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Definição
Na ciência, o termo inteligência normalmente se refere ao que poderíamos chamar de inteligência acadêmica ou cognitiva.
Inteligência é o conjunto de habilidades cognitivas ou intelectuais necessárias para obter conhecimento e utilizá-lo de uma maneira adequada para resolver problemas com objetivos e estrutura bem descritos.
Um quociente de inteligência ou QI é uma pontuação derivada de um conjunto de testes padronizados desenvolvidos para medir as habilidades cognitivas de uma pessoa (“inteligência”) em relação à sua faixa etária.
O que é QI (Quociente de Inteligência)?
QI é o acrônimo ou sigla de quociente inteligente e refere-se a uma pontuação atribuída a vários testes de inteligência padronizados.
O primeiro deles foi desenvolvido pelo psicólogo francês Alfred Binet em 1905.
Ele construiu o teste de QI, como seria chamado mais tarde, para determinar quais crianças podem precisar de ajuda adicional em atividades acadêmicas.
Hoje, esse teste é geralmente baseado em algum modelo da escala Stanford Binet Intelligence.
Nem toda inteligência pode ser medida por um teste de QI. De fato, principalmente, esse teste mede o raciocínio matemático e espacial, a capacidade lógica e o entendimento da linguagem. Assim, uma pessoa que fala inglês como segunda língua pode ter uma baixa pontuação nos aspectos de compreensão de linguagem de um teste, e isso não seria uma medida adequada de inteligência.
Além disso, um teste de QI não mede coisas como experiência de vida, sabedoria ou qualidades pessoais, como ser um bom amigo ou um cônjuge dedicado. Portanto, não é um preditor da qualidade ou valor de uma pessoa, embora tenha sido usado ocasionalmente como tal.
Algumas coisas podem afetar negativamente a pontuação de QI. Isso inclui desnutrição em crianças testadas e síndrome alcoólica fetal ou dependência materna.
Retardo mental ou condições que deterioram a capacidade do cérebro de se lembrar como a doença de Alzheimer também fazem com que os escores sejam mais baixos.
O QI também pode ser impactado pela falta de educação adequada, geralmente devido à disparidade no financiamento educacional. Se essas disparidades forem corrigidas, as pontuações normalmente aumentam.
As pessoas também podem treinar para fazer testes de QI, o que pode aumentar a pontuação. No entanto, não se sabe se uma pessoa que pontua mais por causa de treinamento ou testes repetidos é realmente mais inteligente.
É verificável que a pessoa treinada se sai melhor no teste do que a pessoa que não é treinada.
Houve alguns estudos sobre o tamanho do cérebro, desenvolvimento e pontuações. Especificamente, o lobo frontal do cérebro parece ser o método mais indicativo para previsão de escores.
Os lobos frontais maiores tendem a resultar em QI maiores.
Homens e mulheres parecem ter aproximadamente a mesma pontuação no teste de QI, embora os homens exibam uma variação maior nos testes e tenham pontuações muito mais altas e muito mais baixas do que as mulheres.
A American Psychological Association (Associação Americana de Psicologia) conduziu estudos sobre QI e chegou às seguintes conclusões:
O escore de QI foi um bom indicador do desempenho escolar.
A pontuação também pode prever bastante bem o grau em que uma pessoa pode ter sucesso nas ocupações.
Pontuações tendem a exibir algum viés racial.
Os resultados dos testes podem ser influenciados pela história genética pessoal.
Há muito debate controverso na avaliação do teste de QI, sobre se a natureza ou a criação influenciam mais as pontuações.
Além disso, existe um debate sobre o quanto as pontuações devem ser usadas como preditor de comportamento. Alguns temem que possam afetar negativamente a percepção de faculdades, escolas particulares ou empregadores, se usados para determinar a empregabilidade ou aceitação nas escolas.
O que é considerado um QI normal?
Um quociente de inteligência, ou QI, é um valor numérico atribuído a um indivíduo com base em seu desempenho em um ou mais testes padronizados, projetados para determinar ou avaliar a inteligência genética ou inerente da pessoa.
O intervalo para um QI começa em zero e, em teoria, não tem limite superior, embora as pontuações mais altas de QI já registradas sejam em torno de 200.
As estatísticas mostram que aproximadamente 95% da população possui pontuações de QI entre 70 e 130, tornando-o “normal”. QI “100.
Embora haja um número infinito de testes que pretendem testar o QI de uma pessoa, há alguns que são amplamente utilizados e reconhecidos.
A Stanford-Binet e a Wechsler Adult Intelligence Scale e Intelligence Scale for Children são apenas alguns testes respeitáveis usados para determinar se alguém tem um QI normal. Os estudos indicam que, embora as pontuações dos testes possam variar um pouco de um teste para outro, as pontuações tendem a permanecer relativamente constantes, independentemente do teste realizado.
