Doença de Kimura

PUBLICIDADE

Definição

doença de Kimura é uma entidade rara, causando inchaços subcutâneos e linfadenopatia, com apenas 120 casos relatados em todo o mundo.

É visto principalmente em países asiáticos.

Doença de Kimura – Distúrbio

doença de Kimura é um distúrbio inflamatório crônico raro, caracterizado por linfadenopatia de cabeça e pescoço, frequentemente acompanhada de eosinofilia e IgE sérica elevada.

É uma condição benigna com etiologia desconhecida, geralmente afetando homens jovens de raça asiática. Os caucasianos afetados são muito raros.

Doença de Kimura – Etiologia

doença de Kimura é uma condição inflamatória crônica que se apresenta como múltiplos nódulos solitários subcutâneos indolores localizados principalmente na região da cabeça e pescoço com linfadenopatia coexistente e eosinofilia periférica.

Essa condição bastante rara é encontrada quase exclusivamente em indivíduos asiáticos em sua segunda a quarta década de vida, principalmente em homens (70-80%).

A etiologia é desconhecida.

No entanto, uma reação alérgica ou uma alteração do sistema imunológico é levada em consideração. Estimulação antigênica persistente após picadas de artrópodes e parasitas ou infecção por cândida também são suspeitas.

Inicialmente a lesão foi descrita em 1937 como neoplasia (Kimm e Szeto).

Há casos muito raros de doença de Kimura relatados em indivíduos caucasianos na Europa, nos Estados Unidos da América e na Austrália.

O que é Doença de Kimura?

doença de Kimura é uma condição de saúde relativamente inofensiva que resulta na pessoa afetada desenvolvendo caroços na cabeça ou no pescoço.

É uma doença rara que afeta principalmente homens asiáticos.

A causa da doença de Kimura é desconhecida e a pesquisa é dificultada pela sua raridade.

Diagnosticar a doença inclui uma inspeção visual do corpo da pessoa, porque os nódulos são geralmente bastante perceptíveis. Os profissionais de saúde não concordam com o melhor tratamento, mas os nódulos são ocasionalmente removidos cirurgicamente.

A doença foi relatada pela primeira vez na China no final da década de 1930, mas não recebeu seu nome atual até quase 1950.

As pessoas que sofrem da doença de Kimura são geralmente muito jovens, com idades entre oito e 30 anos. A maioria dos casos relatados ocorreu em homens asiáticos, mas não se limita à raça asiática. A doença é praticamente desconhecida na América do Norte e no Reino Unido, mas os pesquisadores não sabem ao certo o motivo.

A partir de 2011, a causa da doença de Kimura é desconhecida e existem apenas teorias sobre por que as pessoas são afetadas por ela. Algumas teorias envolvem uma reação alérgica, vírus ou parasita, resultando em uma reação auto-imune. Todas as teorias, incluindo aquelas, no entanto, ainda não são substanciadas, e muitas delas são pouco mais do que suposições. Muitas outras teorias sobre a causa da doença existem, mas são complicadas para o leigo. A pesquisa está em andamento e, eventualmente, pode haver uma causa definida.

Um diagnóstico pode ser feito tomando uma amostra do nódulo.

Além disso, os profissionais de saúde geralmente podem diminuir o problema do paciente simplesmente olhando para o nódulo.

Às vezes, outras doenças, inofensivas e potencialmente fatais, imitam a doença. É importante que os profissionais de saúde tenham certeza de um diagnóstico antes de iniciar o tratamento, porque o nódulo pode ser um câncer ou um problema de saúde que desapareceria por conta própria. Os nódulos localizados em outras partes do corpo que não a cabeça ou o pescoço geralmente não são essa doença.

As lesões causadas pela doença de Kimura nem sempre são tratadas, mas, quando o são, é tipicamente por razões estéticas. Suplementos vitamínicos, esteróides e radiação são frequentemente usados no tratamento da doença de Kimura.

Quais tratamentos são usados depende da gravidade dos crescimentos causados pela doença e do quanto eles incomodam a pessoa afetada por eles. Por exemplo, a radiação não é normalmente usada para tratar essa condição, a menos que a qualidade de vida de uma pessoa seja afetada de forma significativa o suficiente para usar uma opção de tratamento tão perigosa.

Tratamento

Para indivíduos com sintomas causados pela doença de Kimura, a cirurgia para remoção dos nódulos é o tratamento de escolha; no entanto, os nódulos muitas vezes reaparecem após a cirurgia.

Esteróides (como a prednisona), administrados por via oral ou através de uma injeção na pele, podem encolher os nódulos, mas raramente resultam em uma cura.

Outros tratamentos, menos comuns, incluem a pentoxifilina oral, medicação que suprime o sistema imunológico (como a ciclosporina), a radioterapia e uma combinação de todos os ácidos trans-retinóico e prednisona.

Resumo

doença de Kimura é um distúrbio crônico benigno e raro que causa inflamação do tecido (nódulos) sob a pele da cabeça ou do pescoço. Esses nódulos tendem a recorrer apesar do tratamento.

A causa desta condição é desconhecida, mas pode ser devido a uma resposta imune.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/rarediseases.info.nih.gov/www.wisegeek.org/www.hindawi.com/www.sciencedirect.com/adc.bmj.com/radiopaedia.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.