Ovos das Aves

PUBLICIDADE

O ovo é formado gradualmente ao longo de um período de cerca de 25 horas.

PARTES DO OVO

CASCA

É o invólucro protetor do ovo, é rica em cálcio. Apresenta porosidades que permitem a entrada e a saída do ar, usado na respiração do embrião que está se formando.

MEMBRANA DA CASCA

É a membrana que envolve a clara.

CALAZA

É a membrana que liga a gema a cada um dos pólos do ovo. Sustentando-a no centro.

CLARA

É uma substância viscosa e incolor que contém material nutritivo de reserva para a ave. Quando cozida fica branca.

DISCO GERMINATIVO

É o elemento que vai dar origem ao embrião.

GEMA

É uma região que contém reserva para a alimentação do embrião.

CÂMARA DE AR

É um depósito de ar de reserva situado na extremidade mais larga do ovo, entra a casca e a membrana da casca.

CHOCAR

Você sabe que, para dar origem a uma nova ave o ovo deve estar fecundado e ser chocado.

Chocar significa aquecer o ovo , o que deve ser feito a uma temperatura de aproximadamente 40C. Isso leva algum tempo. Esse tempo é conhecido como tempo de incubação. O ovo pode ser chocado pelas próprias aves, ou então, por meio de chocadeiras elétricas, no caso de criação, por exemplo.

O tempo de incubação varia de acordo com o tamanho do ovo: quanto maior ele for, mais demorará para ser incubado e vice-versa.

O ovo de avestruz, por exemplo, leva cerca de dois meses para ser chocado, enquanto o de algumas espécies de beija-flor demora apenas doze dias. Após esse período, os filhotes estão formados e nascem. O ovo não aquecido ( não chocado ) não produz filhote, embora contenha um embrião , invisível a olho nu.

Quando o ovo é posto pela ave, o minúsculo embrião para de crescer. Ele só vai voltar a se desenvolver quando houver o aquecimento adequado.

Como se forma o ovo?

Nas fêmeas das aves só existe um ovário. Depois há um canal (oviduto) que comunica com o exterior na cloaca. Durante a cópula, o esperma é introduzido no oviduto e os espermatozóides sobem pelo canal até encontrar o óvulo, que vai ser fecundado por um só espermatozóide. Enquanto o óvulo desce pelo oviduto, as glândulas da parede do canal secretam albumina, que vai formar a clara do ovo. Depois no útero, forma-se a casca calcária.

Ovos das Aves

Quanto tempo demora a pôr todos os ovos de uma ninhada?

Cada ovo demora um certo tempo a sair para o exterior. Nos passeriformes, demora pelo menos um dia para saírem todos os ovos. No entanto, o intervalo entre a saída de cada ovo pode ser superior a uma semana em outros grupos de aves.

Também depende do alimento que existir, ou seja, da disponibilidade alimentar. Produzir um ovo implica gastar muita energia e reservas, como o cálcio. Por exemplo, nos anos de menores recursos, as andorinhas em vez de pôr 4 ovos em intervalos de 2 dias, podem só pôr 2 ovos com intervalos de 4 dias.

O ovo, quando é posto, já tem uma cria no seu interior?

Um ovo recém posto contém já um aglomerado de células em cima da gema, que vai crescer e multiplicar-se para formar a cria. Mas só se dá o desenvolvimento embrionário quando o ovo é incubado pelos pais, recebendo calor que vai provocar o seu desenvolvimento. Sem o calor dos pais, as crias não nascem.

Quem incuba os ovos? O macho ou a fêmea?

Isto varia de espécie para espécie. Na maioria das aves, esta atividade é partilhada pelos pais. Podem alternar várias vezes por dia ou então só alternar de semana a semana, como algumas aves marinhas.

Nas espécies monogâmicas, o bico de lacre é um caso extremo, pois os pais incubam simultaneamente os ovos.

Em outras espécies, só a fêmea incuba os ovos, enquanto o macho tem de alimentá-la. Nas espécies poliândricas, o macho é o único incubador. Em algumas espécies poliândricas, a fêmea tem vários ninhos com ovos e cada macho incuba os ovos. Ela só incuba os ovos do último ninho.