Em termos do que é considerado um QI normal, os cientistas determinaram que 95% de todos os participantes do teste pontuam dentro de dois desvios padrão da média.
Para fins de um teste de QI, um desvio padrão é de 15 pontos.
A pontuação média é fixada em 100, o que significa que a grande maioria de todos os candidatos obtém pontuação de 30 pontos em ambos os lados da mediana – ou entre 70 e 130. Embora 100 seja a mediana, a maioria dos especialistas considera um “QI normal” qualquer coisa dentro de um a dois desvios da mediana ou na faixa de 70 a 130.
Quando o QI de um participante de teste ultrapassa a faixa normal de QI, ele ou ela geralmente é considerado “talentoso” ou com um QI “genial”. As opiniões diferem em relação a onde o “normal” termina e o “talentoso” e o “gênio” começam. O consenso geral, no entanto, coloca os candidatos que obtêm pontuações acima de 115 a 120 na categoria “talentosos” e aqueles que pontuam acima de 130 a 140 na categoria “gênio”.
Da mesma forma, os participantes que obtiveram pontuação abaixo de 70 também são considerados fora da faixa normal de QI.
Uma pontuação de QI abaixo de 70 é considerada um sinal de retardo mental ou deficiência intelectual pela maioria dos especialistas. Muitos especialistas consideram que uma pontuação entre 70 e 80 está na faixa mais baixa, ou na faixa limítrofe, do funcionamento intelectual.
Pontuações abaixo de 70 indicam retardo mental leve a grave ou incapacidade de funcionar em um nível intelectual normal.
O que é considerado um alto QI?
O quociente de inteligência (QI) é uma medida de quão bem as pessoas aprendem ou resolvem problemas e, de acordo com a maioria dos testes, um QI alto seria algo acima de 110.
A maioria dos especialistas considera algo acima de 120 muito alto e a maioria considera acima de 140. estar na faixa genial.
QIs entre 90 e 110 são geralmente considerados médios na maioria das métricas.
Existem muitos tipos diferentes de testes usados para medir o QI, e eles podem produzir resultados ligeiramente diferentes com pessoas diferentes, porque se concentram mais nos diferentes aspectos do processo de pensamento.
Segundo especialistas, muitas pessoas têm uma ideia errada sobre o que realmente representa o QI. Por exemplo, algumas pessoas pensam que quem conhece muitos fatos e é extremamente conhecedor teria um QI alto.
Às vezes isso pode ser verdade, mas nem sempre. O QI mede simplesmente a capacidade de uma pessoa de resolver problemas, lidar com novas situações e aprender as coisas rapidamente.
Algumas pessoas se tornam especialistas em suas áreas, com apenas uma habilidade média nessas áreas, aplicando-se mais minuciosamente, e algumas pessoas com QI muito alto nunca as usam realmente para qualquer coisa que beneficie muito suas vidas.
Os testes de QI geralmente desafiam as pessoas de maneiras muito diferentes, e isso pode fazê-las produzir resultados diferentes. Por exemplo, alguns testes são cronometrados, enquanto outros não, e alguém que obtém uma pontuação muito alta em um teste sem limite de tempo pode se sair um pouco pior no teste cronometrado. Existem também testes de QI com focos ligeiramente diferentes; alguns podem se concentrar mais no pensamento abstrato, por exemplo, enquanto outros podem testar as habilidades de cálculo matemático com mais rigor.
Alguém que tem dificuldade de aprendizado em matemática pode se sair muito bem em todos os outros aspectos de um teste de QI e geralmente medirá muito mais alto em testes com menos foco em matemática.
Estudos sugeriram que o QI de uma pessoa pode ser um bom indicador de sucesso na vida, mas geralmente não é considerado o melhor indicador.
Alguns testes foram desenvolvidos para medir a aptidão de uma pessoa para a autodisciplina, e geralmente demonstram que essa característica pode ser muito mais importante.
A maioria dos estudos sobre isso foi realizada em crianças em idade escolar, por isso há alguma incerteza sobre o quão bem isso se traduz na vida adulta.
Também há alguma dúvida sobre se os testes de QI medem totalmente todas as habilidades importantes de pensamento, e alguns pensam que eles falham em capturar muitos fatores importantes da inteligência, como a imaginação.
O que pode ser aprendido com o QI de uma pessoa?
Os testes do quociente de inteligência são exames padronizados para testar a inteligência de um indivíduo em diferentes áreas e são usados para determinar uma variedade de situações.
Escolas e empregadores usam esses testes para avaliar o desempenho de um aluno ou funcionário em várias tarefas. As forças armadas exigem uma pontuação geral de pelo menos 85 para o alistamento.
Existem estudos que mostram uma correlação entre o nível de QI de uma pessoa e a duração de sua vida, bem como seu status social. Embora o uso desses testes seja generalizado, eles ignoram muitos aspectos importantes das habilidades mentais de uma pessoa.
