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Calendário Muçulmano – O que é
O calendário islâmico (ou calendário islâmico) é um calendário puramente lunar.
Ele contém 12 meses, que são baseados no movimento da lua, e por 12 meses sinódicos é de apenas 12 x 29,53 = 354,36 dias, o calendário islâmico é sempre inferior a um ano tropical, e, portanto, se desloca em relação ao calendário cristão.
O calendário é baseado no Alcorão (Sura IX, 36-37) e sua devida observância é um dever sagrado para os muçulmanos.
O calendário islâmico é o calendário oficial em vários países do Golfo, especialmente a Arábia Saudita.
Mas outros países muçulmanos utilizam o calendário gregoriano para fins civis e só voltam para o calendário islâmico para fins religiosos.
Os muçulmanos não “comemoram” tradicionalmente o início de um novo ano, mas fazemos reconhecer a passagem do tempo, e terem tempo para refletir sobre a nossa própria mortalidade.
Os Muçulmanos medem a passagem do tempo usando o (Hégira) calendário islâmico.
Este calendário tem doze meses lunares, os começos e finais são determinadas pela observação da lua crescente.
Os anos são contados a partir da Hégira, que é quando o profeta Maomé migrou de Meca para Medina (cerca de julho 622 dC).
O calendário islâmico foi introduzido pela primeira vez pelo companheiro próximo do Profeta, Omar ibn Al-Khattab. Durante a sua liderança da comunidade muçulmana, em cerca de 638 dC, ele consultou seus conselheiros, a fim de chegar a uma decisão sobre os vários sistemas de datação utilizados na época.
Concordou-se que o ponto de referência mais adequado para o calendário islâmico era a Hégira, já que era um importante ponto de viragem para a comunidade muçulmana.
Após a emigração para Medina (anteriormente conhecido como Yathrib), os muçulmanos foram capazes de organizar e estabelecer a primeira “comunidade” real muçulmano com independência social, política e econômica. Vida em Madinah permitiu que a comunidade muçulmana para amadurecer e fortalecer, e as pessoas desenvolveram toda uma sociedade baseada em princípios islâmicos.
O calendário islâmico é o calendário oficial em muitos países muçulmanos, especialmente a Arábia Saudita.
Outros países muçulmanos utilizam o calendário gregoriano para fins civis e só voltam para o calendário islâmico para fins religiosos.
Os meses do calendário Hégira usados pelos muçulmanos
O ano islâmico tem 12 meses que se baseiam em um ciclo lunar.
Allah diz no Alcorão:
“O número de meses aos olhos de Deus é de doze (em um ano) – assim ordenado por ele no dia que Ele criou os céus ea terra ….” (9:36).
“Ele é Quem fez o sol para ser uma glória brilhar, ea lua para ser a luz da beleza, e mediu estágios para ele, que você pode saber o número de anos ea contagem de tempo. Allah não criou este. exceto na verdade e na justiça e ele explica seus sinais em detalhe, para aqueles que compreendem “(10, 5).
E, em seu sermão final antes de sua morte, o Profeta Muhammad disse, entre outras coisas: “Com Allah os meses são doze, quatro deles são sagrados; três delas são sucessivos e uma ocorre isoladamente entre os meses de Jumaada e Sha’ban.”
Meses islâmicos começam ao pôr do sol do primeiro dia, o dia em que o crescente lunar é visualmente avistado.
O ano lunar é cerca de 354 dias de duração, de modo que os meses de girar para trás através das estações do ano e não são fixas para o calendário gregoriano.
