Deriva Continental

PUBLICIDADE

A Deriva Continental (A Dança dos Continentes)

Uma das teorias que mais revolucionou as ciências do início do século XIX surgiu dentro das geociências, que em geral são áreas do conhecimento científico que se debruçam a entender a estrutura, a dinâmica atual, a história geológica e as transformações do planeta Terra.

Essa teoria ficou conhecida como Deriva Continental e foi desenvolvida e/ou elaborada em 1912 por Alfred Wegener, um geocientista e meteorologista muito importante para a sua época e para os estudos da atualidade.

Em aspectos gerais, a teoria da Deriva Continental afirma que, em um passado geológico distante, todas as terras emersas do atual planeta Terra já foram um dia unidas e formavam, portanto, um único continente.

Clique para aumentar

Neste passado geológico proposto por Wegener, as massas de terras que formavam a superfície sólida do planeta Terra uniam-se num único continente, este ficou conhecido como o supercontinente Pangeia. Esta palavra é composta pelos radicais gregos Pan (que significa Todo) e Gea (Terra): “Toda a Terra”.

Para chegar a essa teoria, o cientista estudou pesquisas científicas de diversas áreas do conhecimento, uma dela refere-se a Paleontologia. Wagener observou que registros paleontológicos de diversos animais já extintos eram encontrados tanto na costa do continente africano quanto na costa do continente americano, em especial na América do Sul. De forma a evidenciar que seria impossível essas espécies migrarem de um continente para o outro e serem encontradas numa área com características ambientais parecidas.

Outra área estudada pelo autor foi a Geografia Física e a Geologia ao que se refere às feições litorâneas e as rochas. Weneger observou que grande parte da costa leste da América se encaixava com a costa oeste da África, bem como as rochas e os minerais eram bem parecidos.

Embora tenha feito tais observações e reflexões, não chegou a propor de maneira coerente o que fez o grande continente Pangeia se dividir. Após apresentar sua teoria a comunidade científica, foi prontamente recusado, vindo apenas a ser aceita 10 anos após a sua morte, já durante a Segunda Guerra Mundial, onde observaram e comprovaram que a crosta terrestre se movimenta gradualmente e continua se movimentando, deslocando os continentes ao longo do tempo geológico.

A teoria de Wegener teve grande impacto para a ciência moderna, pois a partir delas descobriu-se a existência das Placas Tectônicas, as grandes massas descontínuas responsáveis pela movimentação dos continentes após sofrer forças vindas do interior da Terra.

Isso facilitou no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a vida dos seres humanos frente aos tremores de terra, os famosos terremotos, principalmente em países que são periodicamente afetados.

Deriva Continental – Teoria

A teoria da deriva continental é a teoria que uma vez que todos os continentes foram unidos em um supercontinente, que os cientistas chamam de Pangeia. Ao longo de um vasto período de tempo, os continentes se distanciaram para suas localizações atuais. Alfred Wegener primeiro apoiou a deriva continental.

A explicação de Wegener sobre a deriva continental em 1912 foi que a deriva ocorreu por causa da rotação da Terra. Esta explicação e sua teoria não foram amplamente aceitas. Antes de Wegener, no entanto, muitos notaram que as formas dos continentes parecem se encaixar, sugerindo algum cisma no passado.

Antes da década de 1950, o conceito de deriva continental, em sua maior parte, nem era considerado plausível. Na década de 1950 e nos anos seguintes, entretanto, os geólogos começaram a considerar a teoria e, na década de 1960, a maioria dos geólogos passou a aceitar que a teoria pode muito bem ser possível. Vários fatores apontam para a mudança na aceitação da teoria da deriva continental.

Gean Alef Cardoso

Veja também

Sedimentologia

PUBLICIDADE Sedimentologia – Definição Sedimentologia é o estudo científico, interpretação e classificação de sedimentos, processos sedimentares e …

Sedimentação

PUBLICIDADE Sedimentação – Definição A sedimentação é a deposição de fragmentos de rocha, solo, matéria orgânica ou …

Rosa dos Ventos

PUBLICIDADE Rosa dos Ventos – Definição Rosa dos Ventos é um diagrama quantitativo (diagrama da rosa) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.