Água Contaminada no Brasil

PUBLICIDADE

O problema da água contaminada no Brasil

No Brasil o problema de contaminação de água é muito grave, principalmente na região Centro-Sul.

Essa contaminação ocorre principalmente nas médias e grandes cidades correspondente à dimensão dos resíduos sólidos e líquidos lançados em rios, e pela propagação de substâncias nocivas aos mananciais, que são fontes aquáticas encontradas no subsolo – como os lençóis freáticos – ou na superfície terrestre.

A ocupação de terrenos de forma inadequada sem planejamento estrutural para a construção de imóveis, a criação de grandes depósitos de lixo a céu aberto (lixões) sem os devidos cuidados e a infiltração de combustível e outras substâncias tóxicas no solo são os principais causadores da poluição dos mananciais.

Contudo, a poluição nas áreas rurais é muito elevada, devido ao uso de agrotóxicos e fertilizantes, fezes de animais, além do despejo de esgoto no solo sem tratamento e de lixo doméstico.

Água Contaminada no Brasil

Contaminação da água

Em um exame forense, uma tarefa primordial é discernir a causa primária da doença ou morte. Em alguns casos, um ferimento por arma de fogo, por exemplo, a causa pode ser facilmente aparente; em outros casos, como os que envolvem alimentos ou água contaminados, pode não haver sinais visuais da causa da morte. O conhecimento da natureza da contaminação é essencial para o examinador forense.

A água é conhecida como o solvente universal. Isso significa que muitos compostos se dissolverão na água. Ainda outros que não se dissolvem podem ficar suspensos na água ou, se imiscíveis (incapazes de misturar, ou seja, gasolina e álcool), podem se dividir nas imediações da água.

Muitos desses compostos podem ser nutrientes para uma variedade de formas de vida microbiológicas. Outros micróbios podem estar mais adormecidos na água, mas ainda são capazes de crescer quando expostos a um ambiente mais rico em nutrientes. Neste último caso, a água torna-se o canal entre o habitat natural do organismo e o homem.

contaminação da água é uma preocupação, pois os organismos presentes podem causar doenças. Normalmente, esses organismos patogênicos são normalmente residentes do trato intestinal de animais de sangue quente, incluindo humanos. Exemplos incluem Salmonella, Shigella e Vibrio. Além disso, certos tipos da bactéria intestinal Escherichia coli podem causar infecções. Uma forma particularmente nociva de E. coli designada O157:H7 pode ser devastadora. A contaminação O157:H7 do abastecimento de água municipal de Walkerton, Ontário, Canadá, no verão de 2000 adoeceu mais de 2.000 pessoas e matou outras sete. O trato intestinal também contém vírus (ou seja, rotavírus, enterovírus e vírus coxsackie) que podem contaminar a água e causar doenças.

Vários microrganismos protozoários podem contaminar a água. Os dois mais proeminentes são membros dos gêneros Giardia e Cryptosporidium.

Esses microrganismos normalmente vivem no trato intestinal de animais como castores e veados.

A crescente contaminação da água por esses protozoários reflete a crescente invasão de áreas urbanas em áreas selvagens.

água potável municipal é geralmente tratada para minimizar o risco de contaminação da água com os micróbios acima. Os benefícios do tratamento de água são colhidos há milênios. Há milhares de anos, sabia-se que o armazenamento de água potável em jarros de metal preservava a qualidade da água devido aos efeitos antibacterianos dos íons metálicos (embora essa propriedade só fosse conhecida séculos depois).

Da mesma forma, a proteção da qualidade da água pela fervura da água, que mata o microrganismo nocivo, é conhecida há muito tempo. “Ordens de ferver água” ainda são rotineiramente emitidas nos municípios quando a qualidade da água é suspeita.

A água que é obtida de poços é muitas vezes protegida da contaminação pela ação natural de filtragem do solo e das camadas rochosas pelas quais a água percola. No entanto, se a tampa do poço ou o revestimento interno estiver quebrado, a água do poço pode ser contaminada diretamente.

As fontes de água de superfície são especialmente propensas à contaminação, pelo escoamento e pela deposição de fezes na água de aves e animais.

A água de superfície que é usada como abastecimento de água potável para um indivíduo ou uma comunidade deve ser rigorosamente tratada para garantir que microorganismos, detritos e produtos químicos tenham sido removidos antes do uso da água.

Um tratamento popular é a cloração. A adição de compostos desinfetantes antibacterianos, particularmente cloro ou derivados de cloro, à água tem sido praticada há mais de um século.

Outros tratamentos que matam as bactérias incluem o uso de um gás chamado ozônio e luz ultravioleta brilhante através da água para romper o material genético bacteriano.

O refinamento dos filtros agora permite que até vírus sejam excluídos da água tratada com filtro.

