PUBLICIDADE
Definição
Carga axial é a carga que atua ao longo do eixo central do corpo será conhecida como carga axial.
O eixo centróide do corpo passa através da linha do centro de gravidade ao longo da direção longitudinal do membro.
A carga atua no caminho normal ao plano da seção transversal do corpo.
O que é
Uma carga axial descreve uma carga que cria uma força paralela ao eixo de um objeto.
Quando um objeto gira ao longo de uma linha específica, essa linha é chamada de eixo.
Em um dispositivo fabricado, o eixo normalmente corresponde a um eixo ou haste que mantém a parte giratória no lugar.
Se o eixo estivesse perfeitamente para cima e para baixo, qualquer força que fosse empurrada da parte inferior ou superior do objeto criaria pressão paralela ao eixo; qualquer força do lado não.
Para entender os tipos de carga, é necessário entender os objetos giratórios.
Se um objeto gira de maneira previsível, como um topo que nunca para, é possível nomear partes dele, mesmo que o objeto esteja em movimento constante. Um objeto estável será simétrico, o que significa que qualquer seção transversal perfeita é exatamente como qualquer outra seção transversal perfeita. Ao olhar para o objeto, é possível definir uma seção transversal em forma de ‘+’, em que um braço é paralelo à rotação e o outro braço é perpendicular. A linha paralela à rotação é o eixo e a linha perpendicular é o raio.
Normalmente, um item pode ter uma carga axial, uma carga radial ou uma carga combinada.
Uma carga axial cria força paralela ao eixo ou perpendicular ao raio.
Uma carga radial é exatamente oposta; cria força paralela ao raio ou perpendicular ao eixo. Isso significa que, à medida que um objeto gira, a força vem dos lados, e não da parte superior ou inferior. Por fim, uma carga combinada é uma carga radial e axial.
Quando uma carga está perfeitamente equilibrada e o objeto em rotação é exatamente simétrico, ele cria um movimento perfeito. A força exercida sobre o objeto terá pouco impacto na rotação e criará pouco desgaste em excesso.
Na vida real, essa situação é muito improvável e geralmente uma parte do sistema está levemente desequilibrada.
Isso resulta em até três descritores diferentes. Uma carga inclinada força o eixo a avançar ou retroceder em relação ao sistema maior.
A guinada é uma medida do movimento de um lado para o outro e o rolo mede o movimento de torção.
Esses três termos são especialmente comuns quando se fala em veículos em movimento, pois eixos e pneus são exemplos perfeitos do mundo real desses tipos de movimento.
Geralmente, quanto maior a variação de uma carga radial ou axial perfeita, mais rápida a peça falhará. Mesmo pequenas mudanças de peso ou ângulo terão consequências drásticas sobre o uso prolongado. Cargas desequilibradas causarão o desgaste do objeto em rotação uniforme em toda a superfície, resultando em desgaste rápido e acidentes imprevisíveis.
O que é uma força axial?
Uma força axial é qualquer força que atua diretamente no eixo central de um objeto.
Essas forças são tipicamente força de alongamento ou força de compressão, dependendo da direção. Além disso, quando a carga de força está nivelada no centro geométrico da forma, é concêntrica e, quando desigual, é excêntrica. Ao contrário de muitas forças atuantes, uma força axial costuma ser seu próprio contador; um objeto puxado ou empurrado uniformemente em direções opostas não se move.
A força pura ocupa uma posição semelhante à força axial, mas opera perpendicularmente ao eixo central do objeto.
Uma das partes mais importantes do exame das forças axiais é a idéia de um centro geométrico. Este é um ponto dentro dos limites de um objeto sólido que é o centro perfeito de toda a massa. Em um objeto simples, como um cilindro, é fácil encontrar o meio exato do objeto simplesmente medindo os lados. Em um objeto complexo, como uma bicicleta, o processo é muito mais complicado.
Embora exista uma série muito complexa de equações matemáticas que encontrará esse ponto, é basicamente o ponto em que a massa do objeto é a mesma em qualquer direção oposta.
Em um objeto complexo, esse ponto pode estar praticamente em qualquer lugar dentro do espaço maior do formulário. Ao olhar para um objeto, o espaço que o objeto ocupa geralmente é maior que o próprio objeto.
Fatores como densidade e braços salientes podem fazer com que o centro geométrico exista na superfície ou mesmo fora da forma.
O eixo central do objeto corre de um lado através do objeto para o outro. Essa linha é baseada na forma do objeto, não em sua massa ou densidade. O eixo central pode percorrer o centro geométrico ou não.
Quando uma força está atuando diretamente no eixo central, é uma força axial.
Essas forças geralmente comprimem o eixo a partir de uma das extremidades ou esticam o eixo em duas direções opostas; como resultado, o objeto normalmente não se move.
Um excelente exemplo dessas forças pode ser visto em colunas dentro de edifícios. A coluna possui um eixo que percorre todo o formulário de cima para baixo.
A coluna é constantemente compactada, pois suporta o teto da estrutura.
No exemplo da coluna, a força axial percorre o centro geométrico do formulário; isso torna a força concêntrica. Uma força concêntrica é estável em repouso. Quando o eixo não passa pelo centro geométrico, a forma não é estável e a força é excêntrica. Isso normalmente significa que a forma é incapaz de suportar forças axiais enquanto está em repouso; a estrutura será incapaz de lidar com as energias desproporcionais que agem sobre ela.
Diferença de carga radial e carga axial ?
Cargas são forças externas que atuam sobre um elemento estrutural.
Esse elemento tem forma física na qual podemos definir uma dimensão principal.
A carga axial é a carga atuando na direção perpendicular ao sentido da dimensão principal.
A carga radial é a carga atuando no sentido da dimensão principal.
Axial: É a força que se estende ou se dissipa através de um eixo central.
Radial: A força radial é a que se estende ou se move de um ponto central para fora.
Fonte: www.bu.edu/www.wikiengineer.com/www.wisegeek.org/www.chegg.com/sbainvent.com/ocw.nthu.edu.tw
Redes Sociais