Os meses do ano islâmico são:
1 Muharram (“Proibido” – é um dos quatro meses durante os quais é proibido fazer a guerra ou luta)
2. Safar (“vazio” ou “Yellow”)
3. Rabia Awal (“Primeiro primavera”)
4. Rabia Thani (“Second primavera”)
5. Jumaada Awal (“Primeiro freeze”)
6. Jumaada Thani (“Second freeze”)
7. Rajab (“respeitar” – este é mais um mês sagrado em que é proibida a lutar)
8. Sha’ban (“Para espalhar e distribuir”)
9. Ramadan (“sede Parched” – este é o mês de jejum diurno)
10. Shawwal (“Para ser claro e vigoroso”)
11. Dhul-Qi’dah (“O mês de descanso” – mais um mês, quando não a guerra ou luta é permitido)
12. Dhul-Hijjah (“O mês de Hajj “- este é o mês da peregrinação anual a Meca, uma vez mais, quando não a guerra ou luta é permitido).
Como funciona contagem dos anos?
Os anos são contados a partir da Hégira, isto é, a emigração de Maomé para Medina, em 622 dC No dia 16 de julho (calendário juliano) daquele ano, AH um iniciado (AH = Anno Hegirae = ano da Hégira).
No ano AD 2003, temos testemunhado o início do ano islâmico AH 1424.
Observe que, embora apenas 2003-622 = 1381 anos se passaram no calendário cristão, 1.423 anos se passaram no calendário islâmico, porque o seu ano é sempre mais curto (por cerca de 11 dias) do que o ano tropical usado pelo calendário cristão.
O que é um ano islâmico?
Os nomes dos 12 meses que compõem o ano islâmico são:
1 Muharram | 7 Rajab |
2. Safar | 8 Sha’ban |
3. Rabi ‘al-awwal (Rabi’ I) | 9 Ramadan |
4. Rabi ‘al-Thani (Rabi’ II) | 10. Shawwal |
5. Jumada al-awwal (Jumada I) | 11 Dhu al-Qi’dah |
6. Jumada al-Thani (Jumada II) | 12 Dhu al-Hijjah |
Devido a transliterações diferentes do alfabeto árabe, outras grafias dos meses são possíveis.
Cada mês começa quando o crescente lunar é visto pela primeira vez (pelo olho de um observador humano) depois de uma lua nova.
Embora as novas luas pode ser calculado com bastante precisão, a visibilidade real do crescente é muito mais difícil de prever. Isso depende de fatores tais como o tempo, das propriedades ópticas da atmosfera, e a localização do observador. Por isso, é muito difícil dar informações precisas com antecedência sobre quando um novo mês vai começar.
Além disso, alguns muçulmanos dependem de uma vista local, da lua, enquanto outros dependem de um avistamento por parte das autoridades em algum lugar do mundo muçulmano.
Ambos são práticas islâmicas válidas, mas podem levar a diferentes dias de partida para os meses.
Quando é que o calendário islâmico ultrapassa o calendário gregoriano?
Como o ano no calendário islâmico é cerca de 11 dias mais curto que o ano no calendário cristão, os anos islâmicos estão lentamente ganhando nos anos cristãs.
Mas serão necessários muitos anos antes que os dois coincidem. O primeiro dia do quinto mês do CE 20874 no calendário gregoriano também será (aproximadamente) o primeiro dia do quinto mês de AH 20874 do calendário islâmico.
Calendário Muçulmano – Países
Na maioria dos países islâmicos, é usado para o cálculo das festas religiosas, mas também é utilizado como calendário oficial por alguns países na região do golfo pérsico.
É baseado no ano lunar de 354 dias – 11 a menos que o ano solar – e divido em 12 meses de 29 ou 30 dias intercalados.
Para corrigir a diferença com o ano lunar astronômico de 354,36 dias, existem os chamados anos abundantes, com 355 dias.
A cada ciclo de 30 anos são abundantes os de número 2, 5, 7, 10, 13, 16, 18, 21, 24, 26 e 29. O mês começa quando o crescente lunar aparece pela primeira vez após o pôr-do-sol. O ano 1 é a data da Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622.
Os muçulmanos consideram o pôr-do-sol o começo de um novo dia e a sexta-feira é o dia santificado.
Os 12 meses islâmicos são: muharram, safar, rabi I, rabi II, jumada I e jumada II, rajab, chaaban, ramadã, chawaal, dhul queda, dhul hajja.
