Calamondin

PUBLICIDADE

Calamondin
Calamondin

É uma árvore de fruta da família Rutaceae nativa da Ásia.

Outros nomes comuns de Inglês incluem: calamonding, calamandarin, cal de ouro, cal Filipinas, Panamá laranja, laranja chinesa, e laranja ácido.

O seu cultivo se espalhou por todo o Sudeste Asiático, Índia, Havaí, o Índias Ocidentais, e Central e América do Norte.

A planta é caracterizada por apêndices semelhantes a asas sobre os talos das folhas e flores brancas ou arroxeadas.

Seu fruto tem ou uma casca esponjosa ou couro com uma polpa suculenta que é dividido em seções.

A fruta é originária e amplamente cultivada nas Filipinas e partes do norte vizinhas de Indonésia.

Ela está disponível durante todo o ano nas Filipinas e é geralmente visto em seu estado verde não amadurecidas.

Quando amadurece ela vira um laranja tangerina.

Origem

A árvore é o resultado de um híbrido entre as espécies da família citrus e é desconhecido na natureza. Ele é tratado como um híbrido intergenérico no nothogenus Citrofortunella como × Citrofortunella microcarpa. [1] É geralmente realizada que a maioria das espécies em cultivo são antigos apomítica híbridos e selecionados cultivares desses híbridos, incluindo cruzamentos com citrus segregar gêneros como Fortunella e Poncirus . Híbridos entre gêneros citrus e espécies foram cultivadas por tanto tempo que as origens do mais são obscuras. O calamondin às vezes é descrito como um híbrido ‘ nativo ‘para as Filipinas. Cada fruta contém de 8 a 12 sementes.

Descrição

Citrofortunella microcarpa é um arbusto ou pequena árvore que cresce a 3-6 metros (9,8-19,7 pés). O fruto do calamondin se assemelha a um pequeno, redondo cal , geralmente 25-35mm de diâmetro, mas por vezes até 45 milímetros. A polpa centro e suco de laranja é a cor de uma tangerina com um laranja muito fina casca quando maduro.

Calamondin – Citrus madurensis Lour

Calamondin Citrus madurensis é um fruto ácido que é mais comumente cultivada nas Ilhas Filipinas, embora seja provavelmente de origem chinesa.

Acredita-se que seja um híbrido natural, com kumquat no parentesco. Nas Filipinas é chamado às vezes calamonding ou calamansi. Aqui nos Estados Unidos é plantada principalmente como um ornamental, quer em crescimento no solo ou num recipiente. Calamondin é resistente ao frio. A forma de árvore é reto e colunar, e as folhas são pequenas e densas dando a árvore uma aparência de textura fina. Os frutos são muito pequenas, redondas, e laranja em plena maturidade. A carne laranja é ácida, suculenta e contém algumas sementes. Calamondin árvores de flores e frutificação de forma intermitente ao longo do ano, somando-se o apelo decorativo destas árvores. A forma variegada, com folhas de mármore e frutas levemente-listrado é por vezes comercializada sob o nome de Peters.

Descrição de A Citrus Indústria Vol. 1 (1967):

“Fruto muito pequeno, oblato a esférica; ápice achatado ou deprimido cor laranja casca de laranja-vermelho;. Muito finas, lisas, e finamente sem caroço, facilmente separáveis apenas no vencimento;. Segmentos doces e comestíveis cerca de 9 e eixo pequeno e semi- ocos Carne de cor laranja;… As sementes concurso, suculenta e ácido poucos, pequeno, gordo, poliembriônicas, e com cotilédones verdes Fruit detém na árvore muito bem.

Árvore de vigor médio, altamente produtiva, ereta e colunar, quase sem espinhos; folhas pequenas, amplamente oval, e tangerina-like. Fortemente resistente ao frio.

O Calamondin mandarim-like é a Calamonding das Filipinas, o szukai-kat do sul da China e Taiwan, o tôkinkan e shikikitsu do Japão, o kastoori djerook de Java, eo hazara da Índia.

Houve alguma dúvida sobre o status deste fruto. Swingle reconheceu-o como uma espécie válida em 1914, mas depois não conseguiu dar-lhe classificação específica. Tanaka durante algum tempo manteve a sua posição específica no que ele designado como o subgrupo mitis. Mais recentemente, Tanaka (1954) classificou-o como Citrus madurensis Loureiro.

