Uretrite

PUBLICIDADE

Uretrite – Definição

Existem alguns tipos de uretrite, uma inflamação da bexiga. Um tipo refere-se à doença causada pela gonorreia e outro tipo não é causada pela gonorreia. Os antibióticos são o tratamento padrão.

A uretrite é uma inflamação (inchaço e irritação) da uretra, o tubo que leva a urina (xixi) da bexiga para o exterior do corpo. Normalmente, a uretrite é causada por uma infecção. Mais comumente, mas nem sempre, a causa é uma infecção sexualmente transmissível.

Uretrite – O que é

A uretrite é uma condição médica caracterizada por uma inflamação da uretra, que é um tubo no corpo masculino que passa a urina e os fluidos reprodutivos de dentro para fora do corpo.

Também é encontrado no corpo feminino, embora sirva apenas para urinar nessa capacidade.

Uma pessoa pode desenvolver uretrite de várias maneiras. Infecções bacterianas e virais são causas comuns, sendo as associadas a doenças sexualmente transmissíveis e infecções do trato urinário a causa típica.

Exemplos de doenças sexualmente transmissíveis que podem levar a essa condição incluem citomeglovírus e herpes. Em alguns casos, a condição também pode ser causada por lesão ou sensibilidade a substâncias químicas encontradas em certos espermicidas ou cremes, geléias e espumas anticoncepcionais.

Indivíduos com múltiplos parceiros sexuais são mais propensos a desenvolver esta condição. Deixar de usar preservativo durante as relações sexuais também coloca o indivíduo em maior risco. Enquanto homens entre 20 e 35 anos de idade são mais comumente afetados, também pode afetar mulheres em idade reprodutiva.

Os homens que desenvolvem uretrite geralmente experimentam uma necessidade aumentada de urinar, bem como uma sensação de queimação durante a micção.

Eles também podem desenvolver uma secreção amarela ou clara do órgão sexual masculino em quantidades moderadas ou sentir uma sensibilidade geral ou coceira na região da virilha. Além disso, o órgão sexual masculino ou a região da virilha podem inchar e o homem pode sentir dor ao ejacular ou desenvolver sangue no sêmen ou na urina. A febre, embora rara, também pode acompanhar a uretrite.

As mulheres com esta condição também podem sentir ardor ao urinar, bem como uma maior necessidade de urinar. Eles também podem desenvolver febre e calafrios, sentir dor abdominal e sentir vômitos e náuseas.

As mulheres também podem ter corrimento no canal do órgão sexual feminino e dor pélvica. As mulheres também podem desenvolver problemas associados à gravidez, como dificuldade para engravidar, gravidez ectópica ou complicações como aborto espontâneo ou parto prematuro.

uretrite é tratada com antibióticos, que, em alguns casos, devem ser administrados por via intravenosa.

Analgésicos também podem ser necessários para tratar os sintomas enquanto a própria doença está sendo tratada. Durante o tratamento, as pessoas com uretrite devem abster-se de relações sexuais ou usar preservativo para evitar a propagação da infecção. A maioria dos pacientes é capaz de se curar completamente sem complicações.

Se não for tratada, no entanto, a condição pode levar a danos permanentes na uretra.

Uretrite – Tipos


Uretrite

Existem diferentes tipos de uretrite.

Eles incluem:

A uretrite gonocócica é causada pela gonorreia.
A uretrite não gonocócica é causada por algo diferente da gonorreia. Isso pode ser causado por outro tipo de infecção sexualmente transmissível ou por irritação repetida da uretra.
Uretrite inespecífica refere-se a uretrite que não tem uma causa conhecida.

Uretrite – Sinais e Sintomas

Sinais e sintomas de uretrite podem incluir:

Dor ao fazer xixi (disúria).
Dor durante a relação sexual (dispareunia).
Coceira na ponta da uretra.
Descarga peniana, incluindo pus e/ou sangue.
Dor pélvica.

Os homens geralmente apresentam sintomas de uretrite não gonocócica, mas as mulheres podem não apresentar sintomas.

Uretrite – Causa


Uretrite

uretrite é uma condição médica caracterizada pela inflamação da uretra, geralmente resultando em dor ao urinar. Existem várias causas de uretrite. Uma das causas mais comuns é a infecção, no entanto, outras condições médicas também podem causar isso. Certos produtos químicos ou traumas físicos também podem levar à uretrite.

