Eutonia

PUBLICIDADE

Eutonia – Definição

Eutonia é uma forma de medicina energética inventada por Gerda Alexander (1908-1994).

Eutonia é uma forma “holística” de psicoterapia centrada no corpo desenvolvida por Gerda Alexander, que pretendia restabelecer o tônus muscular ao facilitar o fluxo de energia bloqueada através do inconsciente coletivo de Jung.

De acordo com o modelo de eutonia, os pacientes (pupilas) são hipotônicos, hipertônicos ou eutônicos.

Eutonia – O que é

eutonia é uma prática baseada na consciência sensorial. Foi desenvolvido por Gerda Alexander (1908-1994) como um meio de equilibrar as tensões no corpo, mover-se com facilidade e tornar-se mais sintonizado com o ambiente.

Nosso corpo, todo o nosso ser, é moldado por nossas experiências de vida em atitudes que podem se tornar fixas, dolorosas ou simplesmente ineficientes. Podemos estar fora de contato com nosso corpo, sem contato com nossos sentimentos.

Eutonia foi desenvolvida com base na premissa de que a combinação de sentir o próprio corpo, em todas as suas partes e como um todo, e entender como ele funciona, é uma forma ao alcance de todos para melhorar sua saúde e viver em todo o seu potencial.

Aprendendo a nos conhecer, descobrimos que podemos confiar na sabedoria de nosso corpo e desfrutar de uma nova sensação de liberdade.

eutonia é uma forma somática de terapia holística que utiliza o movimento para afetar o equilíbrio mente-corpo e o bem – estar.

Eutonia, concorda com a crença de que a melhoria da saúde pode ser alcançada pelo aumento do tônus muscular com movimentos intencionais, enquanto em estado de consciência atual.

Isso difere da maioria das formas convencionais de fisioterapia em que a concentração é colocada com fluxo e expressão, ao invés de esforço físico ou estresse.

Em outras palavras, Eutonia se esforça para promover a independência e a confiança, envolvendo-se em movimentos simples que são naturalmente confortáveis, em vez de adaptar o corpo ou a técnica para se adequar ao outro.

Outro princípio básico da Eutonia é o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal através da auto-avaliação. Isso é parte integrante da terapia tanto quanto o movimento.

De fato, a consciência e a percepção do corpo como um todo integrado, e não como uma coleção de sistemas, estimulam a liberdade de movimento com o objetivo de conscientemente manifestar uma sensação de bem-estar.

Existem várias técnicas envolvidas na Eutonia para ajudar a facilitar este processo, incluindo o movimento passivo, a consciência do tônus ósseo e muscular e a capacidade de resposta às qualidades vibracionais da voz.

Se houver alguma validação da eficácia da Eutonia na restauração da saúde, pode ser encontrada na história pessoal de sua criadora, Gerda Alexander, também conhecida como Gertrude Alexander.

O nativo alemão sofria de febre reumática quando jovem e desenvolvia endocardite como conseqüência. Ela procurou um sistema de movimento que melhorasse suas habilidades em vez de desafiá-las.

Ela estudou vários sistemas até se alinhar com Moshe Feldenkrais, fundador do Método Feldenkrais.

Retirando e expandindo seu método de autocrescimento através do movimento, Alexander eventualmente refinou seu sistema de Eutonia, enquanto melhorava sua própria saúde.

Como muitas disciplinas somáticas, a Eutonia não é um caminho direto para a cura de doenças.


Eutonia

Também em consonância com outras práticas somáticas, no entanto, pode ajudar o indivíduo a ter um papel ativo na melhoria da circulação, do tônus muscular e do alinhamento corporal.

eutonia não é isolada para pacientes com limitações físicas, e pode ser empregada como terapia complementar para uma variedade de condições.

Uma típica sessão de Eutonia pode expor uma a técnicas e ferramentas tão simples quanto seus princípios. Por exemplo, alguns dos “equipamentos” encontrados incluem travesseiros, paus e bolas. Uma sessão, que geralmente dura de 60 a 90 minutos, também pode consistir em contato físico com o praticante. Em qualquer caso, o terapeuta orienta cada atividade realizada e sua sequência.

Eutonia tem sua origem na educação, na cura e na arte. A sua prática pode beneficiar pessoas em todas as esferas da vida, quer estejam com dores físicas ou emocionais, ou simplesmente queiram enriquecer a sua vida, sejam bailarinos ou atores, ou simplesmente queiram libertar a sua postura e caminhar com mais prazer.

Eutonia – Método


Eutonia

eutonia é um método medicinal não convencional. É uma prática de estilo de vida saudável inventada na década de 1950 por Gerda Alexander na Dinamarca.

Trata-se de trazer o corpo e a mente em relação para que tudo possa ser equilibrado e harmonioso. Esse contato permite que o cérebro alcance todos os músculos para controlar tudo, até gestos e movimentos.

Atualmente, esse método começa a se difundir pelo mundo graças a escolas de formação e professores particulares.

Em vez de economizar energia em um movimento muscular, Gerda Alexander se concentrou em saber quanta energia era necessária em cada ação realizada pelo corpo. Isso mantém um equilíbrio, ou melhor, exatidão entre sensação e movimento. A cada ação, geramos uma força correspondente, o que significa que não há perda de energia.

O chamado paciente está, portanto, ciente do que está acontecendo em seu corpo: suas atitudes, reações e movimentos em questão.

Dizer que a Eutonia é dar equilíbrio corporal e espiritual poderia gerar concepções muito amplas. Para entender completamente o método, é melhor seguir como uma sessão é conduzida.

Uma sessão inclui uma série de exercícios focados no corpo, nas suas sensações e movimentos.

Com o auxílio de uma terapeuta de campo, a sessão busca estimular a presença corporal por meio do toque. É possível que este se realize em grupo. No entanto, é recomendável praticar uma terapia em particular.

De fato, o terapeuta inicia o tratamento por meio do toque acompanhado de trocas verbais para fluir facilmente de seus objetivos. Recomenda-se uma sessão individual.

O programa não é planejado com antecedência. Uma sessão de Eutonia procura adaptar-se às necessidades dos participantes. Efetivamente, trata-se de pesquisar através das orientações do terapeuta.

Eutonia – Benefícios


Eutonia

A eutonia é uma técnica terapêutica não convencional. No entanto, até agora, os resultados são definitivos: pode corrigir alguns problemas no corpo. Além do bem-estar concedido, também ajuda a resolver algumas molezas físicas e também psicológicas.

A regularidade das sessões proporciona grande relaxamento físico e mental. Uma pessoa que passou por terapia é capaz de controlar ou mesmo evitar o estresse.

A capacidade de instalar o equilíbrio também permite o controle das emoções e, assim, dar tranquilidade. Isso sustenta que um seguidor da Eutonia sabe manter a calma e controlar suas reações.

Finalmente, Eutonia oferece relaxamento e relaxamento total. Permite ao paciente conhecer a si mesmo. Como resultado, ele desenvolve suas habilidades físicas e mentais.

Ele sentirá um acordo entre seu cérebro e seus diferentes movimentos. Ele também sentirá fluidez em cada ação realizada.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.