PUBLICIDADE
Desequilíbrio ambiental – O que é
O desequilíbrio ambiental é uma das questões ambientais que mais cresce em relação à saúde humana, além do aquecimento global.
O meio ambiente da Terra é nosso habitat, mas as mudanças climáticas que os humanos causaram alteram não apenas as emissões de gases atmosféricos e seus efeitos sobre o meio ambiente, mas também altera todos os aspectos da vida sem aviso prévio ou assistência do que chamamos de “humanidade”.
Desequilíbrio ambiental – Causa
A resposta simplista é “muito ou pouco de qualquer coisa”. Por exemplo, a água é um gás de efeito estufa. Pouca água é ruim. Muita água é ruim. Mas a água em si não é ruim.
O CO2, ou dióxido de carbono, também é um gás de efeito estufa. Mas é necessário para o incrível equilíbrio entre nós e as plantas. Inspiramos oxigênio e exalamos dióxido de carbono. As plantas “inalam” dióxido de carbono e “expiram” oxigênio. Enquanto isso for mantido em equilíbrio, estamos ambos em boa forma.
O problema é que o dióxido de carbono, CO2, está muito desequilibrado porque há muito mais sendo produzido do que as plantas podem absorver.
Minha explicação favorita disso veio do brilhante Buckminster Fuller, que disse que a toxicidade é qualquer coisa que não completou seu ciclo.
Precisamos recuperar o equilíbrio produzindo menos CO2 ou encontrando um uso para o CO2.
É por isso que essa luta ambiental é tão bizarra. Há muito trabalho a ser feito para MELHORAR a economia. Encontrando maneiras de reduzir o uso dos recursos da Terra, encontrando maneiras de produzir energia sem criar CO2 (ou metano, a propósito) e encontrando usos para o CO2 que está sendo produzido atualmente para que esteja em um ciclo benéfico.
Desequilíbrio ambiental – Ecossistema
Desequilíbrio ambiental
O desequilíbrio ecológico ocorre quando distúrbios naturais ou causados pelo homem perturbam um ecossistema.
Desequilíbrio Ecológico: Suas Causas e Efeitos na Biosfera
Ecossistema é o ambiente onde seres bióticos/vivos vivem e interagem com seres não vivos/fatores abióticos, como recifes de corais, florestas, pastagens, fazendas, etc. Em 1935, a palavra “ecossistema” foi inventada pelo ecologista britânico Sir Arthur George Tansley, que retrataram o sistema natural em “intercâmbio constante” entre suas partes bióticas e abióticas.
Partes bióticas, como plantas, animais e bactérias, etc.
Partes abióticas como o solo, o ar, a água, etc.
A ecologia é um ramo da ciência que foi desenvolvido por cientistas para facilitar o estudo sobre a relação entre as coisas bióticas e seu ambiente físico que são os fatores abióticos – e ecossistema faz parte do conceito de ecologia em uma visão organizada da natureza.
A biosfera é a zona terrestre de ar, água e solo que tem a capacidade de sustentar a vida. Esta zona atinge cerca de 10 km na atmosfera e desce até o fundo do oceano mais baixo. Em termos mais simples, a biosfera é a superfície da hierarquia na Terra onde o ambiente vivo e o organismo prosperam. Ele contém várias categorias de comunidades bióticas conhecidas como biomas, descritas por sua vegetação dominante, como desertos, florestas tropicais e pastagens. Os biomas, por sua vez, são compostos por vários ecossistemas.
O ecossistema tem processos que sustentam o equilíbrio ecológico:
O fluxo cíclico de materiais do ambiente abiótico para a biosfera e depois de volta ao ambiente abiótico.
Mantendo o equilíbrio da interação dentro das teias alimentares.
Esses processos devem ser mantidos no ecossistema; qualquer interferência nesses ciclos perturba e afeta o equilíbrio ecológico. Abaixo estão algumas das razões e causas do desequilíbrio ecológico no mundo vivo.
Desequilíbrio ambiental – Consequências
A ecologia é um ramo da ciência criado por cientistas para facilitar a pesquisa da relação entre coisas bióticas e seu ambiente físico, que são as causas abióticas, e ecossistema, em uma visão estruturada da natureza.
