PUBLICIDADE
Pointer Inglês – O que é
Criado por várias centenas de anos para “apontar” pássaros e pequenos animais como coelhos, o Pointer é um cão de campo versátil e excepcional raça de cães de família.
Enérgico e divertido, ele é bem adequado para residências ativas, onde ele será um membro da família.
O nobre Pointer Inglês é a expressão máxima do poder e da graça canina.
Aristocratas inquestionáveis do mundo esportivo, os Pointer Inglês se portam com orgulho e são capazes de grande velocidade e agilidade.
O pelo vem em várias cores, sólidas ou em padrões – mas, como os devotos da raça gostam de dizer, um bom Pointer Inglês não pode ser uma cor ruim.
O filhote da família perfeita, um Inglês Pointer vai abanar o rabo com prazer toda vez que você vê.
Pointer Inglês – História
A palavra pointer significa em inglês “indicador” ou “apontar qualquer coisa com o dedo”.
Esta é a principal característica deste cão, que é capaz, de um lado, descobrir a caça, e, do outro, de mostrar onde ela se encontra.
É conhecido, também, como Pointer Inglês, porque foram os britânicos que, no final do século XIX, conseguiram transformar o seu Pointer num cão de qualidades espetaculares, de resistência incomparável, mostra firme e faro exemplar.
Quando se fala em Pointer, imediatamente é condicionada sua imagem ao notável cão desenvolvido nas Ilhas Britânicas.
O Pointer é de fato um cão de adaptação fácil, manejo tranqüilo e atento a tudo o que lhe é enviado. Trata-se de uma raça de cães galope, rústicos, enérgicos, desenvolvida para apresentar velocidade, força e resistência. Este cão demonstra grande desejo de agradar ao seu dono e, é, além do mais, aluno atento e dócil.
O Padrão Brasileiro
Descrição
O Pointer no Brasil foi criado, principalmente, para os esportes de campo. Ele se parece com um cão de trabalho, sua cabeça é nobre e seu porte, orgulhoso.
Possui uma expressão inteligente e alerta, e seu corpo musculoso indica vivacidade e força.
O Pointer é criado primariamente para o esporte no campo. Deve ser inequivocamente talhado para isto. O exemplar ideal dá a imediata impressão de força, compacticidade, agilidade e graça; a cabeça nobre portada orgulhosamente, a expressão inteligente e alerta, o corpo musculoso revelando energia e vigor. Eis aqui um animal cujos movimentos, quaisquer que sejam, indicam um caçador determinado, alerta, com resistência, coragem e determinação. Em sua expressão, estão a lealdade e a devoção de um verdadeiro amigo do homem.
Cabeça
Possui um crânio de largura média, aproximadamente tão largo quanto o comprimento do focinho. Leve sulco entre os olhos, faces claramente cinzeladas. O focinho deve ser profundo sem lábios pendentes.
Maxilares: terminando quadrados e nivelados; a mordedura pode ser tesoura e torquês. Nariz – bem desenvolvido e aberto.
Orelhas
Inseridas a nível dos olhos, quando pendentes devem atingir naturalmente o ponto abaixo do maxilar inferior, bem aderentes à cabeça com pequena ou nenhuma dobra. Devem ser algo pontudas na sua extremidade, nunca redondas, macias e finas no couro.
Olhos
De tamanho amplo, arredondados e intensos, a coloração deve ser escura em contraste com a cor das manchas, e quanto mais escuro melhor.
Pescoço, Ombros e Frente
O pescoço do Pointer é longo, seco, musculoso e levemente arqueado, subindo harmoniosamente dos ombros. Já estes, são longos, finos e inclinados, e a ponta das omoplatas ficam bem juntas. Sua frente é composta por cotovelos bem descidos, diretamente embaixo da cernelha, e paralelos, de forma que trabalhem bem livres do corpo. Anteriores retos e com ossos ovais. A articulação carpina nunca deve projetar-se para frente. Os metacarpos são de comprimento moderado, perceptivelmente mais fino em ossatura do que a perna, e levemente inclinados. Peito profundo e relativamente largo, não deve interfirir na livre ação dos anteriores. O antepeito tem que ser pronunciado sem ser muito proeminente. Costelas bem arqueadas, descendo ao nível dos cotovelos.
Dorso, Garupa e Cauda
O dorso do Pointer é forte e sólido, com uma leve ascendência da garupa à cernelha; lombo de comprimento moderado, poderoso e levemente arqueado.
Apresenta uma garupa caindo levemente em direção à base da cauda, com esgalgamento aparente mas não exagerado.
Sua cauda é forte na raiz e vai afinando suavemente até a ponta. Deve ser portada a não mais que 20º acima do dorso e sem curvas, e nunca deve ser portada entre as pernas.
Traseiros, Pés e Pelagem
O Pointer apresenta traseiros musculosos e poderosos e com grande propulsão.
Coxas longas e bem desenvolvidas, joelhos bem angulados, jarretes limpos; as pernas devem ser retas vistas por trás. Angulação pronunciada é sinal de força e segurança.