É possível incubar artificialmente os ovos?

Sim. Existem aparelhos que simulam a temperatura normal de incubação dos pais. Chamam-se incubadoras. São muito úteis para incubar ovos que, por qualquer razão, os pais abandonaram.

Porque há tantas formas diferentes de ovos?

Quando se compara ovos de espécies diferentes, torna-se evidente que há uma grande variação. Existem ovos quase esféricos e outros que se parecem com cilindros. Mesmo dentro de cada espécie pode haver uma variação muito grande, como no mergulhões.

Geralmente existe uma explicação para a existência de cada forma de ovo. Por exemplo, os ovos do airo-comum, quando rolam para fora do ninho, rodam em circulos e não vão muito longe. Isto é muito importante pois estas aves têm ninhos em penhascos ao pé do mar.

Por sua vez, os ovos cônicos de várias espécies de passeriformes podem juntar-se melhor no ninho devido à sua forma.

Ovos das Aves
Tipos de Ovos de Aves

Porque há tantos ovos diferentes em tamanho?

Geralmente quanto maior a ave, maior o ovo. Assim, os colibris têm os ovos mais pequenos e a avestruz tem os maiores ovos que existem no grupo das aves.

Mas em comparação com o tamanho do adulto, a avestruz tem um dos menores ovos e o kiwi os maiores. O peso também pode variar dependendo do desenvolvimento das crias. As crias altriciais pesam menos do que as precociais.

Ovos das Aves

Ovos das Aves

Porque é que os ovos têm cores diferentes?

Existe uma variedade enorme de cores e padrões nos ovos. Este fato intrigou durante séculos os naturalistas. Os répteis têm quase sempre ovos brancos. Por esta razão pensa-se que os ovos brancos são de aves mais primitivas, mas a evolução geralmente não é tão simples. Durante milênios pode haver uma variação muito grande nos ovos de uma espécie, que é resultado da sua adaptação ao meio – é esta a explicação.

Os ovos estão adaptados às condições do meio. Assim, os ovos que não necessitam de camuflagem, porque são postos em túneis ou em ninhos cobertos, são claros. Não precisam de camuflagem porque estão sempre escondidos ou guardados pelos pais. Outros precisam de camuflagem e por isso são escuros.

Ovos das Aves
Ovos das Aves

Porque é que há riscas e pintas em alguns ovos?

As cores dos ovos são formadas por pigmentos de dois tipos:

1. Um pigmento verde azulado (cianina) derivado da bilis. Torna os ovos brancos ou azuis e cobrem o ovo inteiro.
2. Pigmentos
(ex: porfirina) que podem cobrir o ovo inteiro ou fazer riscas e outros padrões. As suas cores abrangemo amarelo e cor de rosa até ao vermelho, castanho e preto.

Ovos das Aves

Quando o ovo atravessa o útero, recebe estes pigmentos. Consoante os movimentos que o ovo faz no útero, vão-se formando riscas, pintas, etc.

Geralmente os ovos que necessitam de mais camuflagem, precisam de padrões mais variados e mais próximos das cores do terreno. Os vários padrões também podem ajudar os pais a reconhecer os seus próprios ovos, como se tratasse de impressões digitais. Isto geralmente acontece nas aves que vivem em colônias enormes, onde os ninhos parecem todos iguais.

Porque é que algumas aves poêm os seus ovos em outros ?

Ovos das Aves
Corte de um Ovo de Galinha

Existem cerca de 80 espécies que dependem de outras espécies para cuidar dos seus ovos. Um exemplo é o cuco. Este põe um ovo nos ninhos de outras espécies. Demora 10 segundos a pôr um ovo, enquanto remove um ovo da outra espécie. A cria do cuco nasce geralmente primeiro que as outras crias e empurra os ovos para fora. A cria “adoptiva” vai ser alimentada pelos seus novos pais até poder voar. Isto é muito mau para as aves hospedeiras pois não criaram nenhuma cria e gastaram um ano a criar uma cria estranha. Por isso, os indivíduos de cada espécie hospedeira tentam evoluir de modo a diminuir este efeito. Os cucos tentam também que os ovos sejam cada vez mais parecidos com os das outras espécies. O cuco é assim uma ave parasita.