O nono mês, ramadã, é especial para os muçulmanos por ser dedicado à devoção a Deus, à caridade e às boas obras. O jejum durante o dia é uma das obrigações nesse período.
Qual a correspondência entre os calendários gregoriano, muçulmano e judaico?
O calendário muçulmano é baseado no ano lunar de 354 dias, 355 nos anos abundantes, com 12 meses de 29 ou 30 dias intercalados.
O mês começa quando a lua crescente aparece pela primeira vez após o pôr do sol.
Tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar.
O ano 1 para os mulçumanos é a data da Hégira, a fuga de Maomé de Meca para Medina, em 16 de julho de 622.
Para calcular a correspondência entre os anos muçulmanos e gregorianos (o nosso calendário), faça assim: Tire 622 (ano da Hégira) do ano em curso e multiplique o resultado por 1,031 (número de dias do ano gregoriano dividido pelo número de dias do ano lunar).
Já o calendário judaico é de origem babilônica, adotado durante o cativeiro dos judeus na Babilônia. É utilizado desde 3.761 a.C., o que corresponde ao ano 1 da era judaica.
Uma dica: o ano de 1996 (até setembro) correspondeu ao ano 5756.
Os muçulmanos consideram o pôr-do-sol o começo de um novo dia. O dia santificado é a sexta-feira.
Para fazer uma aproximação entre os anos muçulmanos e gregorianos:
tira-se 622 (ano da Hégira) do ano em curso
multiplica-se o resultado por 1,031 (número de dias do ano gregoriano dividido pelo número de dias do ano lunar).
Exemplo: 2002 – 622 = 1380/1380 x 1,031 = 1422.
Meses Islâmicos
1. muharram | 2. s afar | 3. rajab | 4. chawaal |
5. chaaban | 6. ramadã | 7. dhul queda | 8. dhul hajja |
9. rabi I | 10. rabi II | 11. jumada I | 12. jumada II |
A Era Muçulmana começou no ano em que o profeta Muhammad emigrou, de Meca para Medina, a fim de escapar às perseguições de seus adversários e poder continuar a proclamar as Revelações, no ano 622 do calendário juliano/gregoriano. Esse é portanto o 1º ano da Hégira (nome dado à emigração do Profeta), ou 1 aH.
O segundo califa, sucessor do Profeta, Omar I – que governou de 634 a 644 -, estabeleceu como norma que o começo do ano deveria ser o dia 1º de Muhharram e que a contagem dos anos deveria começar pela Hégira, como prescrevia o Qur’an (Corão ou Alcorão). Assim, a Era Islâmica começou no dia 16 de julho de 622, que é o dia 1 de Muhahham do ano 1 aH.
Este calendário é lunar e não acompanha, por isso, as estações do ano, como os calendários solares. Assim, há fases em que o Ramadan cai no inverno, e outras em que ocorre na época mais quente do verão, o que torna a observância do jejum mais dura para os árabes, em regiões onde a temperatura chega normalmente aos 50ºC.
Calendário Muçulmano – Islâmico
Antes de Maomé, os árabes tinham um calendário lunar, que faziam concordar aproximadamente com o ano trópico, através de um sistema de intercalações, tomado de empréstimo à civilização helenística. No entanto, o Profeta condenou essa interferência com o curso natural da Lua, e impôs que fosse observado um calendário puramente lunar, sem intercalações. Daí, um ano de doze meses, com 354 ou 355 dias, que gera uma defasagem de 11 dias para cada ano solar, ou um ano a cada 31 anos.
O mês muçulmano começa com a lua nova, que deve ser vista, em cada lugar, por dois crentes idôneos. Há um ciclo de 30 anos, com onze anos abundantes – isto é, de 355 dias -, e os restantes, de 354 dias.
Devido a esses inconvenientes, diversos países muçulmanos adotaram uma modalidade do antigo calendário persa (Era de Djelaleddin).
