Vira-Lata

PUBLICIDADE

O que é um Vira-Lata?

O termo “vira-lata” refere-se a um cão mestiço.

Deriva da palavra “muttonhead”, sugerindo estupidez.

O termo pode ser usado de maneira depreciativa ou afetivamente.

Um cão mestiço também pode ser chamado de mestiço, e é tipicamente o resultado de reprodução aleatória, em vez de ser especificamente criado a partir de cães de raça pura.

Um Vira-Lata é geralmente o resultado de gerações de cães de raça misturada ou a reprodução não planejada entre os puros-sangues.

Algumas pessoas acreditam que a raça é muito importante e que é importante identificar os antepassados de um cão mestiço. Cruzamentos deliberadas, como o labradoodle, um poodle- labrador cross e um peek-a-poo, uma cruz poodle-pekinese, geralmente não são consideradas vira-latas, embora sejam cães de raças mestiças.

Alguns sustentam que os Vira-Latas tendem a ser cães mais resistentes do que os puros-sangues porque o estoque genético é muito maior e pode eliminar alguns traços que podem se desenvolver com endogamia. Isso é altamente dependente da cruz de reprodução, no entanto, e a criação de dois cães com a mesma predileção por um certo tipo de doença provavelmente resultará em filhotes com os mesmos riscos para essa doença, independentemente da raça dos pais.

Os Vira-Latas que não têm pais de raça pura podem ser menos propensos a ter características inatas de doença, no entanto, e podem ser menos propensos a certas condições do que seus progenitores distantes.

Adotar um jovem Vira-Lata de parentesco desconhecido pode ser um pouco arriscado.

Algumas raças de cães são conhecidas por certos traços de caráter, e é difícil dizer nos primeiros meses que tipos de comportamento um cão pode mostrar quando seus ancestrais não são conhecidos.

Por exemplo, se o cão vem de duas raças que são mais propensas a serem agressivas, pode mostrar essa tendência também. Também é difícil dizer com o que o cão acabará parecendo, ou quão grande ele pode crescer.

Para pessoas que querem um resultado previsível na aparência ou tamanho em um cão mais velho, pode ser melhor adotar um cachorro mais velho, cujo comportamento, tamanho e aparência já sejam conhecidos. Geralmente, esses tipos de cães são os menos propensos a serem adotados, já que muitos preferem uma raça específica.

Aqueles que possuem um Vira-Lata geralmente os elogiam. Parentesco desconhecido não se interpõe no caminho da natureza amorosa e fiel da maioria dos cães. De fato, muitas pessoas acham que preferem um mestiço a um puro-sangue, já que ele pode ter uma aparência única e não ter alguns dos problemas de saúde encontrados em certas raças.

A maioria dos cães que agora são reconhecidos como raças puras seria uma vez considerada mestiça. Como a maioria das raças se desenvolveu a partir de uma ou duas fontes, variações na aparência e no comportamento se devem ao cruzamento e seleção de características desejáveis. Teoricamente, qualquer pessoa que possua um cão de raça pura possui um vira-lata, ou pelo menos o ancestral distante de um deles.

Vira-Lata – Descrição

Vira-lata é um cão que pertence a nenhuma raça reconhecida organizacionalmente e não é o resultado de cruzamentos seletivos.

Aspecto

Quando a mistura de raças, a sua prole manifesta uma ampla variedade de aparências, alguns assemelhando uma raça de perto, enquanto outros apresentam claramente as características de ambos.

No entanto, as raças mistas como continuar a cruzar, as gerações subsequentes moderadas para uma aparência mais ou menos semelhante.

Eles tendem a ser castanho ou preto e pesam cerca de 18 kg e, normalmente, estão entre 38 e 57 cm de altura na cernelha.

Ascendência

Adivinhar a ascendência de uma raça mista é difícil, mesmo para observadores experientes de cão, porque raças mistas têm muito mais genética variação de raças puras. Por exemplo, dois cães negros mestiços, cada um pode ter genes recessivos que produzem um revestimento de loiro e, portanto, produzir descendentes procurando ao contrário de seus pais.

