Hipopótamo

PUBLICIDADE

O que é um Hipopótamo?

Existem duas espécies de hipopótamos, mamíferos semi-aquáticos da família hipopotamida.

Seu nome grego, Hipopótamo anfíbio, significa cavalo de rio

Hipopótamos são vinculados com o rinoceronte para o local como o terceiro maior mamífero terrestre vivo.

Um hipopótamo comum, é nativo da região subsariana da África. Eles permanecem em lagos e rios próximos durante o dia e pastam em terra durante a noite quando está mais frio.

Um hipopótamo pode comer 45,36 kg de comida em um dia.

As espécies de hipopótamos comuns tendem a permanecer em grandes grupos de 15 ou mais.

As fêmeas são em maior número que os machos. Uma fêmea pode pesar cerca de uma tonelada e meia (1360,78 kg), enquanto os machos podem pesar uma média de três toneladas (2721,55 kg).

Eles têm pele cinza fina que se assemelha a pele de elefante. Ele segrega uma substância de óleo rosa para proteger o hipopótamo das queimaduras solares e evitar que a pele seque.

Um hipopótamo pigmeu é menor que as espécies comuns. Ele só pesará cerca de um quarto do peso e metade da altura das espécies maiores. Sua pele é similarmente fina mas é mais marrom ou preta na cor.

O hipopótamo pigmeu difere do hipopótamo do rio por seus ossos mais finos e coluna inclinada. Embora a espécie pigmeu seja também semi-aquática, seu habitat difere porque prefere as regiões pantanosas da floresta do oeste africano.

Os hipopótamos, independentemente da espécie, reproduzem e dão à luz na água. Os hipopótamos, nascem após um período de oito meses de gestação e também amamentam debaixo d’água.

As fêmeas do rebanho compartilham serviços de babá e de proteção.

Machos e, por vezes, fêmeas, os hipopótamos são agressivos e territoriais. Embora o hipopótamo se irrita facilmente na água com o rebanho, o pastoreio geralmente é feito sozinho. Enquanto em terra, o hipopótamo não age de forma tão agressiva.

Um hipopótamo vai abrir muito a boca para expor seus grandes dentes. Pesquisadores acreditam que essa é uma tática de intimidação que o hipopótamo tenta assustar rivais ou predadores. Uma vez engajados em uma batalha, os hipopótamos se chocam com suas bocas abertas. Eles jogam água com suas mandíbulas inferiores e cabeça de bunda uns aos outros também.

Populações gerais de ambas as espécies do hipopótamo estão em perigo.

A espécie pigmeu tem uma contagem de população significativamente menor, mas ambas estão sofrendo. Estes animais estão sendo caçados por sua carne e seus dentes de marfim.

Características

Hipopótamos são animais enormes com presas assustadoras e naturezas agressivas, mas eles comem principalmente plantas. Às vezes eles atacam pessoas e podem se envolver com crocodilos, porém eles não são predadores ou carnívoros.

Os Hipopótamos são uns dos animais mais poderosos da natureza.

Eles são:

1) Hipopótamos são grandes mamíferos semi-aquáticos, com um grande corpo em forma de barril, pernas curtas, uma cauda curta e uma cabeça enorme! Eles têm pele acinzentada a lamacenta, que se desvanece em uma cor rosa pálido por baixo.

2) Eles são considerados o segundo maior animal terrestre da Terra (o primeiro lugar vai para o elefante!). Os machos medem cerca de 3,5m de comprimento e 1,5m de altura e podem pesar 3.200kg.

3) Para manter a calma no calor africano, os hipopótamos passam a maior parte do dia em rios e lagos. Seus olhos, nariz e orelhas estão localizados no alto da cabeça, o que significa que eles podem ver e respirar enquanto estão submersos na água. Além disso, essas criaturas super-frescas suam um líquido vermelho oleoso que ajuda a proteger a pele de secar – e também age como protetor solar!

4) Esses magníficos mamíferos foram encontrados em toda a África subsaariana. Infelizmente, as populações diminuíram devido à perda de habitat e à caça. Hoje, eles estão em grande parte confinados a áreas protegidas em países da África Oriental.

