PUBLICIDADE
Acetaldeído – Definição
O acetaldeído é um aldeído líquido incolor, às vezes chamado simplesmente de aldeído.
É formado pela oxidação parcial do etanol.
A oxidação do acetaldeído forma o ácido acético.
O acetaldeído é produzido comercialmente pela oxidação do etileno com um catalisador de paládio.
É usado como agente redutor (por exemplo, para espelhos prateados), na fabricação de resinas sintéticas e corantes e como conservante.
Quando tratado com uma pequena quantidade de ácido sulfúrico forma o paraldeído, ((CH3CHO)3, um trímero, que é usado como droga hipnótica.
Acetaldeído – O que é
O acetaldeído é um composto químico inflamável incolor que aparece na forma de um líquido com um odor frutado característico.
Este produto químico pode ser produzido sinteticamente para diversos fins e ocorre naturalmente em frutas maduras, especialmente uvas, junto com café e pão.
Este composto também é produzido no corpo como um subproduto do metabolismo do álcool. Quando os níveis desse composto sobem a um nível alto, eles causam uma condição conhecida na gíria como “ressaca”.
A fórmula química do acetaldeído é: CH3CHO.
Acetaldeído – Fórmula química
Este composto também é conhecido como etanal. É usado comercialmente na produção de alguns produtos farmacêuticos e perfumes, e também é utilizado como catalisador para várias reações químicas.
Como o acetaldeído é irritante e suspeito de ser cancerígeno, ele deve ser manuseado com cuidado nas instalações que o produzem para evitar expor as pessoas a riscos desnecessários.
Quando as pessoas bebem álcool, ele é decomposto no fígado em acetaldeído pela álcool desidrogenase.
O acetaldeído, por sua vez, é decomposto em ácido acético pela acetaldeído desidrogenase e outro produto químico, a glutationa.
Quando as pessoas bebem álcool, ele é
decomposto no fígado em acetaldeído
Algumas pessoas têm deficiências enzimáticas que permitem que o composto se acumule no corpo durante a bebida, causando um rubor característico no rosto.
As pessoas que consumiram muito álcool desenvolvem ressacas porque seus fígados não conseguem processar o acetaldeído rápido o suficiente.
A ressaca desaparece quando os níveis de enzimas no fígado aumentam novamente e o fígado pode terminar de metabolizar o acetaldeído.
O metabolismo do álcool pode causar estresse severo no fígado, especialmente quando as pessoas bebem grandes quantidades de álcool rotineiramente, e pode levar a uma série de problemas de saúde causados pelo declínio da função hepática. A droga Antabuse, que é projetada para combater o alcoolismo, criando consequências negativas quando as pessoas bebem, bloqueia a atividade da acetaldeído desidrogenase, deixando as pessoas com uma sensação de desconforto profundo depois de consumir até mesmo uma pequena quantidade de álcool.
Pessoas que consumiram muito álcool desenvolvem ressaca porque
seus fígados não conseguem processar o acetaldeído rápido o suficiente
Na produção de vinhos e bebidas espirituosas, os níveis de acetaldeído são uma fonte de muito interesse.
Este composto químico pode ser encontrado em vinhos e bebidas espirituosas derivadas de frutas, em níveis variados, e contribui para o cheiro frutado de muitos vinhos. Se o nível deste composto for muito alto, no entanto, pode ser considerado um defeito e pode tornar um produto acabado menos valioso ou menos saboroso.
As universidades que pesquisam vinhos e destilados têm demonstrado grande interesse neste composto e seu papel na produção e consumo de bebidas alcoólicas.
Acetaldeído – Descrição
O acetaldeído aparece como um líquido claro e incolor com um odor pungente e sufocante.
Ponto de inflamação: -37 °C.
Ponto de ebulição: 20 °C.
Densidade: 6,5 lb/gal.
Os vapores são mais pesados que o ar e irritam as mucosas e principalmente os olhos. Usado para fazer outros produtos químicos.
O acetaldeído é o aldeído formado a partir do ácido acético por redução do grupo carboxi. É o carcinógeno mais abundante na fumaça do tabaco. Tem um papel como um metabólito humano, um inibidor EC 3.5.1.4 (amidase), um agente carcinogênico, um mutagênico, um agente teratogênico, um agente oxidante, um aceptor de elétrons, um metabólito Saccharomyces cerevisiae, um metabólito Escherichia coli e um mouse metabólito.
Acetaldeído – Uso
O acetaldeído é usado principalmente como intermediário na síntese de outros produtos químicos. É onipresente no ambiente e podem ser formados no corpo a partir da degradação do etanol.
Exposição aguda (curto prazo) a o acetaldeído resulta em efeitos que incluem irritação dos olhos, pele e trato respiratório.
Sintomas de intoxicação crônica (de longo prazo) de acetaldeído assemelham-se aos do alcoolismo.
O acetaldeído é considerado um provável carcinógeno humano (Grupo B2) com base em estudos inadequados de câncer humano e estudos em animais que demonstraram tumores nasais em ratos e tumores laríngeos em hamsters.
O uso predominante do acetaldeído é como intermediário na síntese de outros produtos químicos.
O acetaldeído é usado na produção de perfumes, resinas de poliéster e corantes básicos.
O acetaldeído também é usado como conservante de frutas e peixes, como agente aromatizante e como desnaturante para álcool, em composições de combustível, para endurecer gelatina e como solvente nas indústrias de borracha, curtumes e papel.
Fonte: www.infobloom.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.factmonster.com/www.epa.gov/dhss.delaware.gov
Redes Sociais