Atahualpa

PUBLICIDADE

Atahualpa – História

Atahualpa, o imperador Inca (1500 ca.-1533)

Estabelecido pela primeira vez na parte norte do reino, uma região cuja principal as cidades são Quito e no Tomebamba tempo, ele tomou o trono imperial de Cuzco, após sua vitória na guerra fratricida que o colocou contra a sua metade – irmão Huascar pelo poder após a morte de seu pai, Huayna Capac.

Sua vitória, no entanto, coincide com a chegada dos conquistadores espanhóis no Peru, liderada por Francisco Pizarro, por quem ele foi capturado em 1532 na Batalha de Cajamarca, e executado em 1533.

Com a morte de Huayna Capac, o Império Inca é assolada por uma guerra entre o filho legítimo do falecido, Huascar, oficialmente coroada na capital de Cuzco, seu filho bastardo, Atahualpa, que, com o apoio da geral seu pai, aproveitou a norte.

Em 1531, quando o espanhol Pizarro faz a guerra no Golfo de Guayaquil, Atahualpa triunfo de seu meio-irmão Huascar após uma batalha decisiva em Cuzco.

Pizarro não ignorar esses eventos e, depois de tentar apoiar Huascar, Atahualpa reconhece como estratégia soberano legítimo conquista começa com a corajosa decisão de ir com Atahualpa em Cajamarca.

O imperador não o impediu e até mesmo, em resposta ao Embaixador Fernando, ele promete vir visitar a Espanha.

As fontes informaram o trágico episódio do encontro entre o Inca e dos conquistadores do Novo Mundo. O rei chega com dignidade “todos vestidos com uma ninhada de ouro puro”, acompanhado por uma escolta que canta e dança ao seu redor.

Os espanhóis instados a se converter ao cristianismo e os Evangelhos apresentam-lo. Atahualpa respondeu orgulhosamente que não tem nenhum deus para adorar o Sol, ele folheia o livro e tentando ouvir o que ele diz, mas ele não ouve nada, ele joga para baixo. Esta recusa é seguido por um massacre. Para escapar da morte, Atahualpa prometeu riquezas. Sua promessa excita a cobiça dos seus adversários e Pizarro, depois de filmar o máximo proveito do Inca, o fato de matar a desintegração do Império Inca é imediata.

Atahualpatahualpa

A atitude de Atahualpa permanece enigmática para os historiadores: por que ele deixe passar pelo seu país por estrangeiros?

Ao contrário de uma hipótese que foi avançada, ele não crê no que os espanhóis sobre-humanas. Claro, cavalos, mosquetes e escrita tinha impressionado, mas ele sabia que estes eram barbudos mortais que poderiam ser mensuradas. Pouco antes de ele conheceu homens de Pizarro, dizia-se em campo que as armas disparou apenas dois tiros e os cavalos perdeu todo o poder durante a noite. É por isso que o imperador, depois de ter concordado com a entrevista com Pizarro ao meio-dia, não chegou até o anoitecer, mas ele pensou que o concurso armadilha se voltou contra ele.

Dia após dia, Atahualpa

1527

O décimo primeiro imperador inca sai e deixa o império para seu filho de dois, Huascar, descendente legítimo, não coroou os nobres de Cusco, e Atahualpa, que ocupa o norte. Mas os dois herdeiros vão opor violentamente, lançando o império em uma guerra civil. É Atahualpa quem vai tomar o poder, finalmente, em 1532, após uma sangrenta batalha contra o seu meio-irmão, não muito longe de Cuzco.

1532

16 de novembro

Pizarro capturou o último imperador inca

Atahualpa
Captura de Atahualpa

Convidado pelo espanhol Francisco Pizarro, o imperador inca Atahualpa foi para Cajamarca no norte do Peru.

Atahualpa, quem é esse livros sagrados, recusando-se a se converter ao cristianismo. Ele mesmo lançou o trabalho no chão. Os espanhóis usam esse pretexto para massacrar a escolta do imperador e da aldeia.

Utilizando uma reunião de paz, Francisco Pizarro, convida 16 de novembro de 1532. Imperador Atahualpa e toda a tribo para uma festa. Ele capturou o imperador e matando muitos de seus súditos.

O governante Inca é capturado. Tópicos irá gerar uma quantidade extraordinária de ouro e prata para a sua libertação, mas em vão. Pizarro condenou Atahualpa à morte e vai estrangular em sua cela 29 de agosto de 1533. O Império Inca foi destruído, o espanhol será a chave para a 3 séculos.

