PUBLICIDADE
Os visitantes de Taiwan têm muitas opções quando se trata de coisas para fazer e lugares de incrível beleza natural para visitar na ilha – com tantas atrações, é difícil descobrir o que ver.
Locais Turísticos de Taiwan
Começaremos o recorrido pela capital, que se encontra no norte da ilha, daremos um passeio pelos arredores e desceremos pela costa leste e a costa oeste do norte.
Depois visitamos a Zona Central com ambas costas e finalmente o Sul.
Taipei
A capital de Taiwan é uma cidade ativa e barulhenta. A principal atração de Taipei é o Museu do Palácio Nacional, em Wai Shuang Hsi, que alberga uma impressionante coleção da arte china.
Outro interessante lugar é o Altar dos Mártires Revolucionários Nacionais, e também vale a pena ver o Museu Nacional de História e o Jardim Botânico.
Uma incrível estrutura de mármore branco coberta de telhas azuis rodeada de jardins é o Monumento de Chiang Kaishek.
O templo Lung Shan, um templo budista com influência taoísta, guarda esculturas de pedra, tetos barrocos e decorações de madeira e bronze, dignos de ver.
Uma vez ali o viajante pode se aproximar a Rua das Serpentes, onde se abre a estes animais para vender seu sangue como bebida afrodisíaca, assim como para surpreender no esquartejamento das tartarugas vivas para preparar uma porção que melhora a vista. Depois do espetáculo pode dirigir-se ao Templo de Confucio, um lugar simples e sereno que lhe enchera de paz.
Perto de Taipei encontra-se a Praia de Chinshan, rodeada de colinas cheias de árvores, e não muito longe pode visitar a aldeia pesqueira de Tanshui e degustar seus saborosos mariscos.
Em esta zona se encontra a cidade de Taouyan, perto do aeroporto.
O NORTE
PRAIA FULUNG
É uma praia de areias brancas e ondas incrivelmente atrativas para os amantes do surf.
Uma vez ali pode-se visitar o pequeno povoado de Fulung.
SHIHTOUSHAN
É conhecida como a montanha da “Cabeça de Leão”. É um precioso lugar de bosques frondosos, ermitas, mosteiros e altares, onde os visitantes são benvindos.
Nos templos e mosteiros se oferece alojamento ao peregrino.
TAIPINGSHAN
Possui o paisagem montanhoso mais escarpado de Taiwan.
A zona é conhecida como a “Montanha Agradável”.
HUALIEN
Encontra-se na costa leste de Taiwan e está habitada pelos “ami” uma tribo aborígene de Taiwan, bastante modernizada.
É um bom lugar para comprar artesanato de mármore e ônix.
GARGANTA DE TAROKO
Desde Hualien até Tienhsing, terra adentro, se estende esta garganta de pedra de cal de 19 km de longitude.
É um dos paisagens mais espetaculares da Ásia.
A Estrada Central comunica a garganta com a cidade de Taichung, no oeste, e em direção ao sul com Hohuanshan, único centro de esqui de Taiwan.
O paisagem de toda a rota é estremecedora.
TIENHSIANG
É um lugar formoso que brinda uma paisagem sem igual, que não deve passar-se despercebido.
O lugar conta também com uma interessante pagode e um templo simples.
O CENTRO
ALISHAN
É o centro turístico de montanha mais popular de Taiwan. Para chegar ali pode viajar por trem do Bosque de Alishan, e parar em Chiayi e em Juili, uma aldeia com paragens de cascatas e cavernas entre passeios rodeados de bambu. Desde ali pode dirigir-se a “Montanha da Celebração”, Chushan, uma excursão, que não esquecerá, caminhando entre as montanhas através de um paisagem climático de enorme beleza.
Outra cidade de montanha digna de ver é Tungpu, menos povoada que Alishan. Taichung é um importante centro cultural e educativo em pleno crescimento comercial.
O mas interessante para o visitante é o templo de Pao Chueh, com a estátua de Milefo, e o Buda de Chuanghua de 22 metros de altura, por onde se pode subir através do seu interior.
O SUL
TAITUNG
É um dos centros urbanos mais importantes da costa leste. Ali poderá admirar o Templo de Matzu, a deusa do mar. Desde o porto de Taitung pode-se aceder a ilha de Orquídeas, Lanyu e desfrutar das Águas termais Chihpen.