Ecossistemas que estabelecem o equilíbrio ecológico:
No fluxo de materiais para a biosfera do sistema abiótico e, em seguida, revisitar o ambiente abiótico e construindo um equilíbrio na cadeia alimentar.
As causas do desequilíbrio ecológico estão relacionadas à crescente industrialização, desperdício irracional de recursos naturais, desmatamento, contaminação da água, pelo que está acontecendo em um ambiente ecológico criando uma catástrofe que leva danos à natureza e coloca em risco a vida humana.
Equilíbrio ecológico
Equilíbrio ecológico
Ecologia é a ciência do estudo dos ecossistemas. O equilíbrio ecológico tem sido definido por vários dicionários online como “um estado de equilíbrio dinâmico dentro de uma comunidade de organismos em que a diversidade genética, de espécies e ecossistemas permanece relativamente estável, sujeita a mudanças graduais através da sucessão natural”. e “Um equilíbrio estável no número de cada espécie em um ecossistema.”
O ponto mais importante é que o equilíbrio natural em um ecossistema seja mantido. Este equilíbrio pode ser perturbado devido à introdução de novas espécies, morte súbita de algumas espécies, perigos naturais ou causas provocadas pelo homem. Nesta viagem de campo, exploraremos como a população humana e o desenvolvimento afetam o equilíbrio ecológico.
Em nome do desenvolvimento, removemos árvores e vegetação, mudamos o uso da terra e continuamos expandindo as áreas pavimentadas. Tudo isso afeta não apenas a ecologia do solo, mas também o equilíbrio hídrico. O aumento da urbanização também requer mais água para alimentar a população e a indústria da cidade, muitas vezes exigindo que poços cada vez mais profundos sejam perfurados ou que a água seja movida de locais ainda mais distantes.
O aumento da área do pavimento não só diminui a quantidade de vapor de água que transpira da vegetação, mas também contribui para a poluição das águas subterrâneas se o sal usado para derreter o gelo da estrada escorrer para o sistema de drenagem natural.
O ritmo acelerado de desenvolvimento levou a muitos resultados indesejados.
Espécies exóticas são destruídas mais rápido do que podemos descobri-las e ecossistemas antigos estão sendo perturbados em nossas explorações científicas.
Como funcionam os ecossistemas
Ecossistema
Seu carro já quebrou na beira da estrada?
Muitas vezes, um carro quebra porque uma peça simples está quebrada. Existem muitas partes móveis que fazem um carro funcionar.
Uma vela de ignição acende o combustível, as rodas movem o carro para frente e um radiador esfria o motor. Para que um carro funcione sem problemas, todas as peças precisam estar intactas e em boas condições.
Assim como um carro, as espécies que vivem em um ecossistema desempenham um papel importante para manter um ecossistema funcionando sem problemas. Se uma espécie for perdida, todo o ecossistema pode parar de funcionar.
Os ecossistemas são organizados em um estado de equilíbrio onde as espécies coexistem com outras espécies. Se algo acontece em um ecossistema, ele pode mudar de um estado de equilíbrio para um estado de desequilíbrio.
Desequilíbrio ecológico é quando um distúrbio natural ou causado pelo homem interrompe o equilíbrio natural de um ecossistema.
Uma perturbação é qualquer mudança que cause uma ruptura no equilíbrio de um ecossistema.
Exemplos de distúrbios naturais são:
Erupções vulcânicas
Inundações
Incêndios naturais
Exemplos de distúrbios causados pelo homem são:
A introdução de uma nova espécie
Registrando uma floresta
Poluição
Caça excessiva de uma espécie
Após a ocorrência de uma perturbação, um ecossistema pode se recuperar de volta a um estado de equilíbrio. Mas se um ecossistema sofre uma perturbação severa ou está constantemente tendo novas perturbações, pode nunca voltar a um estado de equilíbrio ecológico.
Fonte: owlcation.com/wwf.panda.org/dauchantunhien.com/www.quora.com
Redes Sociais