Nosologia

PUBLICIDADE

Nosologia – Definição

nosologia é a classificação sistemática de doenças, ou o ramo da ciência médica que trata disso. O adjetivo é nosológico.

Nosologia (literalmente, “estudo da doença”).

As doenças podem ser classificadas por etiologia (causa), patogênese (mecanismo pelo qual o agente causa a doença) ou por sintomas.

Alternativamente, as doenças podem ser classificadas de acordo com o sistema de órgãos que envolvem, mas isso geralmente é complicado, pois muitas doenças afetam vários órgãos.

Um dos principais problemas com nosologias é que muitas vezes as doenças não podem ser definidas e classificadas claramente, especialmente quando a patogênese ou a causalidade não são conhecidas. Assim, os termos diagnósticos muitas vezes são de fato apenas sintomas ou conjuntos de sintomas (síndromes).

Nosologia – O que é

Nosologia é a classificação científica de doenças.

Essencialmente, é como taxonomia para o mundo médico, categorizando doenças com o uso de uma variedade de critérios para que eles possam ser mais facilmente compreendidos.

Como a taxonomia, a nosologia tem a intenção de definir claramente o tópico em discussão, para que as pessoas não tenham que explicar do que estão falando.

Assim como os biólogos sabem que uma Sequoia sempervirens é uma sequoia, os nosologistas e médicos sabem que a “ diabetes mellitus” é uma doença específica que pode ser definida com um conjunto claro de sintomas.

Assim como na taxonomia regular, a nosologia evoluiu consideravelmente ao longo dos tempos.

Uma das primeiras tentativas de classificar a doença ocorreu no mundo árabe por volta do século 10, e Linnaeus tentou classificar suas doenças quando não estava ocupado desenvolvendo o sistema de taxonomia biológica usado hoje.

Uma das complicações da nosologia é que as doenças geralmente se apresentam de maneiras muito diferentes e, diferentemente de algo como uma planta, que apresenta todas as informações ao mesmo tempo, uma doença pode ser tímida ao revelar sua natureza.

Existem várias maneiras de classificar doenças.

Alguns nosologistas enfocam a etiologia ou causa da doença, usando isso como uma característica fundamental na definição de doenças.

Outros observam a patogênese, o desenvolvimento físico de uma doença e algum foco nos sintomas da doença.

nosologia também geralmente inclui uma discussão sobre qual sistema de órgãos ou sistemas estão envolvidos na doença, permitindo que as pessoas dividam as coisas em categorias como “doenças renais” ou “doenças mentais”.

O estudo neste campo envolve trabalho de laboratório para provar a natureza oculta da doença, juntamente com o trabalho de campo, observando e interagindo com os pacientes.

Muitos médicos praticam nosologia diariamente, quando entrevistam pacientes e juntam seus sintomas como peças de um quebra-cabeça para determinar qual condição o paciente tem.

Ao longo do caminho, as pistas para a identidade do problema também podem ser chaves para resolvê-lo, razão pela qual muitas doenças são classificadas por etiologia. Infecções virais, por exemplo, podem ser tratadas com drogas anti-virais.

Alguns ramos da medicina publicaram extensos volumes sobre nosologia.

Na psiquiatria, por exemplo, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais contém uma lista complexa de transtornos psiquiátricos, juntamente com sintomas e critérios para o diagnóstico.

Nosologia – Classificação


Nosologia

nosologia levanta questões filosóficas sobre quais bases são e devem ser usadas para classificar doenças, muitas vezes focando no uso de bases biomédicas (etiológicas/patogenéticas) versus bases sintomáticas e na natureza dos “limites” entre as condições. Grande parte da literatura existente se concentra no transtorno mental.

A literatura em ética aplicada e humanidades médicas relacionadas examina como os sistemas nosológicos foram moldados por fatores sociais e históricos; moldar a prática da medicina nos níveis clínico e político; e levanta uma série de questões éticas, como acesso ao tratamento, rotulagem e práticas de pesquisa.

Nosologia – Tipos de classificação


Nosologia

As doenças podem ser classificadas por causa, patogênese (mecanismo pelo qual a doença é causada) ou por sintoma (s).

Alternativamente, as doenças podem ser classificadas de acordo com o sistema do órgão envolvido, embora isso seja freqüentemente complicado, já que muitas doenças afetam mais de um órgão.

Uma dificuldade principal da nosologia é que as doenças muitas vezes não podem ser definidas e classificadas claramente, especialmente quando a causa ou a patogênese são desconhecidas. Assim, os termos diagnósticos geralmente refletem apenas um sintoma ou conjunto de sintomas (síndrome).

Tradicionalmente, as doenças eram definidas como síndromes pelos seus sintomas. Quando mais informações estão disponíveis, elas também são definidas pelos danos que elas produzem. Quando a causa é conhecida, elas são melhor definidas por sua causa, embora ainda importantes sejam suas características.

Provavelmente, o último tipo descrito de doenças são doenças moleculares, definidas por suas características moleculares. Este foi introduzido em novembro de 1949, com o papel seminal “Anemia Falciforme, uma Doença Molecular”, na revista Science, Linus Pauling, Harvey Itano e seus colaboradores lançaram as bases para o estabelecimento do campo da medicina molecular.

Fonte: Colégio São Francisco

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.