Compactação do Solo

PUBLICIDADE

Definição

A compactação do solo, por definição, significa que a densidade do solo aumenta quando é comprimido. Em outras palavras, o solo se torna mais denso e cada litro de solo pesa mais quando os poros são comprimidos.

Muitas vezes, é fácil entender e avaliar os efeitos da compactação do solo observando um pneu de trator rolar sobre solo solto em condições úmidas.

A compactação do solo resulta na compressão de poros que transportariam água e ar. Isso impede o crescimento radicular e pode causar deficiência de oxigênio.

A compactação do solo pode levar a uma severa diminuição no rendimento.

A compactação do solo é o processo artificial ou mecânico de diminuir o volume do solo rapidamente pela expulsão de vazios de ar no solo, resultando no aumento da densidade.

O que é compactação do solo?

A compactação do solo é a compressão do solo devido à pressão externa.

O efeito da compactação do solo é um aumento na densidade de um solo e uma redução correspondente na quantidade de ar presente nos espaços entre as partículas do solo.

Esse processo pode ser causado por vários fatores e pode ser prejudicial ou benéfico, dependendo das circunstâncias.

Ao realizar quase qualquer projeto de construção, a compactação do solo geralmente é realizada de maneira proposital. A construção de estradas, em particular, se beneficia da compactação do solo, pois fornece uma base estável para a rodovia. A falta de compactação do solo abaixo de uma estrada antes da construção pode resultar no desenvolvimento de áreas irregulares, pois o solo assenta e compacta devido ao peso acumulado dos veículos que passam.

Outros grandes projetos de construção costumam empregar compactação do solo por um motivo semelhante.

Ele fornece uma base subjacente mais estável para a estrutura a ser construída e ajuda a impedir que os edifícios afundem no solo com seu próprio peso, fazendo com que o edifício se incline ou rache.

Um edifício ou outra estrutura também pode enfrentar outros problemas devido à instalação, como vazamentos de tubos.

Em ambientes naturais e agrícolas, a compactação do solo é um problema e não um ativo.

A compactação do solo reduz a capacidade de um determinado solo reter água e ar, importantes para a saúde e o potencial de crescimento de árvores e outras plantas.

As áreas florestais que são colhidas para madeira podem ter uma recuperação mais lenta devido à compactação do solo pela passagem do equipamento pesado usado nas operações de exploração madeireira.

Chuvas fortes ou inundações repetidas também podem contribuir para a compactação do solo.

Isso pode retardar o crescimento de novas árvores que se enraízam naturalmente ou que são plantadas na área colhida e de culturas nas áreas cultivadas.

Os agricultores combatem a compactação do solo, cultivando seus campos, o que mantém o solo solto, promovendo um bom crescimento das raízes de suas culturas.

A presença de bolsas de ar entre as partículas do solo incentiva as raízes a crescerem, pois são capazes de se estender facilmente a esses espaços. Também melhora a capacidade do solo de reter a umidade, além de permitir que o excesso de umidade passe e drene no subsolo e no lençol freático subjacente. Os campos são cultivados anualmente porque o solo se instala e compacta gradualmente com sua própria massa.

O subsolo compactado é comum devido à massa de solos superficiais, mas essa é uma ocorrência natural e geralmente não é considerada um problema, embora possa tornar um desafio escavações ou outras escavações que penetram nas camadas compactadas.

Processo

A compactação do solo é o processo de aumentar a densidade do solo, compactando as partículas do solo, causando uma redução no volume de ar.

A água do solo atua como lubrificante, aumentando a compactação quando uma carga é imposta ao solo. Se quase saturada, no entanto, é provável que a carga exceda a resistência do solo e a capacidade de suporte, resultando em deslizamentos e sulcos excessivos das rodas, além de mistura e manchas do solo. Estima-se que, dadas as práticas convencionais de preparo do solo e outras operações de plantio-colheita, até 90% de um piquete sejam rastreados anualmente e que grande parte da área recebe passagem de 4 ou 5 rodas.

A compactação geralmente resulta em menor proliferação de raízes das plantas no solo e diminui a taxa de movimento da água e do ar.

Devido à restrição de raízes, a quantidade de água disponível para a colheita é frequentemente diminuída.

A drenagem interna mais lenta resulta em pior desempenho do dreno subterrâneo, períodos mais longos de tempo em que o solo está muito úmido para lavoura após a aplicação de chuva ou água, aumento da desnitrificação e diminuição da produção agrícola.

O aumento da compactação também aumenta o consumo de energia dos tratores para o preparo do solo subseqüente.

A maioria dos efeitos da compactação é prejudicial.

No entanto, em alguns casos, uma leve compactação perto das sementes pode ajudar na germinação e melhorar o crescimento das plantas em épocas de baixa umidade do solo causada por chuvas baixas ou solos com baixa capacidade de retenção de água.

Estrutura

Uma boa estrutura do solo é importante para o movimento da água, gases e raízes, que são essenciais para um solo saudável.

Os solos compactados carecem de boa estrutura do solo, pois os espaços aéreos essenciais ao movimento da água, gases e raízes das plantas são comprimidos.

Alguns solos têm camadas compactadas naturais que limitam a entrada de água, causam alagamento e restringem o crescimento das plantas.

No entanto, a lavoura contínua na mesma profundidade e o tráfego pesado de máquinas em solos úmidos podem produzir camadas compactadas semelhantes.

A compactação do solo pode ter um impacto sobre uma variedade de solos e zonas climáticas e pode afetar diferentes indústrias, por exemplo, colheita, pastagem e silvicultura.

Efeitos da compactação do solo

A compactação do solo é uma conseqüência da urbanização e de outras atividades humanas, como colheita florestal, instalação de oleodutos, construção, uso da terra, beneficiamento de animais silvestres, uso intensivo de máquinas pesadas, pastoreio, rotações curtas de culturas e outros tipos de manejo deficiente.

Compactação do solo é a redução do volume do solo devido a fatores externos; essa redução diminui a produtividade do solo e a qualidade ambiental.

A ameaça de compactação do solo é maior hoje do que no passado, devido ao aumento dramático no tamanho dos equipamentos agrícolas.

Resumo

A compactação do solo ocorre quando as partículas do solo são pressionadas juntas, reduzindo o espaço poroso entre elas.

Os solos fortemente compactados contêm poucos poros grandes, menor volume total de poros e, consequentemente, maior densidade.

Um solo compactado tem uma taxa reduzida de infiltração e drenagem de água. Isso acontece porque os poros grandes movem a água de maneira mais eficaz para baixo através do solo do que os poros menores.

Além disso, a troca de gases diminui em solos compactados, causando um aumento na probabilidade de problemas relacionados à aeração.

Finalmente, enquanto a compactação do solo aumenta a força do solo – a capacidade do solo de resistir ao movimento de uma força aplicada – um solo compactado também significa que as raízes devem exercer maior força para penetrar na camada compactada.

A compactação do solo altera o tamanho do espaço poroso, a distribuição e a resistência do solo.

Uma maneira de quantificar a mudança é medindo a densidade aparente.

À medida que o espaço poroso diminui no solo, a densidade aparente aumenta.

Os solos com uma porcentagem mais alta de argila e silte, que naturalmente têm mais espaço poroso, apresentam menor densidade aparente que os solos mais arenosos.

Compactação do solo feito por máquinas

Compactação do solo feito por máquinas

Fonte: extension.umn.edu/www.vaderstad.com/environment.uwe.ac.uk/www.gov.mb.ca/www.wisegeek.org/oilquality.org.au/extension.psu.edu/www.qld.gov.au/www.agry.purdue.edu

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.