PUBLICIDADE
Silicato de Alumínio – Definição
O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato de alumínio hidratado quando em pó.
O silicato de alumínio é uma mistura de alumina, sílica e oxigênio. O caulim é frequentemente usado como demulcente e adsorvente na indústria farmacêutica. É utilizado em lacas de cor (corantes insolúveis).
Como matéria-prima, é comumente encontrado em papéis, plásticos, cosméticos e produtos farmacêuticos, e também é usado em preparações farmacêuticas como agente filtrante para clarificar líquidos.
Como agente medicinal, o caulim é usado para tratar a diarréia. Na odontologia, usado para adicionar dureza e opacidade aos dentes de porcelana.
Outros nomes comuns para silicato de alumínio hidratado incluem caulim pesado ou leve, caulim, bolo alba, argila de porcelana, caule branco e argilla.
Silicato de Alumínio – O que é
O silicato de alumínio é uma mistura de alumínio, sílica e oxigênio que pode ser um mineral ou combinado com água para formar uma argila.
Também pode se combinar com outros elementos para formar vários outros minerais ou argilas. Algumas dessas formas são usadas medicinalmente e industrialmente e mantêm sua resistência em altas temperaturas – uma propriedade conhecida como refratária. Outros são usados como pedras preciosas.
Este mineral vem em três formas diferentes: cianita, andaluzita ou silimanita. Todos eles têm a fórmula química Al2SiO5, mas possuem estruturas cristalinas diferentes.
Todas as três formas raramente são encontradas na mesma rocha, porque cada uma ocorre em diferentes condições de pressão e temperatura. Apenas a cianita e a silimanita são utilizadas industrialmente.
A cianita é incomum porque sua dureza varia, dependendo da direção dos cristais. Alguns dos cristais são semelhantes a safiras azuis e são usados como pedras preciosas. A cianita também é usada na fabricação do composto industrial frequentemente usado mulita. Este composto tem a fórmula química 3Al2O3.2SiO2. É usado como refratário na indústria de cerâmica e na fabricação de muitas coisas, incluindo isolamentos elétricos de alta tensão, vidro e elementos de aquecimento.
A silimanita também pode ser usada como refratário. É usado em uma variedade de indústrias, incluindo fabricação de vidro, cerâmica, cimento, fundição de ferro e fundição de metais.
O silicato de alumínio pode ser hidratado, ou ter moléculas de água associadas a ele, caso em que forma uma argila. Caulim é o termo para um grupo de minerais de argila com a fórmula química de Al2O3.2SiO2.2H20.
Forma uma camada de dois cristais alternados — um de silício-oxigênio e outro de alumina. A caulinita é o principal constituinte do caulim.
O caulim tem sido usado por muitos anos para controlar a diarréia e para secar hera venenosa e erupções cutâneas de carvalho venenoso. Também tem sido usado para tratar assaduras. Comercialmente, tem sido importante na indústria cerâmica, principalmente para a produção de porcelana fina. Também é usado para fabricar cimento, tijolos e isolantes, entre outras coisas.
Outro composto encontrado como mineral e como argila é o silicato de alumínio e magnésio, composto de magnésio, alumínio, sílica e oxigênio. Em sua forma mineral, é um tipo de granada chamada piropo, que é frequentemente usada como pedra preciosa, e é a única granada a ser sempre de cor vermelha. Sua fórmula química é Mg3Al2(SiO4)3, embora frequentemente existam vestígios de outros elementos presentes.
A forma hidratada é uma mistura de argilas, e essa mistura purificada é comumente usada como antiácido. Também é usado como espessante em produtos de beleza e cosméticos e como ingrediente inativo em desodorantes.
O silicato de alumínio forma uma argila quando
associado a moléculas de água
O silicato de alumínio e sódio também é conhecido como aluminossilicato de sódio e é composto de sódio, alumínio, sílica e oxigênio. Dois minerais desse tipo são a albita e a jadeíta.
A albita tem a fórmula química NaAlSi3O8, enquanto a da jadeíta é NaAlSi2O6. A albita é comum na crosta terrestre e se decompõe sob pressão para formar jadeíta e quartzo. A jadeíta é um dos tipos de minerais que compõem a pedra preciosa jade.
Existe uma forma industrial de aluminossilicato de sódio, conhecida como aluminossilicato de sódio amorfo sintético, que contém água. Esta é uma série de compostos e não possui uma composição química fixa.
É usado como aditivo em alimentos em pó para evitar a formação de grumos.
Zeólitos sintéticos são preparados a partir deste composto. São minerais muito porosos e utilizados comercialmente como adsorventes. Eles são usados principalmente como detergentes para a roupa, embora tenham uma variedade de outros usos industriais.
Silicato de Alumínio – Aplicação
Silicato de Alumínio
O mesmo que para argila, ou seja, produtos cerâmicos, refratários, suspensões coloidais, fluidos de perfuração de poços de petróleo, enchimento para produtos de borracha e plástico, filmes, revestimento de papel, óleos descolorantes, moldes temporários, filtração, carreador em sprays inseticidas, suporte de catalisador.
Silicato de Alumínio – Usos médicos
Silicato de Alumínio
Quando o silicato de alumínio e magnésio é hidratado, torna-se uma argila conhecida como caulim, que é usada para tratar doenças como diarréia e para combater assaduras, bem como erupções de carvalho venenoso e hera venenosa.
Quando combinado com magnésio e hidratado, o resultado é uma mistura de argila que tem uso comum em antiácidos, bem como espessante para cosméticos e outros produtos de beleza.
Também aparece como um ingrediente inativo para desodorantes.
Silicato de Alumínio – Usos Industriais
Silicato de Alumínio
A forma de cianita do silicato de alumínio é utilizada para criar a mulita para uso industrial, sendo este composto utilizado pela indústria cerâmica como refratário, bem como para a fabricação de materiais isolantes elétricos e elementos de aquecimento.
A forma de silimanita é usada em indústrias como a fabricação de vidro, fundição de metais e fundições de ferro.
O aluminossilicato de sódio contém água e é referido como aluminossilicato de sódio sintético, que os fabricantes adicionam aos alimentos em pó para evitar a formação de grumos.
Além de seu uso na medicina, o caulim também tem usos industriais. A indústria cerâmica a utiliza para produzir porcelanato fino, por exemplo. Você também pode usar caulim para fazer tijolos e cimento.
Fonte: www.infobloom.com/www.drugs.com/www.cargohandbook.com/gem5.com/amarischemicalsolutions.com/alchetron.com
Redes Sociais