A era de Djelaleddin, iniciada em 1079 dC na Pérsia, consistiu numa correção do antigo calendário zoroastriano, que no século V aC tomara como modelo, após o babilônio, o calendário egípcio tradicional de 12 meses de 30 dias e 5 dias epagômenos. Na Pérsia propriamente dita, esse calendário não fora alterado até o advento dos sassânidas (no século III dC). Corrigiram-no, então, somando-lhe um mês suplementar – que tomava a denominação daquele ao qual se acrescentava, com a indicaçãÆo de “segundo” -, cada 120 anos. O ano começava a 16 de julho.
Depois da conquista árabe, que implantou o calendário muçulmano, o calendário zoroastriano continuou em uso em atividades particulares da maioria dos persas mas foi descuidada a intercalação. Assim, o início do ano passou por grandes defasagens; em 1079, acercava-se do equinócio de março. Djelaleddin, soberano persa muçulmano, restabeleceu o antigo calendário zoroastriano, com acréscimo de um sexto dia epagômeno a cada quatriênio.
Atualmente, o calendário islâmico ou muçulmano é assim dividido:
Mês | Dias | Significado do nome | Transcrição |
[1] Muhharram | 30 | Mês sagrado | Muharran |
[2] Sáfar | 29 | Mês da partida para a guerra | Saphar |
[3] Rabiá-al-áual | 30 | 1º mês da Primavera | Rabia-1 |
[4] Rabiá-a-Thâni | 29 | 2º mês da Primavera | Rabia-2 |
[5] Jumáda Al-Ula | 30 | 1º mês da seca | Jomada-1 |
[6] Jumáda A-Thânia | 29 | 2º mês da seca | Jomada-2 |
[7] Rajáb | 30 | Mês do respeito e da abstinência | Rajab |
[8] Xaaban | 29 | Mês da germinação | Shaaban |
[9] Ramadan | 30 | Mês do grande calor | Ramadan |
[10] Xauál | 29 | Mês do acasalamento dos animais | Shawwâl |
[11] Dhu Al-Qaáda | 30 | Mês do descanso | Dulkaada |
[12] Dhu Al-Hijja | 29 | Mês da peregrinação | Dulheggia |
A Era Muçulmana começou no ano em que o profeta Muhammad emigrou, de Meca para Medina, a fim de escapar às perseguições de seus adversários e poder continuar a proclamar as Revelações, no ano 622 do calendário juliano/gregoriano. Esse é portanto o 1º ano da Hégira (nome dado à emigração do Profeta), ou 1 aH.
O segundo califa, sucessor do Profeta, Omar I – que governou de 634 a 644 -, estabeleceu como norma que o começo do ano deveria ser o dia 1º de Muhharram e que a contagem dos anos deveria começar pela Hégira, como prescrevia o Qur’an (Corão ou Alcorão). Assim, a Era Islâmica começou no dia 16 de julho de 622, que é o dia 1 de Muhahham do ano 1 aH.
Este calendário é lunar e não acompanha, por isso, as estações do ano, como os calendários solares. Assim, há fases em que o Ramadan cai no inverno, e outras em que ocorre na época mais quente do verão, o que torna a observância do jejum mais dura para os árabes, em regiões onde a temperatura chega normalmente aos 50ºC.
O calendário islâmico pode sofrer mudanças no transcurso de cada ano, em razão do sistema tradicional de determinação de certas datas pela observação visual da Lua. Em virtude disso, as autoridades islâmicas são obrigadas a introduzir ajustes compensatórios no ano seguinte, acrescentando ou subtraindo um dia da duração de certos meses, que podem portanto sofrer mudanças em sua duração.
Embora os métodos matemáticos da astronomia permitam determinar com exatidão o momento de ocorrência de cada evento, a tradição religiosa islâmica exige que certos feriados e festividades religiosas tenham seu início decretado por meio de observação pessoal dos astros celestes. Assim, são incertas algumas datas de importantes acontecimentos.
O Qur’an determina que os fiéis iniciem o jejum do Ramadan somente após observarem, a olho nu, a lua nova que marca o dia 1º desse mês.