5) Os hipopótamos são mais ativos à noite, quando eles procuram comida. Eles são herbívoros e comem principalmente grama – e eles comem grama! Em apenas uma noite, eles podem engolir até 35kg de seu grub favorito!

6) Apesar de seu enorme tamanho, os hipopótamos são ótimos nadadores e podem prender a respiração por até cinco minutos embaixo d’água. Quando completamente submersos, suas orelhas e narinas se fecham para impedir a entrada de água.

7) Hipopótamos geralmente vivem em grupos (ou “rebanhos”) de cerca de dez a 20 indivíduos, liderados por um grande macho dominante. Os outros membros são fêmeas, seus jovens e alguns jovens machos não-reprodutores.

8) Os machos dominantes são muito protetores sobre seu grupo. Para avisar os machos rivais, eles abrem suas enormes bocas e exibem seus caninos longos e curvos! Eles também fazem grunhidos altos e agressivos na água.

9) Os hipopótamos femininos, chamados vacas, dão à luz a cada dois anos, geralmente a um único bezerro. Logo após o nascimento, a mãe e seu bebê se juntam a outras vacas e bezerros para proteção contra predadores, como crocodilos, leões e hienas.

10) Os hipopótamos selvagens vivem por cerca de 40 anos. Em cativeiro, eles tendem a viver mais e podem chegar aos 50 anos de idade.

Animal

Hipopótamo significa cavalo do rio. Os primeiros europeus que viram hipopótamos decidiram baptizar assim a espécie, devido ao seu tamanho.

Esta espécie só pode ser encontrada em liberdade nos rios e pântanos do continente africano, principalmente nas zonas mais úmidas

e meridionais. Vivem em grupos, que podem atingir os 50 animais.

Este animal, aparentemente tranquilo quando se encontra dentro de água, onde se sente em total segurança, é uma verdadeira força da natureza quando sai dela.

Tudo o que encontrar pelo caminho entre a água e a sua zona de pasto, será arrasado. Como não tem predadores naturais, o único perigo para os hipopótamos advém da sua própria espécie.

São muito frequentes as pequenas quezílias entre estes animais, que podem ter consequências terríveis, já que se um dos envolvidos ferir o outro com os seus enormes dentes, que chegam a ter 22 cm, as feridas resultantes podem desenvolver infecções que, não raras vezes, serão mortais.

Os hipopótamos têm hábitos noturnos. Sendo exclusivamente herbívoros, de noite deixam a segurança do rio para irem pastar nas margens. Nesta altura, estão em alerta, e qualquer barulho precipitará todo o grupo de volta ao rio.

Durante o dia, ficam dentro de água a dormir, para protegerem a pele do sol intenso. Fazem passeios sub-aquáticos que podem durar até cinco minutos, já que, quando submergem a cabeça, as suas cavidades nasais são fechadas, não deixando entrar água. As suas grandes patas são constituídas por quatro dedos unidos entre si por membranas, o que faz deles excelentes nadadores.

Quando defecam, fazem-no abanando o rabo ao mesmo tempo. Este movimento faz com que as fezes fiquem espalhadas por vastos espaços, permitindo que marquem assim o território. Por outro lado, as suas fezes servem de fertilizante, gerando assim, na zona onde vivem, um continuo e rápido desenvolvimento de plantas necessárias à sua sobrevivência.

As fêmeas hipopótamo têm um tempo de gestação de cerca de 240 dias, findo o qual têm apenas uma cria, que é exclusivamente amamentada pela mãe durante algumas semanas. No seio do grupo, as crias ficam sempre no meio dos adultos, porque apesar da sua grande dimensão logo à nascença, são ainda vulneráveis aos grandes crocodilos, durante os primeiros meses.

Um hipopótamo adulto pode medir 4 m e pesar 3,500 kg e a sua esperança de vida pode rondar os 40 anos.

