PUBLICIDADE
Pau-Jacaré – O que é
O Pau-Jacaré,Piptadenia gonoacantha, é uma árvore ligeiramente espinhosa e semidecídua com uma coroa aberta e elipsóide; pode crescer de 10 a 20 metros de altura. O tronco pode ter 30 – 40 cm de diâmetro.
A árvore é colhida na natureza para uso local de sua madeira, considerada um dos melhores combustíveis para árvores no Brasil. Uma espécie pioneira de rápido crescimento, é uma excelente opção em programas de reflorestamento.
Pertencente à família das leguminosas, é capaz de fixar o nitrogênio atmosférico devido à sua relação simbiótica com certas bactérias do solo que formam nódulos radiculares.
A madeira é moderadamente pesada, dura e moderadamente resistente aos cupins. É utilizado como material para móveis, acabamento de interiores, brinquedos, painéis de portas, etc, e como combustível e para a fabricação de carvão vegetal.
Ocorrência: Rio de Janeiro, Minas Gerais Mato Grosso do Sul até Santa Catarina.
Outros nomes: jacaré, angico branco, monjoleiro, monjolo, icarapé, casco de jacaré.
Pau-Jacaré – Características
Espécie semidecídua com 8 a 20 m de altura.
Tronco muito característico, suberoso, com placas quadrangulares, lembrando assim as costas de um jacaré, com 30 a 40 cm de diâmetro, ramos novos com cristas bem demarcadas, com acúleos.
Folhas alternas, compostas bipinadas, com 30 a 50 pares de folíolos, pilosos.
Flores numerosas, em inflorescência especiformes terminais, estames numerosos e aparentes, de branco a creme, nectário extrafolral na base do pecíolo.
Fruto legume, membranáceo e achatado. Um Kg de sementes contém aproximadamente 18.000 unidades.
Habitat: floresta pluvial atlântica e florestas estacionais semideciduais.
Propagação: Sementes.
Pau-Jacaré – Madeira
Moderadamente pesada, dura ao corte e de média resistência ao ataque de pragas.
A madeira dessa espécie considerada moderadamente pesada (densidade 0,75 g/cm3) é uma das melhores para carvão e lenha, sendo preferida a outras madeiras de espécies nativas devido à sua facilidade para queimar, durabilidade da combustão, facilidade para rachar e durabilidade nos depósitos.
A madeira do pau-jacaré possui baixa durabilidade, porém é muito boa para lenha e carvão. A madeira queima bem ainda verde.
Possui crescimento rápido, atingindo até 25 m3/ha.ano aos 8 anos, com previsão para rotação de 6-7 anos para lenha e carvão e 15 anos para madeira de serraria.
O Pau-Jacaré é uma espécie considerada indispensável nos reflorestamentos mistos destinados à recomposição de áreas de preservação permanente degradadas.
Características Morfológicas
Árvore de grande porte (chega a medir 30 metros de altura), levemente espinhenta, a pau-jacaré tem troncos altos e retos, com até 90 centímetros de diâmetro.
As flores, hermafroditas, são pequenas e na cor amarelo-creme.
Características Gerais
Árvore de 8 a 20 m de altura. Tronco muito característico, suberoso, com placas quadrangulares; ramos novos com cristas bem demarcadas, com acúleos.
Folhas alternas, compostas bipinadas, com 30 a 50 pares de folíolos, pilosos na marcagem.
Flores numerosas, em inflorescência especiformes terminais, estames numerosos e aparentes, de branco a creme; nectário extrafolral na base do pecíolo. Fruto legume, membranáceo e achatado.
Observações Ecológicas e Ocorrência
Espécie secundária inicial, comum em áreas com algum sombreamento, semidecídua.
Ocorre principalmente nas florestas estacionais semideciduais com alguma perturbação, nas regiões sudeste e sul do Brasil, incluindo o Mato Grosso do Sul.
Encontrada também, em formações florestais alteradas do complexo atlântico.
Propriedades da Madeira e outros Usos
Madeira moderadamente pesada, dura ao corte e de média resistência ao ataque de pragas.
Usada para acabamentos internos, armação de movéis, miolos de portas e painéis, confecção de brinquedos, embalagens e principalmente para lenha e carvão, sendo considerada uma das melhores para produção de calor.
Também considerada uma das melhores madeiras para lenha e carvão, a pau-jacaré tem usos em acabamentos internos, armação de móveis, miolo de portas, confecção de brinquedos e embalagens.
Na época de floração é muito procurada por abelhas, além de ser utilizada na recuperação de áreas degradadas.
Pau-Jacaré – Utilidade
Madeira usada para acabamentos internos, armação de movéis, miolos de portas e painéis, confecção de brinquedos, embalagens e principalmente para lenha e carvão, sendo considerada uma das melhores para produção de calor.
Na época de floração é muito procurada por abelhas, além de ser utilizada na recuperação de áreas degradadas.
Habitat: Mata Atlântica, mais comumente ao longo da planície costeira, favorecendo áreas de crescimento aberto e secundário, crescendo em solos ricos e pobres
Florescimento: outubro a janeiro.
Frutificação: setembro a outubro.
Pau-Jacaré – Classificação
Nome científico: Piptadenia gonoacantha
Nomes comuns: icarapé, jacaré, caniveteiro, casco-de-jacaré.
Família: Fabaceae (Leguminosae)
Gênero: Piptadenia
Ocorrência Natural: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, e da Bahia até Santa Catarina (inclua-se Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná).
Origem: Mata Atlântica do Brasil.
Flor: Novembro a Abril.
Fruto: Abril a Agosto.
Pau-Jacaré – Fotos
Pau-Jacaré
Pau-Jacaré
Pau-Jacaré
Fonte: www.vivaterra.org.br/tropical.theferns.info/www.esalq.usp.br/www.scielo.br/pfaf.org
Redes Sociais