Cedro

PUBLICIDADE

Cedro – O que é

Nome científico: Cedrela fissilis Vell

Nome popular: cedro, cedro rosa, cedro vermelho, cedro branco, cedro batata, cedro-amarelo, cedro-cetim, cedro da várzea

Família: Meliaceae

Altura e diâmetro: altura de 20-35 m, com o tronco de 60-90 cm de diâmetro. Folhas compostas de 60-100 cm de comprimento, com folíolos de 8-14 cm de comprimento;

Floração: entre setembro e dezembro;

Flor: Branca-amarelada;

Fruto: Seco deiscente;

Plantio: Mata Ciliar, área aberta, sub-bosque, solo degradado;

Ocorrência: geralmente no alto Vale do Itajaí e oeste catarinense;

Conservação de recursos genéticos: não é ameaçada de extinção.

Observação: Espécie frequentemente atacada por broca quando plantada no campo em agrupamentos homogêneos.

Árvore perene de porte alto, natural da África e da Ásia. O cedro é da mesma família que os pinheiros.

Possui galhos largos e compridos, cobertos de acículas (folhas finas como agulhas) de 1,5 a 5 cm, agrupadas em tufos.

As acículas são normalmente azul-esverdeadas, mas podem também ser prateadas ou amarelas.

Os cones têm de 8 a 13 cm de comprimento e crescem perpendiculares aos galhos.

Cada escama dos cones encerra duas sementes aladas, que se soltam quando maduras.

Existem quatro espécies de cedros verdadeiros: o cedro-do-himalaia, o cedro-do-atlas, o cedro-do-chipre e o cedro-do-líbano.

Da família das meliáceas, existe um grande número de variedades vulgarmente conhecidas como cedros: cedro-batata, cedro-branco, cedro-cheiroso, cedro-das-missões, cedro-de-mato-grosso, cedro-do-rio-de-janeiro, cedro-rosa e cedro-vermelho, cujas madeiras são extensamente utilizadas.

Alguns exemplares dos cedros da família das meliáceas são ornamentais.

Salomão construiu seu templo em Jerusalém com cedro-do-líbano, presente do rei Hirão, de Tiro.

O cedro foi introduzido em São Paulo, onde é cultivado em pequena escala. Os cedros se desenvolvem bem em jardins protegidos, onde o solo seja mantido adubado.

Em geral, são semeados, mas podem ser cultivados a partir de estacas ou de enxertos.

cedro produz também esta planta, uma essência sudorífica muito útil contra algumas moléstias da pele e usada principalmente na veterinária.

No Estado de São Paulo é cultivada uma espécie denominada cedro-anão (Prostate juniper) que é um subarbusto deprimido, muito pequeno, ramos curtos, densamente cobertos de folhas lineares, mas de belíssimo efeito nos parques, plantada sob as árvores substituindo a relva.

No Brasil esta planta é cultivada apenas como ornamental. É originária da Europa.

Informações sobre os cedros

Nos primeiros três anos de vida do cedro, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem só 4 a 5 centímetros. Aos quatro anos o cedro começa a crescer 20 centímetros a cada ano e só aos 40 anos produz sementes.

Em algumas culturas nativas, o cedro é considerado a “árvore da vida”, pois sua queima reúne os quatro elementos: terra, fogo, água e ar. A fumaça do cedro lembra-nos de que as pessoas, os animais e as plantas são todos parentes, são todos o mesmo tipo de ser, interligados, comunicando-se em uma linguagem que pode ser relembrada pela memória de nossas células.

Os tipos mais usados são o Red Cedar(cedro vermelho) e o White Cedar(cedro branco também conhecido por junípero). Servem para purificar e afastar energias intrusas, bem como para atrair boas influências.

Muitos carregam cedros em suas sacolas de medicina e cura, para afastar maus espíritos. Na tenda do suor, é utilizado para a purificá-la, bem como é utilizada nas defumações.

Caracteristicas do cedro

E uma árvore muito elegante, e de crescimento muito rápido; sua folhagem faz um magnífico contraste com o verde das outras árvores, principalmente as variedades glauca, de folhagem branco-prateada, é o mais duro dos cedros e, em verdade, o mais recentemente introduzido no Brasil.

Sua cultura se desenvolve principalmente em São Paulo.

É planta originária da África do Norte.

Os franceses chamam-na também de cèdre atlantique.

Submetido à destilação, tira-se dele o libanol, essência amarelo-clara, perfumada, com a densidade de 0,9517, a qual é valiosa como antiblenorrágica e muito útil também contra enfermidades das vias urinárias, assim como nas afccões pulmonares, inclusive curando a tuberculose; o nome da essência resulta do fato do cedro-do-atlas haver sido, durante muitos anos, considerado uma simples variedade do cedro do líbano.

Características Morfológicas

Altura de vinte a trinta e cinco metros, com tronco de sessenta a noventa centímetros de diâmetro, folhas compostas de sessenta a cem centímetros de comprimento, com folíolos de oito a catorze centímetros de comprimento.