Morfologia do Ovo

Ovos das Aves

Estruturas do Ovo

Ovos das Aves

1. Casca
2.e 3. Membranas da casca
4. e 13. Chalazas
5. e 6. Albúmen
7. 8. 10. 11. Gema
9. Blastocisto/Disco germinal
12. Membrana vitelínica
14. Câmara de ar
15. Cutícula

Ovos das Aves – Tipos

Ovos das Aves
Ovo de Avestruz

Ovos das Aves
Ovo de gaivota

Ovos das Aves
Ovo de Tentilhao

Ovos das Aves
Ovo de Tetraz

Ovos das Aves
Ovo de Gralha

Ovos das Aves
Ovo de Beija-Flor

Ovos das Aves
Ovo de Papa-Figo

Ovos das Aves
Ovo de Andorinha

Incubação de Aves

Quanto tempo os ovos podem ser armazenados até serem colocados na chocadeira?

Depende da temperatura ambiente. Os ovos podem ficar1 a 2 dias (em 34ºC), 4 dias (em 30ºC) e até 7 dias ou mais (em 28ºC) antes de serem chocados na chocadeira.

Como guardar os ovos?

Retire-os todos os dias dos ninhos (os ovos não devem Ter contato com o chão), de preferência guarde-os em cartelas próprias sempre com o bico para baixo. Evite colocá-los em geladeira, pois podem perder umidade, ou lugares muito quente (acima de 34ºC).

A temperatura do ambiente prejudica os ovos?

Sim, em lugares muito frio (abaixo de 4ºC) os embriões podem morrer e em lugares muito quente acima de 34ºC o embrião começará a desenvolver-se.

Devo botar na chocadeira ovos trincados ou rachados?

Não. Pois a temperatura dentro da chocadeira fará com que os ovos estoure, sujando e infectando os outros ovos.

Depois de ligada a chocadeira e ajustada a temperatura como colocar os ovos?

Depois de estabilizada a temperatura da chocadeira vá colocando os ovos deitados em fileira na grelha deixando espaço para que os mesmos possam ser movidos.

Com quantos dias depois posso começar a mexer os ovos?

Depois de postos na chocadeira mexer cuidadosamente após 3 dias (ou 72 horas), sempre devagar e no mínimo 3 vezes ao dia.

Tem horário rígido para o meximento?

Não, porém lembre-se que são pelo menos 3 vezes ao dia, preferencialmente uma vez pela manhã, uma vez a tarde e outra à noite.

Como deve ser o meximento?

Nunca puxe a ponta da grelha que fica na gaveta em movimentos vai e vem. Você deve apenas puxá-la na primeira mexida, empurrá-la na Segunda e puxá-la novamente na próxima e assim por diante até faltar um dia para a data prevista do nascimento (ver tabela de eclosão no manual do usuário).

Posso abrir a(s) gaveta(s) para verificar os ovos?

Não recomendamos fazê-lo, pois dependendo das condições ambientais externas (que varia de cidade para cidade) podem haver perdas durante o nascimento.

Entretanto aqueles que desejarem arriscar devem fazê-lo à noite, com a chocadeira desligada, após 1/3 do tempo de eclosão da ave (p.ex. galinha » 21×1/3 » 7dias) e com a maior brevidade possível. Os que não estiverem fecundados poderão ainda ser aproveitados em bolos, tortas etc.

Como saber se estão fecundados?

Os ovos devem ser examinados com o bico para baixo e sob um feixe lateral de luz . Os ovoscópios de luz monocromática (p. ex. a raios laser) são os melhores para visualizar detalhes do embrião, entretanto qualquer bom ovoscópio pode revelar o contraste que caracteriza a fecundação

Fonte: br.geocities.com/www1.ci.uc.pt/www.informaves.hpg.ig.com.br/www.reinodosanimais.com.br

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.