Hipopótamo Pigmeu

Também conhecido como hipopótamo pigmeu, este pequeno primo do grande hipopótamo, habita alguns territórios da África Ocidental, nomeadamente nas florestas úmidas da Libéria e da Costa do Marfim.

Infelizmente, foi caçado durante centenas de anos, apenas para lhes serem extraídos os seus preciosos dentes de marfim. Hoje, encontram-se limitados a alguns territórios onde a sua caça se tornou difícil, dada a natureza do terreno, e por esse motivo, por aí sobreviveu a espécie. No entanto, a sua existência não está, ou esteve, verdadeiramente ameaçada.

Apesar de ser em tudo semelhante ao grande hipopótamo, mas em miniatura, os seus hábitos são significativamente diferentes, já que prefere passar mais tempo nas sombras da floresta úmida, do que dentro de água. Ao contrário do hipopótamo comum, tem um predador natural, o crocodilo, sendo também esse um motivo pelo qual passa pouco tempo dentro de água, preferindo banhos fugazes e rápidos, apenas para umedecer a pele.

Um hipopótamo anão pode medir cerca de 2 m, pesar 350 kg e viver cerca de 30 anos.

O hipopótamo é um animal que não tem uma aparência muito agradável. Seu corpo é volumoso demais em relação as pequenas pernas que o sustentam. Além disso, ele possui uma boca rasgada, um focinho largo, dentes enormes e umas orelhas muito pequenininhas. A característica mais interessante deste mamífero, é a capacidade de se manter dentro da água.

Você sabe como ele faz para ver, ouvir e respirar durante este tempo?

Através dos olhos, orelhas e narizes que ficam no alto de sua cabeça, e que por isso, não ficam submersos junto com o corpo. Este nosso amigo do reino animal é um ótimo nadador.

Você já imaginou como deve ser a alimentação do hipopótamo?

Ele come muito mesmo, chega a ingerir 300 quilos de comida, dentre eles está incluído capim, hastes e plantas aquáticas. O pior, é que ele só come à noite.

Quando amanhece, ele fica com muito sono e começa então a fazer a digestão de toda aquela comilança da noite anterior. Nossa, haja disposição!

Antigamente, as pessoas usavam a pele do hipopótamo para fazer escudos de guerra. Hoje, ele é muito procurado por causa do excelente marfim dos seus dentes. É uma pena que isso aconteça, pois todos animais devem ter direito de se reproduzir com tranqüilidade e segurança. Vamos torcer para que um dia, os animais do nosso planeta sejam mais queridos e respeitados. Eles merecem!

Descrição

Grande animal arredondado com pelo liso e baixo, pernas atarracadas e fortes, focinho largo. Boca provida de um impressionante conjunto de dentes parecidos com presas e incisivos.

Na extremidade do curto e achatado rabo tem um tufo de pelos pretos. Corpo preto-acinzentado com pigmentos rosa nos vincos, ao redor dos olhos e orelhas, enquanto a parte de baixo é cinza-rosado.

Quatro dedos nos pés deixam uma pegada característica.

Distribuição

O hipopótamo é restrito ao extremo norte e leste do sul da áfrica. Até o presente momento a maior parte da população natural do sul está no norte de Natal, até serem caçados pelos colonizadores europeus encontrados nas vizinhanças da Cidade do Cabo, ao longo da costa sul e ao longo de toda a extensão do Rio Orange.

Resta uma distribuição em um pequeno pedaço de terra no Sub Sahara Africano, porém espalhado.

Onde vive

O hipopótamo requer água suficiente para submergir e mostra uma preferência por água parada com subsolo arenoso. Isto inclui rios, represas e lagos.

Comportamento

Este mamífero semi-aquático gasta a maior parte do dia descansando na água; emerge a noite para se alimentar. Também descansa sobre a areia ou bancos de lama no sol, particularmente durante os meses de inverno.

Embora isto normalmente ocorra em manadas de 10 a 15 animais, grandes grupos ou machos solitários não são raros. Os grupos são usualmente compostos de fêmeas e crias de várias idades com um macho dominante no controle.