A partir de 2007, a análise genética de amostras de sangue tornaram-se disponíveis para o público. As empresas afirmam seu DNA teste de diagnóstico baseado geneticamente pode determinar a composição raça de cães sem raça definida. Estes testes ainda são limitados em escopo, porque apenas um pequeno número das centenas de raças de cães foram validados contra os testes, e porque a mesma raça em diferentes áreas geográficas podem ter diferentes perfis genéticos.

Além disso, os testes não testam para a pureza da raça, mas para as sequências genéticas que são comuns a certas raças. Com um cão de raça mista, o teste não é a prova da ascendência de raça pura, mas sim uma indicação de que esses cachorros compartilham um ancestral comum com certas raças puras.

Como assim, muitos mais recentes raças de cães pode ser rastreada até uma raça fundamental comum tornando-os difíceis de separar geneticamente. Por exemplo, o Labrador Retriever, Flat-Coated Retrievers, Chesapeake Bay Retrievers, e cães de Terra Nova compartilham a ascendência do St. Cão de água de John – um extinto de ocorrência natural da raça do cão da ilha de Terra Nova.

Saúde

A teoria de vigor híbrido sugere que, como grupo, os cães de ascendência variada será mais saudável do que os seus homólogos de raça pura.

Em cães de raça pura, intencionalmente criação de cães de aparência muito semelhante ao longo de várias gerações produz animais que transportam muitos dos mesmos alelos, alguns dos quais são prejudiciais. Se a população fundação para a raça era pequeno, então a diversidade genética dessa raça em particular pode ser pequeno por algum tempo.

Em essência, os seres humanos, quando os cães para selecionar determinadas novas raças, são artificialmente isolar esse grupo de genes e causar mais cópias desse gene a ser feitas que pode ter ocorrido de outro modo na natureza. Inicialmente, a população vai ser mais frágil devido à falta de diversidade genética.

Se a raça do cão é popular, e a linha continua, ao longo de centenas de anos, a diversidade vai aumentar devido a mutações ocasionais e out-criação; como uma ilha com algumas novas aves, eles vão diversificar. É por isso que algumas das raças muito “velhos” são mais estáveis. O problema é que quando certos traços encontrados no padrão da raça estão associados com doenças genéticas. Então, a força seletiva artificial favorece a duplicação da ordem genética, porque ele vem com um traço físico desejado. A saúde genética dos híbridos tende a ser maior. traços saudáveis foram perdidos em muitos de raça pura cães linhas porque muitos criadores de showdogs estão mais interessados na conformação – os atributos físicos dos cães em relação ao padrão da raça -. que na saúde e temperamento trabalhando para que o cão foi originalmente criado.

Populações são particularmente vulneráveis quando os cães criados estão intimamente relacionados. Endogamia entre raças puras expôs vários problemas de saúde genéticos nem sempre facilmente perceptíveis em populações menos uniformes.

Cães mestiços são geneticamente mais diversificados devido à natureza mais casual de acasalamento dos pais.

No entanto, “ao acaso” não é o mesmo que “aleatória”, para um geneticista.

Os descendentes desses acasalamentos pode ser menos propensos a expressar certas doenças genéticas, pois pode haver uma chance menor que ambos os pais carregam os mesmos alelos recessivos prejudiciais, mas algumas recessivos deletérios ocorrer em muitas raças aparentemente não relacionados, e raças, portanto, apenas de mistura não é garantia da saúde genética.

Além disso, quando dois espécimes pobres são criados, os filhos podiam herdar os piores traços de ambos os pais. Isto é comumente visto em cães de fábricas de filhotes.

Cães de raça e sem raça são igualmente suscetíveis à maioria das doenças não-genéticas, como a raiva, cinomose, ferimentos e infestação por parasitas.