1533

29 ago

Matança de Atahualpa

O imperador inca Atahualpa foi assassinado em Cajamarca (Peru) pelos espanhóis.

O conquistador Francisco Pizarro havia obtido a permissão Imperador Carlos V. para realizar a conquista do Império Inca.

Ele desembarcou na cabeça de uma pequena expedição para a costa peruana em 1532, capturado Atahualpa e, apesar de render um enorme resgate, mandou matá-lo.

Pizarro se ser esfaqueado por um torcedor do rival em 1541 Amalgro.

Atahualpa – Vida

Atahualpa (14971, 1500 ou 15022-1533) foi o último imperador do império inca independente.

Atahualpa nasceu em Cusco para uma princesa de Quito e do Sapa Inca Huayna Capac.

Com a morte de seu pai, o trono era incerto, o filho designado por Huayna Capac tinha sido levado por uma epidemia de varíola. Na incerteza, Huascar, cuja mãe era uma princesa de Cusco foi coroado.

A nobreza do império do norte, em oposição a esta decisão decidiu coroado Sapa Inca Atahualpa como.

Atahualpa e reinou dois anos sobre as províncias do norte do império onde foi homenageado e respeitado como um único soberano.

Status quo foi mantida até que Atahualpa foi persuadido por sua comitiva ascender ao trono de Cuzco para evitar a divisão do império.

O Quizquiz geral, e Chalcuchimac Rumiñahui estão liderando os exércitos de Quito, e as hostilidades abertas.

Depois de meses de guerra civil, os exércitos de Huascar quase derrotas.

Atahualpa parece tornar-se o imperador 13 do Tahuantinsuyu Inca (Inca Empire), ele está a caminho de Cusco ao receber a notícia do desembarque e barbudos homens brancos na Baía de Tumbes.

Os alienígenas príncipe monitor e já há relatos de abuso generalizado a partir deles.

Em 16 de Novembro de 1532, após algumas negociações, Atahualpa foi convidado pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, na cidade de Cajamarca, no norte do Peru hoje.

O imperador Atahualpa foi para perto de Cajamarca rodeado por sua corte e escoltado por seus exércitos vitoriosos, eles são numerosos o suficiente para cercar toda a cidade e campo em todos os lados do vale.

Para convencer Atahualpa para encontrá-lo, Pizarro ofereceu-lhe ajuda na luta que o colocou contra o seu irmão Huascar. Desconfiado, Atahualpa aceita e concorda com uma entrevista que os índios e espanhóis deve ir desarmado.

Não detectou a armadilha, o Inca foi muito grande pompa na cidade de Cajamarca: ele quer impressionar estrangeiros.

Em seu lixo de ouro levada pelos príncipes mais nobres do império, o Filho do Sol é escoltado por nada menos que 30.000 homens e mulheres de sua corte e seu exército.

Este é um padre espanhol que apresenta uma Bíblia para o príncipe perguntando se ele concorda em seguir a Palavra de Deus. Atahualpa pegou o livro e leva-lo ao seu ouvido, e então exclama que ele ouviu nenhuma palavra, e lança o livro.

Para os espanhóis, o pretexto é encontrado e, decidindo-se para capturar o príncipe, eles dão o sinal para atacar.

Escondidos nas casas da cidade, o espanhol armado índios se reúnem para vir desarmado.

Atahualpa
Atahualpa – Imperador do Peru

Atahualpa
Execução de Atahualpa pelo fogo (ilustração do século XIX).

Com sinos ligados às pernas dos cavalos e disparando em todas as direções com suas armas, eles criaram um pânico entre os índios que tentam fugir do lugar onde as saídas são muito estreitos.

No meio da confusão, Atahualpa permaneceu impassível em sua cama enquanto seus portadores foram massacrados, outros correm para manter a sua dignidade na Sapa Inca. Os espanhóis, eventualmente, aproveitar o governante Inca é capturado.

Mas isso não parece suficiente para os espanhóis que, até o anoitecer, perseguindo índios em todo o vale, deixando para trás mais de vinte mil cadáveres que grande parte da nobreza e da elite imperial vieram em paz.

Atahualpa em jogo

Vendo que os espanhóis tinham um interesse especial em metais preciosos, o príncipe se propõe a lançar um fabuloso resgate em ouro e prata. O espanhol aceitar. Por ordem do soberano, súditos do Império trazer uma extraordinária quantidade de ouro e prata, os templos estão vazios (12 toneladas de ouro e 12 toneladas de prata).