Muitas vezes, esta condição é causada por uma infecção bacteriana ou viral. Certas doenças sexualmente transmissíveis são conhecidas por causar essa condição, especialmente em homens.

A clamídia e a gonorreia são as DSTs mais comuns associadas a esta condição. Causado pelo vírus herpes simplex, o herpes genital também é conhecido por levar a uma uretra inflamada.

Além das DSTs, algumas outras condições médicas podem causar uretrite. Uma infecção bacteriana da próstata, conhecida como prostatite bacteriana, por exemplo, também pode causar essa condição.

A bactéria E.coli, que também causa infecções do trato urinário, também pode causar inflamação da uretra.

Algumas condições médicas não causadas por bactérias ou vírus também podem levar a essa condição. Uma estenose de uretra é um bom exemplo disso. Isso se refere ao estreitamento da uretra. Em casos graves, a uretra pode fechar, tornando a micção extremamente difícil. Muitas vezes, um paciente pode precisar inserir um cateter urinário para ajudar a esvaziar a bexiga.

Embora um cateter possa ser um tratamento para problemas de uretra, a inserção do cateter também pode causar essa condição.

Isso ocorre porque os tecidos delicados da uretra ficam irritados com a inserção do cateter, o que pode levar à inflamação. Outros tipos de traumas ou irritações físicas também podem causar esse tipo de inflamação, incluindo relações sexuais violentas ou até mesmo o atrito da entrada da uretra na parte interna da calça.

Irritantes químicos também podem ser os culpados em alguns casos. Como algumas pessoas podem ser alérgicas ou sensíveis a certos tipos de corantes ou fragrâncias, produtos como sabonete ou loção, que contêm esses irritantes, podem causar inflamação na uretra. Certos contraceptivos que contêm espermicida também podem resultar nesta condição médica. Normalmente, nesses tipos de casos, quando o paciente para de usar um determinado irritante, a inflamação desaparece.

tratamento para uretrite geralmente começa com o tratamento de quaisquer causas subjacentes. No caso de uma infecção bacteriana ou viral, normalmente é necessária medicação antibiótica ou antiviral.

Os pacientes com esta condição também são fortemente aconselhados a se abster de atividade sexual por pelo menos alguns dias após o início do tratamento.

Uretrite – Transmissão


Uretrite

uretrite em si não é contagiosa, mas as infecções que a causam podem ser contagiosas. Se você tiver uretrite causada por uma infecção sexualmente transmissível, você deve ser tratado para a infecção sexualmente transmissível.

Seu parceiro ou parceiros também devem ser tratados. Se apenas um de vocês for tratado, você continuará transmitindo a infecção entre vocês.

Uretrite – Diagnóstico

Seu médico fará um histórico médico e fará perguntas, algumas delas sobre seu histórico sexual. Eles também farão um exame físico para verificar se há vermelhidão ou descoloração, inchaço e dor.

Seu médico pode solicitar testes que podem incluir:

Exames laboratoriais de alta.
Exames de sangue.
Exames de urina.

Esses testes podem ajudar seu médico a diagnosticar a uretrite e o tipo de infecção que a está causando.

Uretrite – Tratamento


Uretrite

Os antibióticos são o principal tratamento para a uretrite, isoladamente ou em combinação.

Alguns dos antibióticos usados para tratar a uretrite incluem:

Azitromicina.
Doxiciclina.
Ofloxacina.
Levofloxacina.
Ceftriaxona.
Cefixima.

Seu médico pode iniciar antibióticos antes mesmo de obter os resultados, se eles acreditarem que você tem uma infecção. Eles também podem sugerir que você use um analgésico.

Se você tiver uretrite por fricção ou pelo uso de substâncias químicas irritantes, como sabão ou espermicida, seu médico irá sugerir que você pare de usar roupas apertadas, pare de usar o irritante e reduza o tempo gasto fazendo a atividade que causa fricção.

Fonte: www.wisegeek.com/www.biologica.hpg.ig.com.br/www.thehealthboard.com/www.dstfacil.hpg.ig.com.br/my.clevelandclinic.org/medlineplus.gov/www.shutterstock.com/www.sriramakrishnahospital.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.