PUBLICIDADE
Bandeira do Uruguai – História
A Patria Vieja, também conhecida como bandeira de Artigas, foi hasteada na região entre 1813 e 1815. É uma tribanda horizontal azul-branca-azul com uma faixa diagonal vermelha do canto superior esquerdo ao canto inferior direito. A bandeira ainda é hasteada com a bandeira nacional.
O Uruguai tornou-se província do Brasil por volta de 1821 e a bandeira hasteada era a da Província Cisplatina; uma tribanda horizontal verde-branco-verde com cruz e esfera dourada/azul no centro.
Em 1828, um Uruguai totalmente independente adotou uma nova bandeira. Apresentava nove listras alternadas em branco e azul celeste representando os departamentos do Uruguai e um quadrado branco com o Sol de Maio no canto superior esquerdo representando o Uruguai.
A bandeira foi alterada em 1830 para apresentar nove listras e 16 raios retos e ondulados do Sol de maio.
Como parte das Províncias Unidas do Río de la Plata (formada em 1816), a Banda Oriental – que mais tarde se tornaria o país conhecido como Uruguai – estava originalmente sob a bandeira azul-branca-azul listrada horizontalmente hasteada pelo General Manuel Belgrano em 1812. No entanto, como muitas outras províncias argentinas, o Uruguai desenvolveu uma bandeira própria. O exemplo mais antigo, datado de 13 de janeiro de 1815, tinha uma faixa horizontal vermelha adicionada no centro de cada faixa azul. Em 25 de agosto daquele ano, a bandeira foi alterada para listras horizontais iguais em azul-branco-vermelho.
Quando finalmente obteve o reconhecimento da Argentina e do Brasil como país independente, a nova república do Uruguai adotou uma bandeira nacional definitiva em 16 de dezembro de 1828.
Desenhada por Joaquín Suárez, combinou efetivamente um símbolo da Argentina com o padrão da bandeira dos Estados Unidos. Estados: sobre fundo branco havia nove listras horizontais azuis para os nove departamentos originais da república.
No cantão branco apareceu o dourado “Sol de Maio”, cuja aparição durante uma grande reunião pública em 25 de maio de 1810, em Buenos Aires, foi considerada um presságio favorável para a luta pela independência das colônias espanholas da América do Sul.
O número de listras azuis foi reduzido para quatro na lei das bandeiras de 11 de julho de 1830, que ainda está em vigor.
O simbolismo dos nove departamentos originais é agora expresso por listras azuis e brancas, em vez de apenas pelas listras azuis.
Bandeira do Uruguai
Em 1812, como parte das Províncias Unidas do Río de la Plata – Uruguai (Banda Oriental) hasteou uma bandeira listrada horizontalmente azul-branco-azul, que foi hasteada pelo General Manuel Belgrano. Várias bandeiras diferentes foram hasteadas quando o Uruguai estava sob domínio espanhol e brasileiro.
Entre 1821 e 1825, quando o Uruguai era conhecido como Provincia Oriental, foi hasteada a Bandeira da Cisplatina com três faixas horizontais verdes e brancas.
O Sol de Maio é usado como símbolo nacional desde o século XIX.
A bandeira hasteada entre 1828 e 1830 era muito semelhante à bandeira hasteada hoje, mas com muitas diferenças. O sol apresentado no canto esquerdo era ligeiramente diferente. Além disso, havia 19 listras na bandeira, em comparação com as nove listras apresentadas na bandeira moderna.
Dessas 19 listras, nove eram azuis claras e 10 eram brancas. As nove listras azuis claras representavam os departamentos nacionais originais do Uruguai.
A atual bandeira do Uruguai foi adotada em 1830. Nessa época, o tom de azul utilizado na bandeira foi alterado e o número de listras foi reduzido. Além disso, a aparência do sol também foi alterada. Depois de 1830, o simbolismo foi alterado para que não apenas o azul, mas todas as cores da bandeira (branco e azul) representassem os departamentos nacionais.
Brasão de armas do Uruguai
O atual Brasão/Escudo Nacional oficial do Uruguai foi adotado em 19 de março de 1829 e foi desenhado por Juan Manuel Besnes Irigoyen.
É constituído por uma forma oval, dividida em quatro secções iguais e coroada por um sol dourado nascente (“Sol de Maio”).
O sol nascente simboliza a ascensão da nação Uruguai. À esquerda, a oval é rodeada por um ramo de louro e à direita por um ramo de oliveira. O ramo de louro representa a honra e o ramo de oliveira representa a paz.
Os dois ramos são amarrados na parte inferior por uma cocar uruguaia.
No quadrante superior esquerdo da oval, em campo azul, há uma escala dourada, representando justiça e igualdade. No quadrante superior direito da oval, sobre fundo prateado, está o Cerro de Montevidéu com sua fortaleza no cume; simbolizando força.
No quadrante inferior esquerdo da oval e colocado sobre um campo prateado, está um cavalo a galope, representando a liberdade. O quadrante inferior direito do oval mostra um boi dourado que foi colocado sobre um campo azul, representando abundância.
Brasão de armas do Uruguai
Características externas
Ele consiste em um oval, que é dividido em quatro partes iguais e coroado por um sol dourado de aumentação, o ” dom de Maio “, simbolizando a subida da nação uruguaia.
O oval é cercado por um ramo de louro à esquerda e um uma oliveira à direita, representando a honra ea paz, juntou-se na parte inferior por uma fita azul.
Características Interior
Seção superior
No quarto superior esquerdo, há uma escala, símbolo de igualdade e justiça, sobre um fundo azul.
O quarto superior direito contém o Cerro de Montevidéu (Montevidéu Hill) com a sua fortaleza no cume, que representa a força, em um fundo de prata.
Seção inferior
No canto inferior esquerdo, também em um fundo de prata, há um cavalo a galope, simbolizando a liberdade.
O quarto inferior direito tem um boi, que é um símbolo da abundância, em um fundo azul.
Lema Nacional: “Libertad o Muerte” “Liberdade ou Morte”
Fonte: Colégio São Francisco/flagmakers.co.uk/www.britannica.com/www.worldatlas.com
Redes Sociais