Psoraleno

PUBLICIDADE

Psoraleno – Definição

Psoralenos são produtos químicos que podem ser encontrados em certas plantas. Eles tornam a pele sensível à radiação ultravioleta de ondas longas. Esse efeito é temporário.

PUVA, um tipo de fotoquimioterapia, é um tratamento combinado que começa com a administração oral de psoraleno ou aplicação tópica na pele e, em seguida, a exposição da pele à luz UVA artificial.

Psoralenos são substâncias químicas encontradas em certas plantas. Esses produtos químicos tornam a pele temporariamente mais sensível à luz. Como um medicamento sensível à luz que absorve radiação ultravioleta de onda longa (ultravioleta A ou UVA), o psoraleno é usado com um tipo de terapia de luz chamada terapia PUVA.

A terapia PUVA é usada para tratar muitas doenças de pele diferentes, incluindo psoríase, eczema, vitiligo e problemas de pele relacionados a linfomas (câncer do sistema linfático que combate infecções).

Os psoralenos podem ser tomados por via oral ou podem ser aplicados topicamente.

Psoraleno – O que é

Psoraleno é um nome para um grupo de produtos químicos orgânicos encontrados em plantas do gênero Psoralea, como aipo, cenoura e nabo. A erva chinesa po gu zi, também conhecida como bu gu zhi ou Psorales corylifolia L., também é membro da família

Psoraleno, assim como muitas outras plantas com flores naturais. Juntos, eles produzem substâncias químicas que podem tornar a pele altamente reativa à luz ultravioleta A (UVA) e, por isso, são chamados de compostos PUVA e são usados para tratar problemas de pele como psoríase, vitiligo e queda de cabelo. São substâncias químicas tóxicas, porém em doses maiores, pois interferem na produção do ácido desoxirribonucléico (DNA) e podem, portanto, causar erupções cutâneas, queimaduras e câncer de pele em indivíduos saudáveis, como trabalhadores agrícolas que colhem aipo e pastinagas que contêm os compostos.


O psoraleno é encontrado naturalmente no aipo

A família de compostos parentais da qual o psoraleno é derivado é conhecida como furocumarina, que é um composto furano de anel de cinco carbonos semelhante ao anel de seis carbonos do benzeno, combinado com cumarina, que produz um odor perfumado e é conhecido como benzopirona. Esses compostos são produzidos pelas plantas como um mecanismo de defesa, pois são pesticidas naturais altamente tóxicos para insetos e mamíferos. As plantas também os utilizam como um agente contra a infecção por fungos e microorganismos invasores.

As moléculas de um composto de psoraleno são pequenas o suficiente para passar por uma parede celular e se ligar às bases de adenina e timina na estrutura do DNA, onde são inertes até serem expostas à luz UVA, quando se tornam ativas e interrompem o processo de divisão celular normal.

Em pequenas doses, compostos de psoraleno têm sido usados na medicina chinesa como uma injeção muscular ou creme tópico para estimular a produção de melanina na pele durante a exposição à luz solar.

Essa característica única também fez com que fossem amplamente utilizados como ativadores de bronzeamento em loções bronzeadoras, onde os níveis de luz eram reduzidos devido ao clima, até que seu uso foi proibido na Suíça em 1987. Evidências posteriores de sua contribuição para casos de melanoma em todo o mundo causaram um maior proibição dos produtos químicos para esse uso em 1996.

Compostos de substituição com produtos químicos bloqueadores de ultravioleta B (UVB) e psoraleno foram introduzidos como substitutos em países como a França e promovidos como compostos de bronzeamento seguros para pessoas que tinham dificuldade em obter um bronzeado, mas as reivindicações de sua segurança permanecem controversas. Um composto relacionado usado em agentes de curtimento com suspeita de qualidades fotomutagênicas é a umbeliferona, comumente encontrada em cenouras, coentro e outras plantas.


Psoraleno é usado para tratar doenças de pele como vitiligo

uso médico de psoraleno para problemas de pele foi iniciado na década de 1940 no Egito como tratamento para vitiligo e é considerado preferível à terapia com esteróides, embora tenha uma alta taxa de efeitos colaterais. Em condições de pele relacionadas, como a psoríase, ele age secando a própria pele, o que reduz as taxas de infecção da pele. A partir de 2011, pesquisas estão em andamento para usar o psoraleno como ingrediente em bancos de sangue para desinfetar o sangue após expô-lo à radiação UVA.

