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Imperatriz Teodora – Vida
Theodora foi imperatriz do Império Bizantino a partir de 527 dC a 548 dC Ela influenciou muito o marido, as decisões políticas de Justiniano I.
Teodora Imperatriz Bizantina, esposa do imperador Justiniano I (reinou 527-565), provavelmente foi a mulher mais poderosa da história bizantina.
Sua inteligência e perspicácia política feita conselheiro mais confiável de seu Justiniano e permitiu-lhe utilizar o poder e a influência para promover políticas religiosas e sociais que favoreceram seus interesses.
Nascida por volta de 497 dC, Theodora foi imperatriz do Império Bizantino.
Theodora era uma das mulheres mais influentes de seu tempo.
Seu marido poderoso, Justiniano I, a ouvia conselhos sobre as decisões políticas.
Ela foi responsável pelas reformas que influenciaram, como a ampliação dos direitos de divórcio em relação a propriedade para as mulheres, bem como outros direitos para mulheres e crianças.
Theodora reinou de 527 dC a 548 dC
Ela morreu em Istambul, Turquia, em 28 de junho, 548 dC
A Imperatriz Teodora
No exercício do poder supremo, o primeiro ato de Justiniano foi o de dividi-lo com a mulher a quem amava, a famosa Teodora, cuja singular elevação ao trono não pode ser aplaudida como o triunfo do merecimento feminino.
Teodora (manto marrom) e sua corte Mosaico, século VI d.C. Igreja de San Vitale, Ravena, Itália
No reinado de Atanásio, ficou incumbido de cuidar dos animais selvagens mantidos pela facção verde em Constantinopla um certo Acácio, natural da ilha de Chipre, que dessa ocupação tirou o apelido de mestre dos ursos.
Com a sua morte, o honroso ofício foi passado a outro candidato, não obstante o empenho de sua viúva, a qual já tinha cuidado de arranjar outro marido e sucessor. Acácio deixara três filhas, Comito, Teodora e Anastácia, a mais velha das quais não tinha mais do que sete anos de idade.
Em meio a uma festa solene, essas três órfãs desamparadas foram enviadas pela sua aflita e indignada mãe, vestidas de suplicantes, ao teatro; a facção verde as recebeu com desdém, a azul, com compaixão, e tal diferença, que calou fundo no espírito de Teodora, fez-se sentir subsequentemente na administração do império.
À medida que cresciam em idade e beleza, as três irmãs devotaram-se sucessivamente aos prazeres públicos e privados do povo bizantino; Teodora, após secundar Comito no palco, vestida de escrava, com um mocho sobre a cabeça, pôde finalmente mostrar seus talentos de maneira independente.
Ela não dançava nem cantava nem tocava flauta; suas habilidades se confinavam à arte da pantomima; e toda vez que a comediante estufava as bochechas e se queixava, com voz e gestos ridículos, das pancadas que lhe eram infligidas, o teatro inteiro de Constantinopla vinha abaixo com risos e aplausos.
A beleza de Teodora era tema do louvor mais lisonjeiro e fonte de refinado deleite. Tinha ela traços delicados e regulares; sua tez, conquanto um pouco pálida, tingia-se de rubor natural; a vivacidade dos seus olhos exprimia de imediato todas as sensações; seus gestos desembaraçados punham-lhe à mostra as graças da figura pequena porém elegante; e o amor e a adulação cuidavam de proclamar que a pintura e a poesia eram incapazes de representar a incomparável distinção de suas formas.
Estas se sobressaíam contudo pela facilidade com que se expunham aos públicos e se prostituíam a desejos licenciosos.
Seus encantos venais eram prodigalizados a uma turba promíscua de cidadãos e forasteiros de toda classe e profissão; o afortunado amante a quem fora prometida uma noite de gozo era amiúde expulso do leito dela por um favorito mais forte ou mais rico; quando ela passava pelas ruas, fugiam-lhe à presença todos que desejavam furtar-se ao escândalo ou à tentação.
Escultura representando a Imperatriz Teodora
O historiador satírico não corou de descrever as cenas de nu que Teodora exibia sem vergonha no teatro. Após exaurir as artes do prazer sensual,¹ ela resmungava ingratamente contra a parcimônia da Natureza,² mas seus resmungos, seus prazeres e suas artes têm de ser encobertos pela obscuridade de uma linguagem culta.
Após governar durante algum tempo o deleite e o desdém da capital, ela se dignou a acompanhar Ecébolo, um natural de Tiro que obtivera o governo da Pentápolis africana.