Sem dúvida, de origem chinesa, esta fruta foi distribuído no início e amplamente por todo o Oriente, incluindo a Indonésia e as Filipinas, onde foram feitas as primeiras descrições. Embora mandarim semelhante em muitos aspectos, tem semelhanças com o kumquat e às vezes tem sido confundido com o fruto, principalmente na Índia e no Ceilão. Na verdade, Swingle (1943, p. 357) considerou ser um híbrido natural entre um mandarim de leite e alguns kumquat.

O Calamondin tem pouca importância econômica para o fruto, mas é amplamente utilizada como planta ornamental na Flórida e na Califórnia. É especialmente atraente como um vaso de plantas ou bastão em frutas e atualmente é amplamente cultivada e enviados para os centros populacionais dos Estados Unidos para o uso como uma planta da casa de inverno. Ele também faz um excelente porta-enxerto para o oval ou Nagami kumquat, quando cultivada para fins semelhantes.

Peters, uma forma atraente, variegada de folhas é cultivada tanto na Califórnia, principalmente para o uso da paisagem. “

Fonte: en.wikipedia.org/www.citrusvariety.ucr.edu

Calamondin

Valorizada pelo seu valor ornamental mais amplamente do que pelo seu fruto, a calamondin foi anteriormente identificado como Citrus mitis Blanco (syn C. microcarpa Bunge.); mais recentemente, em círculos cítricas, erroneamente, como C. madurensis Lour; agora foi dado o nome híbrido: X Citrofortunella mitis J. Ingram & HE Moore.

Entre os nomes comuns alternativos são: Calamondin laranja; Chinês, ou China, laranja;Panamá laranja; cal de ouro; cal escarlate; e, nas Filipinas, kalamondin, kalamunding, kalamansi, calamansi, limonsito, ou agridulce. nomes malaios são limau kesturi (“cal musk”) e limau Chuit.

Na Tailândia é ma-nao-wan.

Descrição

A árvore calamondin, variando de 6 1/2 a 25 pés (2-7,5 m) de altura, está ereto, delgado, muitas vezes, bastante cilíndrico, densamente ramificada começando perto do chão, um pouco espinhoso, e desenvolve uma raiz principal extraordinariamente profunda. As folhas verdes (tecnicamente folhetos individuais) são alternadas, aromática, de largo oval, e brilhante na superfície superior, verde-amarelado por baixo verde-escuro, 1 1/2 a 3 em (4-7,5 cm) de comprimento, ligeiramente dentada no ápice, com pecíolos, estreito-alados curtas.

As flores ricamente e docemente perfumadas, com 5 elíptico-oblonga, pétalas puro-branco, são cerca de 1 em (2,5 cm) de largura e carregado única ou em 2 ou 3 da do terminal ou nas axilas das folhas perto das pontas de galhos.

Os frutos vistosos são redondas ou oblato e 1 3/4 em (4,5 centímetros) de largura, com muito aromático, casca de laranja-vermelho, brilhante, e pontilhada com inúmeras pequenas glândulas de óleo; concurso, fina, facilmente removido, doce e comestível.

A polpa, de 6 a 10 segmentos, é laranja, muito suculenta, altamente ácido, sem sementes ou com 1-5 sementes pequenas, obovoid, verde dentro.

Origem e Distribuição

O calamondin acredita nativa da China e pensado para ter sido tomada nos primeiros tempos para a Indonésia e as Filipinas.

Tornou-se a mais importante fonte de suco Citrus nas ilhas Filipinas e é amplamente cultivada na Índia e em todo o sul da Ásia e da Malásia.

É uma árvore ornamental dooryard comum no Havaí, Bahamas, algumas ilhas das Antilhas, e partes da América Central.

Dr. David Fairchild introduziu-o em Flórida do Panamá em 1899. Ele rapidamente se tornou popular na Flórida e Texas.

O clima da Califórnia não é tão favorável, mas uma forma variegada (‘Peters’) é cultivada lá.

Desde 1960, milhares de espécimes em vasos foram enviados a partir do sul da Flórida para todas as partes dos Estados Unidos para o uso como plantas da casa. Israel está levantando agora, igualmente, plantas para o mercado europeu. O calamondin também é valorizado como porta-enxerto para o kumquat oval (qv) para a cultura pote.

