PUBLICIDADE
Bandeira do Paraguai – História
Isolado de grande parte do resto da América do Sul dominada pelos espanhóis, o Paraguai desenvolveu um desenho de bandeira único.
O primeiro emblema conhecido (c. 1812) da independência local foi baseado na bandeira espanhola; tinha listras vermelhas, amarelas e azuis com um brasão. Mais tarde, a cor azul foi usada em duas bandeiras bastante diferentes – uma com listras horizontais iguais de azul e amarelo, a outra uma bandeira azul lisa com uma estrela branca.
Sob a ditadura de José Gaspar Rodríguez de Francia (1814-1840), admirador de Napoleão, as cores francesas foram adotadas e dispostas horizontalmente vermelho-branco-azul.
O emblema central era o brasão nacional – uma estrela dourada cercada por uma coroa de flores e as palavras “República del Paraguai” (“República do Paraguai”).
Após a morte de Francia, foi adotada a primeira lei de bandeira conhecida do Paraguai (27 de novembro de 1842), confirmando este desenho como bandeira nacional. No verso, porém, o selo do tesouro substituiu o brasão nacional. O selo do tesouro apresenta um leão sentado sob um boné montado em um bastão; está enquadrado pelo lema nacional, “Paz y justicia” (“Paz e justiça”). Embora o mesmo desenho básico esteja em uso desde 1842, houve muitas modificações na representação artística do brasão e do selo do tesouro.
Em 1811, o Paraguai conquistou a independência da Argentina. Durante os primeiros três meses de independência, foi hasteada uma bandeira azul escura com uma estrela branca de seis pontas. Durante a primeira reunião do congresso, foram hasteadas três bandeiras provisórias, a primeira era uma tricolor horizontal verde-branca-azul.
A segunda bandeira provisória era uma tricolor horizontal vermelho-amarelo-azul. A terceira bandeira provisória hasteada foi a tricolor horizontal vermelha, branca e azul, semelhante à bandeira nacional hasteada hoje. Em 1912, a bandeira vermelho-branco-azul com proporção 1:2 foi escolhida como bandeira nacional.
Em 1826, uma nova bandeira azul celeste com estrela branca de seis pontas foi adotada ao lado do tricolor vermelho-branco-azul.
Em 1842, as proporções do tricolor vermelho-branco-azul foram alteradas para 2:3. À bandeira foi acrescentado um emblema que apresentava um círculo dourado com estrela de cinco pontas rodeado por uma marca de oliveira e um ramo de palmeira com as palavras “REPÚBLICA DE PARAGUAI” acima.
O reverso da bandeira nacional apresentava o tricolor horizontal vermelho-branco-azul com o selo da Suprema Corte do Paraguai. Este selo apresentava um leão com cajado e boné de liberdade.
Em 1954, as proporções da bandeira foram alteradas para 1:2, mas o desenho permaneceu o mesmo.
Em 1988, a bandeira foi alterada para proporções 3:5 e em 1990 o emblema na frente foi alterado para um círculo azul com uma estrela dourada e uma grande borda vermelha. O leão no verso foi alterado de dourado para vermelho.
Os emblemas na frente e no verso da bandeira foram alterados novamente em 2013. O círculo azul e a borda vermelha foram removidos do emblema frontal e o leão no emblema traseiro foi alterado novamente para dourado e voltado para a direita.
Bandeira do Paraguai – Descrição
A Bandeira nacional do Paraguai foi formalmente aprovado e adquirido no dia 25 de novembro de1842.
Três faixas horizontais de cores iguais compõem a Bandeira do Paraguai.
Cada lado da bandeira consiste em três faixas horizontais e iguais: vermelho, branco e azul, com um emblema centrado na faixa branca.
O emblema no anverso lado está o brasão de armas do Paraguai: um amarelo estrela de cinco pontas rodeada por uma grinalda verde limitado pelas palavras del Paraguai República (“República do Paraguai”), tudo dentro de dois concêntricos círculos ), o emblema no verso é o selo do Tesouro (um leão amarelo abaixo um vermelho barrete frígio e Paz y Justicia as palavras (“Paz e Justiça”) tampado por REPUBLICA DEL PARAGUAI, novamente dentro de dois círculos.
O emblema no lado reverso é o brasão de armas do Paraguai: a estrela de cinco pontas amarela rodeada por uma grinalda verde limitadas com as palavras del Paraguai República (“República do Paraguai”), tudo dentro de dois círculos concêntricos), o símbolo no verso é o selo do Tesouro (um leão amarelo abaixo de um barrete frígio vermelho e Paz y Justicia as palavras (“Paz e Justiça”) coroada por REPUBLICA DEL PARAGUAI, novamente dentro de dois círculos.
Suas cores lembram a bandeira moderna da Holanda.
Bandeira do Paraguai
A Bandeira do Paraguai foi adaptada em 1842.
Os emblemas e as proporções têm variado com o tempo.
A bandeira tem três listras coloridas em vermelho, branco e azul.
As cores foram influenciadas pela tricolor francesa, que é um símbolo de libertação.
O simbolismo das cores é muito rico para o povo paraguaio.
O vermelho simboliza patriotismo, coragem, heroísmo, igualdade e justiça; o branco simboliza pureza, firmeza, união e paz; o azul simboliza tranquilidade, amor, conhecimento, verdade e liberdade.
Os emblemas dos dois lados da bandeira são diferentes.
No anverso consta de uma estrela amarela de cinco pontes disposta no interior de uma grinalda verde encimada pelas palavras Republica de Paraguay.
A estrela de Maio representa a data da independência, 14 de Maio de 1811.
Na parte de trás da bandeira desenha-se o Selo do Tesouro do Paraguai: um leão com o barrete vermelho da liberdade no topo de uma vara.
O Selo do Tesouro é o símbolo da defesa da liberdade nacional, que é representada pelo leão guardando o barrete frígio.
Brasão de armas do Paraguai
A frente do Brasão de armas do Paraguai é praticamente a mesma desde 1820. Apresenta um círculo branco com uma estrela dourada de cinco pontas cercada por um ramo de oliveira e palmeira e as palavras “REPUBLICA DEL PARAGUAY” acima.
O reverso do Brasão também é o Selo do Supremo Tribunal Federal. Possui um leão dourado voltado para a direita com bastão e boné da liberdade. Sobre está o lema “PAZ E JUSTIÇA”.
Brasão de armas do Paraguai
O Brasão de armas do Paraguai foi adotada em 1812 (como a bandeira)!
Escudo do Paraguai – Descrição
Fundo redondo, branco, borda vermelha com a inscrição: “República de Paraguay”, à esquerda um verde ramo de palmeira e ao direito verde ramo de oliveira , e ambos estão ligados.
No meio há uma estrela amarela de cinco pontos.
O reverso dos braços caracteriza um leão, em frente de uma equipe e tampa liberdade, com a inscrição “Paz Y Justicia”, que significa “paz e justiça”.
Embora provavelmente o mais proeminente no reverso da bandeira nacional, inverter do selo também é usado pelo Supremo Tribunal do Paraguai, e é destaque ao lado do anverso às notas da moeda nacional, o Guarani.
O primeiro desenho do brasão de armas remonta ao ano 1820, da época da ditadura de Francia.
Fonte: flagmakers.co.uk/www.britannica.com/www.gettysburgflag.com/www.worldatlas.com
Redes Sociais