Durante sua detenção, Atahualpa recebeu a notícia de seus exércitos: o príncipe de Cuzco, Huascar foi preso e estava confinado a Sacsayhuaman, Atahualpa, que parece acreditar que os espanhóis libertá-lo, para fazer cumprir suas ordens de pagamento rival.

Depois do resgate os espanhóis, tendo tomado a medida do poder do príncipe em seu reino, estão começando a pensar que este homem que tem tanto prestígio e autoridade sobre o seu povo, mais cedo ou mais tarde, tomar sobre eles. Espanhóis a propor mais radical para levar o príncipe e colocar um imperador fantoche em seu lugar, que será tratado. Pizarro, contra o coração, deve ser condenado Atahualpa que ele aprendeu a estimar. O príncipe é condenado a ser queimado na fogueira, os espanhóis acreditam que o articulado a converter e ele será preso e não queimado, ele aceita.

A execução ocorreu na cela 29 de agosto de 1533.

O Império Inca foi destruído. Espanhóis continuar seu plano, colocando no trono também conhecido como Manco Inca Manco Capac II, que, posteriormente, leva uma grande rebelião.

Para muitos habitantes dos países andinos, o príncipe Atahualpa continua sendo uma figura altamente considerado histórico por causa da tragédia de sua captura pelos espanhóis.

Também é frequentemente considerado o décimo terceiro e último imperador inca anunciado pela profecia feita no momento de Tupac Yupanqui.

Atahualpa
Funeral de Atahualpa

Atahualpa – Biografia

Filho de uma princesa do antigo Reino de Quito e do Sapa Inca Huayna Capac, Atahualpa nasceu no reino de Quito em 1500. Quando seu pai morre, a sucessão é incerto, o filho designado por Huayna Capac tinha sido levado por uma epidemia de varíola. Na incerteza, Huascar, cuja mãe é uma princesa de Cuzco é coroado.

A nobreza do norte do império sendo hostis a essa decisão decide coroa Sapa Inca Atahualpa como. O príncipe vai reinar e dois anos nas províncias do norte do império, onde é honrado e respeitado como um único soberano.

Status quo é mantido até que as quiténiens gerais podem convencer o príncipe ao trono de Cuzco: o império não deve permanecer dividida. O Quizquiz geral, e Chalcuchimac Rumiñahui estão liderando os exércitos de Quito, e as hostilidades abertas. Depois de meses de guerra civil, os exércitos de Huascar quase derrotas. Atahualpa parece tornar-se o imperador 13 do Tahuantinsuyu Inca (Inca Empire), ele está a caminho de Cuzco quando ele recebe a notícia do desembarque e barbudos homens brancos na Baía de Tumbes.

Os alienígenas príncipe monitor e já há relatos de abuso generalizado a partir deles.

A chegada dos conquistadores

Atahualpa
Atahualpa

Em 16 de Novembro de 1532, após algumas negociações, Atahualpa foi convidado pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, na cidade de Cajamarca, no norte do Peru hoje.

O imperador Atahualpa foi para perto de Cajamarca rodeado por sua corte e escoltado por seus exércitos vitoriosos, eles são numerosos o suficiente para cercar toda a cidade e campo em todos os lados do vale.

Para convencer Atahualpa para encontrá-lo, Pizarro ofereceu-lhe ajuda na luta que o colocou contra o seu irmão Huascar. Desconfiado, Atahualpa, no entanto, aceita e concorda com uma entrevista que os índios e espanhóis deve ir desarmado.

Não detectou a armadilha, o Inca foi muito grande pompa na cidade de Cajamarca: ele quer impressionar estrangeiros. Em seu lixo de ouro levada pelos príncipes mais nobres do império, o “Filho do Sol” é escoltado por nada menos que 30.000 homens e mulheres de sua corte e seu exército. Um padre espanhol apresenta uma Bíblia para o príncipe perguntando se ele concorda em seguir a “palavra do Deus único.”

Atahualpa pegou o livro e leva-lo à sua orelha. Ela exclama que ele não ouvir o discurso e lança o livro. Erro fatal, para os espanhóis, sacrilégio será a desculpa que queria capturar o príncipe, então eles dão o sinal para atacar.

Escondidos nas casas da cidade, o espanhol armado índios se reúnem para vir desarmado. Com sinos ligados às pernas dos cavalos e disparando em todas as direções com suas armas, eles criaram um pânico entre os índios, eles tentam fugir do lugar onde as saídas são muito pequenos, muitos já estão pisoteadas. No meio da confusão, Atahualpa permaneceu impassível em sua cama enquanto seus portadores foram massacrados, outros correm para manter a sua dignidade na Sapa Inca.

