PUBLICIDADE
O xilitol é considerado um “álcool de açúcar” pois tem uma estrutura química parecida aos açúcares e ao álcool. Na realidade, é um tipo de carboidrato de baixa digestão que possui fibras.
Ele estimula o sabor doce em nossa língua, ele tem um poder semelhante de adoçar comparado ao açúcar.
É um adoçante bastante popular, encontrado em diversos mercados.
De que é feito o xilitol?
É um álcool cristalino e um derivado da xilose – um açúcar aldose cristalino que não é digerível pelas bactérias em nosso sistema digestivo.
Geralmente é produzido em laboratório a partir da xilose, mas também vem da casca da bétula, a planta xilana, e em quantidades bem pequenas é encontrada em algumas frutas e vegetais (como ameixas, morangos, couve-flor e abóbora).
O xilitol possui calorias?
Embora tenha um sabor doce, por isso é usado como substituto do açúcar , não contém açúcar de cana / de mesa e também tem menos calorias do que os adoçantes tradicionais.
Tem cerca de 40% menos calorias do que o açúcar normal , fornecendo cerca de 10 calorias por colher de chá (o açúcar fornece cerca de 16 por colher de chá).
Normalmente, quando os alimentos são digeridos, as vitaminas, minerais e outras substâncias dos alimentos são absorvidos pela corrente sanguínea no intestino delgado. No entanto, quando compostos químicos como o xilitol são consumidos, o corpo não pode usá-los, dessa forma eles viajam pelo trato gastrointestinal relativamente ilesos.
Esses produtos químicos podem ter reação com outros alimentos, ou enzimas que seu pâncreas produz ou outros “sucos gástricos” e causar complicações. No caso do xilitol, isso normalmente é sentido como distúrbios gastrointestinais.
Este produto é realmente “natural”?
A xilose, e não o xilitol, é obtida naturalmente da casca da bétula e de certos frutos.
No entanto, só porque algo é “natural” não significa que seja bom. Na década de 1950, a pesquisa mostrou que:
Animais com estômago único são incapazes de metabolizar a xilose adequadamente.
Pessoas que comem alimentos com xilose podem ter problemas digestivos como gases, inchaço e diarreia.
A avaliação do fígado sugere que a xilose é armazenada no corpo.
É indicado para diabéticos?
Este ingrediente não contém frutose e não estimula a liberação de insulina do pâncreas. Isso significa que não causará um impacto significativo nos níveis de açúcar no sangue e de insulina.
O xilitol possui índice glicêmico bastante baixo, cerca de 7.
Fonte: Equipe Portal São Francisco
Redes Sociais