PUBLICIDADE
Bandeira da Guiné-Bissau – História e Origens
Na época colonial, a Guiné-Bissau era uma colónia de Portugal e hasteou a bandeira portuguesa até à independência em 1973.
Durante o movimento de independência, o Partido Africano tinha uma bandeira dedicada à Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). A bandeira do PAIGC era idêntica à bandeira moderna da Guiné-Bissau, excepto que incluía a abreviatura “PAIGC” abaixo da estrela negra. A bandeira de Gana é a inspiração para esta bandeira.
Consiste em três faixas horizontais de vermelho, amarelo e verde com uma estrela preta centrada na faixa amarela.
Sendo um dos países africanos a conquistar a independência no início do período pós-guerra, em 1957, o Gana foi uma grande inspiração para outros países como a Guiné-Bissau.
A escolha de um desenho de bandeira semelhante foi uma forma de celebrar a unidade das nações africanas na sua luta pela independência.
A bandeira da Guiné-Bissau foi adotada em 1973, quando a independência de Portugal foi proclamada.
A Bandeira da Guiné-Bissau consiste em duas faixas horizontais iguais de amarelo e verde com uma faixa vertical vermelha no lado da talha. Uma estrela preta de cinco pontas está no centro da faixa vermelha.
A Estrela Preta da bandeira é um símbolo de unidade Africano, amarelo representa o sol, o verde é esperança, e vermelho representa o sangue derramado durante a longa luta pela independência de Portugal.
A bandeira dispõe as cores Pan-Africanas características:
Dourado
Verde
Vermelho
Estrela Negra da África
Bandeira de Guiné-Bissau
O desenho da bandeira foi fortemente influenciado pela bandeira do Gana, e as cores detêm o mesmo significado: especificamente, o vermelho simboliza o sangue dos mártires, o verde as florestas, e o dourado a riqueza mineral.
Bandeira da Guiné-Bissau – Simbolismo
As cores da bandeira celebram as raízes culturais portuguesas e africanas da Guiné-Bissau.
Vermelho, verde e dourado são as cores principais da bandeira portuguesa e também representam o movimento Pan-Africano, um movimento anticolonial de unidade africana.
Na Guiné-Bissau, as cores simbolizam o sangue que foi derramado para conquistar a liberdade do país; as exuberantes florestas verdes do país; e seu ouro e outras riquezas minerais valiosas.
A estrela negra é um símbolo de solidariedade internacional e unidade com outros países africanos.
Emblema da Guiné-Bissau
Emblema da Guiné-Bissau
O emblema nacional da Guiné-Bissau foi aprovada logo após a independência de Portugal em 1973.
Com destaque é uma estrela negra, que faz parte da tradicional Pan-Africano simbolismo, e é muitas vezes referida como a estrela Negra de África.
Uma concha no fundo une duas simétricas ramos de oliveira.
O escudo do mar é o simbolismo para a localização do país na costa ocidental da África.
A bandeira vermelha contém o lema nacional da nação: que traduz para o inglês como “Unidade, Luta, progresso”.
Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br/a-z-animals.com/flagsworld.org
Redes Sociais