Na Estação Experimental Agrícola da Universidade da Flórida, em Gainesville, a calamondin é muito utilizado para a investigação do efeito estufa sobre os vários aspectos da floração e frutificação em Citrus.

Clima

O calamondin é tão resistentes ao frio como o laranja Satsuma e pode ser cultivado ao longo de toda a costa do Golfo do sul dos Estados Unidos. É moderadamente tolerante à seca.

Solo

A árvore parece capaz de tolerar uma grande variedade de solos de argila barro nas Filipinas para calcário ou areia na Flórida.

Propagação

Calamondin árvores podem ser facilmente cultivadas a partir de sementes, que são poliembriônicas com 3 a 5 embriões cada. Para a produção de frutos comerciais, nas Filipinas, as árvores são enxertadas em mudas Calamondin. Na Flórida, a propagação por estacas enraizadas sob nebulização constante é o processo comercial mais comum para a cultura pote. Mesmo folha-estacas será raiz prontamente.

Cultura

Plantas cultivadas a partir de estacas de frutas durante o período de enraizamento e chegará a 18-24 em (45-60 cm) de altura em 10 1/2 meses.

As flores são auto-férteis e não necessitam de polinização cruzada. Transplantadas para um recipiente grande e bem cuidada, um calamondin vai crescer a uma taxa de um pé (30 cm) por ano; irá produzir uma colheita abundante de frutos com a idade de dois anos e vai continuar a suportar o ano ao redor. Vasos de plantas para embarque podem ser armazenados no escuro por 2 semanas no 53.6º F (12º C), sem perda de folhas ou frutos em armazenamento ou em trânsito e posterior comercialização.

Em plantações pomar, os trabalhadores das Filipinas estabeleceram que um fertilizante comercial completa com uma mistura 1: 1 de azoto ao rácio de potássio dá o melhor crescimento.

Há duas aplicações: uma antes do início da estação chuvosa ea segunda pouco antes da cessação das chuvas. Humidade adequado é o principal factor de rendimento, tamanho e qualidade do fruto. A seca e os ventos de desidratação muitas vezes levam a mesofilo colapso.

Colheita

Calamondins são colhidas por corte do caule como eles se tornam totalmente colorido durante todo o ano. Nas Filipinas, a alta temporada é de meados de agosto a outubro.

Armazenamento

Os frutos vão manter em bom estado por 2 semanas no 48º a 50º F (10º C-8.89º) e 90% de umidade relativa. A perda de peso será de apenas 6,5%.

Encerando retarda a perda de ácido ascórbico por 2 semanas no armazenamento, mas não depois disso.

Calamondin

Pragas e Doenças

O calamondin é um host principal do Mediterrâneo e as moscas de fruta do Caribe, e por esta razão é muito menos plantada na Flórida do que anteriormente.

Pode ser atacado por outras pragas e doenças que afetam o limão e lima, incluindo os vírus: folha crespa, exocortis, psorosis, xyloporosis e tristeza, mas é imune ao cancro e sarna.

Uso e alimento

Metades Calamondin ou quartos pode ser servido com chá gelado, frutos do mar e carnes, a ser espremido para o suco ácido. Eles eram comumente tão acostumados na Flórida antes de limão tornou-se abundante. Algumas pessoas ferver as frutas cortadas com cranberries para fazer um molho azedo.

Calamondins também são preservados todo em xarope de açúcar, ou feitas em pickles doces ou geléias.

A marmelada superior é feita usando quantidades iguais de calamondins e kumquat. No Havaí, a marmelada calamondin-mamão é popular. Na Malásia, o calamondin é um ingrediente em chutney. As frutas inteiras, fritos em óleo de coco com vários temperos, são comidos com curry.

A casca preservada é adicionado como tempero para outras frutas cozidas ou em conservas.

O suco é avaliado principalmente para fazer bebidas ácidas. É empregada frequentemente como limão ou suco de limão para fazer saladas de gelatina ou sobremesas, torta de creme ou torta chiffon. Nas Filipinas, o sumo extraído, com a adição de goma de tragacanto, como emulsionante, é comercialmente pasteurizado e engarrafada. Este produto deve ser armazenado a baixa temperatura para manter-se bem. A pectina é recuperada a partir da casca, como um subproduto da produção de sumo.

