PUBLICIDADE
Embaúba – O que é
A Embaúba é tambén conhecida também como árvore da preguiça,esta planta atinge a altura de 4 a 7 m.
Possui folhas duras, ásperas e sustentadas pôr pecíolos compridos.
Quando florescem no verão, suas flores surgem em espigas alongadas.
Indicado para quando há grande sensibilidade, alterada e em desequilíbrio. Mágoas feridas e carregadas. Drogados e hipersensíveis perdidos e expostos a diversas vibrações.
Resgata a percepção de sua missão no planeta, de forma natural e consciente.
Ocorrência: do Rio Grande do Norte até Santa Catarina.
Outros nomes: embaúva, imbaúba, umbaúba, umbaubeira, umbaúba do brejo, ambaíba, árvore da preguiça, caixeta do campo.
Embaúba – Características
Árvore de 5 a 10 m de altura.
Tronco de 15 a 20 cm de diâmetro, ramificado apenas na região superior.
Folhas simples, palmatífidas, com incisões que às vezes atigem o pecíolo, formando de 9 a 13 segmetos, com face superior áspera e a inferior com densa camada de pêlos esbranquiçados.
Pecíolo piloso de 10 a 55 cm de comprimento.
Espécie dióica com inflorescências masculinas ramificadas, com segmentos organizados aos pares, mais o menos pêndulas.
As femininas, também aos pares, são pêndulas na frutificação, com bráctea pilosa. Eixo da infrutescência carnoso, apresentando numerosos frutos oblongos embutidos, com cerca de 2 mm de comprimento.
Planta característica de solos úmidos, beira de rios, córregos, brejos e lagoas.
Ocorre também em bordas e clareiras de matas em processo de regeneração, e tem preferência pelos locais ensolarados.
É a “embaúba” mais comum de terrenos úmidos e alagadiços, podendo contudo ocorrer também em terrenos mais drenados.
Abriga formigas no interior de seu tronco oco. A preguiça tem nas folhas jovens um dos seus alimentos preferidos. Um kg de sementes limpas contém mais de 1 milhão de unidades.
Habitat – tanto na área de influência dos cerrados, quando das florestas estacionais e formações do complexo atlântico.
Propagação: sementes.
Madeira: muito leve, macia ao corte e de baixa durabilidade natural.
Embaúba – Utilidade
Os frutos são comestíveis e muito procurados pelas aves, bugios, morcegos e servem também de alimento a várias espécies de peixes, como o pacu, a piracanjuba e outros.
A madeira pode ser empregada como flutuadores em jangadas e embarcações em geral, para confecção de salto de calçados, brinquedos, lápis, palito-de-fósforo, forros e pasta celulósica.
A casca é dotada de fibras muito resistentes utilizadas diretamente como embira, bem como para a confecção de cordas rústicas.
As folhas, muito ásperas, são utilizadas como lixa de madeira, além de constituir-se no único alimento do bicho-preguiça.
Suas raízes, folhas, flores, cascas, frutos e brotos são utilizados localmente com fins medicinais.
Suas folhas e frutos são usados no tratamento da diabete, sendo úteis também contra a tosse e bronquite.
Aumenta a energia do músculo cardíaco sem multiplicar os batimentos do coração.
O suco obtido da raíz é um poderoso diurético.
É uma excelente planta forrageira, com o gado chegando a consumir até os ramos.
As embaúbas são consideradas árvores muito elegantes e ornamentais, possuindo grande potencial para uso paisagístico.
Pelas características de rusticidade e rápido crescimento, não pode faltar em qualquer projeto de reflorestamento heterogêneo com fins preservacionistas.
Florescimento: setembro a outubro
Frutificação: maio a junho
Embaúba – Uso fitoterápico
A espécie pesquisada em universidades é a Cecropia glaziovii, rica em alcalóide, ácido gálico, resina, tanino, mucilagem e glicosídeo. Seus frutos comestíveis combatem diarréia, são cicatrizantes e anti-hemorrágicos.
Diurético, o chá das folhas combate a hipertensão. Raíz, folha e broto são cardiotônicos.
As exóticas flores amarelas da Embaúba, minúsculas e dispostas em espigas como tentáculos, tonificam o Chakras cardíaco, dissolvendo bloqueios e feridas emocionais causadas por ressentimentos e mágoas profundas.
