos e maravilhados com a beleza natural da cidade.
Em 1980 a noite começou a virar febre, principalmente no bairro Meia Praia. Mesmo com muito agito noturno, Itapema nunca perdeu a graça e os ares de cidade calma.
O município possui hoje, uma área de 58,6 Km² com 14.283 metros de orla marítima.
O clima é subtropical, com intensa precipitação pluviométrica no verão e no ar úmido. As temperaturas máximas acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, 40º e desce em junho e julho, as médias ficam entre 16,7º e 29,7º
Itapema – Cultura
Em Itapema há diversas construções da época da colonização açoriana, com peças amplas, paredes de pedra, pé direito alto, portas em madeira maciça e janelas retangulares ou ovaladas no andar superior.
A cultura açoriana está presente também no modo de vida dos moradores, como por exemplo na pesca-de-arrastão, meio de subsistência de grande parte da população. A atividade concentra-se principalmente na Colônia de Pescadores Z-19, localizada no Canto da Praia, aonde os turistas podem observar as redes sendo retiradas do mar, carregadas de peixes.
Itapema – Geografia
Localiza-se a uma latitude 27º05’25” sul e a uma longitude 48º36’41” oeste, estando a uma altitude de 2 metros.
Itapema – Turismo
Itapema dedica-se ao turismo durante o ano inteiro. Situada em um dos trechos mais bonitos do litoral catarinense, tem nas praias e nas atividades náuticas seus maiores atrativos. É uma praia luxuosa, com grandes barcos e iates flutuando em suas águas.
Itapema – Praias
Itapema
Cinco praias com características distintas e de fácil acesso fazem de Itapema um dos lugares mais requisitados do litoral catarinense. Há praias para quem adora se expor ao sol e se banhar. Há praias movimentadas, onde até o palmo de areia é disputado; outras para quem quer ficar em paz com a natureza. Há ainda as mais agrestes, locais onde ainda hoje, sobrevivem vilas de pescadores artesanais, próprias para aqueles que fogem do agito e buscam sossego.
A praia de Itapema, por exemplo, fica bem no centro, entre Meia Praia e a Praia de Ilhota. Com mar calmo e cristalino, divide espaço com grandes hotéis, bares e restaurantes. Já a Meia Praia é a maior de todas, a mais conhecida e a mais frequentada pelos turistas.
O comércio é diversificado e possui uma rede imobiliária bem estruturada. No final de tarde, quando o sol se põe, os bares ficam lotados e a paquera rola solta, numa mistura de gente bonita, alto astral e o mais belo visual do mar. Para aqueles que preferem o sossego, entretanto, a praia do Costão ou Canto da Praia é o lugar mais adequado.
Com um clima tranquilo de uma vila de pescadores, é possível fazer passeios de barco, desfrutar de um peixe fresquinho na beira da praia ou simplesmente apreciar a paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema. Caminhar sobre as rochas do Costão e admirar a orla marítima é uma boa pedida para quem vai para esses lados.
Mais adiante fica a praia do Cabeço ou Grossa, que também merece destaque pelo visual. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a praia é selvagem e uma excelente opção para o surf devido as boas ondas que se formam.
Já a praia de Ilhota, fica próxima a BR-101 e é um dos recantos mais exóticos de Itapema. Formada com águas cristalinas e correntes fortes vindas de mar aberto – é ideal para quem gosta de desafiar as forças das ondas.
Meia Praia
É a maior e principal praia de Itapema. Em seus quatro km existem um número enorme de construções civis. Também diversos restaurantes, hotéis e pousadas. É o ponto alto da noite.