Vários estudos têm mostrado que os cães mestiços, têm uma vantagem para a saúde. Um estudo alemão acha que “Mongrels requerem um tratamento menos veterinária”. Estudos na Suécia, descobriram que “Cães sem raça definida são menos propensas a muitas doenças que o cão médio do puro-sangue”e, referindo-se as taxas de mortalidade “, Mongrels foram consistentemente na categoria de baixo risco “. Dados da Dinamarca também sugerem que as raças mistas têm maior longevidade, em média, em comparação com puros. Um estudo britânico mostrou resultados semelhantes, mas algumas raças (nomeadamente Jack Russell Terrier, miniatura Poodles e Whippets) viveram mais tempo do que raças misturadas.

Em um estudo de referência, o efeito da raça sobre a longevidade do cão de estimação foi analisada utilizando dados de mortalidade de 23.535 cães de estimação. Os dados foram obtidos a partir de hospitais de ensino veterinários norte-americanos. A idade média de morte foi determinada para cães de raças puras e mistas de diferentes pesos corporais. Dentro de cada categoria de peso, a idade média no momento da morte foi menor para cães de raça pura em comparação com os cães sem raça definida. A idade média de morte era “8,5 anos para todos os cães sem raça definida, e 6,7 anos para todos os cães de raças puras” no estudo.

Tipos de mestiços

Cães sem raça definida pode ser dividido basicamente em tipos:

Misturas que apresentam características de dois ou mais raças. A mistura pode ter alguns antepassados de raça pura, ou poderia vir de uma longa linha de raças mistas.

Esportes

Cães mestiços, pode se destacar em esportes, tais como obediência e agilidade. Muitas vezes, altamente energético, raças misturadas ficam com abrigos e grupos de resgate, onde são procurados pelos proprietários com o carinho, paciência e unidade para treiná-los para o esporte do cão, transformando cães indesejados em saudáveis, vencedores física e mentalmente estimulados.

Até o início de 1980, cães mestiços eram geralmente excluídas da obediência competições. No entanto, a partir do Registro Americano Mixed Breed Obediência (Ambor) e os clubes Mixed Breed Dog da América (MBDCA), que criou locais de obediência em que cães mestiços poderiam competir, mais oportunidades se abriram para todos os cães em todos os esportes do cão. Mais agilidade do cão e organizações flyball sempre permitido cães mestiços para competir. Hoje,-raças misturadas provaram o seu valor em muitos esportes de desempenho.

Em shows de conformação, onde a conformação dos cães para um padrão da raça é avaliada, cães mestiços, normalmente não podem competir. Para cães de raça pura, suas características físicas são julgados contra um único padrão da raça. Cães mestiços, porém, são difíceis de classificar, exceto de acordo com a altura, há uma enorme variação nas características físicas, tais como revestimento, estrutura óssea, andar, conjunto de ouvido, formato dos olhos e cor, e assim por diante. Quando os padrões de conformação são aplicadas a cães mestiços, como em eventos executados pelo MBDCA, os padrões são geralmente traços gerais da saúde, solidez, simetria e personalidade.

The Kennel Club (Reino Unido) opera um programa chamado Scruffts (um nome derivada de sua prestigiada Crufts show) aberto apenas a raças-misturadas em que os cães são julgados em caráter, saúde e temperamento. Alguns clubes do canil, cujo objetivo é promover a cães de raça pura, ainda excluir misto raças de seus eventos de desempenho. O AKC eo FCI são duas dessas organizações proeminentes. Enquanto o AKC não permitir que os cães sem raça definida para ganhar o seu Cidadão Boa Canine prêmio, cães sem raça definida não são autorizados a entrar eventos AKC “todas as raças”, que através do seu programa “Parceiros canina”, cães sem raça definida pode ser inscrito para competir na agilidade AKC, obediência e provas de rali.

Características

Vira-lata (Brasil): é a denominação dada aos cães sem raça definida.
Outros nomes:
nenhum
Expectativa de vida: até 18 anos
Origem: Brasil

Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Gênero: Canis
Espécie: Canis lupus
Subespécie: Canis lupus familiaris (Lineu, 1758)

Vira-Lata – Fotos

Fonte: www.wisegeek.org/townandstyle.com/en.wikipedia.org/www.mutt.org/www.thesprucepets.com

 

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.