Essa união se revelou porém frágil e transitória; Ecébolo não tardou a rejeitar a dispendiosa ou infiel concubina, a qual se viu reduzida, em Alexandria, à extrema miséria; e durante o seu laborioso retorno a Constantinopla, todas as cidades do Oriente admiraram e desfrutaram a bela cipriota cujo mérito parecia justificar o seu nascimento na ilha de Vênus.
O incerto comércio de Teodora, e precauções das mais detestáveis, preservavam-na do perigo que ela temia; no entanto, uma vez, e uma somente, ela se tornou mãe.
A criança foi salva e educada na Arábia por seu pai, que lhe revelou, no leito de morte, ser filho de uma imperatriz.
Repleto de esperanças ambiciosas, o insuspeitoso jovem correu imediatamente para o palácio de Constantinopla e foi admitido à presença de sua mãe. Como nunca foi visto, mesmo após a morte de Teodora, esta faz jus à hedionda acusação de, com tirar-lhe a vida, ter calado um segredo danoso à sua imperial virtude.
No ponto mais objetivo da trajetória de sua fortuna e reputação, uma visão, ou de sonho ou de fantasia, murmurava ao ouvido de Teodora a deleitosa promessa de que ela estava destinada a tornar-se a esposa de um poderoso monarca.
Cônscia da sua iminente grandeza, ela deixou a Paflagônia e voltou para Constantinopla; ali, atriz experimentada, assumiu um caráter mais decoroso, aliviando sua pobreza com a louvável indústria de fiandeira e fingindo viver de castidade e solidão numa casinha que mais tarde converteria num templo magnífico.
Sua beleza, ajudada pela arte ou pelo acaso, logo atraiu, cativou e prendeu o patrício Justiniano, que já reinava com poderes absolutos em nome do tio.
Talvez ela tivesse logrado realçar o valor de um dom que prodigalizara com tanta frequência aos homens mais insignificantes; talvez tivesse inflamado, a princípio com adiamentos pudicos e por fim com encantos sensuais, os desejos de um amante que, por natureza ou devoção, se habituara a longas vigílias e dieta abstêmia.
Após haverem extinguido os primeiros transportes dele, ela continuou a manter o mesmo ascendente sobre o seu espírito pela virtude mais sólida da índole e do entendimento.
Justiniano se deleitava em enobrecer e enriquecer o objeto de seus afetos; pôs-lhe aos pés os tesouros do Oriente; estava decidido, o sobrinho de Justino, a, talvez por escrúpulos religiosos, conferir à sua concubina o caráter sagrado e legal de esposa.
Mas as leis de Roma proibiam expressamente o casamento de um senador com qualquer mulher que tivesse sido desonrada por uma origem servil ou pela profissão teatral; a imperatriz Lupicínia ou Eufêmia, bárbara de maneiras rústicas mas de impecável virtude, recusou-se a aceitar uma prostituta como sobrinha, e mesmo Vigilância, a supersticiosa mãe de Justiniano, embora reconhecesse o tino e beleza de Teodora, tinha sérios receios de que a leviandade e arrogância daquela ardilosa amante pudessem corromper a piedade e ventura do seu filho.
A inflexível constância de Justiniano removeu tais obstáculos. Aguardou pacientemente a morte da imperatriz; desprezou as lágrimas da mãe, que não tardou a sucumbir sob o peso da aflição; e em nome do imperador Justino fez promulgar uma lei que abolia a rígida jurisprudência da Antiguidade. Um glorioso arrependimento (palavra do édito) era facultado às desditosas mulheres que houvessem prostituído suas pessoas no teatro, sendo-lhes permitido contrair uma união legal com os romanos mais ilustres.
A essa indulgência se seguiram imediatamente as solenes núpcias de Justiniano e Teodora; a dignidade dela foi-se gradualmente exaltando com a do seu amante; tão logo Justino investiu o sobrinho na púrpura, o patriarca de Constantinopla colocou o diadema na cabeça do imperador e da imperatriz do Oriente.
Detalhe de mosaico representando a Imperatriz Teodora
Mas as honras costumeiras que a severidade dos costumes romanos consentira às esposas dos príncipes não podiam satisfazer nem a ambição de Teodora nem a afeição de Justiniano.
Ele a elevou ao trono como colega igual e independente na soberania do império, tendo sido imposto um juramento de fidelidade aos governadores das províncias nos nomes conjuntos de Justiniano e Teodora.
O mundo oriental se prosternou perante o gênio e a fortuna da filha de Acácio.