De todas as praias de Itapema, a maior e a mais famosa é a Meia Praia, que conta com uma ótima infra-estrutura turística: bares, restaurantes, casas noturnas, comércio e serviços em toda a orla e na avenida principal. Reserve um tempo para conhecer também a Praia do Cabeço, que tem as melhores ondas para o surf; o Canto da Praia, reduto dos pescadores; a Praia do Estaleiro e a Praia da Ilhota, ainda agreste, de mar aberto e ondas fortes. Não deixe de ir à Praia do Costão, considerada uma das mais bonitas da cidade, e à Praia de Itapema, a mais freqüentada e de melhor estrutura de serviços, onde são realizados inúmeros eventos esportivos.
Durante o dia ou à noite, Meia Praia não para. A maior praia da cidade de itapema, é também a mais procurada, com 4,5 km de orla que são um verdadeiro convite para curtir todos os dias, contando com um comércio diversificado e uma rede imobiliária bem estruturada. À noite, os bares, shoppings, lojas e restaurantes ficam repletos de turistas que usufruem ao máximo da sua vida noturna.
Praia da Ilhota (Plaza)
Quem gosta de emoções vai para Ilhota. As águas são muito claras e muito agitadas, vêem direto do mar aberto. Tem 755m de extensão e fica a 1,5km do centro de Itapema.
Situada a 3,5Km do centro de Itapema, a Praia da Ilhota também é conhecida como Praia do Plaza, devido à presença dominante do hotel de mesmo nome naquela área. A praia conserva ainda sua beleza natural. Possui águas cristalinas mas revoltas, de mar aberto. São cerca de 755 metros de areias fofas e grossas.
Nos dias de mar calmo, o veranista pode aproveitar seu passeio relaxando nas areias brancas.
A ponta norte da Praia da Ilhota, com suas ondas perfeitas, é o “reduto dos surfistas” por ser ideal para a prática do surf. O hotel local oferece um campo de golfe à beira-mar e marina própria. Nesta praia se encontram restaurantes especializados em frutos do mar. O acesso é facílimo pois a Praia da Ilhota margeia a BR-101, no trecho entre Balneário Camboriú e Itapema.
Praia do Cabeço ou Grossa
A 5 km do centro de Itapema está uma praia de 563m de extensão de ondas muito fortes. O surf é a lei das águas. Depois, para descansar, é só deitar na grama.
Seguindo pelo Canto da Praia, a praia do Cabeço é selvagem e emoldurada por uma bela área verde. Distante 5 quilômetros do Centro de Itapema, o acesso se dá por tilhas e o mar é propício ao surfe.
A Praia do Cabeço (formalmente Praia Grossa) é uma das últimas praias virgens do Sul do Brasil, o que faz dispensar outros comentários.
Com seus 563 metros de praia e 600.000 m2 de área privada, a propriedade conta ainda com duas baías cercadas de muita costa. Ao contrário de suas praias vizinhas, a Praia do Cabeço se manteve nativa e se tornou um santuário ecológico, mostrando o melhor da fauna e flora da Mata Atlântica brasileira.
O “Cabeço” está ao lado da linda Ilha do Hotel Plaza Itapema e oferece exclusiva vista à reconhecidamente belíssima Baía de Itapema, a Costa Esmeralda formada pelas praias de Porto Belo, Araçá, Estaleiro, etc.
A água do mar é límpida e quando está calma oferece excelente visibilidade, principalmente para a prática do snorkeling.
Como propriedade privada o Cabeço oferece ainda o mais exclusivo: o desfrute individual da Natureza, com toda a privacidade.
Praia Grossa
A junção com a Mata Atlântica, com o mar e as pedras do costão, a praia grossa proporcionam um verdadeiro espetáculo da natureza. Um lugar para relaxar entre os arbustos e grama num total de 563 metros de área. Boa para pescarias, caminhadas e excelente para prática do surfe.
Praia de grande beleza e tranquilidade, é conhecida como um dos belos refúgios de Itapema. Cercada por mata nativa preservada, é uma praia pouco conhecida por turistas, e pouco explorada. Apenas algumas pessoas chegam ao lugar, e desfrutam de tranquilidade e contato com a natureza, aproveitando para repor as energias. Com uma boa faixa de areia dourada, possui mar calmo, de águas cristalinas, muito propício para o banho.