Madeira: Leve a moderadamente pesada (densidade média de 0,55 g/cm3), macia ao corte e notavelmente durável em ambiente seco. Quando enterrada ou submersa apodrecerapidamente.

Fenologia: Floresce durante os meses de Agosto-Setembro. Os seus frutos amadurecem com a árvore totalmente desfolhada durante os meses de Junho-Agosto. Produz anualmente grandes quantidades de sementes viáveis.

Utilidade: A madeira é largamente empregada em compensados, contraplacados, esculturas e obras de talha, modelos e molduras, esquadrias, móveis em geral, marcenaria, na construção civil, naval e aeronáutica, na confecção de pequenas caixas, lápis e instrumentos musicais, etc. A árvore é largamente empregada no paisagismo de parques e grandes jardins.

CEDRO DO ATLA

CEDRO-DO-ATLAS (Cedrus atlântica, Manetti). Família das Pináceas.

Árvore muito alta, piramidal, caule reto, folhas agudas, crassas, fasciculadas, glaucas amentos cilindrico-cònicos, cones de 5-7 centímetros, castanho-claros.

Sua madeira, muito bonita, perfumada e muito resinosa, tem a cor amarelo-ferru-gínea, e é. própria para obras hidráulicas e expostas, dormentcs, marcenaria e carpintaria; peso específico 0,606 a 0,808 (o lenho dos espécimes cultivados na Europa têm densidade muito menor).

Cedro do Líbano

Dentre as especies de arvores nativas presentes no Líbano, o mais famoso, a espécie mais valiosa tanto nacionalmente quanto internacionalmente é o Cedro do Líbano, conhecido cientificamente como Cedrus libani.

O Cedro do Líbano é citado numerosas vezes na religião e mitologia. Além de sua participação significante no Épico de Gilgamesh, o Cedro do Libano é referido como uma arvore mundial em diversas passagens mitologicas.

Uma profunda passagem mitologica ve a naçao imperial sobre a figura de algo como uma arvore mundial [Ezekiel 31.1-18].

O corte do Cedro é visto como a destruiçao do imperio mundial – na verdade, como o final da história. Nosso conhecimento de ecologia, a dependencia da historia humana na manutençao de um meio natural, simplemente faz essa “tirada” historica explicita.

Medicamente, o Cedro do Líbano tambem deixou sua marca. A casca do Cedro era utilizada para aliviar dores de dente. A seiva do Cedro fazia cobras voarem.

Mais adiante, baseado em analises historicas, acredita-se que o Cedro foi usado na preservação of the corpses in Egypt.

Naturalmente, tanto os registros religiosos e mitologicos e o emprego medicinal refletem a importancia do Cedro do líbano historicamente, e contribuiram para fazer do Cedro uma das especies de arvore mais significante na historia mundial.

Cedro do Líbano fez parte da sociedade não só culturalmente mas foi a base de numerosas economias em civilizaçoes antigas.

Cedro era usado para a construçao de Templos, Palacios, e embarcaçoes. A exportaçao de sua madeira para o Egito era um importante fator no crescimento da prosperidade Fenícia e trouxe capital para lançar uma das mais ambiciosas formas de comercio internacional, navegação, artes e equipamentos.

Os fenicios e egiptos nao estavam sozinhos na utilizaçao do Cedro. Os Assírios, Nebuchdrezzar, os Romanos, Rei David, Rei da Babilonia, Herod o Grande, e os Turcos no imperio Otomano, todos utilizaram os Cedros. Durante a Guerra de 1914-1918, a maioria das reservas remanescentes foram devastadas e destruidas para construçao de Ferrovia de combustivel. Como consequencia, a grande extensao de Cedros no Líbano declinou dramaticamente.

As Florestas de cedros em um tempo cobriram largas areas nas montanhas do Oriente Próximo. Os mediterrâneos antigos olhariam para nossos olhos como Europeus do Norte hoje, com grandes florestas de coniferas no Líbano, Turquia, e Corsica.

É uma regra geral que quando essas florestas de clima do Norte são cortadas, elas são substituídas por uma flora mais baixa do Sul; a maioria do solo é perdida, água não é retida, e o periodo requerido para restaurar o clima estável é desconhecido. Portanto, baseado em dados historicos e estimativas cientificas,a primavera perene do alto Líbano de hoje deve ter sido mais constante, as planícies mais verdes e úmidas.

Devia haver maior indice de chuvas anuais devido a recirculaçao de água nas planicies do Oeste com a transpiração da Floresta. Achava-se que a Floresta e seus animais eram infindáveis… e tão cegamente o desflorestamento continuou até a área florestal do Líbano se tornar meros 60000 hectares, e o cedro fazer parte apenas de uma pequena porcentagem.

Hoje, o Cedro do Líbano está limitado a 12 reservas, um total aproximado de 1700 hectares, nada peróxima de seu antigo florescimento de estimativa de 81000 hectares no Líbano.

Dentre as coniferas, o Cedro do Líbano é uma das mais magestosas. O Cedrus libani é nativo do Lebanon, Montanhas Taurus na Síria e Sul da Tuquia.

