Osteossarcoma

PUBLICIDADE

Definição

Osteossarcoma é um tumor maligno do osso no qual há uma proliferação de osteoblastos.

Definições de osteossarcoma, condrossarcoma e fibrossarcoma de osso

A definição atual de osteossarcoma, baseada na presença de tumor osteóide, é insatisfatória, pois não identifica alguns exemplos de osteossarcoma condroblástico, fibroblástico e anaplásico, sem tumor osteóide demonstrável.

As células tumorais do osteossarcoma, sejam osteoblásticas, condroblásticas, fibroblásticas ou anaplásicas, contêm abundante fosfatase alcalina, enquanto esta enzima é escassa ou ausente no condrosarcoma e no fibrossarcoma.

Propõe-se, portanto, que esses sarcomas ósseos sejam melhor definidos de acordo com a origem das células tumorais constituintes e seu conteúdo de fosfatase alcalina: osteossarcoma – tumor maligno de osteoblastos (fosfatase alcalina positiva); condrossarcoma – um tumor maligno de condroblastos (fosfatase alcalina negativa); e fibrossarcoma – um tumor maligno de fibroblastos (fosfatase alcalina negativa).

Visão geral

Osteossarcoma é o tipo mais comum de câncer ósseo e representa cerca de 3% dos cânceres que ocorrem em crianças.

Embora outros tipos de câncer possam eventualmente se espalhar para partes do esqueleto, o osteossarcoma é um dos poucos que realmente começam nos ossos e às vezes se espalham (ou metastatizam) em outros lugares, geralmente para os pulmões ou outros ossos.

Como o osteossarcoma geralmente se desenvolve a partir de osteoblastos (as células que formam o osso em crescimento), ele afeta mais comumente os adolescentes que estão tendo um surto de crescimento. Os meninos são mais propensos a ter osteossarcoma do que meninas, e a maioria dos casos de osteossarcoma envolve o joelho.

A maioria dos osteossarcomas surge de erros aleatórios e imprevisíveis no DNA das células ósseas em crescimento durante períodos de intenso crescimento ósseo.

Atualmente não há uma maneira eficaz de prevenir esse tipo de câncer. Mas com o diagnóstico e tratamento adequados, a maioria das crianças com osteossarcoma se recupera.

Osteossarcoma – Câncer

O câncer começa quando as células do corpo começam a crescer fora de controle. Células em quase qualquer parte do corpo podem se tornar câncer e podem se espalhar para outras áreas do corpo.

Osteossarcoma (também chamado de sarcoma osteogênico) é o tipo mais comum de câncer que se inicia nos ossos. As células cancerígenas desses tumores parecem-se com formas precoces de células ósseas que normalmente ajudam a formar novos tecidos ósseos, mas o tecido ósseo em um osteossarcoma não é tão forte quanto o dos ossos normais.

A maioria dos osteossarcomas ocorre em crianças e adultos jovens.

Os adolescentes são a faixa etária mais comumente afetada, mas o osteossarcoma pode se desenvolver em qualquer idade.

O que é Osteossarcoma?

Osteossarcoma é um tumor maligno que cresce dentro dos ossos.

Muitas vezes, é considerado um câncer infantil porque 65% dos casos ocorrem em adolescentes entre 14 e 16 anos.

O osteossarcoma é uma forma grave de câncer e, embora o tratamento tenha melhorado, a taxa de sobrevida ainda é alarmantemente baixa.

Em cerca de 80% dos casos, os osteossarcomas crescem dentro e ao redor do joelho.

Os tumores são feitos do mesmo tecido que o osso, mas são muito mais fracos.

A detecção precoce é rara, embora algumas evidências de uma conexão entre certas formas de câncer ocular em crianças, chamadas de retinoblastoma, e osteossarcoma tenham sido estabelecidas. Se o paciente teve retinoblastoma, quaisquer sintomas que possam indicar osteossarcoma, por exemplo, dor na perna que piora à noite, devem ser examinados precocemente para detectar a presença de tumores ósseos.

Em muitos casos, no entanto, não há causa conhecida para um osteossarcoma.

Os sintomas, geralmente leves no início, como dores nas pernas, são bastante comuns em todas as crianças. Se a dor na perna evoluir para claudicação, ou se a área ao redor da perna parecer inchada, não como resultado de uma lesão direta, deve-se procurar orientação médica. Detecção precoce através de radiografias, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Juntamente com a biópsia de qualquer tumor encontrado, melhora significativamente a taxa de sobrevivência. Infelizmente, não existe teste para rastrear os pacientes no início, porque geralmente os sintomas no início são leves.

Quanto mais cedo a detecção desse câncer, menor a chance de o câncer ter metástase e formar tumores nos pulmões ou em outros ossos.

Osteossarcoma, uma vez diagnosticado, é classificado em estágios.

Um osteossarcoma localizado não se espalhou e está afetando apenas os ossos e músculos que ele toca.

O osteossarcoma metastático se espalhou para outras partes do corpo. Em mais de 75% dos casos de osteossarcoma metastático, os tumores se desenvolvem nos pulmões.

Os números também podem ser atribuídos a etapas.

Por exemplo, o osteossarcoma do estágio um é um tumor pequeno, não metastático.

O estágio dois é um tumor maior que ainda não metastatizou.

