PUBLICIDADE
O que é
Olinguito, (gênero Bassaricyon), qualquer uma das seis espécies de pequenos carnívoros arbóreos da família dos guaxinins,
Procyonidae, encontrados nas selvas do centro e do norte da América do Sul. Olingos são animais esbeltos, de cor acinzentada, de 35 a 50 cm de comprimento, excluindo a cauda espessa e levemente anelada, que é responsável por 40 a 50 cm adicionais.
Eles têm pelo macio, focinhos pontiagudos e orelhas arredondadas.
Eles se assemelham a kinkajous mas são menos encorpados e têm focinhos mais estreitos e caudas mais longas, não-prendidas.
Olinguito são noturnos, geralmente viajam em pequenos grupos e se alimentam principalmente de frutas. Pouco mais se sabe sobre seus hábitos.
O olinguito (Bassaricyon neblina), descrito pela primeira vez em 2013, pode ser distinguido de outros olingos pelo seu habitat e aparência.
Olinguitos são residentes das florestas nebulosas da Colômbia e do Equador e fazem suas casas em altitudes entre 1.530 e 2.740 metros (aproximadamente 5.000 e 9.000 pés), enquanto outros olingos vivem em altitudes mais baixas.
Além disso, os olinguitos possuem peles de cor marrom-avermelhada com pelo longo, em comparação com o pelo cinza mais curto de outras espécies de olingo.
Em 22 de maio de 2014, o Instituto Internacional de Exploração de Espécies declarou o olinguito como uma das “10 melhores novas espécies de 2014” entre as espécies descobertas em 2013.
É o primeiro novo mamífero carnívoro descrito no Hemisfério Ocidental em 35 anos
Descrição
O olinguito é distinto das outras espécies dentro do gênero, popularmente conhecidas como “olingos”, e também do kinkajou (kinkajous se assemelham a olingos, mas não estão intimamente relacionados).
Seu peso médio é de 900 gramas, tornando-se o menor procyonid.
O animal é um frugívoro omnívoro que come principalmente frutas (como figos), mas também insetos e néctar; essa dieta resulta em fezes do tamanho de pequenos mirtilos.
Acredita-se que o olinguito seja solitário, noturno e moderadamente recluso.
Olinguitos parece ser estritamente arbóreo.
Eles têm um único par de mamães e provavelmente produzem um único filhote de cada vez.
Alimentação
O olinguito (Bassaricyon neblina) pertence à mesma família dos guaxinins, olingos e quatis, e pode ser encontrado na Colômbia e no Peru.
O mamífero tem pelo marrom alaranjado, hábitos noturnos e gestação de um filhote por vez.
Ele pertence à ordem Carnivora, mas sua principal fonte de alimentação são as frutas.
Características
É uma espécie com hábitos noturnos e vive nas árvores.
Os Olinguitos são muito semelhantes aos Olingos, mas são menores, têm caudas e orelhas menores, um focinho mais redondo e pelo castanho mais escuro e abundante.
Do tamanho de um guaxinim, o ‘olinguito’ vive nas árvores das florestas do Equador e Colômbia e tem hábitos noturnos.
Ele possui, em média, 35 centímetros de comprimento e 900 gramas.
Classificação científica
Nome científico: Bassaricyon neblina (Helgen, 2013)
Nome comum: Olinguito
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Procyonidae
Gênero: Bassaricyon
Espécie: B. neblina
Olinguito – Fotos
Fonte: Portal São Francisco
Redes Sociais