Em Lanyu, poderá admirar a forma de vida de seus habitantes, que conservam tradições e cerimônias de sua origem aborígene, ainda que os mas jovens não estão tão interessado em mantê-las.
Uma viajem interessante pode ser o recorrido que vai desde Oluanpi ao extremo sul de Taiwan, a Kenting, que possui as melhores praias, rodeadas de colinas e bosques e dali a Chialeshui e Hengchunb.
O centro industrial de Taiwan é Kaohsiung, que conta com mais de um milhão de habitantes. Desde ali pode-se ir a Ilha de Chichin e a Hsiao Luichiu, na baía de Tungkang.
As Ilhas Penghu (pescadores), 64 ilhas cobertas de vegetação, vivem da pesca e são um paraíso de bonitas praias e lugares verdadeiramente interessantes.
Prinicipais Atrações do país:
Museu do Palácio Nacional
Quando os nacionalistas chineses perderam a guerra civil com os comunistas, no final dos anos 40, foram para Taiwan, levando consigo os tesouros e artefatos imperiais. Essa coleção, com mais de 4.000 anos, faz parte dos cerca de 240.000 objetos de arte e documentos que se encontram no Museu do Palácio Nacional, em Taipei, e é a melhor concentração de artefatos culturais chineses do mundo. Assim, se os visitantes quiserem saber mais sobre a herança cultural da China, este é o sítio indicado para visitar. Mas são precisos alguns dias para ver o museu com calma.
Objetos e documentos expostos, como quadros, tapeçaria, cerâmica, livros e arquivos, entre outros, representam cada dinastia.
Também se encontram neste museu alguns dos mais antigos exemplos de personalidades ancestrais chinesas que estão esculpidas em ossos ou em carapaças de tartaruga. Estes objetos foram escavados na China, durante os anos 20 e 30, e, noutros tempos, acreditava-se que podiam ser usados para prever o futuro.
Desfiladeiro Taroko
Os indígenas atayals nomearam de Taroko este desfiladeiro de mármore branco, o que significa “lindo” na sua língua, e que espelha exatamente aquilo que é. Situado no Parque Nacional de Taroko, o desfiladeiro precepita-se 900m ao longo da costa Este de Taiwan, perto da cidade de Hualien, e o rio Liwu esculpe as paredes verticais, desde há centenas de anos.
Os visitantes podem apanhar um comboio ou um vôo de 30 minutos, de Taipei até Hualien, para visitar esta extraordinária maravilha natural. Uma viagem de autocarro de 19km leva os passageiros à ravina apertada, fazendo paragens ocasionais de manhã, e proporciona um fim de dia agradável, ao som do rufar do tambor.
Lan Y (Orchid Island)
Esta pequena ilha, situada a cerca de 60km de Taiwan, tem 4.000 nativos yami, que preferem chamar-se tao (pronunciado da-Woo).
Lan Y é um dos poucos lugares de Taiwan onde a tradição aborígene continua ainda bem preservada. Os homens saem todas as manhãs para pescar em canoas. No decorrer de celebrações especiais, os homens exibem com orgulho capacetes cônicos de metal, símbolos de riqueza feitos de moedas fundidas trabalhadas em faixas enroladas sobrepostas.
Infelizmente, experiências desagradáveis com turistas fizeram com que a atitude dos yami se tornasse mais defensiva. No entanto, se os visitantes se aproximarem deles com sensibilidade cultural e respeito, eles acabam por ficar mais receptivos. Os turistas podem ficar alojados nos hotéis da ilha ou providenciar, junto da Fundação Cultural e Educacional Lan-en, o alojamento numa casa de uma família yami (estas casas possuem um telhado íngreme e são parcialmente subterrâneas para resistir aos furacões).
Mercado Nocturno de Shih-lin
Este mercado, com cerca de 500m2, é o centro da vida noturna tailandesa, na parte norte de Taipei. É bastante diferente dos mercados matinais, onde as pessoas fazem compras para cozinharem em casa.
Centenas de pessoas aparecem para comer qualquer coisa ou tomar um copo, compram artigos nas várias tendas existentes, que vendem desde bijuteria a calças de ganga, e aproveitam para passear e divertir-se.
É bastante sociável e uma excelente forma de os visitantes se integrarem nos usos e costumes de Taiwan. A vida começa por volta das 6 da tarde e pode ir até às 3 da manhã, embora aos fins-de-semana o mercado esteja aberto até mais tarde.