A tradição estabelece que tal observação deve ser feita por duas testemunhas idôneas e piedosas, que comunicam o fato a autoridades islâmicas reconhecidas, as quais decretam, então, o início do período. No dia 29 do mês de Xaaban, as testemunhas perscrutarão o céu. Se a lua nova for vista, terá início o mês do Ramadan. Se não for, considerar-se-á que o mês Xaaban terá 30 dias e o Ramadan será adiado para o dia seguinte.
O mesmo se aplicará à data do fim do Ramadan. Pela mesma razâo, são também incertas as datas de início e a duração de alguns meses e, portanto, incerto todo o calendário.
A própria duração do ano lunar pode ser de 354 a 356 dias, conforme o caso.
Principais feriados religiosos islâmicos:
Lailat Al-Miraj (27 de Rajáb) – Nessa data se comemora a miraculosa viagem que o profeta Muhammad efetuou, um ano antes da Hégira, montado em lendário animal trazido pelo anjo Gabriel. Em uma noite, o Profeta viajou por diversos lugares, dos quais o mais relevante foi Jerusalém, onde, em rocha sobre a qual hoje se assenta célebre mesquita, ascendeu por uma escada ao Para¡so, onde teve o privilégio de falar com Deus.
Mês do Ramadan (1 a 30 de Ramadan) – Per¡odo de sacrif¡cio em que os fiéis estão proibidos de comer, de beber e de quaisquer outras atividades carnais durante as horas do dia, podendo fazê-lo somente à noite. Não é propriamente um feriado, mas nesse per¡odo os negócios sofrem sensíveis modificações.
Eíd Al-Fitr (1 a 5 de Xauál) – Feriados em que se comemora o término do jejum do mês do Ramadan.
Período do Hajj (1 a 10 de Dhu al-Hijja) – Per¡odo em que os muçulmanos de todo o mundo cumprem o dever de peregrinar a Meca, que lhes incumbe pelo menos uma vez na vida como um dos cinco preceitos básicos de vida piedosa. A rigor, o per¡odo do Hajj dura uma semana, mas a movimentação começa antes e termina depois dele. Nessa época, a Arábia Saudita recebe quase dois milhões de peregrinos, cessando todo o comércio.
Eíd Al-Adha (10 de Dhu Al-Hijja) – Uma das mais importantes datas do calendário islâmico, quando os muçulmanos se congratulam, tal como fazem os cristãos entre si no Natal. A data lembra a ocasião em que o Profeta Ibrahim – o Abrahão dos cristãos – teria cumprido a ordem de sacrificar seu filho Ismael (que a tradição judaica afirma ter sido Isaac), demonstrando imensa fé e sendo por Deus impedido, no último momento, de consumar o ato. Segundo a tradição, a pedra sobre a qual Ibrahim ia executar o sacrifício do próprio filho era uma rocha negra que estava no vale onde hoje se situa Meca. Essa pedra foi usada na construção da Caabah, monumento em cuja direção todos os fiéis do mundo se voltam nas cinco orações diárias. Está numa das quinas da Caabah, engastada em prata, e todos querem beijá-la ou tocá-la. Esse feriado ocorre no auge do per¡odo da peregrinação.
Eíd Ra’s As-Sana Al Hijria ou Uáhad Muharram (1 de Muhhárram) – O Ano Novo muçulmano, que inicia o ano lunar. Os muçulmanos da seita xiita, numerosos no Irã e no Sul do Iraque, comemoram nos primeiros dez dias do novo ano as festividades fúnebres da Achurá, em que praticam mortificações, pela morte do Imã Hussein ibn µli ibn Abu-T lib (ibn = filho), ocorrida no in¡cio da história do Islam.
Achurá (10 de Muhharram) – Dia do mart¡rio do Imã Hussein Ibn Áli Ibn Abu Tálib, neto do Profeta Muhammad.
Eíd-Al-Máulid An-Nabáui (12 de Rabiá Al-Áual) – Data do nascimento do Profeta Muhammad.