A prostituta que, na presença de inúmeros espectadores, tinha corrompido o teatro de Constantinopla, foi adorada como rainha na mesma cidade por graves magistrados, bispos, ortodoxos, generais vitoriosos e monarcas cativos.
Os que acreditam que à mente feminina seja totalmente depravada pela perda de castidade darão prontamente ouvidos a todas as invectivas da inveja particular ou do ressentimento público, que dissimularam as virtudes de Teodora, exageraram lhe os vícios e condenaram com rigor os pecados venais ou voluntários da jovem prostituta.
Por uma questão de vergonha ou desprezo, ela declinava amiúde a homenagem servil da multidão, fugia da luz odiosa da capital, e passava a maior parte do ano nos palácios e jardins aprazivelmente situados no litoral da Propôntida e do Bósforo.
Suas horas de privacidade eram devotadas ao grato e prudente cuidado de sua beleza, aos deleites do banho e da mesa, a ao sono longo da tarde e da manhã.
Seus apartamentos íntimos eram ocupados pelas mulheres e eunucos favoritos, cujos interesses e paixões ela satisfazia em detrimento da justiça; as personalidades mais ilustres do Estado se apinhavam numa escura e abafada antecâmara; e quando finalmente, após uma tediosa espera, eram admitidas a beijar os pés de Teodora, experimentavam, conforme o humor dela lhe sugerisse, a silenciosa arrogância da imperatriz ou a caprichosa frivolidade de uma comediante.
A avareza com que ela se empenhava em acumular um imenso tesouro talvez se possa justificar pelo receio de a morte do marido não deixar nenhuma alternativa entre a ruína e o trono; e o temor, tanto quanto a ambição, podiam acirrar Teodora contra dois generais que, durante uma enfermidade do imperador, tinham temerariamente declarado que não estavam dispostos a concordar com a escolha da capital.
Mas a censura de crueldade, tão incomparável mesmo com os seus vícios mais brandos, pôs uma mancha indelével mesmo na memória de Teodora.
Seus numerosos espiões observavam e zelosamente relatavam qualquer ação, palavra ou expressão injuriosa a sua real senhora.
Quem quer que acusassem era atirado às prisões privativas da imperatriz inacessíveis aos inquéritos de justiça; e corria o boato de que a tortura do cavalete ou do açoite fora aplicada em presença de uma mulher tirana insensível à voz do rogo ou da piedade.
Algumas dessas vítimas desditosas pereciam em profundos e insalubres calabouços, enquanto as outras se consentia, após perderem os membros, a razão ou a fortuna, reaparecer no mundo como monumentos vivos da vingança dela, que habitualmente se estendia aos filhos daqueles de quem suspeitasse ou a quem lesasse.
O senador ou bispo cuja morte ou exílio Teodora decretava era entregue a um mensageiro de confiança, e uma ameaça da boca da própria imperatriz lhe apressava a diligência: “Se falhares na execução de minhas ordens, juro por Aquele que vive para todo o sempre que tua pele te será arrancada do corpo”.
Se o credo de Teodora não se tivesse inquinado de heresia, sua exemplar devoção poderia ter-lhe expiado, na opinião dos seus contemporâneos, a soberba, a avareza e a crueldade; se ela utilizou sua influência para atenuar a fúria intolerante do imperador, a época atual lhe concederá algum mérito à religião e verá com bastante indulgência seus erros especulativos.
O nome de Teodora figura com igual distinção em todas as iniciativas piedosas e caritativas de Justiniano; as instituições mais benevolentes do seu reinado podem ser atribuídas à simpatia da imperatriz por suas irmã menos afortunadas que haviam sido seduzidas ou compelidas a dedicar-se ao ramo da prostituição.
Um palácio no lado asiático do Bósforo foi convertido num espaçoso e imponente mosteiro, e um generoso sustento, garantido a quinhentas mulheres recolhidas das ruas e bordéis de Constantinopla.
Nesse retiro sacro e seguro, elas se devotavam a um perpétuo confinamento, e o desespero de algumas, que se precipitaram ao mar, foi calado pela gratidão das penitentes libertadas do pecado e da miséria por sua generosa benfeitora.
A prudência de Teodora é celebrada pelo próprio Justiniano, cujas leis são atribuídas aos sábios conselhos de sua idolatrada esposa, por ele recebido como uma dádiva da Divindade.
A coragem dela se demonstrava em meio ao tumulto da populaça e os terrores da corte.