Os pés são ovais, com dedos longos, arqueados e juntos. Almofadas plantares bem espessas e profundas. Os ergots nas pernas traseiras devem ser removidos.
A pelagem é curta, densa, lisa e brilhante.
Cor: fígado, limão, preto, laranja – todas essas cores podem ser combinadas com o branco ou então ser sólidas. Um bom Pointer não pode ter uma cor pouco definida. Nas cores escuras, o nariz pode ser preto ou marrom; nas tonalidades mais claras, pode ser mais claro ou cor de carne.
Movimentação
A movimentação do Pointer é livre, macia e com uma poderosa propulsão traseira. A cabeça deve ser portada alta, as narinas largas e a cauda movimentando-se de lado a lado ritmicamente, com o passo dando a impressão de um cão caçador bem harmonioso e fortemente construído, capaz de grande velocidade combinada com grande resistência. Movimentação saltitante deve ser penalizada.
Proporção e Tamanho
Harmonia e simetria são mais importantes que o tamanho no Pointer. Um suave e harmonioso cão deve ser mais desejado do que um cão com pontos excelentes contrastados com faltas.
Por ser o Pointer um cão esportivo, ele deve ter resistência e força; as grandes variações em tamanho são indesejáveis, devendo-se seguir os seguintes limites de altura e peso: machos – 63 a 71 cm, 26 a 36 Kg; Fêmeas – 58 a 66 cm, 21 a 31 kg.
Escolhendo o seu filhote
A melhor idade para se escolher um filhote de Pointer é entre seis e oito semanas, pois então já se pode ter uma ideia de sua aparência futura. Quando nesta idade ele parece ser bem balanceado, tudo indica que o será mais tarde.
Já na adolescência, alguns meses mais tarde, tal avaliação se torna muito mais difícil: o máximo que se pode perceber é se é promissor.
Com oito semanas os filhotes já são indivíduos, cada qual com seu próprio caráter, tendências e possibilidades.
Procure inicialmente avaliar a ninhada como conjunto: observe-a brincando, pois é esta uma excelente oportunidade para se ter uma ideia de seu estado de saúde.
Além do mais, sempre haverá aquele filhote que chamará mais a sua atenção.
Peça ao criador para separar os machos das fêmeas. Tendo já escolhido qual o sexo do seu filhote, passe a uma análise individual seletiva. No caso de filhotes de várias cores numa mesma ninhada, procure analisá-los separadamente. É bem verdade que muitos filhotes, cujas pelagens não pareciam tão impressionantes, depois de adultos se tornam mais bonitos do que seus irmãos. Em todo caso, cor e marcações são de fato itens de menor importância e, conseqüentemente, não podem ser transformados em padrão para a escolha.
Examine cada filhote individualmente. Tenha em mente o padrão da raça e procure vizualisá-lo em cada um deles.
O filhote de Pointer típico deve ser alegre, curioso, amigável, arrojado, ativo, com muita presença. Jamais tímido ou assustado. Aproxima-se das pessoas com confiança. Assim, os exemplares tímidos devem ser desconsiderados, pois embora o ambiente, possa destruir um bom padrão hereditário, também aqui a hereditariedade desempenha um papel fundamental.
Cães com temperamento extrovertido e jovial têm maiores condições de aprendizado do que aqueles tristes e desinteressados pela vida.
Sendo possível, dê uma olhada na mãe e no pai: avaliando seus respectivos temperamentos poderá fazer-se uma idéia de como será o filhote quando adulto.
Pointer Inglês – Cão
O Pointer Inglês é um dos mais populares cães de caça no mundo. Na Itália e na Espanha onde a caça é um esporte muito comum, está há anos entre as dez raças mais populares. No Brasil, apesar de a caça estar restrita a poucas reservas e ao Estado do Rio Grande do Sul, é também conhecido como Perdigueiro.
Sua origem se perde no tempo, mas o desenvolvimento da raça como conhecemos hoje se deu graças ao trabalho de seleção dos criadores ingleses, que apresentaram esses cães em exposições pela primeira vez em 1859.
Função original do Pointer é justamente a de encontrar a presa e ‘apontá-la’ (to point) para o caçador. Para desempenhar bem essa atividade, o Pointer possui um faro excepcional, e apresenta extrema agilidade e grande força física que lhe permite percorrer grandes distâncias até encontrar a caça.
Temperamento
O temperamento e o bom senso do Pointer faz dele um excelente companheiro tanto no campo como no lar.
O temperamento equilibrado e sagaz do Pointer faz dele um companheiro nato, tanto no campo como em casa. Deve ter o porte digno e não mostrar timidez diante de homem ou cão.
Em razão de sua principal função – a caça em estreita sintonia com o caçador – o Pointer é também um excelente cão de companhia, especialmente por aqueles que não querem um cão que o siga como uma sombra, uma conseqüência da seleção realizada pelos primeiros criadores que procuravam um cão que, durante as caçadas pudesse tomar por si próprios decisões acerca da direção a seguir.
