Ureia

PUBLICIDADE

Definição

A ureia é uma substância (CH4N2O) que contém nitrogênio, normalmente removida do sangue pelo rim para a urina.

As doenças que comprometem a função do rim geralmente levam ao aumento dos níveis sanguíneos de uréia, conforme medido pelo teste de nitrogênio da ureia no sangue.

A ureia é de grande importância histórica.

Foi o primeiro composto químico orgânico já sintetizado.

O químico alemão Friedrich Wohler, em 1828, tentou produzir cianato de amônio a partir de cianeto de prata e cloreto de amônio e, no processo, produziu ureia acidentalmente.

Wohler escreveu a seu mentor Jons Berzelius: “Devo dizer que posso fazer ureia sem o uso de rins, seja homem ou cachorro. O cianato de amônio é a uréia”.

Esse experimento pioneiro refutou a teoria do vitalismo, o conceito de que produtos químicos orgânicos só podiam ser modificados quimicamente, mas que plantas ou animais vivos eram necessários para produzi-los.

Wohler também descobriu que a ureia e o cianato de amônio tinham a mesma fórmula química, mas com propriedades químicas muito diferentes. Isso ocorreu devido ao isomerismo, o fenômeno no qual dois ou mais compostos químicos têm o mesmo número e tipo de átomos, mas, como esses átomos estão dispostos de maneira diferente, cada composto tem propriedades químicas diferentes.

O que é

A ureia, também chamada carbamida, é um composto químico orgânico e é essencialmente o resíduo produzido pelo organismo após o metabolismo das proteínas.

Naturalmente, o composto é produzido quando o fígado decompõe proteínas ou aminoácidos e amônia ; os rins transferem a ureia do sangue para a urina.

O nitrogênio extra é expelido do corpo através da ureia e, por ser extremamente solúvel, é um processo muito eficiente.

A pessoa média excreta cerca de 30 gramas de ureia por dia, principalmente através da urina, mas uma pequena quantidade também é secretada na transpiração.

As versões sintéticas do composto químico podem ser criadas na forma líquida ou sólida e geralmente são um ingrediente encontrado em fertilizantes, ração animal e diuréticos, apenas para citar alguns.

Descoberta

Naturalmente, o composto químico não é produzido apenas por seres humanos, mas também por muitos outros mamíferos, além de anfíbios e alguns peixes.

Descoberta em 1773 pelo químico francês Hillaire Rouelle, a ureia se tornou o primeiro composto orgânico a ser formulado sinteticamente.

O químico alemão Friedrich Wöhler, um dos pioneiros da química orgânica, inventou o processo para criar a versão sintética do composto em 1828, apenas 55 anos após sua descoberta.

Produção

A versão sintética do composto é criada a partir de amônia e dióxido de carbono e pode ser produzida como um líquido ou um sólido.

Em 1870, foi inventado o processo de produção sintética do composto por desidratação do carbamato de amônio sob condições de alto calor e pressão, e esse processo ainda é usado hoje.

Existem muitos usos comuns do composto sintético e, portanto, sua produção é alta; de fato, aproximadamente um milhão de libras de ureia é fabricado apenas nos Estados Unidos a cada ano.

Usos comuns

A maior parte do composto fabricado é usado em fertilizantes; quando o nitrogênio é adicionado à uréia, o composto se torna solúvel em água, tornando-o um ingrediente altamente desejado para fertilizantes de gramado.

A versão sintética também é usada comercial e industrialmente para produzir alguns tipos de plásticos, alimentos para animais, colas, produtos de limpeza de vasos sanitários, detergentes para máquinas de lavar louça, produtos para colorir cabelos, pesticidas e fungicidas.

Medicinalmente, é usado em barbitúricos, produtos dermatológicos que reidratam a pele e diuréticos.

Os médicos podem usar os níveis de ureia para detectar doenças e distúrbios que afetam os rins, como insuficiência renal aguda ou doença renal terminal.

Os testes de nitrogênio da ureia no sangue e de nitrogênio da ureia na urina, que medem os níveis de nitrogênio da ureia no sangue e na urina, são frequentemente usados para avaliar o desempenho dos rins do paciente.

Níveis aumentados ou diminuídos do composto, no entanto, nem sempre indicam problemas nos rins, mas podem refletir desidratação ou aumento da ingestão de proteínas.

Quais são os diferentes usos da ureia?

Existem vários usos diferentes para a ureia, mas talvez seja mais comum nos fertilizantes de plantas e culturas.