Floresta Shitou
Esta floresta de árvores de bambu, abetos e cedros cobre 2.500 hectares na montanha Fenghuang, no centro de Taiwan. É um sítio fabuloso para apreciar o lado natural de Taiwan e a sua biodiversidade, e a atmosfera amena e pacífica tem um efeito curativo nas pessoas.
Os turistas podem dar longas e agradáveis caminhadas a pé e observar pelo caminho os pássaros existentes. A floresta experimental pertence à Universidade Nacional de Taiwan, que conduz os estudos sobre silvicultura e botânica. A área é particularmente conhecida pela grande variedade de bambu. É uma paragem obrigatória nas viagens organizadas.
Os entusiastas da natureza devem experimentar a calma e a beleza do Parque Nacional Yushan. Com picos de 3.000 metros de altura, aventuras de caminhada e trekking aguardam neste ponto turístico de Taiwan.
É também o lar da Jade Mountain, a quarta ilha montanhosa mais alta do mundo, com 3.952 metros. Você certamente não ficará sem trilhas para explorar aqui.
Desfiladeiro de Taroko
Não se cansa das maravilhas naturais de Taiwan?
Suba o desfiladeiro Taroko e conheça mais pontos turísticos de Taiwan que cobrem quase 100.000 hectares de terra. Preste respeito no Eternal Spring Shine, mergulhe os pés nas águas majestosas da Trilha Shakadang e depois siga rio acima até a vila tribal Truku para provar iguarias locais no pequeno mercado.
Lago Sol Lua
O Lago Sun Moon de Nantou é um dos pontos turísticos mais belos de Taiwan. Fica a aproximadamente duas horas da cidade de Taipei e é tão sereno como sempre. Um parque e florestas exuberantes cercam o lago, que pode ser acessado por meio de balsa ou teleférico – este último proporcionando uma vista aérea.
Nas proximidades fica a Vila da Cultura Aborígine Formosan, conhecida por seu Festival de Flores de Cerejeira e Lavanda.
Taipé 101
Taipei 101 não detém mais o recorde de arranha-céu mais alto do mundo, mas continua sendo uma das principais atrações turísticas de Taiwan.
Elementos de um pagode asiático e haste de bambu são usados na arquitetura, o que aumenta o apelo do edifício. Pegue o elevador de alta velocidade até o 89º andar, onde você encontrará um deck de observação interno ou enfrente as alturas no deck aberto do 91º andar.
Pagodes de Dragão e Tigre
Kaohsiung, a segunda maior cidade de Taiwan, é um ótimo lugar para fugir das multidões em Taipei.
É também um lugar conhecido por sua arte de rua, além de templos ousados e coloridos como os Pagodes do Dragão e do Tigre localizados no Lago Lotus.
Suba a estrutura de sete andares para ter uma vista panorâmica do lago cheio de vagens de lírios.
Mercado Noturno da Rua Raohe
Os moradores locais adoram os mercados noturnos pela variedade de produtos acessíveis e lanches deliciosos, mas também são pontos turísticos populares de Taiwan.
Embora muitos indiquem Shilin, o bazar na Raohe Street é uma opção igualmente boa.
Pechinche com os vendedores para conseguir um acordo razoável e não se esqueça de experimentar a comida local, como o infame tofu fedorento e os pães cozidos no vapor.
Templo Longshan
Encontre o seu zen enquanto explora os templos ornamentados perto do rio Tamsui. O Templo Longshan é o ponto turístico de Taiwan mais visitado na região e tem quase 300 anos.
Devotos solteiros vêm aqui para orar a Yue Lao na esperança de encontrar seu verdadeiro amor em breve, enquanto outros pedem orientação aos deuses jogando blocos de lua vermelha (jiaobei) no chão.
Museu do Palácio Nacional
Os interessados em aprender mais sobre a rica história de Taiwan devem visitar o Museu do Palácio Nacional.
Este ponto turístico de Taiwan abriga cerca de 700 mil artefatos e obras de arte e possui uma extensa coleção de antiguidades coletadas por imperadores chineses de diversos períodos.
Como você já está na área, você também pode visitar o Museu Shung Ye dos Aborígenes Formosanos, que fica do outro lado.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.rumbo.com.br/www.panoramainternacional.com/www.klook.com
Redes Sociais