PUBLICIDADE
Guarde o queijo em ambientes que não estejam sujeitos a correntes fortes ou excesso de luminosidade.
O mofo que se forma na casca do queijo é natural, e este deve ser removido com um pano embebido em salmoura.
Não congele queijos, pois afetará seu sabor e textura.
Queijos de massa mole
Podem ser guardados na parte inferior da geladeira, em recipientes fechados.
Queijos de massa semi-cozida
Se cortados, devem ser guardados na parte inferior da geladeira, embrulhados em papel alumínio.
Se inteiros, devem ser guardados em ambiente que não sofra variações de temperatura, cobertos com pano úmido.
Queijos duros e defumados
Devem ser cobertos, e guardados numa temperatura ambiente, em torno de 18°C
OBS: Quando conservados em temperatura ambiente
Os queijos devem ser guardados em ambiente seco e de temperatura amena, com ventilação, mas sem correntes de ar, envolvidos individualmente em folhas de papel alumínio, ou cobertas com um pano embebido em vinho branco seco, (para evitar que ressequem).
Quando conservados na geladeira
Os queijos devem ser colocados na parte onde a temperatura oscile entre 3 a 8°C, envolvendo-os, individualmente, em plástico aderente, (prestando atenção para não deixar bolhas de ar), e em seguida no papel alumínio.
Fonte: www.queijosnobrasil.com.br
Como Conservar o Queijo
Queijos Curados
1. À temperatura ambiente
Envolver o queijo numa folha de papel de alumínio para que não fique duro ou seco.
Conservar em local fresco e seco.
2. No frigorífico
Envolver o queijo em folha de alumínio, película aderente ou caixa plástica de modo a que preserve o seu sabor e frescura.
Armazenar o queijo a uma temperatura de 6-8ºC, em local arejado e húmido, sendo a gaveta dos legumes do frigorífico o local recomendado. Deve evitar sempre qualquer contacto directo do queijo com outros alimentos crus e não limpos (por exemplo, legumes).
Nota
Para que o queijo curado recupere as suas características originais deve retirá-lo do frigorífico, para a temperatura ambiente, uma hora antes de o servir. O mesmo se aplica aos queijos curados embalados a vácuo que deverão ser retirados da embalagem uma hora antes de serem consumidos, de modo a “respirarem”.
Queijo Fresco
Guardar na zona intermédia do frigorífico, a uma temperatura entre 0 e os 5 ºC.
Retirar do frigorífico apenas no momento em que vai ser consumido.
Fonte: queijosaloio.esimples.com
Como Conservar o Queijo
Os queijos podem ser conservados à temperatura ambiente ou no frigorífico. Sendo que, quando conservado à temperatura ambiente, o queijo deve ser mantido num local fresco e seco e envolto numa folha de papel de alumínio para que não fique duro e seco
Quando conservado no frigorífico, o queijo deve ser envolvido em folha de alumínio, película aderente ou caixa plástica de modo a que preserve todo o seu sabor e frescura
O queijo armazenado no frigorífico a uma temperatura de 6-8 ºC, não deve estar em contacto directo com outros alimentos crus, pois facilmente é alterado o sabor original do produto
Para que o queijo recupere as características originas deve retira-lo do frigorífico para a temperatura ambiente, pelo menos uma hora antes de o servir
Deve-se evitar congelar o queijo por um período superior a um ou dois meses. Ainda assim é de se esperar uma alteração da textura e sabor.
Fonte: aveleda.eu
Como Conservar o Queijo
Queijos frescos
Queijos frescos de alta umidade como o Queijos Minas Frescal, Queijo Piemontês, além de Ricota e Cottage devem ser conservados sempre em geladeira e em recipientes fechados. Nunca devem ficar em temperatura ambiente, pois devido a alta umidade, podem tornar-se impróprios ao consumo se ficarem em temperatura acima de 8° C.
Queijos duros
Queijos duros e defumados como Provolone e o Parmesão conservam-se melhor em temperatura ambiente, até 18° C, sem bruscas mudanças de temperatura em local limpo, ao abrigo do excesso de luminosidade e umidade. As partes cortadas devem ser protegidas com filme plástico.
Fonte: www.queijosbufalo.com.br
Redes Sociais