Nos pa¡ses islâmicos, o dia consagrado ao repouso, equivalente ao domingo dos pa¡ses ocidentais, é a sexta-feira. Por esta razão, são colocadas em destaque nos calendários as sextas-feiras.
Sábados e domingos são dias de trabalho normal, exceto nas áreas de população predominantemente cristã. Quintas-feiras não são dias de repouso. Entretanto, em muitos lugares, trabalha-se apenas em meio per¡odo nesses dias. Repartições públicas podem não funcionar ás quintas e sextas.
No Reino de Marrocos, adota-se o calendário gregoriano. Os dias de repouso são portanto sábado e domingo, havendo porém setores de atividade que observam as sextas-feiras.
Existem muitos outros feriados nacionais, geralmente com datas móveis.
A data da Hégira ou Hijra
Muitas fontes erroneamente indicam que a Hégira – a data em que Maomé e seus seguidores deixaram Meca, e depois de cerca de duas semanas de caminhada chegaram a Yathrib, depois conhecida como Madinat al-Nabi (Cidade do Profeta), a atual Medina – ocorreu em 1 Muharram, 1 aH.
Entretanto, a data da Hégira não é mencionada no Corão ou em outros antigos textos islâmicos. Antigas tradições, como as mencionadas no Hadith (reunião de ditos e ações do profeta e seus seguidores), antigas biografias de Maomé e tabelas cronológicas/astronômicas islâmicas sugerem que a Hégira ocorreu na última semana do mês Safar (provavelmente no 24º dia) e que Maomé e seus seguidores chegaram às cercanias de Yathrib no oitavo dia do mês Rabi? al-Awwal, num dia em que os judeus de Yathrib estavam observando um dia de jejum, e depois de uns poucos dias, entraram em Yathrib no 12º dia do mês Rabi? al-Awwal.
Convertendo-se essas datas ao antigo calendário Juliano, e tendo em conta os meses de intercalação (possivelmente três), que foram inseridos entre a Hégira e a última peregrinação de Maomé (10 aH), a Hégira provavelmente ocorreu na quinta-feira, 10 de junho do ano cristão 622, e Maomé chegou às cercanias de Yathrib provavelmente na quinta-feira 24 de junho de 622 da era cristã, ali entrando provavelmente na segunda-feira 28 de junho de 622 da era cristã.
A antiga astronomia islâmica foi largamente baseada nas tabelas astronômicas calculadas pelo grego Claudius Ptolomeu de Alexandria, que considerou a lunação – intervalo médio entre uma lua nova e outra – como sendo de 29;31,50,8,20 dias (expressados em notação sexagesimal, isto é, com base 60), como já era empregado vários séculos antes pelos sacerdotes-astrônomos babilônicos (e que ainda é usado hoje no calendário hebreu), equivalendo a 29 dias, 12 horas, 44 minutos 3 segundos e 1/3, em unidades modernas de tempo.
Por este valor, um ano lunar com 12 lunações resulta em 354;22,1,40 dias, que podem ser aproximados sem grande perda de precisão para 354;22 dias. Com a adição de 22 dias intercalados em cada 60 anos – ou 11 dias intercalados em cada período de 30 anos – um calendário lunar aritmético pode ser montado com a capacidade de acompanhar as fases visíveis da lua por vários milênios.
Um ciclo completo de 30 anos contém (19 × 354) + (11 × 355) = (30 × 354) + 11 = 10.631 dias ou 1.518 semanas e cinco dias. A cada sete ciclos de 30 anos (ou 210 anos), os dias da semana devem se repetir exatamente nos mesmos dias do calendário aritmético lunar. Por essa razão, tabelas de calendário islâmico medievais eram elaboradas para um período de 210 anos.
O “Algoritmo Kuwaiti”
Há alguns anos, os programas da empresa Microsoft incluem um conversor de calendário islâmico baseado no assim chamado Algoritmo Kuwaiti, que a empresa descreve superficialmente em suas páginas, ao lembrar que “o calendário da Hégira é muito importante para a Arábia Saudita e outros países como o Kuwait”, mas seu cálculo representa um problema difícil.