Valor Nutricional por 100 gramas de porção comestível *
  Fruta inteira% Suco%
Calorias / lb 173 (380 / kg)  
Umidade 87,08-87,12 89.66
Proteína 0.86 0.01
Gordura 2.41 0.53
Os hidratos de carbono 3.27  
Cinza 0,54-0,64 0.62
Cálcio 0,14  
Fósforo 0.07  
Ferro 0.003  
Ácido cítrico 2.81 5.52

* A química do calamondin recebeu atenção apenas moderado. Wester (1924) e Marañon (1935) relataram os constituintes de análises filipinos. Mostarda encontrado o teor de ácido ascórbico do fruto inteiro a ser, 88,4-111,3 mg / 100 g; do suco, 30-31,5 mg; e da casca, 130-173,9 mg.

Outros usos

O suco de fruta é usada nas Filipinas para branquear manchas de tinta de tecidos. Ela também serve como um desodorante corporal.

Usos Medicinais: As frutas podem ser esmagados com a casca saponaceous de Entada phaseoloides Merr. para a lavagem do cabelo, ou os sumos de frutas aplicado ao couro cabeludo após a lavagem. Ele elimina a coceira e promove o crescimento do cabelo. Esfregar suco calamondin em picadas de insetos expulsa a coceira e irritação. Ele alvejantes sardas e ajuda a limpar acne vulgar e prurido vulvar. Ele é tomado por via oral como um remédio tosse e antiflogístico.

Levemente diluído e quente bêbado, ele serve como um laxante. Combinado com pimenta, é prescrito na Malásia para expelir o catarro. A raiz entra em um tratamento dado no momento do parto. O óleo destilado das folhas serve como um carminativo com mais potência do que o óleo de hortelã-pimenta.

O teor de óleo volátil das folhas é de 0.90% para 1.06%.

Fonte: www.hort.purdue.edu

Calamondin

Planta decorativa com flores ao longo de todo o ano, produzindo frutos miniatura, cor de laranja quando maduros.

Os frutos persistem na planta por períodos que podem chegar a um ano. A altura ideal de vendas é entre os meses de Novembro e Maio.

Nome científico: Citrus madurensis Lour

Família: Rutaceae

Calamondin
Calamondin

Origem e dispersão

Nativo na China. Distribuído na Ásia e outros países.

Clima e solo

É subtropical, mais resistente ao frio que os limões e limas ácidas.

Propagação

Pode ser propagado por enxertia e há variedades comerciais, inclusive uma ornamental, com folhas variegadas.

Variedades

Há diversos tipos, embora pouco importantes.

Utilização

Os usos mais comuns dos frutos de calamondin, além do ornamental, podem ser os mesmos dos limões e limas ácidas, ou seja, em temperos, refrigerantes, geléias, sorvetes e outros. A casca também pode ser utilizada para se fazer doce. Possui propriedades medicinais, desodorante e como xampu. É usado ainda como porta-enxerto do Kunquat.

Fonte: www.paty.posto7.com.br

Calamondin

Calamondin
Calamondin

Origem

Pequeno arbusto originário do Oriente, o Calamondin é, normalmente, utilizado para fins decorativos.

Esta variedade é profusamente cultivada nas Filipinas, Havai, Estados Unidos e Europa, e é tradicionalmente oferecida de presente no Ano Novo Chinês, como símbolo de boa sorte.

A sua folhagem verde e densa confere-lhe uma aparência de fina textura. O seu fruto é pequeno, redondo e cor de laranja, quando maduro.

Amplamente utilizada no interior ou em pátios e varandas, os frutos são muito ácidos ao natural, mas podem ser utilizados na fabricação de compotas e doces.

Floração/Frutificação

O Calamondin produz flores intensamente aromáticas, a partir de Março.

O seu fruto miniatura amadurece em Novembro e pode persistir na planta por mais de 6 meses.

Podendo atingir não mais do que 4cm de diâmetro, possui uma casca muito fina que se vai soltando à medida que amadurece.

As folhas são pequenas e verde escuro, com pontas arrendondadas.

Fonte: www.citrusplants.info

Veja também

Índice Glicêmico

PUBLICIDADE Diabetes é uma condição em que o sucesso do tratamento depende de quão bem …

Eritritol

Eritritol

PUBLICIDADE O eritritol, como outros álcoois de açúcar, tem um efeito de resfriamento quando dissolvido …

Marshmallow

Marshmallow

PUBLICIDADE Definição de marshmallow O marshmallow é um doce de confeitaria branco geralmente na forma de propagação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.