Assim, pode-se dizer que o Pointer tem uma personalidade bastante independente, apesar de serem extremamente atentos à movimentação ao seu redor, característica que ajuda muito no adestramento de obediência e no treino específico para a caça.
Muito meigo, ativo e extremamente ágil, conquista admiradores com a maior facilidade e muitos proprietários, apaixonados pela raça, fazem questão de tê-los por perto, mesmo em ambientes considerados pequenos para sua vitalidade.
Apesar de se adaptarem a espaços reduzidos e até a apartamentos, é fundamental que, para garantir um bom desenvolvimento do cão (física e mentalmente) ele deve poder gastar sua enorme energia, e portanto, os passeios diários e muito exercício são fundamentais. Uma boa opção é treinar os Pointers para a prática do agility, esporte no qual se destacam pela velocidade.
O Pointer é alegre e muito resistente. Enfrenta bem todo tipo de brincadeira e é extremamente tolerante com as crianças, com quem pode brincar durante horas sem cansar. Muito afável e companheiro, costuma relacionar-se bem até mesmo estranhos sendo, portanto, inadequado para a função de guarda.
Seu pelo curto também é uma característica que facilita sua higiene e limpeza uma vez que não retém muita sujeira nem tem cheiro forte. A manutenção adequada necessita apenas de escovações semanais, que ajudem na remoção dos pelos mortos. Sua pelagem é bastante macia e fina.
Ainda quanto à pelagem, os pointers uma grande variedade de cores e combinações, mas os mais comuns são os bi-colores, onde deve predominar o branco com manchas laranja, limão, preto ou fígado. Pointers tricolores e uma cor só também são permitidos.
Curiosidade sobre a raça
Não dá para confundir o típico contorno do Pointer, cão de caça na Inglaterra desde o século 17, quando era usado para caçar lebres.
O nome foi bem escolhido pois quando encontra a caça, qualquer que seja, ele congela, com uma pata levantada, ‘apontando’ (em inglês apontar é ‘point’).
Como o cão se portará?
Já filhote, o instinto de apontar é bastante aparente, e proprietários e criadores podem ver filhotes mostrando sua habilidade desde bastante cedo, com cerca de oito semanas de idade.
É uma raça muito fácil de treinar para companhia.
Entretanto, é um animal que acharia desagradável a vida na cidade, sem chances para exercitar-se muito, regularmente.
Proprietários que gostem de bastante exercício logo notarão que o Pointer é um cão bastante resistente e veloz.
A pelagem é fina e lustrosa, fácil de cuidar. Pelos brancos ficarão bastante aparentes quando o cão estiver trocando o pelo próximo a superfícies escuras, mas se estiver em boas condições, a troca deve ocorrer apenas duas ou três vezes por ano, depende do ambiente.
A mordedura é em tesoura. É essencial limpar os dentes regularmente.
As orelhas devem ser inspecionadas semanalmente e as unhas devem ser cortadas quando necessário.
É uma raça popular em apresentações e para trabalho.
O cão perfeito para apresentações
Simétrico e bem construído, é um cão forte, mas ao mesmo temo gracioso.
O crânio tem largura média e é proporcional ao comprimento do focinho.
O stop é bem definido e a occipital é bem pronunciada.
As pálpebras e trufa são escuras, mas podem ser mais claras em um cão limão e branco.
Os olhos brilhantes podem ser cor de avelã ou marrons, e as orelhas finas devem ficar pendentes rente à cabeça, com pontas finas.
O pescoço é levemente arqueado.
O lombo é curto e curvado.
A cauda tem comprimento médio e afina perto da ponta, sem curvatura. É portada em nível com o dorso. Quando em movimento a cauda move de lado a lado.
Observações especiais:
Jovens filhotes não devem ser exercitados em excesso – espere até que tenham se desenvolvido o suficiente. Aparência ‘rosto prato’ com focinho côncavo.
Cores: Fígado e branco, limão e branco, preto e branco, unicolor e tricolor também são aceitos.
Características
Peso do macho: 18-34 kg
Peso da fêmea: 16-30 kg
Altura do macho: 56-70 cm na cernelha
Altura da fêmea: 53-66 cm na cernelha
Tipo de pelo: fino, curto, duro, perfeitamente liso e brilhante
Temperamento: alerta, agradável, equilibrado, leal e aristocrático
Tamanho: Mediano
Expectativa de vida: 12 a 15 anos
Classificação
Nome no Brasil: Pointer Inglês
Nome original: English Pointer
Outros nomes: English Pointer, Pointer inglês
País de origem: Grã-Bretanha
Grupo 7: Cães de parar ou cães apontadores
Seção 2: Cães de Parar, Britânicos, Tipo Pointer
Pointer Inglês – Fotos
Fonte: www.canilbomfaro.com.br/www.gregorioadestrador.hpg.ig.com.br/www.obedienciaeagility.com.br/www.vetstreet.com/www.akc.org
Redes Sociais