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O que é a Indústria Cultural?
O conceito indústria cultural é criação de dois teóricos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer que, conforme apontam Reale e Antiséri, no contexto de uma teoria crítica da sociedade visam por em questão as contradições inerentes à sociedade capitalista. Para isso, focam nas produções veiculadas nos meios de comunicação bem como o seu caráter de disseminador de ideologias dominantes. Nesse sentido, visando uma primeira compreensão do conceito, o termo aqui abordado se auto-explica enquanto uma cultura que se torna mercadoria pronta a gerar lucratividade no sistema.
Todavia, para uma compreensão mais detalhada do conceito aqui exposto é preciso enquadrá-lo dentro do espectro da chamada Escola de Frankfurt (tema já abordado neste portal), bem como o contexto histórico que, conforme apontam os historiadores da filosofia Reale e Antiséri, “foi atravessado pelo furacão da Segunda Guerra Mundial e que assistiu ao desenvolvimento maciço, onipresente e irrefreável da sociedade tecnológica avançada”.
Para atingir o máximo de sua execução, tal sociedade tecnológica utiliza-se, a todo momento, dos meios de comunicação de massa: músicas, propagandas, cinema, teatro etc. No limite, os bens culturais se tornam mercadorias. Mas, para que isso ocorra, a cultura precisa ser massificada, tornada acessível ao maior número de consumidores. Da arte retira-se o prazer estético em prol da sua adequação ao que é rentável, lucrativo à indústria e que, portanto, trará retorno financeiro para o artista e toda a indústria que está por trás destes bens culturais. Nesses produtos culturais são embutidos valores da cultura dominante e passam a ser vendidos como se fossem desprovidos de ideologia ou adequação a qualquer que seja o grupo social para mascarar a sua real pretensão e, assim, atingir em cheio as massas, modelando-lhes os gostos, comportamentos e atitudes diversas a fim de criar-lhes necessidades que mantenham a lucratividade do sistema e o predomínio da cultura dominante.
DICA DE FILME
Caso sinta-se interessado(a) em aplicar os conceitos aqui abordados segue uma sugestão de filme que pode, além de divertir, propiciar um momento a mais de contato com o tema aqui exposto. A dica é O Show de Truman, filme de 1988. O filme se passa num cenário de reality show em que o protagonista (Truman) não tem consciência que está sendo controlado, vigiado, televisionado e que seus comportamentos e atitudes estão sendo friamente dirigidos, muitas vezes através de mensagens subliminares que chegam até Truman e o condiciona, inconscientemente, a agir de uma e não de outra forma. O próprio cenário é visto pelos telespectadores do programa como uma imensa vitrine em que objetos, emoções e sentimentos do protagonista podem ser dispostos a seus gostos e desejos. Se ficou interessado(a), busque pelo filme, assista e procure fazer relações, nem que sejam mentais, com o tema da indústria cultural aqui abordado.
Fábio Guimarães de Castro
Referências Bibliográficas
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Tradução de Juan José Sánchez. Madrid: Trotta, 1998.
IMAGEM: https://www.portaldovestibulando.com/2013/03/e-ai-quais-as-vantagens-e-desvantagens.html. Acesso em: 05 ago 2019.
REALE, Giovanni; ANTISÉRI, Dario. História da Filosofia: do romantismo até nossos dias. SP: Paulus, 2007, p. 837-845.
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