Os espanhóis, eventualmente, levá-lo e o governante Inca é capturado. Mas isso não parece suficiente para os espanhóis que, até o anoitecer, perseguindo índios em todo o vale, deixando para trás mais de vinte mil cadáveres que grande parte da nobreza e da elite imperial vieram em paz.

Vendo que os espanhóis eram um interesse especial em metais preciosos, o príncipe se propõe a lançar um fabuloso resgate em ouro e prata. O espanhol aceitar.

Por ordem do soberano, súditos do Império trazer uma extraordinária quantidade de ouro e prata, os templos estão vazios (isto é conhecido como 12 toneladas de ouro e prata).

Durante sua detenção, Atahualpa recebeu a notícia de seus exércitos: o príncipe de Cuzco, Huascar foi preso e estava confinado a Sacsayhuaman, Atahualpa, que parece acreditar que os espanhóis libertá-lo, inclemente, mandou executar seu rival.

Após o pagamento do resgate, os espanhóis, depois de ter tomado a medida do poder do príncipe em seu reino, estão começando a pensar que este homem que tem tanto prestígio e autoridade sobre o seu povo, mais cedo ou mais tarde, assumir os.

Espanhóis a propor mais radical para levar o príncipe e colocar um imperador fantoche em seu lugar, que será tratado. Pizarro, contra o coração, deve ser condenado Atahualpa que ele aprendeu a estimar.

O príncipe é condenado a ser queimado na fogueira, os espanhóis acreditam que o articulado a converter e ele será preso e não queimado, ele aceita. A execução ocorreu na cela 29 de agosto de 1533.

O Império Inca foi destruído. Espanhóis continuar seu plano, colocando no trono também conhecido como Manco Inca Manco Capac II, que, posteriormente, leva uma grande rebelião.

O túmulo

Historiador Tamara Estupiñán Viteri, um pesquisador do Instituto Francês de Estudos Andinos, acredita que os restos mortais de Atahualpa é em um sítio arqueológico foi descoberto nas Sigchos região, na província de Cotopaxi presente no Equador 0,3 Entre 2004 e 2010, Tamara Estupiñán Viteri descobrir os primeiros traços, e perto de uma localidade chamada Machay que significa que o local de repouso do Malqui (o imperador, em quíchua). As ruínas consistem em uma bacia aparente, alimentados por canais, encimada por uma plataforma ou um Ushnu, uma espécie de oratório solar poderia sentar-se onde o Inca, e um lugar trapezoidal. As escavações devem começar em abril de 2012.

A descoberta do túmulo do último imperador inca?

Durante sua vida, o último imperador inca Atahualpa governado por uma vasta área, que se estende por todo o Oceano Pacífico do Equador ao Chile.

Coroado em 1532, depois de ter sido confrontado por seu irmão durante a guerra civil que se seguiu à morte de seu pai, Atahualpa foi eventualmente emboscado e executado pelo explorador espanhol Francisco Pizarro.

Enquanto os chefes de Estado tinham sido instalados fantoche Inca, a morte de Atahualpa efetivamente marcou a extinção do Império Inca – e sua sepultura permanece desconhecido.

O pesquisador e historiador equatoriano Viteri tamata Estupiñán acho que hoje você tenha localizado o túmulo nos Andes, tem cerca de 64 quilômetros ao sul de Quito.

A descoberta das ruínas veio após 10 anos de pesquisa em parceria com o Instituto Francês de Estudos Andinos (IFEA).

Investigações no local começam em junho e será financiado pela Cultura Patrimônio Nacional do Equador.

O complexo arquitetônico está localizado a uma altura de 1021 metros e tem peças mais em torno de um “ushno”, uma pirâmide de apoio ao trono, símbolo do culto aos ancestrais. “É importante saber que no Equador, assim como no Peru, ninguém foi previamente encontrado uma tumba de um rei Inca”, diz Viteri tamata Estupiñán.

Ela sugeriu que o site foi construído após a execução de Atahualpa para o “esconderijo dos conquistadores espanhóis, que eram objetos desesperados que acompanham o corpo, a propriedade pessoal, ou um pequeno tesouro.” Se esta prova correta, as escavações deste Verão poderia revelar muito sobre a civilização Inca.

Fonte: www.universalis.fr/www.perou-online.com/www.biografiasyvidas.com/fr.wikipedia.org/fr.artinfo.com

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Neolítico

PUBLICIDADE Neolítico – O que é O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.