Sua equipe de desenvolvedores do Oriente Médio fez extensas pesquisas sobre o tema, analisando uma longa linha de tempo de informações sobre o calendário Hijri da forma como é usado no Kuwait, para desenvolver análises estatísticas e chegar ao algoritmo mais acurado possível.
Apesar de não dar detalhes dos cálculos que levaram a esse Algoritmo Kuwaiti, pode-se demonstrar facilmente que ele é baseado em um esquema aritmético padrão que tem sido usado nas tabelas astronômicas islâmicas desde o 11º século da era cristã.
Denominar esse algoritmo como Algoritmo Kuwaiti é historicamente incorreto e essa prática deve portanto ser abandonada, na opinião dos especialistas no assunto.
Calendário Islâmico – História e Motivação
O calendário islâmico, que é baseado no ciclo lunar, foi introduzido pela primeira vez em 638 dC pelos companheiros do Profeta, sallallahu alayhi sallam, eo segundo califa, Umar Ibnul Khattab (592-644 dC).
Ele fez isso em uma tentativa de racionalizar os vários, às vezes conflitantes, que data sistemas utilizados durante o seu tempo.
Umar consultou seus conselheiros dos companheiros sobre a data de início do novo calendário muçulmano. Finalmente, foi decidido que o ponto de referência mais adequado para o calendário islâmico era a Hégira, o incidente da imigração de muçulmanos de Meca para Medina. É um acontecimento histórico central dos primórdios do Islã, que levou à fundação da primeira cidade-estado muçulmana, um ponto de viragem na história islâmica e mundial. A data de início para o calendário foi escolhido (com base no ano lunar, contando-se para trás) para ser o primeiro dia do primeiro mês (1 Muharram) do ano da Hégira. O calendário islâmico (Hégira) (com datas que caem dentro da era muçulmana) passou a ser abreviado por alguns como AH nas línguas ocidentais do latinized Anno Hegirae, “no ano da Hégira”.
Muharram 1, 1 AH, portanto, corresponde a 16 de julho de 622 dC.
O ano islâmico é composto por doze (lunares) meses.
Eles são: Muharram, Safar, Rabi’ul Awwal, Rabi’uth Thani, Jumada al-Awwal, Jumada ATH-Thani, Rajab, Sha’ban, Ramadhan, Shawwal, Thul Qi’dah e THUL Hijjah.
Algumas das datas mais importantes do calendário islâmico são: 1 Muharram (ano novo islâmico); 1 Ramadhan (primeiro dia de jejum); 1 Shawwal (Eidul Fitr); 8-10 Thul Hijjah (o Hajj a Meca); e 10 Thul Hijjah (Eidul Adh-ha).
Para os muçulmanos, o calendário islâmico é mais do que um sistema afetivo de contagem de tempo, e de datas de acontecimentos religiosos importantes.
Muitas das decisões relacionamento conjugal e esponsal da mulheres estão diretamente ligados ao lunar (islâmica) meses.
O calendário da Hégira, portanto, tem um significado religioso e histórico muito mais profundo na vida muçulmana. Muhammad Ilyas em seu livro, Um Guia Modelo para cálculos astronômicos do calendário islâmico, Times & Qiblah, citado Abul Hassan an-Nadwi que escreveu: “Ele (o advento do século 15 islâmica) é, de fato, uma ocasião única para refletir sobre o que Era Islâmica não começou com as vitórias de guerras islâmicas, nem com o nascimento ou a morte do Profeta, sallallahu alayhi sallam, nem com a própria Revelação.
Ela começa com a Hégira, ou o sacrifício pela causa da verdade e para a preservação da Apocalipse. Era uma seleção divinamente inspirada. Allah queria ensinar Man que a luta entre a Verdade eo Mal é eterna.