A morte dos microrganismos protozoários provou ser um desafio, pois tanto Giardia quanto Cryptosporidium formam estruturas dormentes e quimicamente resistentes chamadas cistos durante seus ciclos de vida.

As formas de cisto são resistentes ao cloro e podem passar pelos filtros normalmente usados em estações de tratamento de água. A contaminação do abastecimento de água de Milwaukee, Wisconsin, com Cryptosporidium em 1993 adoeceu mais de 400.000 pessoas e matou pelo menos 47 pessoas.

contaminação da água também pode envolver compostos inorgânicos. Gasolina, óleo, pesticidas e outros produtos químicos nocivos também podem contaminar a água. Estes podem ser especialmente insidiosos, pois, ao contrário dos microrganismos, podem persistir na água por muito tempo.

Água Contaminada no Brasil

Até há relativamente pouco tempo, a contaminação da água era uma ocorrência acidental. No entanto, particularmente desde os ataques terroristas domésticos de 11 de setembro de 2001, a vulnerabilidade do abastecimento de água à sabotagem deliberada foi reconhecida.

Microrganismos patogênicos ou subprodutos tóxicos dos organismos podem ser adicionados à água. Beber a água contaminada pode ser fatal.

Embora esta forma de bioterrorismo seja improvável em um abastecimento municipal de água, devido às quantidades de microorganismos e toxinas que seriam necessárias, a contaminação de um poço individual é inteiramente possível.

Descrições de sintomas, incluindo diarreia, vômito, dor de cabeça ou dor muscular, podem alertar um investigador forense para a possibilidade de um evento de contaminação.

Poluição da água

Poluição da água

O Brasil possui recursos abundantes que respondem por aproximadamente 12% da água doce disponível no mundo. A disponibilidade média de água em todo o país é alta, porém a região nordeste tem um clima semiárido que inclui grande parte da população. O Brasil é, em geral, um país rico em muitos recursos; no entanto, esses recursos, como a água, são mal utilizados e desperdiçados.

As três principais causas da poluição da água no Brasil são os aterros sanitários com vazamento, resíduos industriais e esgotos.

No início do século 20, as cidades brasileiras adotaram um sistema separado de esgotamento sanitário e escoamento de águas pluviais.

Esses dois sistemas foram gradativamente interligados e hoje buscam-se soluções de baixo custo para corrigir essa confusão. Esta é uma grande ameaça à qualidade da água, já que a água agora coleta o que vem do esgoto e é trazida para a água poluindo a água, tornando-a imprópria e pondo em perigo a vida selvagem. Dizia-se que trinta anos atrás, a vida selvagem estava florescendo no Rio, mas hoje nenhum peixe pode ser encontrado e há mais chance de encontrar um cadáver em um rio do que uma criatura viva. Diz-se que quase 70% do esgoto do Rio não é tratado e despejado em praias populares como Copacabana e Baía de Guanabara.

Outra causa de poluição é o etanol proveniente das plantações de cana-de-açúcar.

Esta produção necessita de uma quantidade significativa de água nas fases de processamento agrícola e industrial e depende principalmente da irrigação natural para a água.

Embora a disponibilidade hídrica não seja um problema no Brasil, a alta demanda na produção de açúcar fez com que a plantação se expandisse em regiões onde a irrigação natural simplesmente não é suficiente e deve ser complementada por pulverização de água artificial.

A poluição da água é causada pelos produtos químicos utilizados na produção dos cultivos que foram industrializados, os fertilizantes, agroquímicos…

Esses produtos químicos levam à contaminação da água e a água não pode ser utilizada para outros fins.

A disposição dos resíduos ocorre em aterros inadequados. Na Europa, os aterros são vistos como a última opção para disposição de resíduos, pois preferem sistemas de conversão de resíduos em energia, no entanto, no Brasil, os aterros são favorecidos e vistos como formas eficientes de disposição de resíduos.

As novas soluções ainda não foram adotadas no Brasil como um incinerador por exemplo é caro não só para comprar mas também para operar e manter em boas condições.

A mudança só pode acontecer com o financiamento adequado do projeto. Os aterros sanitários não podem durar para sempre e eventualmente falham. Eles vazam para as águas subterrâneas e superficiais, poluindo-as em última análise.

Fonte: Portal São Francisco/encrypted-tbn0.gstatic.com/thebrazilbusiness.com/waterinbrazil.weebly.co

Veja também

Desequilíbrio ambiental

PUBLICIDADE Desequilíbrio ambiental – O que é O desequilíbrio ambiental é uma das questões ambientais que mais …

Competição Ecológica

PUBLICIDADE Competição Ecológica – O que é A competição ecológica é a luta entre dois organismos pelos …

Comensalismo

PUBLICIDADE O comensalismo pode implicar a palavra comunidade, e isso é verdade, porque o comensalismo apresenta duas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.