PUBLICIDADE
Definição
A psoríase pode afetar as unhas das mãos e dos pés.
A psoríase nas mãos e nos pés pode causar rachaduras, bolhas e inchaço.
A porcentagem de pessoas com psoríase que têm envolvimento ungueal é estimada em até 50%.
Na artrite psoriática, isso pode aumentar para 80%.
Por alguma razão desconhecida, as unhas das mãos estão mais envolvidas do que as unhas dos pés. Para muitas pessoas, a psoríase ungueal é geralmente leve e causa poucos problemas.
Existem vários tratamentos que podem ajudar a psoríase nessas áreas
O que é a Psoríase na unha?
A psoríase unilateral é um problema tópico resultante da produção excessiva de células, geralmente causada por fatores hereditários, estresse mental, enfraquecimento do sistema imunológico e certas deficiências nutricionais.
Os sintomas da psoríase nas unhas geralmente incluem pele vermelha, escamosa e pruriginosa ao redor de cada unha. Outros sinais desta condição podem ser colocados nas unhas com linhas ou sulcos que correm através deles, espessamento da pele sob as unhas e unhas soltas que eventualmente se levantam da cama de unha.
O tratamento da psoríase ungueal nos dedos do pé geralmente envolve o uso de medicamentos tópicos e medidas preventivas, como manter os pés limpos e secos.
Psoríase em qualquer área do corpo acontece quando a taxa se o crescimento celular acelera até o ponto em que novas células não podem substituir as antigas rápido o suficiente. Pesquisadores médicos geralmente ligam essa aceleração a um sistema imunológico excessivamente ativo que recebe sinais incorretos para produzir demasiadas células da pele muito rapidamente. Esta função imunológica defeituosa é normalmente herdada, e as pessoas que têm pelo menos um dos pais com psoríase na pele ou unhas têm maiores chances de desenvolver o problema em algum momento de suas vidas.
A maioria dos indivíduos com psoríase também tem surtos periódicos de psoríase cutânea em pelo menos uma outra área do corpo, como os cotovelos, o couro cabeludo ou os joelhos.
Alguns fatores ambientais podem ser causas adicionais de psoríase ungueal em pessoas já predispostas a essa condição.
A falta de ingestão adequada de vitamina B às vezes pode desencadear casos mais graves de psoríase. Alguns pacientes acham que a adição de suplementos de zinco às suas dietas pode ajudar a diminuir os sintomas e melhorar a aparência das unhas dos pés, com pontos visíveis, manchas descoloridas e linhas horizontais.
Os médicos geralmente recomendam que os pacientes com psoríase também comam muitas frutas e vegetais ricos em fibras, bebam bastante água todos os dias e se exercitem regularmente.
Assim como com outros tipos de psoríase, a psoríase não tem uma cura definitiva. As pessoas com essa condição têm uma variedade de opções de tratamento que são eficazes desde que sigam as instruções de seus médicos. Os casos mais graves de psoríase unilateral podem ser tratados com medicamentos orais ou tópicos prescritos, dependendo das condições de saúde atuais dos pacientes. Pacientes com psoríase geralmente também podem minimizar os surtos nos dedos do pé usando meias feitas de material respirável, mantendo suas unhas limpas e evitando atividades como esportes que poderiam levar a ferimentos de impacto nas unhas.
Psoríase nas unhas – Fungo
A psoríase nas unhas dos pés e nas unhas pode parecer muito com fungos. Enquanto infecções fúngicas são contagiosas, a psoríase não é.
A psoríase é uma doença auto-imune que faz com que o sistema imunológico se torne hiperativo. Essa mudança no sistema imunológico faz com que as células da pele cresçam muito mais rápido que o normal.
O fungo do prego é um tipo de infecção. As pessoas geralmente pegam a infecção em um salão de manicure ou na academia, mas é possível obter uma infecção fúngica de vários lugares.
Conhecer a diferença entre a psoríase ungueal e o fungo nas unhas pode evitar que os sintomas piorem e apoiar o tratamento adequado.
Psoríase ungueal
A psoríase é a doença de pele que mais freqüentemente afeta as unhas.
Dependendo da estrutura da unha envolvida, diferentes alterações clínicas das unhas podem ser observadas.
A irritação da matriz apical resulta em poços psoriáticos, o envolvimento de matriz média pode causar leuconíquia, o comprometimento da matriz inteira pode levar a lúnulas vermelhas ou distrofia ungueal grave, o envolvimento do leito pode causar manchas salmão, hiperceratose subungueal e hemorragias estilhaçadas e psoríase O leito ungueal distal e o hiponíquio causam onicólise, enquanto o da prega ungueal proximal causa paroníquia psoriásica.
Quanto mais extenso o envolvimento, mais grave é a destruição das unhas.
A psoríase pustulosa pode ser vista como pontos amarelos sob a unha ou, no caso de acrodermatite contínua supurativa, como uma perda progressiva e insidiosa do órgão ungueal. A psoríase ungueal tem um impacto severo na qualidade de vida e pode interferir nas atividades profissionais e outras. O manejo inclui aconselhamento ao paciente, evitar o estresse e a tensão no aparelho ungueal e diferentes tipos de tratamento. A terapia tópica pode ser tentada, mas raramente é suficientemente eficiente. Injeções perilesionais com corticosteróides e metotrexato são frequentemente benéficas, mas podem ser dolorosas e não podem ser aplicadas em muitas unhas. Todos os tratamentos sistêmicos que limpam as lesões generalizadas da pele geralmente também eliminam as lesões da unha.
Resumo
A psoríase é uma condição crônica comum da pele. Uma pessoa com psoríase geralmente tem manchas de pele vermelha elevada com escamas prateadas. A pele afetada pode parecer brilhante e vermelha ou ter pústulas, dependendo do tipo de psoríase. Essas alterações na pele geralmente ocorrem nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco.
A psoríase também pode afetar as unhas das mãos e dos pés, levando a unhas grossas com sulcos, saliências nas unhas, elevação das unhas longe do leito ungueal e contorno irregular da unha.
A maioria das pessoas com psoríase das unhas também tem psoríase cutânea (psoríase cutânea). Apenas 5% das pessoas com psoríase das unhas não apresentam psoríase cutânea. Naqueles com psoríase cutânea, 10% -55% têm psoríase das unhas (também chamada de doença psoriásica das unhas), mas estima-se que até 80% das pessoas com psoríase tenham envolvimento ungueal em algum momento da vida. Cerca de 10% -20% das pessoas que têm psoríase cutânea também têm artrite psoriática, uma condição inflamatória específica da articulação em que as pessoas têm sintomas de artrite e psoríase. De pessoas com artrite psoriática, 53% -86% têm afetado as unhas, muitas vezes com corrosão.
A psoríase ungueal severa não tratada pode levar a problemas funcionais e sociais.
Psoríase nas unhas
Psoríase nas unhas
Psoríase nas unhas
Fonte: www.aad.org/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.papaa.org/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/www.psoriasis.org/www.mayoclinic.org