Um teste de quociente de inteligência descreve as habilidades mentais de uma pessoa em relação a outras pessoas com aproximadamente a mesma idade.
É um teste psicométrico de cinco partes que mede as habilidades verbais de um indivíduo, habilidades matemáticas e capacidade de memória. Também mede o raciocínio e as habilidades espaciais. No campo da psicologia, há debates sobre o uso de testes padronizados para medir a inteligência de uma pessoa. Esses testes padronizados não levam em conta ou medem com precisão a criatividade, o conhecimento prático e outras habilidades de uma pessoa envolvida na solução de problemas, dizem esses oponentes.
Mesmo assim, muitas escolas usam o teste padrão de quociente de inteligência para determinar o desempenho educacional e a colocação dos alunos. Uma vez determinado o QI, as escolas decidirão se a criança é inserida em um programa corretivo destinado a crianças com dificuldades de aprendizagem, na população média ou em programas avançados e sobredotados.
Pesquisas mostram que uma criança com maior grau de inteligência aprende mais do que é ensinado na escola do que uma criança cujo QI é mais baixo. Embora isso possa ser verdade para algumas crianças, não é verdade para todas. Os testes não levam em consideração a persistência de uma criança para aprender, o interesse no assunto e a vontade de estudar.
O QI também é usado para determinar a relação entre desempenho no trabalho, renda e o tipo de emprego para o qual a pessoa é mais adequada. Quando um indivíduo que se candidata a uma vaga carece de experiência anterior, a pontuação de QI pode ser usada para determinar como a capacidade mental geral do indivíduo está em relação ao trabalho.
As empresas que contratam uma pessoa para um emprego como pesquisador em administração geralmente procuram pessoas com níveis mais altos de inteligência.
Estudos mostram que pessoas com um quociente de inteligência mais baixo são colocadas em posições que exigem força, velocidade, resistência e coordenação manuais.
Outros estudos mostram que indivíduos com inteligência medida mais alta têm renda mais alta do que suas contrapartes de menor salário.
Resumo
Um quociente de inteligência (QI) é uma pontuação total derivada de vários testes padronizados projetados para avaliar a inteligência humana.
A abreviatura “QI” foi cunhada pelo psicólogo William Stern para o termo alemão quociente Intelligenz, seu termo para um método de pontuação para testes de inteligência na Universidade de Breslau, que ele defendia em um livro de 1912.
Historicamente, o QI é uma pontuação obtida pela divisão da pontuação da idade mental de uma pessoa, obtida pela administração de um teste de inteligência, pela idade cronológica da pessoa, expressa em termos de anos e meses. A fração resultante é multiplicada por 100 para obter a pontuação de QI.
Quando os testes de QI atuais foram desenvolvidos, a pontuação bruta mediana da amostra normativa é definida como QI 100 e as pontuações de cada desvio padrão (DP) para cima ou para baixo são definidas como 15 pontos de QI maiores ou menores, embora isso nem sempre tenha sido tão historicamente. Por essa definição, aproximadamente dois terços das pontuações da população estão entre o QI 85 e o QI 115. [1] Cerca de 2,5% da população tem pontuação acima de 130 e 2,5% abaixo de 70.
Pontuações dos testes de inteligência são estimativas de inteligência. Ao contrário, por exemplo, distância e massa, uma medida concreta de inteligência não pode ser alcançada, dada a natureza abstrata do conceito de “inteligência”. Demonstrou-se que os escores de QI estão associados a fatores como morbimortalidade, status social dos pais e, em um grau substancial, QI dos pais biológicos.
Embora a herdabilidade do QI tenha sido investigada por quase um século, ainda há um debate sobre a importância das estimativas de herdabilidade e os mecanismos de herança.
As pontuações de QI são usadas para colocação educacional, avaliação de deficiência intelectual e avaliação de candidatos a emprego. Mesmo quando os alunos melhoram suas notas em testes padronizados, eles nem sempre melhoram suas habilidades cognitivas, como memória, atenção e velocidade. Em contextos de pesquisa, eles foram estudados como preditores de desempenho no trabalho e renda. Eles também são usados para estudar distribuições de inteligência psicométrica em populações e as correlações entre ela e outras variáveis.
As pontuações brutas nos testes de QI para muitas populações aumentam a uma taxa média que escala para três pontos de QI por década desde o início do século 20, um fenômeno chamado efeito Flynn.
A investigação de diferentes padrões de aumento nas pontuações de subteste também pode informar as pesquisas atuais sobre inteligência humana.
Partes do cérebro humano
Fonte: www.researchgate.net/www.123test.com/www.simhcottumwa.org/knowfasd.ca/www.wisegeek.org/en.wikiversity.org/www.dictionary.com/www.frontiersin.org/www.sciencenewsforstudents.org