Sua castidade, desde o momento de sua união com Justiniano, funda-se no silêncio dos seus implacáveis inimigos; e embora a filha de Acácio pudesse estar farta de amor, merece certo aplauso a firmeza de um espírito capaz de sacrificar o prazer e o hábito ao senso mais forte do dever ou do interesse.
Os desejos e preces de Teodora jamais conseguiram obter a benção de um filho legítimo, e ela teve de sepultar uma filha recém-nascida, único fruto do seu casamento. Malgrado esse desapontamento, seu domínio era permanente e absoluto; ele preservou, pela astúcia ou pelo mérito, o afeto de Justiniano, e as aparentes dissensões entre ambos eram sempre fatais aos cortesãos que as acreditassem sinceras.
Talvez a saúde de Teodora tivesse sido prejudicada pela licenciosidade de sua juventude; era, contudo, sempre delicada, e seus médicos lhes prescreveram os banhos termais pitianos. Nessa viagem, acompanharam a imperatriz o prefeito pretoriano, o tesoureiro-mor, vários condes e patrícios, e um esplendido séquito de quatro mil servidores.
As estradas reais iam sendo consertadas à medida que ela se aproximava; construiu-se um palácio para recebe-la; e enquanto atravessava a Bitínia, Teodora distribuía generosas esmolas às igrejas, mosteiros e hospitais, para que rogassem aos céus pela restauração de sua saúde. Por fim, no vigésimo quarto ano de casamento e no vigésimo segundo de reinado, um câncer a consumiu, e a perda irreparável foi deplorada pelo marido que, no quarto de uma prostituta de teatro, talvez tivesse escolhido a mais pura e mais nobre virgem do Oriente.
Imperatriz Teodora – Biografia
Imperatriz e esposa de Justiniano I, a coragem e sentido de Estado de Theodora (ca. 500-548) complementou o gênio de seu marido e contribuiu significativamente para as glórias de seu reinado.
Pouco se sabe sobre o início da vida de Theodora, que passou a se tornar uma das mulheres mais famosas na civilização ocidental.
Ela nasceu de origem humilde no início do século VI, provavelmente, no ano de 500 e morreu em 28 de junho, 548.
Muito do que se sabe vem dos escritos do historiador bizantino do século VI Procópio de Cesaréia (d. 565), especialmente sua Anedota sete volumes (comumente chamado Secret History).
Apesar de uma importante fonte primária para a vida de Theodora e da época em que ela viveu, Procópio História Secreta deve ser visto como escrito no nível de um tabloide moderno, pelo menos no que diz respeito à sua precisão factual.
No entanto tendenciosa, especialmente no caso de Theodora, considera-se que Procópio retratou corretamente o estilo de vida decadente de Constantinopla durante a primeira metade do século VI.
De Procópio e outros escritos da época, incluindo crônicas oficiais, alguns esboço de início da vida de Theodora antes de seu casamento com Justiniano I pode ser construído.
Alguns dos cronistas posteriores colocar seu nascimento na ilha de Chipre, ou, mais provavelmente na Síria.
Seu pai era um homem pobre chamado Acácio.
O nome de sua mãe se perdeu na história.
Acácio foi o guarda-redes, ou tutor, dos ursos para os Verdes no hipódromo em Constantinopla.
A Imperatriz do Império Bizantino
Foi imperatriz do império bizantino esposa do imperador Justiniano junto com o marido, ela é santa da igreja Católica Ortodoxa comemorada no dia 14 de novembro.
Teodora surgiu como atriz cômica do teatro burlesco, seu avanço na sociedade subia e descia ele fez uso de cada oportunidade, tinha muitos admiradores era uma cortesã, por pouco tempo foi amante de Hercébolo governador de Pentápolis com quem ele teve seu único filho.
Casou-se com Justiniano, com sua ascensão ao trono Imperial Romano 527 como Justiniano I, ele a fez Imperatriz consorte, a tornou parceira efetiva ao exercício do poder. Uma mulher de vontade férrea, mostrou um notável talento para governar.
Na revolta de Nika 532 seu conselho provocou o fim do motim e salvou império, o povo se revoltou com o aumento de impostos que Justiniano propôs.
Mas ele usou o dinheiro dos impostos para pagar a reconstrução de igrejas e assim foi querido pelo povo.
Um oficial de seu tempo Joannes Lydins citou que ela era ?superior em inteligência a qualquer homem, reconhecem as conquistas de Teodora para as mulheres, não como uma moderna liberação feminista para aborto ou adultério, mas antes como movimento igualitário para dar as mulheres os mesmos direitos legais que os homens permitindo, se divorciarem, possuir e herdar propriedades e defendendo a pena de morte para estupro.