Os territórios são limitados na água mas estendem-se também em direção a área de pastagem. O macho dominante marca seus territórios espalhando eficazmente excremento animal para os lados, batendo de leve o rabo sobre as pedras, arbustos e outros objetos. Territorialmente é aparentemente mais forte próximo a água mas virtualmente ausente no solo de alimentação.

Permanentes trilhas são utilizadas e estas são caracterizadas por um duplo rastro.

Cada um faz um lado com os pés. Excepcionalmente, mais de 30Km podem ser viajados para áreas de pastagem, dependendo da disponibilidade da comida. Um hipopótamo adulto pode permanecer embaixo d’água por seis minutos.

As glândulas da pele eliminam um fluído avermelhado que é frequentemente confundido com sangue mas provavelmente atua como lubrificante e hidratante para a pele.

O hipopótamo é extremamente vocal e seus profundos grunhidos e roncos constituem um dos típicos sons da áfrica. Provocado, pode tornar-se extremamente perigoso, particularmente machos solitários e fêmeas com crias.

Alimentação

O hipopótamo seleciona seu pasto. Em áreas com elevadas populações de hipopótamos, consideráveis danos podem ocorrer em áreas de pastagem próximas a água

Reprodução

O acasalamento ocorre na água, e logo após um período de gestação entre 225 e 257 dias um único filhote nasce pesando entre 25 e 55Kg (usualmente perto de 30Kg).

A fêmea dá a luz em terra num denso abrigo e ela e sua cria permanecem separados do grupo por alguns meses. Os filhotes podem ser gerados em qualquer época do ano mas há alguma evidência de picos sazonais.

Ecologia e Comportamento

Os hipopótamos-pigmeus têm vários locais de descanso em seu território, os quais usam exclusivamente quando dormem. Esses locais geralmente encontram-se em áreas de terreno úmido.

Noturnos, procuram por comida em terra e são mais ativos entre 6 da tarde e meia-noite.

Ambos os sexos possuem território, sendo o dos machos muito maiores que os das fêmeas: o território da fêmea cobre de 100 a 150 acres, enquanto o do macho cobre cerca de 400 acres.

Apesar da grande sobreposição de territórios, raramente ocorrem encontros com outros de sua espécie. Na verdade, esses encontros são evitados, presumivelmente, com marcas deixadas pelos indivíduos.

A maior parte de seus movimentos ocorrem ao longo de ”estradas” – clareiras, canais e túneis – que são usados por diversos indivíduos.

Durante o cio, os machos saem em busca de fêmeas receptivas, que os toleram quando estão no estro.

O cruzamento ocorre em terra e na água durante um período de dois dias, no qual de uma a quatro cópulas ocorrem.

Quando ameaçado, tendem a refugiar-se na água, em vez de no interior da floresta, como era anteriormente referido. Geralmente silencioso, foram recordadas diversas vocalizações suas, como grunhidos e rugidos.

Sua dieta inclui plantas aquáticas, gramíneas, frutos caídos, caules e folhas.

Classificação

Nome científico: Hippopotamus amphibius (Linnaeus, 1758)
Nome popular:
Hipopótamo
Nome em inglês: Hippopotamus
Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Hippopotamidae
Gênero: Hippopotamus
Espécie: Hippopotamus amphibius
Velocidade:
30 km/h (em terra, correndo)
Período de Gestação: 243 dias
Expectativa de Vida: 40 – 50 anos
Altura: 1,5 m (Adulto, até ao ombro)
Peso: Macho: 1.500 – 1.800 kg (Adulto), Feminino: 1.300 – 1.500 kg (Adulto)
Distribuição geográfica:
África
Habitat: Rios e Lagos
Alimentação: Vegetais aquáticos e ervas
Reprodução: Gestação de 227 a 240 dias
Período de vida: 40 anos de idade
Comprimento:
1,5 a 1,8m

Hipopótamo – Fotos

Fonte: mentalfloss.com/www.wisegeek.org/www.natgeokids.com/www.guihuaren.com/www.animalnet.com.br

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.