A ureia também aparece como ingrediente em muitas resinas e plásticos diferentes e, às vezes, é adicionado a cosméticos e produtos de consumo, como cigarros e até gasolina.

O composto é geralmente produzido a partir de urina de mamífero concentrada.

O processo químico pelo qual é extraído o torna completamente estéril e, na maioria dos casos, possui uma estrutura cristalina que se parece com sal bruto.

Possui várias propriedades adesivas e de suavização que os fabricantes de todos os tipos de produtos consideram valiosas e é particularmente apreciada por seu alto teor de nitrogênio.

Adicioná-lo à ração para animais pode ser uma maneira econômica de adicionar nutrientes que os animais podem não receber.

História e Noções Básicas de Uso

A ureia foi observada pela primeira vez pelo químico francês Hilaire Rouele.

É uma parte muito importante do sistema metabólico nos seres humanos e na maioria dos animais, e sua função principal nesses ambientes é como transportadora de nitrogênio residual.

O químico alemão Friedrich Wohler foi o primeiro a criá-lo sinteticamente, provando assim que um composto orgânico pode ser produzido a partir de materiais não orgânicos.

Hoje, a ureia sintética é feita a partir de amônia e dióxido de carbono, na qual o carbamato de amônio é desidratado sob condições de calor e pressão elevados.

Fertilizantes

A aplicação mais comum da ureia é como um tipo de fertilizante.

Mais de 90% da produção mundial da substância (CH4N2O) é feita para produtos relacionados a fertilizantes. Quando usado dessa maneira, geralmente assume a forma de grânulos ou cristais.

Estes podem ser distribuídos manualmente pelos agricultores ou dispersos com a ajuda de equipamentos agrícolas.

Também é frequentemente usado em soluções de fertilização, pois é altamente solúvel em água e geralmente é embalado no solo e em misturas de vasos.

Resinas e Plásticos

Este composto também é frequentemente usado como produto base na fabricação de resinas e adesivos comerciais.

As ligações de nitrogênio que ele contém tendem a ser muito fortes e podem realmente ajudar a fortalecer várias colas e fitas. Os fabricantes geralmente ativam essas ligações dissolvendo os cristais em formaldeído.

A mistura resultante pode ser usada como adesivo industrial, como na produção de caixas de papelão; Ele também aparece como ingrediente em muitos plásticos derramados.

Em alguns casos, também pode ser usado como revestimento para materiais como têxteis e papel.

Produtos de consumo

Vários produtos cosméticos e orientados para o consumidor também incorporam essa substância (CH4N2O).

Condicionadores de cabelo ou produtos para clarear os dentes costumam usá-lo, por exemplo, geralmente como uma maneira de ajudar o produto a ficar espesso no tubo ou na garrafa.

Às vezes, os sabonetes também o incluem em quantidades mínimas para ajudar a impedir a separação dos ingredientes emulsionados.

Às vezes, os produtos de limpeza facial também incorporam a substância, pois podem ajudar a hidratar a pele.

Certos produtos de maquiagem combinam para ajudar a obter um acabamento mais cremoso e brilhante depois de aplicado.

Os ativistas ambientais em muitos lugares costumam apontar rapidamente que ele pode ser usado de maneira ecológica para reduzir as emissões de combustível de usinas de energia e motores a diesel também.

Alimentação do gado

Às vezes, a ureia também é usada na alimentação de gado e gado, principalmente nos países em desenvolvimento.

É geralmente considerado um alimento eficaz, pois contém altas concentrações de nitrogênio, o que geralmente pode ajudar no crescimento animal.

O composto é relativamente barato de fabricar e não custa muito para transportar, dois fatores que aumentam sua popularidade em muitas partes do mundo.

Fonte: www.ch.ic.ac.uk/www.essentialchemicalindustry.org/www.wisegeek.org/www.certifieddef.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.labtestsonline.org.au

Veja também

Trompas de Eustáquio

Trompas de Eustáquio

PUBLICIDADE Trompas de Eustáquio – Definição As trompas de Eustáquio conectam os ouvidos médios à parte posterior …

Veia Ilíaca Externa

PUBLICIDADE Veia Ilíaca Externa – Definição As veias ilíacas externas transportam sangue pobre em oxigênio da parte …

Percepção de profundidade

Percepção de profundidade

PUBLICIDADE Percepção de profundidade – Definição A percepção de profundidade é uma parte importante de sua visão. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.