O estágio três significa que o tumor se espalhou para outros tipos de osso, e o estágio quatro significa que o câncer se espalhou para os pulmões. Sobrevida na fase quatro depende se os tumores nos pulmões podem ser removidos cirurgicamente.

O tratamento do osteosarcoma depende dos estágios.

Se um único estágio ou um sarcoma estágio dois é detectado, um médico de oncologia irá prescrever a quimioterapia como o primeiro passo em um esforço para reduzir o tumor existente e esperamos prevenir a metástase. Se o tumor encolher, um cirurgião ortopédico o removerá. Em alguns casos, o único meio de remoção bem sucedido é através da amputação do membro.

Existem 0,3 casos de osteossarcoma por 100.000 pessoas. Dos afetados, um terço morrerá no primeiro ano. Os menos em risco apresentarão os sarcomas do estágio um ou do estágio dois.

Portanto, qualquer pessoa que perceba sintomas como os listados acima deve procurar o conselho de seu médico. Os pais devem ser particularmente vigilantes de tais sintomas em seus filhos adolescentes.

Onde começa o osteossarcoma?

Osteossarcoma

A ilustração acima mostra um osso femoral com os efeitos do osteossarcoma

Em crianças e adultos jovens, o osteossarcoma geralmente começa em áreas onde o osso está crescendo rapidamente, como próximo às extremidades da perna ou dos ossos do braço:

A maioria dos tumores se desenvolve nos ossos ao redor do joelho, seja no fêmur distal (parte inferior do osso da coxa) ou na tíbia proximal (parte superior da tíbia).

O osso do braço superior próximo ao ombro (úmero proximal) é o próximo local mais comum.

Ainda assim, o osteossarcoma pode se desenvolver em qualquer osso, incluindo os ossos da pelve (quadris), ombro e mandíbula. Isto é especialmente verdadeiro em adultos mais velhos.

Osteossarcoma – Tratamento

Osteossarcoma é frequentemente tratado com uma combinação de terapias que podem incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

A maioria dos pacientes com tumores de alto grau recebe cerca de três meses de quimioterapia, conhecida como terapia neo-adjuvante, antes da cirurgia. Um cirurgião irá remover o tumor, juntamente com uma ampla margem de tecido saudável ao redor do tumor, com o objetivo de deixar a área livre de todas as doenças.

A maioria dos tumores nos ossos e articulações pode ser removida com segurança, poupando o membro envolvido. Um cirurgião pode usar um implante de metal, um aloenxerto (osso retirado de um cadáver), uma combinação de um implante e aloenxerto, ou um osso retirado do paciente, a fim de substituir os tecidos que são removidos durante a cirurgia.

Ocasionalmente, devido ao tamanho ou localização de um tumor, uma amputação ou rotação é a melhor maneira de remover completamente o câncer e restaurar o paciente a uma vida funcional.

Ao considerar opções cirúrgicas, é importante que o paciente e o cirurgião falem sobre os resultados funcionais esperados de cada opção e as possíveis complicações e riscos envolvidos. Pode ser do interesse do paciente perguntar a um cirurgião quantos procedimentos ele fez que envolvam uma articulação específica e buscar uma segunda opinião de um cirurgião com mais experiência em realizar uma cirurgia específica.

No geral, os pacientes que têm cirurgia de salvamento do membro e aqueles que têm amputação relatam taxas semelhantes de satisfação e função após a recuperação, mas essas taxas variam muito de uma pessoa para outra.

Após a cirurgia, um patologista relatará a taxa de necrose do tumor (a porcentagem de células tumorais que estão mortas), que é um indicador de quão bem o tumor está respondendo à quimioterapia. Com base na taxa de necrose, os medicamentos são escolhidos para tratamento quimioterápico adicional, que normalmente dura cerca de seis meses após a cirurgia.

Embora a radioterapia não seja amplamente utilizada no tratamento do osteossarcoma, ela pode ser eficaz e ocasionalmente recomendada, especialmente quando um tumor é difícil de remover cirurgicamente ou quando as células tumorais residuais permanecem após a cirurgia.

Testes são feitos para monitorar a saúde de cada paciente durante o tratamento, com foco no coração, rins e fígado. Alguns pacientes também recebem exames que podem indicar a resposta de um tumor à terapia. Como cada indivíduo responde de maneira diferente, pode haver mudanças significativas no plano de tratamento do paciente ao longo do caminho.

Resumo

Osteossarcoma é um tipo de câncer que produz osso imaturo.

É o tipo mais comum de câncer que surge nos ossos, e geralmente é encontrado no final dos ossos longos, geralmente ao redor do joelho.

A maioria das pessoas diagnosticadas com osteossarcoma tem menos de 25 anos e pensa-se que ocorra mais frequentemente em homens do que em mulheres.

Os osteossarcomas variam de tumores de baixo grau que requerem apenas cirurgia para tumores de alto grau que requerem um regime de tratamento agressivo.

Pacientes com osteossarcoma são melhor tratados em um centro de tratamento oncológico, onde uma equipe especializada de sarcoma e recursos estão disponíveis para fornecer atendimento especializado e responsivo.

Fonte: www.cancer.org/sarcomahelp.org/www.wisegeek.org/universityhealthnews.com/kidshealth.org/my.clevelandclinic.org/www.macmillan.org.uk

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.