PUBLICIDADE
Cegonha – O que é
Cegonha, (família Ciconiidae), qualquer uma das cerca de 20 espécies de aves grandes de pescoço longo que constituem a família Ciconiidae (ordem Ciconiiformes), relacionadas com as garças, flamingos e íbis.
Cegonhas variam de cerca de 60 cm a mais de 150 cm de altura.
Toda ou parte da cabeça e do pescoço superior podem estar sem penas e coloridas.
As cegonhas não têm voz ou quase, por falta de um siringe (órgão vocal) totalmente desenvolvido, mas algumas delas fazem barulho alto quando empolgadas.
Eles voam, alternadamente batendo e subindo, com o pescoço esticado e as pernas à direita.
As cegonhas ocorrem principalmente na África, Ásia e Europa. Uma espécie, a cegonha de pescoço preto, também ocorre na Austrália. Três espécies do Novo Mundo ocorrem entre a Flórida e a Argentina.
A maioria das cegonhas é encontrada em bandos, exceto durante a época de reprodução, quando eles se emparelham.
Elas se alimentam durante o dia. A maioria come pequenos animais capturados em águas rasas e campos.
Alguns, como a cegonha marabu da África e a cegonha adjunta da Índia, alimentam-se principalmente de carniça.
O ninho, uma grande plataforma de galhos construída por ambos os sexos, é construído em árvores, em saliências rochosas ou, no caso da cegonha branca, em telhados e chaminés, muitas vezes em agrupamentos coloniais.
Três a seis ovos branco-calcários são incubados por ambos os pais e eclodem em cerca de cinco semanas.
Cegonha – Ave
A cegonha é uma ave pernalta de um metro de altura, corpo robusto, cabeça grande e redonda, bico comprido, reto e cônico, e patas muito compridas e nuas.
A sua plumagem é branca, exceptuando as rêmiges e as guias grandes das asas, que são negras; o bico e as patas são de cor vermelha mais ou menos viva.
Encontra-se na Europa, Norte da África e Ásia, sendo em toda a parte ave de passagem, à procura sempre das localidades temperadas ou quentes.
Alimenta-se de répteis, batráquios e insetos. Constrói os seus ninhos, que se assemelham a enormes cestos, no alto das torres sineiras.
Cegonha – Espécie
Ave grande, de pernas compridas e asas fortes.
Procura alimento em charcos e pântanos, mas freqüentemente faz ninho nos telhados ou nas chaminés.
A espécie mais conhecida é a cegonha-branca.
No verão, habita grande parte da Europa e Ásia Central, mas no inverno vive na África e no norte da Índia. É branca, com manchas pretas nas asas, e mede cerca de 90 cm de altura.
O bico é vermelho, e as pernas e pés são de um rosa-avermelhado. Um casal de cegonhas volta sempre ao mesmo ninho todos os anos.
As cegonhas são voadoras hábeis e têm asas compridas.
Comem enguias, rãs, répteis, filhotes de pássaros, peixes e pequenos mamíferos.
Podem formar pequenas colônias e superar os 30 anos de vida.
Da mesma ordem das cegonhas, o maguari e o jabaru, aves que atingem 1,5 m de altura, são encontrados no Brasil.
Cegonha – Características
A cegonha (Ciconia ciconia) pertence à família Ciconiidae e à Ordem dos Ciconiformes.
O macho e a fêmea são semelhantes e ambos reconhecem-se pelo seu pescoço longo e branco, patas e bico vermelho.
Alimentam-se de rãs, cobras, peixes e pequenos mamíferos.
Esta é uma ave aquática de grande porte, atingindo um comprimento de cerca de 100 a 102 cm, uma envergadura de 155 a 165 cm e um peso entre 2,3 a 4,4 kg.
Habita em campos abertos nas margens de lagos e lagoas, zonas pantanosas e várzeas. Esta ave passa geralmente o Inverno em África e na Primavera vem para a Europa.
A época de acasalamento ocorre na Primavera em finais de Março e a fêmea põe três ovos que são incubados durante 30 dias, num ninho de grandes dimensões, que ao fim de uns anos pode pesar 50kg.
A sua longevidade varia entre um máximo de 33 anos em estado selvagem e 35 em cativeiro.
Cegonha-branca (Ciconia ciconia)
A cegonha-branca é uma das aves mais conhecidas da nossa fauna, sendo reconhecíveis por quase todos a sua tonalidade branca e preta e o seu característico bico vermelho.
Identificação
Inconfundível, a cegonha-branca mostra uma das silhuetas mais facilmente identificáveis da nossa avifauna. O seu pescoço e patas compridas, a tonalidade branca do corpo, com as pontas das primárias e secundárias pretas, e a cor vermelha viva do bico e das patas, tornam esta ave emblemática no nosso território.
Abundância e calendário
A cegonha-branca é comum, sobretudo na metade sul do país.
Existe um contingente residente, embora a maioria das aves seja migradora. A melhor altura para observar a espécie é durante a Primavera, quando os ninhos se encontram ocupados. Como se trata de uma ave bastante associada a meios humanizados, a sus detecção afigura-se bastante facilitada.
Onde observar: Fácil de encontrar, devido à conspicuidade dos seus ninhos, é sobretudo a sul do Tejo que a cegonha-branca é mais comum.
Alimentação
A alimentação da cegonha branca é muito variado. Baseia-se especialmente em pequenos animais que são capturados vivos. Inclui insetos, vermes e pequenos vertebrados ( mamíferos, peixes, repteis e anfíbios ). Para além disso, as Cegonhas recorrem também com alguma frequência a desperdícios gerados pelo Homem e que são obtidos em lixeiras. O alimento é procurado em terrenos abertos ou em zonas de água pouco profunda, caminhando ou correndo com o bico apontado para o chão.
