Estrutura do Solo

PUBLICIDADE

Definição e importância da estrutura do solo

estrutura do solo é definida pela maneira como são montadas partículas individuais de areia, silte e argila. Partículas únicas quando montadas aparecem como partículas maiores. Estes são chamados agregados.

A agregação de partículas do solo pode ocorrer em diferentes padrões, resultando em diferentes estruturas do solo. A circulação da água no solo varia muito de acordo com a estrutura.

Portanto, é importante que você saiba sobre a estrutura do solo em que planeja construir uma fazenda de peixes. Embora você não consiga reunir todas essas informações, os técnicos especializados do laboratório de testes de solo poderão fornecer essas informações após examinar suas amostras de solo não perturbadas. Eles poderão dizer se o seu solo tem uma estrutura ruim ou boa estrutura (poros/canais capilares, rede, etc.). Eles também poderão informar sobre o grau de circulação ou permeabilidade da água.

Estrutura do Solo

O que é

Estrutura do solo é a forma que o solo assume com base em suas propriedades físicas e químicas.

Cada unidade individual de solo na estrutura geral é chamada de ped. A estrutura do solo é determinada com mais facilidade, colhendo uma amostra do solo que não foi perturbada e observando atentamente sua forma.

A forma do solo se enquadra em uma das seguintes categorias: granular, migalhas, em blocos, platy, prismático, colunar, granular ou maciço.

Solo granular parece migalhas. Este solo é encontrado onde as raízes permeiam o solo. Não deve ser confundido com o solo ralado, que é muito poroso.

Cada partícula individual do solo ralado não se ajusta a cada ponto circundante porque a forma de cada ponto individual é aproximadamente esférica.

Solo em blocos parece blocos de forma irregular. A forma de cada ped individual é causada pelos ped que a rodeiam. Cada bloco pode ser dividido em blocos menores.

Os pedais de solo platy são finos, planos e parecidos com placas. Eles são orientados na direção horizontal. Essa estrutura é comumente encontrada em solo compactado.

Pedais prismáticos são colunas verticais que podem ter vários centímetros de comprimento e são encontradas em horizontes inferiores. Pedais colunares também são colunas orientadas verticalmente, mas são cobertas com uma “tampa” salgada. O solo colunar é encontrado em regiões áridas do mundo.

Os solos de grão único são divididos em grãos individuais do solo que não se unem e geralmente permanecem fracamente compactados. Essa estrutura é encontrada em solos arenosos. A estrutura maciça do solo, por outro lado, aparece em massas sólidas e não tem propensão a se separar facilmente sob pressão leve. Essa estrutura está associada a solos muito finamente texturizados, como argila.

estrutura do solo é determinada por muitos fatores, incluindo clima, processos físico-químicos e processos biológicos. Os ciclos climáticos têm um efeito significativo na estrutura do solo. Congelamento e descongelamento, úmido e seco, translocação de argila e outros vários processos pedogênicos – formação do solo – afetam toda a estrutura do solo em diferentes graus em toda a estrutura. Os efeitos são os maiores na camada superior, onde a exposição é direta.

As mudanças de fase da água – sólida, líquida e gasosa – têm um efeito dramático na estrutura do solo. Essas fases são influenciadas pela temperatura do solo.

A água corrente faz com que o solo de um local corroa e seja depositado em outro local. O processo de congelamento e descongelamento que as mudanças na fase aquosa determinam altera o volume do solo.

Os processos biológicos incluem as influências de organismos de vários tamanhos no solo. A quantidade de matéria orgânica no solo é um fator de agregação e separação do solo em peds.

Os animais que vivem no solo ajudam a compactar o solo de diferentes maneiras. As secreções desses animais também influenciam a estrutura do solo.

Outra consideração ao discutir a estrutura do solo é a capacidade do solo de suportar a vida das plantas.

Os solos são compostos de quatro componentes diferentes: minerais, matéria orgânica, ar e água.

Os solos que contêm 90% de minerais e cerca de 10% de matéria orgânica, também chamados de húmus, são capazes de suportar bem o crescimento das plantas.

Os solos que contêm pequenas quantidades de materiais orgânicos têm dificuldade em sustentar a vida das plantas.

Descrição da estrutura do solo

A estrutura do solo é mais útil descrita em termos de grau (grau de agregação), classe (tamanho médio) e tipo de agregados (formulário).

Em alguns solos, diferentes tipos de agregados podem ser encontrados juntos e são descritos separadamente. Os parágrafos a seguir explicarão brevemente os vários termos que são mais comumente usados para descrever a estrutura do solo.

Isso o ajudará a julgar melhor a qualidade do solo em que planeja construir viveiros de peixes. Ele também permitirá que você aprenda como definir a estrutura do solo quando examinar um perfil de solo.

Nota: a estrutura característica de um solo pode ser melhor reconhecida quando está seca ou apenas ligeiramente úmida. Ao estudar um perfil de solo para determinar o grau de estrutura, verifique um novo perfil.

Graus da estrutura do solo

Por definição, o grau de estrutura é o grau de agregação, expressando o diferencial entre coesão “dentro de agregados e adesão” entre agregados. Como essas propriedades variam com o teor de umidade do solo, o grau de estrutura deve ser determinado quando o solo não estiver incomumente úmido nem extraordinariamente seco.