O ano islâmico lembra os muçulmanos não da pompa e glória do Islã, mas de itssacrifice, e os prepara para fazer o mesmo. ”
Do ponto de vista histórico, Ilyas citado Samiullah que escreveu: “Todos os eventos da história islâmica, especialmente as que ocorreram durante a vida do Profeta, sallallahu alayhi sallam, e depois são citados no calendário da Hégira. Mas nossos cálculos no calendário gregoriano nos manter longe desses eventos e acontecimentos, que estão grávidas de aulas admonitório e instruções de orientação. … E este estudo cronológico só é possível através da adopção do calendário islâmico para indicar o ano eo mês lunar de acordo com nossas tradições acarinhados. ”
Por que usar o calendário islâmico?
Os muçulmanos são obrigados a usar o calendário islâmico, porque todas as decisões que necessitam de controle de tempo estão relacionados a ele.
Eles devem usar um calendário com 12 meses lunares sem intercalação, como é evidente a partir dos seguintes versículos do Alcorão:
“Eles lhe perguntar sobre as luas novas, mas dizem que são sinais para marcar intervalos de tempo fixos (em assuntos dos homens) e para o Hajj”. [11: 189] “O número de meses aos olhos de Deus é de doze (em um ano), de modo ordenado por ele no dia que Ele criou os céus ea terra Quatro deles são sagrados;. Que é o uso direto por isso não vos condeneis, e luta os pagãos “. [09:36] “Na verdade a transposição (de um mês proibido) é uma adição à incredulidade: os não-crentes são levados a errada assim: para eles tornam lícito um ano, e proibido mais um ano, de meses proibidos por Deus e fazer essas pessoas proibidas legal. O mal do seu curso parece agradável para eles. Mas Deus não guia os incrédulos. “[09:37]
Uma vez que o calendário islâmico é puramente lunar, o ano muçulmano é mais curto do que o ano gregoriano em cerca de 11 dias. Além disso, os meses do ano islâmico não estão relacionados com as estações, que são fundamentalmente determinados pelo ciclo solar. Isso significa que as festividades muçulmanas que sempre caem no mesmo mês lunar, irá ocorrer em diferentes estações do ano. Por exemplo, o Hajj e jejum de Ramadhan pode ter lugar durante o verão como no inverno. É apenas mais um ciclo de 33 anos que os meses lunares completam uma volta e caem na mesma temporada.
Por razões religiosas, o início de um mês lunar não é marcado pelo nascimento de uma lua nova, mas por um físico (ou seja, um ser humano real) avistamento da lua crescente em um dado local. Do ponto de vista Fiqh, pode-se começar o jejum do Ramadã, por exemplo, com base em uma visão “local”. Isso também é conhecido como Ikhtilaful Matali ‘(horizontes separados) ou o reconhecimento de que diferentes partes do mundo podem ter diferentes (não relacionados) avistamentos da lua, como no caso em que os dois locais não compartilham dias ou noites.
Ou com base em um avistamento “global” em qualquer lugar do mundo. Este é o caso conhecido como Ittihadul Matali ‘(single horizonte), onde um avistamento da lua nova é considerada válida para o início do mês para todas as partes do mundo. Embora diferentes, ambas as posições são posições Fiqh válidos.
Astronomicamente, alguns dados são definitivos e conclusivos (isto é, o nascimento da lua nova). No entanto, determinar a visibilidade do crescente não é tão definitiva ou conclusiva; pelo contrário, é dependente de vários fatores, principalmente de natureza ótica. Portanto, todos os calendários islâmicos estão a ser atualizado a cada mês para garantir o início exato de cada mês.
Isso não deve apresentar dificuldades em utilizar o calendário como uma ferramenta de planejamento. Muçulmanos desenvolveram alguns métodos para calcular o início aproximado dos meses (ou seja, prever o sightability da lua nova para as diferentes partes do mundo) e por sua vez os usou para produzir calendários.
Fonte: islam.about.com/www.beautifulislam.net/www.webexhibits.org/www.calendariofacil.hpg.ig.com.br/www.geocities.com
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