PUBLICIDADE
Cólica renal – Definição
A cólica renal é a dor que ocorre quando uma pedra bloqueia o trato urinário. Embora pedras pequenas possam ser eliminadas na urina, pedras maiores requerem outros tratamentos, como cirurgia. Enquanto isso, seu médico também pode fornecer medicamentos para aliviar os sintomas dolorosos.
Cólica renal é o termo usado para descrever a dor abrupta, grave e aguda nos flancos e na região lombar causada pela obstrução aguda e distensão do ureter e da pelve renal.
A cólica renal é uma dor intensa na parte inferior das costas ou nas laterais. A dor geralmente ocorre de um lado, mas pode ocorrer em ambos os lados da região lombar. A cólica renal pode começar rapidamente, ir e vir e piorar com o tempo.
Cólica renal – O que é
A cólica renal é a dor que pode ocorrer quando uma pedra fica presa em parte do trato urinário. Outros distúrbios do trato urinário, como infecção, espasmo ou estenose, também podem causar dor.
As pedras se formam quando minerais ou outras substâncias se acumulam, se unem e criam cristais. Essas pedras podem estar localizadas em qualquer parte do sistema urinário – rins (pedras nos rins), bexiga (pedras na bexiga) ou ureteres (pedras ureterais). Dependendo do tamanho e da localização do cálculo, a cólica renal pode variar de leve a grave.
Uma pedra no trato urinário pode ser tão pequena quanto um grão de areia ou tão grande quanto uma bola de golfe. Quanto maiores as pedras crescem, mais dolorosas elas podem se tornar.
A cólica renal aguda é uma dor intensa resultante da presença de um cálculo no sistema urinário. A pedra pode estar presente em qualquer lugar ao longo do caminho entre os rins e a uretra.
Você pode obter pedras em qualquer parte do trato urinário. Eles se formam quando minerais como cálcio e ácido úrico ficam presos na urina e criam cristais duros.
As pedras podem ser tão pequenas quanto um grão de areia ou tão grandes quanto uma bola de golfe. Quando essas pedras crescem o suficiente, elas podem se tornar muito dolorosas.
Cólica renal – Sntomas
Cólica renal
O sinal de alerta mais comum de cólica renal é uma dor intensa no flanco no lado afetado do corpo, entre as costelas inferiores e o quadril. Essa dor pode irradiar para as costas, virilha ou abdômen inferior.
A cólica renal pode ocorrer em ondas e geralmente é acompanhada de náuseas e vômitos.
Outros sintomas que podem aparecer em combinação com cólica renal incluem:
Micção dolorosa (dor ao fazer xixi).
Sangue no seu xixi.
Urina turva.
Alterações na urina, como xixi com mau cheiro, urinar mais ou menos do que o normal ou necessidade urgente de fazer xixi.
Cristais na sua urina.
Febre.
Arrepios.
Cólica renal – Causa
Cólica renal
Os cálculos urinários são a principal causa de cólica renal. Se a pedra restringir o fluxo de urina, pode causar aumento da pressão e inflamação.
Pedras podem se formar no trato urinário por vários motivos, incluindo:
Desidratação.
Excesso de cálcio no xixi.
Excesso de proteína em sua dieta.
Certos medicamentos.
Condições do seu trato gastrointestinal, como colite ulcerosa ou doença de Crohn.
Hiperparatireoidismo.
Existem outras coisas que podem causar cólica renal. Se as pedras não forem a fonte de sua dor, seu médico poderá encaminhá-lo a um urologista para exames adicionais.
Cólica renal – Diagnóstico
Cólica renal
Seu médico realizará um exame e perguntará sobre seus sintomas e histórico médico.
Para confirmar o diagnóstico de cólica renal, eles podem realizar:
Uma tomografia computadorizada (TC) do trato urinário (com ou sem contraste).
Uma ultrassonografia renal.
Radiografias abdominais.
Uma varredura renal, que mostra como seus rins funcionam.
Cólica renal – Tratamento
Tratamento de cólica renal para pequenas pedras
Se você tiver um pequeno cálculo urinário, poderá eliminá-lo ao fazer xixi. Você deve beber muitos líquidos para ajudar a eliminar a pedra, e seu médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor.
Eles também podem pedir que você faça xixi em uma peneira. Isso captura quaisquer fragmentos de cálculos urinários para que um laboratório possa analisá-los.
Tratamento de cólica renal para pedras grandes
É improvável que você passe por pedras maiores ao fazer xixi.
Portanto, seu médico pode recomendar um procedimento para removê-los, como:
Litotripsia por ondas de choque: Durante este procedimento, ondas de choque são direcionadas aos cálculos urinários para quebrá-los em pedaços menores. Você pode então passar esses pedaços menores ao fazer xixi.
Ureteroscopia: O cirurgião insere um tubo fino e iluminado com uma pequena câmera na uretra. Isso os ajuda a encontrar e remover a pedra ou quebrá-la em pedaços menores e remover os fragmentos.
Nefrolitotomia percutânea: Realizado para remover pedras nos rins, esse procedimento envolve fazer uma pequena incisão nas costas para acessar os rins. Isso normalmente é reservado para pedras maiores.
Stent ureteral: Em alguns casos, seu médico pode colocar um stent no ureter para reduzir o bloqueio e ajudar na passagem dos cálculos.
Em algumas circunstâncias, pode ser necessária mais de uma cirurgia para tratar as pedras.
Cólica renal – Prevenção
Para reduzir o risco de cólica renal, você precisará tomar medidas para reduzir a probabilidade de cálculos urinários.
Aqui estão algumas dicas úteis:
Beba mais água e reduza o consumo de refrigerantes escuros.
Reduza a quantidade de sal em sua dieta para menos de 2.000 miligramas por dia.
Limite a proteína animal – como carne bovina, frango, porco e peixe – a uma porção diária do tamanho da palma da mão.
Reduza a ingestão de alimentos com alto teor de oxalato, como nozes e espinafre.
Não restrinja o cálcio em sua dieta. É importante obter cálcio de fontes alimentares como queijo, lentilhas e folhas verdes.
Se você já teve cálculos urinários no passado, seu médico pode prescrever medicamentos como citrato de potássio ou diuréticos tiazídicos. Esses medicamentos podem ajudar a reduzir a recorrência (retorno) de cálculos urinários.
Fonte: www.medicalnewstoday.com/www.sciencedirect.com/my.clevelandclinic.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.healthline.com/www.drugs.com/www.niddk.nih.gov/drleonardoborges.com.br