Não teria nenhum efeito prejudicial nos glóbulos vermelhos ou no plasma e tornaria inerte o DNA dos glóbulos brancos no sangue.

Psoraleno – Descrição

psoraleno é o membro mais simples da classe dos psoralenos que é 7H-furo[3,2-g]cromeno com um grupo ceto na posição 7. Foi encontrado em plantas como Psoralea corylifolia e Ficus salicifolia.

Tem um papel como metabólito vegetal.

O 8-metoxsalen e o 5-metoxsalen são furocumarínicos referidos coletivamente como psoralênicos que possuem atividade fotossensibilizante e são usados por via oral e tópica em conjunto com irradiação ultravioleta para a terapia de psoríase e vitiligo.

Os psoralenos têm sido associados a uma baixa taxa de elevações transitórias de enzimas séricas durante a terapia e a casos raros de lesão hepática aguda clinicamente aparente.

Psoraleno – Terapia


Psoraleno

Um tipo de terapia fotodinâmica usada para tratar doenças da pele, como psoríase, vitiligo e nódulos cutâneos de linfoma de células T.

O paciente recebe psoraleno (medicamento que se torna ativo quando exposto à luz) por via oral ou aplicado na pele, seguido de radiação ultravioleta A.

terapia com psoraleno e ultravioleta A pode aumentar o risco de contrair câncer de pele. Também chamada de terapia PUVA.

A fotoquimioterapia com Psoraleno-UV-A (PUVA) envolve o uso de psoraleno oral ou tópico, seguido de exposição à radiação UV-A de ondas longas.

PUVA (fotoquimioterapia) psoraleno + ultravioleta A: a combinação de um psoraleno (um medicamento sensível à luz) e exposição à luz ultravioleta (UVA) de ondas longas (315–400 nm).

É usado principalmente para o tratamento da psoríase.

Psoraleno – Resumo

psoraleno é uma furocumarina natural encontrada nas sementes de Psoralea corylifolia e outras plantas e usada por sua atividade fotossensibilizante na terapia de psoríase e vitiligo.

psoraleno é ativamente captado pelas células epidérmicas e se intercala no DNA. Após a exposição à luz ultravioleta (UV), o psoraleno forma ligações cruzadas entre o DNA, causando lesão celular e morte.

A forma mais comumente usada de psoraleno, conhecida como 8-metoxsalen (meth ox’ a len) ou 8-metoxipsoraleno, está disponível nos Estados Unidos desde a década de 1950 e era normalmente administrada por via oral ou tópica como uma pomada com tratamento com luz ultravioleta. O 8-metoxsalen com radiação ultravioleta (PUVA) foi aprovado para uso na psoríase refratária nos Estados Unidos em 1982. Suas indicações atuais são limitadas à psoríase grave, recalcitrante e incapacitante.

Também tem sido usado para tratar vitiligo e linfoma cutâneo de células T. Atualmente, o psoraleno não é comumente usado, principalmente devido a preocupações com a segurança a longo prazo da terapia com luz ultravioleta e a disponibilidade de agentes mais novos, mais eficazes e melhor tolerados para a psoríase. O 8-metoxsalen está disponível em cápsulas de 10 mg para uso oral e em loções de metoxsalen a 1% para administração tópica de forma genérica e sob a marca Oxsoralen. A dose oral típica é ajustada pelo peso e varia de 10 a 70 mg, 2 a 4 vezes por semana, tomada 1 a 2 horas antes de uma dose controlada de irradiação ultravioleta. Os efeitos colaterais comuns incluem náusea, dor de cabeça, tontura, fadiga, depressão e reações cutâneas eritematosas e pruriginosas à luz ultravioleta. Reações adversas raras, mas potencialmente graves, incluem aumento do risco de carcinoma basocelular e melanoma.

Fonte: www.infobloom.com/www.oxfordreference.com/www.cancer.gov/www.sciencedirect.com/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.verywellhealth.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.haberkaos.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …