PUBLICIDADE
Descrição geral
Possui um corpo fino de cor rosada, um nariz pontiagudo.
Esse animal já foi encontrado na África, no norte da América do Sul e no Japão.
Acredita-se que ele encontra suas presas a partir de impulsos elétricos usando seu nariz que contém sensores elétricos.
É considerado inofensivo ao homem. Pouco se sabe sobre esse tubarão.
Animal
Atinge até 4 metros de comprimento.
Pouco se sabe, mas ele caça a sua presa com impulsos elétricos normalmente comem pequenos peixes até tubarões, lulas e se alimenta de crustáceos também.
Vivem bem no fundo do mar, já foi encontrado a 1200 metros de profundidade, vive no oeste do oceano Pacífico e a oeste do Índico e a leste e oeste do oceano Atlântico.
O Tubarão-duende é chamado também chamado de Goblin, é um animal muito raro de ser encontrado desde 1898 foram encontrados 36 tubarões da espécie goblin, ele tem uma aparência assustadora com um corpo fino e mole de cor rosada, ele possui um nariz pontudo, mas é inofensivo para o homem.
Esse animal já foi encontrado na África, no norte da América do Sul e no Japão.
Acredita-se que ele encontra suas presas a partir de impulsos elétricos usando seu nariz que contém sensores elétricos. Mas pouco se sabe sobre esse tubarão.
O que é
Conhecido pelo prolongamento que avisa sobre sua boca, o tubarão-duende move uma de suas mandíbulas para frente quando abre sua boca.
Chama a atenção deste tubarão o fato de que é a única espécie sobrevivente de sua família, porque seus primos mais próximos, Scapanorhynchus e Anomotodon, já estão extintos. Além disso, a cor avermelhada do corpo e as costas cinzentas tornam-no muito atraente.
1898 é o ano em que este exemplar foi dado a conhecer e foi precisamente o pescador que o apanhou que lhe deu o nome de tenguzame, que significa tubarão-élfico.
O tubarão pescado na costa de Yokohama tinha um metro e meio de comprimento.
Agora é possível encontrar espécimes desta espécie no oeste e leste do Oceano Atlântico, nos mares do Japão à Austrália e no Oceano Índico ocidental.
O tubarão-duende pode alcançar até seis metros de comprimento e pesar cerca de 700 kg.
Seu corpo é comprimido lateralmente e faz com que pareça alongado.
Ao contrário de outros do gênero, tem um focinho achatado e comprido, do qual uma mandíbula se projeta, capaz de avançar ao abrir a boca.
Este peixe possui entre 35 e 53 fileiras de dentes no maxilar superior e 31 a 62 fileiras de dentes no maxilar inferior, cuja espessura e tamanho variam de acordo com o seu arranjo dentro da boca. Desta forma, aqueles localizados no centro têm dimensões maiores que as localizadas nas costas.
As barbatanas dorsal e peitorais deste tubarão têm uma forma arredondada, sendo pequenas em relação às barbatanas anal e pélvicas.
A pele deste animal é branca com detalhes rosa na área do tronco e flashes azuis nas barbatanas.
No entanto, fora da água, o tubarão-duende é avermelhado ou marrom.
A única cor avermelhada ou rosada da pele deste animal está relacionada ao fato de que seus vasos sanguíneos estão próximos à pele.
Considera-se que estes tubarões preferem viver em plataformas, isto é, em águas de profundidade entre 1.300 e 1.370 metros.
Reprodução: Há pouco conhecimento sobre os hábitos reprodutivos do tubarão-duende e que a pesquisa sobre este espécime é escassa. No entanto, acredita-se que seja ovovivíparo e tenha o hábito de migrar para realizar o processo de acasalamento e desova. Fêmeas adultas foram encontradas na costa do Japão, especialmente durante a primavera.
Ameaças
A principal ameaça dos tubarões-duende é devido à estranheza de sua mandíbula. Isso faz com que algumas pessoas pesquem à venda para colecionadores.
No entanto, este animal é considerado, de acordo com o seu estado de conservação, como uma espécie com “Preocupação Menor”.
Geralmente, os espécimes de tubarões elfos presos são o resultado de uma chance nas costas do Japão, isto é, eles não são peixes capturados com qualquer intenção.
Características
Tamanho: até 4 metros de comprimento.
Peso: 159 kg.
Dieta: pequenos peixes, tubarões, lulas e crustáceos.
Habitat: vivem no fundo do mar, oeste do oceano Pacífico e do Índico e a leste e oeste do Oc. Atlântico.
Reprodução: não se tem conhecimento sobre sua reprodução.
Categoria: Ameaçada
Classificação
Nome científico: Mitsukurina owstoni (Jordan, 1898)
Nome vulgar: Tubarão-duende
Reino: Animalia
Filo: Chordata
SubFilo: Vertebrata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Ordem: Carcharhiniformes
Familia: Carcharhinidae
Gênero: Mitsukurina
Espécies: Mitsukurina owstoni
Tubarão-duende – Fotos
Fonte: Colégio São Francisco
Redes Sociais