Para os que gostam de aventura, uma trilha pela mata nessa praia é uma boa opção. O lugar não conta com infraestrutura, sendo indicado que o turista leve alimentos e bebidas para que não aconteçam imprevistos, lembrando de levar consigo o lixo produzido para conservar essa bela praia. É uma ótima opção para um dia tranquilo na praia, em família ou com amigos.
Costão
Uma trilha interessante pelas rochas do Costão dá a sensação de liberdade que todos que procuram ficar em contato com a natureza encontram. O barulho das ondas batendo nas rochas pode ser aprecidado. Sem contar na mais bela vista de Itapema.
Canto da Praia
Uma pequena marina indicada às crianças. A praia é rasa e sem ondas. A culinária local é destaque nos bares da orla, com peixes pescados ali mesmo, fresquinhos, na praia.
No Canto da praia fica a vila de pescadores com seus barcos de pesca e onde encontramos peixes e frutos do mar para venda, ou pratos prontos em restaurantes que preparam delícias gastronômicas, é um local de águas calmas e uma bela paisagem, lá fica o trapiche de onde partem os barcos de passeio rumo à baía de Itapema.
Praia simples de grande litoral, é conhecida por ser reduto de pescadores, que moram nas proximidades do lugar. É um dos pontos mais visitados no município, recebendo diversos turistas durante o verão. É considerado um bom lugar para os que preferem praias mais tranquilas, onde se possa descansar e aproveitar um dia agradável na praia. Assim como em outras partes da cidade, alguns prédios e casas de alto padrão estão presentes na orla dessa praia, contrastando com uma parte em que diversas casas simples de pescadores também estão no lugar. Conta com boa infraestrutura próxima, mas uma boa dica é levar alimentos e bebidas e fazer um pic-nic. É uma boa opção para um dia tranquilo na praia, seja relaxando, tomando um refrescante banho de mar ou fazendo uma caminhada.
Praia do Centro
Uma das praias mais freqüentadas de Itapema. Além das águas claras e de temperatura agradável, é a que fica mais próxima do centro. Diversos bares e restaurantes seguem a linha de areia, prontos para atender quem quiser matar a fome depois de relaxar na areia ou curtir esportes.
Hotéis, bares e restaurantes transformam a praia central em um dos pontos mais movimentados da cidade, com águas cristalinas e areia fina possui um espaço reservado para a prática de esportes. As opções de compras e lazer são muito variadas.
Itapema – Cachoeiras
Cachoeiras do Sertão: A água abastece tanto o município de Itapema como os vizinhos. A água é clara e limpa, rendendo excelentes banhos. A vista é composta pela Mata Atlântica.
Cachoeira São Paulinho: É a mais bonita e atraente de Itapema. Não só o passeio pela Mata encanta, como as quedas maravilhosas servem de duchas naturais.
Rio Itapema: É uma área de preservação natural. O local tem crescido muito com aqueles que procuram lotes em Itapema.
Itapema – Atrativos Históricos
Passear pela Praça da Paz, inaugurada em 1999, mostra como Itapema não parou de crescer nunca. Lá, encontra-se uma concha acústica onde, tanto a comunidade quanto os turistas, podem conferir diversas manifestações artísticas como óperas e teatros.
Também pode passear ali perto, na Ponte dos Suspiros. Também ocorrem diversos shows na ponte, quem tem uma vista fantástica da flora local. Mas quem quer mesmo é agito, vai para o bairro Meia Praia. Lá tem a maior concentração de bares e restaurantes, além de casas noturnas que garantem a diversão para a noite toda.
Fonte: www.litoraldesantacatarina.com/www.aluguelitapema.com.br/www.familysearch.org/Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Itapema
Redes Sociais