Uma pequena população ocorre no Norte da Turquia perto do Mar Negro.

Cedro do Líbano está na família dos Pinheiros (Pinaceae). O Cedro é monóico; possue flores unisexuadas com sexos macho e fêmea na mesma planta. A inflorescencia masculina é solitaria, ereta, aproximadamente 5 cm comprimento, e ocorre no final dos galhos curtos.

Os cones femininos sao mais arredondados e menores, e podem ocorrer singularmente nas pontas dos galhos. Quando maduros, eles são largos, em forma de barril, e abrem-se enquanto estiverem presos aos galhos.

O cone feminino matura no segundo ano, requerindo aproximadamente 17 a 18 meses para o desenvolvimento completo. Cones jovens sao verde claro, cones maduros ficam marrons.

Os galhos de arvores novas sao geralmente eretos. Os troncos de arvores antigas sao geralmente dividos em “andares”, galhos eretos, os galhos laterais sendo horizontais e algumas vezes extendidos a uma consideravel distancia do tronco.

A froma da árvore, especificamente a forma de seu tronco, muda dependendo da densidade da reserva. Quando localizado em uma reserva densa, o Cedrus libani crescer mais longilíneo, enquanto que crescendo em uma reserva pouco densa, o Cedrus libani desenvolve seus galhos horizontais mais baixos e os espalha por longas distâncias.

Os cones fertilizados, que demoram de 2 a 3 anos para amadurecerem, são ovais. Em média, arvores nao produzem cones até terem 40 ou 50 anos de idade.

A propagação é por sementes. As sementes germinam no final do Inverno, quanto tanto a chuva quando a neve derretida estão presentes.

O Cedrus libani é mais abundante e desenvolvido nas escarpas norte, onde o impacto da radiação(solar) é menos severo. No Mediterrâneo, essa escarpas encaram o mar. A neve do Inverno é uma fonte importante de água na Primavera. A precipitaçao anual no Líbano normalmente excede 1000 milimetros onde há Florestas de Cedros.

A extensiva erosão do solo no Líbano tornou as especies florestais mais sensíveis às condiçoes atmosfericas, e o desflorestamento reduziu a formação de nuvens.

A toleranci à sombra é geralmente baixa; Cedros requerem luz solar abundante durante suas vidas. Cedros normalmente se dispõe em grupos, com excessão de florestas abertas, junto apenas com vegetação baixa e grama, mas também está mixado com outras coníferas.

O Cedrus libani no Líbano está limitado a apenas 12, separadas, reservas.

Cedro-rosa

cedro-rosa, também é conhecido como acaicá, acajá-catinga, capiúva, cedro-amarelo, cedro-batata, cedro-branco, cedro-cetim, cedro-fofo, cedro-roxo, cedro-verdadeiro, cedro-vermelho, cedro-da-bahia, cedro-da-várzea, cedro-de-carangola, cedro-do-campo, cedro misionero (Argentina); cedro (Bolívia); ygary (Paraguai) e cedro colorado (Peru).

Ocorre em todos os ambientes florestais do Brasil e em praticamente toda a América Latina.

É uma espécie que ocorre tanto em ambientes que já foram alterados pela ação do homem, como também no interior da floresta primária.

Esta árvore pode atingir até 40 metros de altura e 200 cm de diâmetro. Seu tronco é cilíndrico, longo, reto ou pouco tortuoso e quando se ramifica produz uma copa alta e frondosa.

Possui casca com fissuras longitudinais profundas e largas, muito típicas. A casca interna é avermelhada com odor agradável.

As folhas caem nas estações mais frias do ano. Suas flores, de coloração amarela a creme, formam um aglomerado denso. O fruto é uma cápsula lenhosa com textura rugosa e de coloração marrom escuro.

Dentro dele, encontram-se as sementes que são aladas. A polinização, possivelmente é feita por mariposas e abelhas e a dispersão das sementes é realizada pela ação do vento.

O cedro destaca-se entre as madeiras mais apreciadas no comércio brasileiro e nas exportações. Sua madeira é parecida com a do mogno (Swietenia macrophylla), sendo, porém mais mole e de textura mais grossa.

Possibilita o uso muito diversificado, superado somente pela madeira de pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia).

Sua madeira, é muito empregada na construção civil, na fabricação de caixas para cachimbo e na produção de energia. Na medicina popular é utilizada como tônica, adstringente, no combate a febre, contra feridas e úlceras.

A espécie é recomendada para arborização de praças públicas, parques e grandes jardins. Assim como, para recuperação de ecossistemas degradados e para reposição de matas ciliares em locais com ausência de inundação.

Cedro – Fotos

Cedro

Cedro
Cedro

Cedro
Cedro

Cedro
Cedro

Cedro do Líbano

Fonte: plantas-medicinais.me/klickeducacao.com.br/plantas-medicinais.me/kfs10.com.br/madeiras.cc/maternatura.org.br/eb1-moura-morta.rcts.pt

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

2 comments

  1. Muito bom! seu conteúdo e de extrema qualidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.