As cegonhas brancas associam-se também com frequência a máquinas agrícolas, capturando os pequenos animais que estas afugentam.
Localização dos ninhos
As cegonhas brancas podem instalar os seus ninhos em árvores, falésias e num vasto leque de estruturas artificiais (telhados, chaminés, postes de eletricidade).
Podem criar isoladamente ou formar colônias, por vezes em associação com outras espécies de aves nomeadamente garças.
Reprodução
A época de reprodução estende-se de meados de Março a princípios de Abril.
As paradas nupciais são bastante elaboradas. O comportamento mais característico consiste em bater ruidosamente com o bico inclinando a cabeça para trás.
Esta ação é efetuada pelos dois sexos e ocorre quando as aves estão pousadas no ninho. Estes são defendidos de forma bastante aguerrida contra potenciais rivais.
O ninho é uma estrutura bastante grande composta por ramos entrelaçados e é utilizado em anos sucessivos. Na sua construção participam ambos os membros do casal. O trabalho é começado pelo primeiro a regressar na primavera, normalmente o macho, podendo ficar pronto em apenas 8 dias.
As cegonhas brancas fazem só uma postura anual, composta normalmente por 3 a 5 ovos, raramente de 1 a 7. O período de incubação dura de 29-30 dias. As crias são protegidas e alimentadas pelos pais, encontrando-se a voar ao fim de 2 meses.
A Cegonha branca em Portugal: É sobretudo uma espécie de ocorrência estival no nosso País, passando o Inverno no continente Africano. Apesar disso, muitas delas podem permanecer entre nós ao longo de todo o ano, especialmente no sul. As aves estivais começam a regressar de África em finais de Novembro e começam a partir em meados de Julho.
As Cegonhas brancas podem considerar-se relativamente comuns em Portugal. No entanto, nem sempre foi assim. Até meados dos anos 80 a espécie passou por um período durante o qual a sua população diminuiu bastante. Atualmente pode dizer-se que estamos a assistir a uma fase de recuperação. Em 1994, a população Portuguesa foi estimada em 3302 casais a maior parte dos quais localizados na metade Sul do País.
Como já foi referido, um número aparentemente crescente de indivíduos passa o Inverno em Portugal. Para além das aves locais, a população invernante inclui também aves procedentes do resto da Europa. De acordo com informação obtida em 1997, a população invernante é composta por cerca de 1700 aves que se distribuem sobretudo pelos distritos de Faro e de Setúbal.
Migração
Muitas espécies de aves que criam na Europa durante a Primavera e o Verão deslocam-se para África no Outono e no Inverno. Essas viagens periódicas chama-se migrações e são essencialmente provocadas pela busca de melhores fontes de alimento.
A maior parte das cegonhas europeias são migratórias passando o Inverno em África, a sul do deserto do Saara.
É uma viagem longa, de milhares de quilômetros, durante a qual, as aves têm que enfrentar inúmeros perigos. A caça, em Marrocos, a travessia do deserto e o mau tempo são apenas alguns deles.
As cegonhas, tal como as aves de rapina, utilizam essencialmente o voo planado para se deslocar. Têm por isso as asas largas e compridas que lhes permite voar durante bastante tempo, quase sem as bater; aproveitando as correntes de ar ascendentes que se formam sobre a superfície terrestre.
Essas correntes formam-se quando o ar frio da atmosfera entra em contato com a superfície terrestre aquecida pelo sol, aquecendo também, tornando-se mais leve e subindo.
Esta forma de viajar permite às aves percorrerem grandes distâncias com pouco consumo de energia.
Tem no entanto um pequeno inconveniente: as correntes térmicas só se formam sobre a superfície terrestre quase não existindo sobre as grandes massas de água.
Em termos práticos isto quer dizer que as aves planadoras não podem atravessar grandes extensões de mar. A passagem da Europa para a África tem pois que ser efetuada nos sítios onde os dois continentes se aproximam mais. As cegonhas que viajam para África no período pós nupcial (final do Verão) tendem assim a concentrar-se em grande número no estreito de Gibraltar; na Península Ibérica, e no estreito de Bósforo, na Turquia. No primeiro local, passam anualmente entre 30 e 40 mil aves enquanto no segundo esse número ascende a 300 mil.
Estatuto de conservação e fatores de ameaça: No nosso País a cegonha branca é tradicionalmente respeitada e acarinhada pelas populações. Apesar disso, ocasionalmente ainda se verificam alguns casos de aves abatidas. A principal causa de mortalidade em Portugal deverá ser no entanto a eletrocussão em linhas de média e alta tensão. A contaminação com pesticidas, especialmente em zonas de arrozal, e o derrube de ninhos poderão constituir ameaças potenciais.
Classificação científica
Nome Científico: Ciconia ciconia
Nome Comum: Cegonha Branca
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiidae
Família: Ciconiidae
Gênero: Ciconia
Peso: Cegonha-branca: 3,4 kg, Cegonha-preta: 2,9 kg
Comprimento: Cegonha-branca: 100 – 110 cm, Cegonha-preta: 95 – 100 cm
Altura: 100 cm
Cegonha – Fotos
Fonte: br.geocities.com/lisboaverde.cm-lisboa.pt/www.totems-scouts.be/joniecnaturalnie.com/animaldiversity.org
Redes Sociais