Coisas que elevaram o estatus das mulheres bem acima do comum na parte Ocidental do Império.
Seu corpo foi enterrado na Igreja de Todos os Santos Apóstolos um dos mais esplêndidos templos que o Imperador e a Imperatriz construíram em Constantinopla.
Ambos Teodora e Justiniano são representados em belos mosaicos que ainda existem na Basílica de São Vidal em Ravena ao norte da Itália.
Imperatriz Teodora – Quem foi
Imperatriz Teodora
Teodora reinou como imperatriz do Império Bizantino ao lado de seu marido, o imperador Justiniano I, de 527 EC até sua morte em 548 EC.
Tendo uma origem humilde e superando os preconceitos de seu início de carreira um tanto vergonhosa como atriz, Teodora se casaria com Justiniano (527-565 DC) em 525 DC e eles governariam juntos em um período áureo da história bizantina.
Retratada por escritores contemporâneos como intrigante, sem princípios e imoral, a Imperatriz, no entanto, também foi vista como um apoio valioso ao imperador, e seu envolvimento direto nos assuntos de estado a tornou uma das mulheres mais poderosas já vista em Bizâncio.
A Imperatriz Teodora nasceu nas classes mais baixas da sociedade bizantina, eventualmente avançando para governar o Império Bizantino igualmente com seu marido.
Ela cresceu nos arredores do Império Bizantino com um pai que era treinador de animais. Após sua morte, Teodora subiu ao palco como atriz para sustentar a família. Durante esse tempo, a profissão era considerada escandalosa – ser atriz era sinônimo de prostituta – mas Teodora aproveitava todas as oportunidades para subir em um sistema de classes muito rígido. Em 516, aos dezesseis anos, ela viajou para Alexandria, Egito, onde descobriu e adotou o monofisismo, a crença de que Jesus Cristo era totalmente divino. Teodora se converteu, renunciando à sua carreira e estilo de vida anteriores.
Teodora conheceu Justiniano I em 522, então herdeiro do trono. Justiniano queria se casar imediatamente, mas, como herdeiro, estava proibido de se casar com uma atriz, mesmo com uma reformada.
Justiniano teve essa lei revogada no ano seguinte, e os dois se casaram em 525.
Teodora e Justiniano eram conhecidos por governar como iguais intelectuais e políticos, e Teodora foi responsável por grande parte da reforma de Bizâncio. Em 528, começou a construção da Basílica de San Vitale em Ravenna, Itália, construída como uma igreja imperial nos arredores do Império Bizantino. O mosaico da basílica, concluído em 548, retrata o imperador e a imperatriz participando de uma procissão imperial, significando seu papel e importância iguais no governo do império.
Em 532, a agitação religiosa assolou a região. Um conflito entre dois grupos políticos e religiosos, os Blues e os Verdes, começou durante uma corrida de bigas no Hipódromo e rapidamente cresceu no que agora é conhecido como a Revolta Nika. Esta revolta destruiu grande parte de Constantinopla, e muitos viram isso como uma chance de derrubar Justiniano, que desejava fugir. Em vez disso, Teodora falou, preferindo morrer como governante a ser destituída do poder, e sua coragem levou Justiniano a enviar tropas para acalmar os rebeldes. Depois de reprimir a revolta, Teodora e Justiniano enfrentaram a destruição de monumentos importantes em Constantinopla, incluindo a Hagia Sophia original. O casal reconstruiu a basílica, que foi rededicada em 537.
Foi a maior igreja do período e mais tarde se tornou um dos maiores exemplos da arquitetura bizantina.
Durante seu tempo como imperatriz, Teodora lutou pelos perseguidos. Ela atendeu aos direitos das prostitutas, em particular fechando bordéis, criando casas seguras de proteção e aprovando leis para proibir a prostituição forçada. Além disso, ela aprovou leis que expandiram os direitos das mulheres em casos de divórcio e aboliu uma lei que permitia que mulheres fossem mortas por cometer adultério. Finalmente, ela se esforçou para proteger os monofisitas perseguidos, construindo casas de culto que serviam como refúgios.
Teodora morreu em 548, mas sua influência foi aparente no governo subsequente de Justiniano. Ele procurou manter o mesmo nível de liberdade para as mulheres, estabelecendo um precedente para a igualdade das mulheres. Ele também lutou pelos Monofisitas, apesar de suas próprias crenças ortodoxas conflitantes.
Fonte: www.teodoraosteria.com.br/www.worldhistory.org/www.brooklynmuseum.org
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