PUBLICIDADE
Ligamento deltóide – Definição
O ligamento deltóide ou medial é um grupo de vários ligamentos no tornozelo. Consiste em duas camadas de tecido conjuntivo forte.
Essa faixa triangular se conecta a vários ossos do tornozelo e do pé para ajudar a estabilizar o tornozelo.
O complexo dos ligamentos colaterais mediais da articulação do tornozelo é chamado coletivamente de ligamento deltoide.
Ligamento deltóide – O que é
O ligamento deltóide, originando-se do maléolo medial, se espalha em quatro componentes (tibiotalar anterior, tibiotalar posterior, tibiocalcâneo e tibionavicular) antes de se fixar ao tálus, calcâneo e navicular.
O ligamento deltóide ou medial é uma banda forte de tecido conjuntivo que ajuda a estabilizar o tornozelo interno. É um dos muitos ligamentos do tornozelo que suportam essa articulação complexa.
Um grupo de quatro ligamentos (os ligamentos colaterais mediais) compõe o ligamento deltóide. Medial refere-se ao interior do seu tornozelo. Deltóide significa em forma de triângulo.
O ligamento deltoide (ou ligamento medial da articulação talocrural) é uma banda triangular forte e plana que se liga ao ápice do maléolo medial e sobre as margens anterior e posterior.
O ligamento deltóide suporta a articulação do tornozelo e também resiste ao valgo excessivo do pé. O ligamento deltoide é formado por quatro fibras.
Ligamento tibial anterior do tálus
Ligamento tibial calcâneo
Ligamento tibial posterior do tálus
Ligamento navicular tibial.
Consiste em dois conjuntos de fibras: superficiais e profundas.
Ligamentos – O que são
Tornozelo
Os ligamentos são bandas de fibras interconectadas em cordas fortes semelhantes a cordões. Normalmente, os ligamentos unem os ossos uns aos outros em uma articulação. Em lugares como cotovelo, tornozelo ou joelho, os ligamentos fazem conexões cruzadas que ajudam a manter uma articulação estável.
Em algumas partes do corpo, os ligamentos não conectam os ossos. Por exemplo, alguns ligamentos localizados na pélvis ajudam a sustentar os órgãos internos.
Ligamento deltóide – Função
O ligamento deltóide ou medial é uma parte importante da estrutura do tornozelo. Ele conecta e mantém juntos vários ossos do pé e do tornozelo.
Esse ligamento ajuda a impedir que você gire demais o pé ou gire o tornozelo para dentro. Ele atua como um contrapeso para os ligamentos laterais do lado de fora do tornozelo.
Ligamento deltóide – Localização
Ligamento deltóide
O ligamento deltóide é o principal ligamento na parte interna do tornozelo.
Ele se liga aos ossos da perna, pé e tornozelo, incluindo:
Maléolo medial, a protuberância óssea na parte interna do tornozelo.
Tíbia, ou tíbia.
Navicular, o osso na parte superior interna do pé.
Calcâneo, ou osso do calcanhar.
Tálus, o osso que fica entre a canela e o calcanhar.
Consiste em duas camadas de tecido – uma profunda no tornozelo, a outra mais superficial (mais perto da superfície). Juntos, eles fornecem força e estabilidade à articulação do tornozelo.
O que são entorses de tornozelo?
Entorse do tornozelo
As entorses de tornozelo são uma lesão muito comum que pode, em casos raros, afetar o ligamento medial. Quando você torce o tornozelo, os ligamentos que sustentam a articulação se esticam, esticam ou até mesmo se rompem.
Na maioria dos casos, as pessoas torcem o tornozelo rolando-o para fora (supinação). Esse movimento danifica os ligamentos laterais do lado de fora do tornozelo.
Essas entorses comuns podem resultar de simplesmente pisar em uma superfície irregular ou perder o equilíbrio.
O que causa entorses do ligamento deltoide?
As entorses do ligamento deltóide são um tipo incomum de entorse do tornozelo. Uma tensão ou ruptura do ligamento deltóide resulta de rolar o tornozelo para dentro (pronação).
O ligamento medial é mais forte que os ligamentos laterais. Essa resistência torna menos provável que se estique ou rasgue. As entorses do deltoide ou do ligamento medial representam apenas cerca de 15% das entorses do tornozelo.
A maioria das lesões no ligamento deltóide resulta de um impacto direto no tornozelo. Uma fratura do tornozelo (osso quebrado) na parte externa do tornozelo é a causa mais comum de entorse do ligamento deltóide.
Fonte: radiopaedia.org/my.clevelandclinic.org/academic-accelerator.com/www.sciencedirect.com/www.saudebemestar.pt
Redes Sociais