PUBLICIDADE
Mangue-Branco – O que é
Ocorrência: litoral brasileiro, do Amapá a Santa Catarina.
Outros nomes: tinteira, mangue manso, mangue verdadeiro, mangue de cortume.
Mangue-Branco – Características
Espécie que apresenta pneumatóforos.
Folha, oblonga ou elíptica, com pecíolo vermelho, com dois pontinhos na parte superior, que na verdade são glândulas vestigiais, uma em cada pecíolo junto à folha.
Esta característica proporciona a fácil identificação em campo.
Flores pentâmeras, pequenas de coloração branca esverdeadas.
O seu sistema radicular também se forma perpendicular à superfície do solo, desenvolvendo pneumatóforos. Estas estruturas são menores e mais grossas do que em Avicennia. O sistema radicular é radial superficial.
Os mangues brancos localizam-se mais para o interior do manguezal. Possuem glândulas de secreção de sal nas suas folhas por onde libertam o excesso de sal.
Atualmente, pensa-se que a queda de folhas é mais um meio de eliminação do excesso de sal.
Habitat: manguezais.
Propagação: sementes, rebrotas e mudas.
Madeira: Coloração marron esverdeada escura, textura moderadamente fina, resistente a xilófagos.
Utilidade: A madeira é utilizada para energia (lenha) e pequenas construções de pesca como cercos, etc. A casca e folhas são usadas para se extrair o tanino e para fins medicinais.
Florescimento: janeiro a março.
Frutificação: fevereiro a abril.
Cuidados
A legislação determina que o mangue é Área de Preservação Permanente.
Os manguezais estão incluídos em diversas leis, decretos, resoluções. Os instrumentos legais impõem ordenações de uso e ações em áreas de manguezal.
Ameaças: Destruição do habitat, pesca predatória, a captura de caranguejos durante a época de reprodução das espécies, ocupação desordenada do litoral, aterros e desmatamentos.
Mangue-Branco – Manguezal
Os mangues brancos localizam-se mais para o interior do manguezal.
O mangue branco, Laguncularia racemosa, é uma das várias espécies de árvores conhecidas como manguezais que ocorrem ao longo das costas em todo o mundo.
Há aproximadamente 55 espécies de verdadeiros mangues em 20 gêneros (Hogarth 2007), e mais 60 ou mais espécies de associados de mangue.
A maioria das espécies ocorrem em toda a região do Indo-Pacífico.
No Lagoa do Rio indiano, L. racemosa é um dos três verdadeiras espécies de manguezais comumente ocorrem ao longo das costas. As outras duas espécies são o mangue vermelho, Rhizophora mangle, e o mangue preto, Avicennia germinans.
Laguncularia racemosa é uma árvore ou arbusto de tamanho médio, coberto de espessa, casca escamosa, muitas vezes de cor avermelhada.
As folhas coriáceas, lisas são até 7 cm de comprimento, em frente, com um prateado ao elenco verde-amarelo. De forma oval e arredondado na ápices, as folhas são muitas vezes uma característica distintiva, diferenciando L. racemosa de outras espécies de mangue.
Mangues brancos também apresentam glândulas especiais, chamadas nectários extra-florais encontrados em ambos os lados do tronco na base da folha.
Estas estruturas excretar açúcares que possam atrair formigas que protegem a planta de insetos herbívoros (Hogarth, 2007).
As flores são pequenas e brancas, florescendo nas axilas das folhas ou pontas de galhos.
Frutas são cerca de 2 cm de comprimento, esverdeado com nervuras longitudinais.
Mangue-Branco – Árvore
É uma árvore de menor porte, se comparada ao mangue vermelho.
Suas folhas possuem o pecíolo avermelhado e duas glândulas na parte superior da folha. Estas características proporcionam a sua fácil identificação.
Folhas e flores: Folhas opostas e espessas. Muitas flores de cor cinzas ou esbranquiçadas.
Caule: Caule lenhoso, muito ramificado, pardo-avermelhado-claro
Propágulos: pequenos de cor verde-clara
Raízes: Raízes radiais com pneumatoforos na maior parte das vezes bifurcados e em menor quantidade que no mangue preto.
Distribuição no Manguezal: Ainda mais longe do mar, preferindo locais com influência maior das águas doces.
Florescimento: janeiro a março
Frutificação: Fevereiro – Abril
História Natural
O mangue-branco é uma das quatro espécies de mangue da comunidade de manguezais. As outras espécies são o mangue vermelho (Rhizophoria mangle), o mangue preto (Avicennia germinans) e a botoeira (Conocarpus erectus). Cientificamente, eles estão remotamente relacionados e são agrupados apenas com base na função ecológica dentro da comunidade.
A comunidade de manguezais desempenha um papel importante nas regiões tropicais e subtropicais do mundo.
Diferentes espécies de manguezais protegem e estabilizam as terras costeiras baixas e fornecem proteção e fontes de alimento para as cadeias alimentares estuarinas e costeiras da pesca.
Os manguezais servem de alimentação, reprodução e berçário para uma variedade de peixes, crustáceos, pássaros e outros animais selvagens. Os manguezais também produzem 3,6 toneladas por acre de serapilheira por ano, o que beneficia as cadeias alimentares estuarinas.
O mangue-branco é facilmente diferenciado de outras espécies de mangue por suas folhas e sistema radicular. As folhas são arredondadas na base e na ponta e são lisas na parte inferior.
Cada folha possui duas glândulas, chamadas nectarinas, em sua base que excretam açúcar. Muitos insetos se alimentam do açúcar excretado.
Dependendo das condições do habitat, o mangue branco pode possuir pneumatóforos e/ou pró-raízes. Pneumatóforos são extensões em forma de cone do sistema radicular que se projetam do solo.
Acredita-se que os pneumóforos funcionem como o meio das árvores de obter oxigênio para as raízes durante as inundações. As raízes escoras são raízes altas e arqueadas originando-se de troncos e ramos.
O mangue-branco está crescendo rapidamente em habitats férteis.
Uma crença comum de que os manguezais constroem terras geralmente não é verdadeira. No entanto, depois de colonizarem bancos de areia e aterros recém-formados, suas raízes podem prender e acumular solo, ajudando a estabilizá-lo durante o clima adverso.
Mangue-Branco – Classificação
Nome científico: Laguncularia racemosa
Família: Combretaceae
Género: Laguncularia
Espécie: Laguncularia racemosa
Mangue-Branco – Fotos
Mangue-Branco
Mangue-Branco
Mangue-Branco
Mangue-Branco
Fonte: www.vivaterra.org.br/www.sms.si.edu/maestrovirtuale.com
Redes Sociais