Existem quatro graus principais de estrutura classificados de 0 a 3, como a seguir:

0 Estruturado não possui agregação observável ou nenhum arranjo ordenado definido de linhas naturais de fraqueza, como:

Estrutura maciça (coerente) onde todo o horizonte do solo aparece cimentado em uma grande massa;
Estrutura de grão único (não coerente), onde as partículas individuais do solo não mostram tendência a aderir, como areia pura;

1 Estrutura fraca é mal formada a partir de agregados indistintos que mal podem ser observados no local. Quando removido do perfil, o material do solo se decompõe em uma mistura de muito poucos agregados inteiros, muitos agregados quebrados e muito material não agregado;

2 A estrutura moderada é bem formada a partir de agregados distintos que são moderadamente duráveis e evidentes, mas não distintos em solos não perturbados. Quando removido do perfil, o material do solo se decompõe em uma mistura de diversos agregados distintos, alguns agregados quebrados e pouco material não agregado;

3 A estrutura forte é bem formada a partir de agregados distintos, duráveis e bastante evidentes em solos não perturbados. Quando removido do perfil, o material do solo consiste em grande parte de agregados inteiros e inclui poucos quebrados e pouco ou nenhum material não agregado.

Classes e tipos de estrutura do solo

Por definição, a classe de estrutura descreve o tamanho médio dos agregados individuais.

Geralmente, cinco classes distintas podem ser reconhecidas em relação ao tipo de estrutura do solo de onde elas provêm.

Eles são:

Muito fino ou muito fino;
Fino ou fino;
Médio;
Grosso ou espesso;
Muito grosso ou muito grosso.

Por definição, o tipo de estrutura descreve a forma ou a forma dos agregados individuais.

Geralmente, os técnicos de solo reconhecem sete tipos de estrutura do solo, mas aqui apenas quatro tipos são usados.

Eles são classificados de 1 a 4 da seguinte maneira:

1 – Estruturas granulares e de migalhas são partículas individuais de areia, silte e argila agrupadas em grãos pequenos e quase esféricos. A água circula muito facilmente através desses solos. Eles são comumente encontrados no horizonte A do perfil do solo;

2 – Estruturas em bloco e sub-retangulares são partículas de solo que se agarram em blocos quase quadrados ou angulares com arestas mais ou menos afiadas. Blocos relativamente grandes indicam que o solo resiste à penetração e ao movimento da água. Eles são comumente encontrados no horizonte B, onde a argila se acumulou;

3 – Estruturas prismáticas e colunares são partículas do solo que se formaram em colunas ou pilares verticais separados por rachaduras verticais em miniatura, mas definidas. A água circula com maior dificuldade e a drenagem é ruim. Eles são comumente encontrados no horizonte B, onde a argila se acumulou;

4 – A estrutura Platy é composta de partículas do solo agregadas em chapas ou chapas finas empilhadas horizontalmente umas nas outras. As placas frequentemente se sobrepõem, prejudicando bastante a circulação da água. É comumente encontrado em solos florestais, em parte do horizonte A e em solos de argila.

O que é classificação do solo?

O processo de classificação do solo procura atribuir um grau ou nome aos diferentes tipos de solo da Terra, relacionados a aplicações específicas. Existem vários tipos de solo, dependendo se as informações necessárias são de engenharia, agricultura ou geologia. Vários sistemas para medir o solo evoluíram dentro de alguns campos de estudo. Além disso, alguns países mantêm seus próprios gráficos de comparação de solos.

O processo real de classificação do solo pode variar de indústria para indústria. Para certas aplicações, aparência e outros fatores visíveis são os únicos elementos considerados para classificação. Em áreas como engenharia, a adequação do solo para manter uma estrutura é avaliada, além da aparência. A análise agrícola geralmente consiste em medir o tamanho dos grãos do solo ou os níveis de pH presentes.

As classificações de engenharia e geológicas foram combinadas em um sistema conhecido como Sistema de Classificação Unificada do Solo.

Este sistema utiliza duas medições para definir o tipo de solo em uma determinada área. A primeira medição é a textura, que pode ser cascalho, areia, silte, argila ou orgânica. A segunda medição é o tamanho do grão, que pode variar de mal classificado a bem classificado e de baixa plasticidade a alta plasticidade. Essas duas medidas são representadas por um sistema de duas letras no qual a combinação descreve o solo.

Globalmente, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estabeleceu um sistema mundial de classificação de solos. Este sistema tenta dar definições amplas aos solos de uma região.

Possui três medidas principais. A primeira é a propriedade do solo, ou fase, que pode ser pensada como uma classe de solo, como os cambissolos. O segundo é a textura, como claro ou fino.

O terceiro é a inclinação do solo em que o solo é encontrado.

Fonte: www.fao.org/www.qld.gov.au/www.cs.mcgill.ca/www.wisegeek.org/passel.unl.edu/www.rolawn.co.uk/vro.agriculture.vic.gov.au/m.espacepourlavie.ca/www.soilmanagementindia.com

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.