O floral Embaúba é útil aos que, boicotados por mágoas e injustiças, ficam travados, paralisados e,por isso, não deslancham nos estudos,no trabalho, nas tarefas diárias. Como são passivos, costumam ser chamados de preguiçosos
A árvore da Embaúba possui tronco longelíneo e copa em forma de guarda-chuva. É a morada preferida do bicho-preguiça.
Essa essência ainda trabalha o sentimento de rejeição e dificuldade de lidar com as injustiças de vida aliviando as dores da alma.
Embaúba – Uso
Sua madeira é usada para fazer brinquedos, caixas leves, saltos de sapato, lapis, madeira compensada e pasta de celulose.
Os brotos jovens podem ser comidos como um vegetal cozido. O látex corrosivo e adstringentes é usado contra verrugas, calos, herpes, úlceras, disenteria, e doenças venéreas.
As folhas de ambos Cecropia peltata e C. palmata são usadas em fitoterapia sob o nome de “folha embaúba”.
Um chá feito a partir de folhas é amplamente utilizado como uma cura para a asma e também pode ser útil no tratamento de uma grande variedade de outras doenças, incluindo a doença de fígado, problemas cardiovasculares e doença de Parkinson. Ele também é usado para facilitar o parto e queixas menstruais.
Embaúba – Classificação
Nome científico: Cecropia peltata L.
Família: Cecropiaceae (Moraceae).
Sinônimo botânico: Cecropia amphichlora Standl. & L.O. Williams, Cecropia arachnoidea Pittier, Cecropia asperrima Pittier, Cecropia dielsiana Snethlage, Cecropia hondurensis Standl., Cecropia scabrifolia V.A. Richt., Cecropia surinamensis Miq.
Outros nomes populares: ambaí, ambaú, ambaitinga, amabitinga, ambaíba, ambaúba, árvore-da-preguiça, caxeta, imbaúba, imbaíba, pau-de-lixa, torém, umbaúba; trumpet-tree, snakewood, congo pump, wild pawpaw (inglês), guarumo (espanhol), bois cannon (francês), umbaùba (italiano), trompetenbaum (alemão).
Estrutura: altura 7m, diametro 25cm
Distribuição: Brasil (AM, PA, BA, CE, MA, PB, PE, PI, SE, DF, GO, MS, MT, ES, MG, RJ, SP, PR, RS, SC).
Habitat: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
Origem: Brasil.
Embaúba – Árvore
A Embaúba é uma árvore de abertura decoroado desajeitadamente ramificada, com folhas alternas cerca de 30 cm de largura agrupadas em pontas de interiormente curvando hastes.
Esguios exemplares de embaúba, árvore nativa tropical, nascem espontaneamente próximo à costa litorânea brasileira. Suas exóticas flores amarelas, mínimas e agregadas em espigas como tentáculos, tonificam o chacra cardíaco, dissolvendo bloqueios e feridas emocionais causadas por ressentimentos e mágoas profundas. Embaúba é um floral útil aos que, boicotados pela mágoa e por se sentirem injustiçados, ficam travados, não se definem, não deslancham nos estudos, trabalho, tarefas diárias, em nada do que se propõem a fazer.
Por estarem lentos e passivos, costumam ser tachados de preguiçosos. A árvore de tronco longilíneo e copa esgalhada, em forma de guarda-chuva, é chamada de árvore-da-preguiça por ser a morada preferida do bicho-preguiça, que descansa em seus galhos e alimenta-se sem esforço, de frutos, brotos e folhas novas, além de dormir protegido pela copa de folhas rígidas e ásperas.
Tão ásperas que são usadas para polir madeira e lixar suas imperfeições. Esta essência trabalha ainda o sentimento de rejeição e a dificuldade de lidar com as injustiças da vida, ajudando crianças e adolescentes afastados do pai ou da mãe e aliviando as dores da alma.
Traz o entendimento do benefício de cada experiência de vida, estimula a criatividade e nos impulsiona a agir.
Embaúba – Fotos
Embaúba
Embaúba
Embaúba
Fonte: www.vivaterra.org.br/www.indianrose.pt/chezjardin.com.br/www.adeildemarques.jor.br/www.floridata.com/es.wikipedia.org
Este site é muito bom.