Bentos

PUBLICIDADE

O que são bentos?

A palavra bentos tem origem grega, significando benthos = profundidade.

São organismos que vivem em associação no fundo dos ambientes aquáticos, vivendo fixos ou não ao substrato.

As espécies variam bastante e, são influenciadas por uma série de fatores ambientais.

Os organismos bentônicos que vivem sobre a superfície do substrato são denominados epifauna, já os que se enterram no substrato são chamados de infauna.

A distribuição dos organismos bentônicos é diversificada pela salinidade da água, tipo de sedimento, temperatura, correntes, energia das ondas, entre outros e tende a ser maior em águas mais quentes.

A composição e diversidade das comunidades bentônicas diferem de acordo com o ecossistema, região bioclimática e também com as características específicas de cada habitat.

Costões rochosos, manguezais, recifes de corais, praias arenosas, marismas, estuários, comunidades de algas marinhas são exemplos de habitats bentônicos.

Os recifes de corais destacam-se por serem um dos habitat que abriga o maior número de espécies no planeta, oferecendo um ambiente estável, seguro, fonte de dióxido de carbono e nutrientes.

Bentos
Bentos

Podem ser classificados em:

Zoobentos: organismos heterotróficos, ou seja, que não produzem seu próprio alimento.
Fitobentos:
 organismos autotróficos, vegetais e algas que vivem no fundo do ambiente aquático. Como dependem de luz, vivem em locais rasos e de águas claras.

Os organismos bentônicos também recebem uma classificação de acordo com seu tamanho, sendo está:

Microbentos;
Meiobentos;
Macrobentos;
Megabentos.

São importantes para o equilíbrio ecológico e utilizados como bioindicadores da qualidade do ambiente. Todos os organismos bentônicos participam da cadeia alimentar aquática, muitos servem de alimento para uma variedade de animais de níveis tróficos superiores.

Os zoobentos relacionam-se com a disponibilização de nutrientes e com o processo de decomposição de matéria orgânica.

Os fitobentos com a distribuição de oxigênio e nutrientes.

Os bentos são extremamente importantes para a remineralização da matéria orgânica tornando novamente os nutrientes disponíveis, sendo fundamental para produtividade primária nos estuários.

Outra série de invertebrados bentônicos, por exemplo, mariscos são consumidos por seres humanos.

Bentos – Organismos

Bentos

Os bentos é composto por todos os organismos que vivem no fundo de um corpo de água parada ou corrente.

A camada que o bentos ocupa é chamada de zona bentônica, que é a camada mais baixa de um lago, mar, riacho ou rio. Esta zona, é claro, varia de profundidades rasas, onde a água encontra a terra, até profundidades extremas que os humanos ainda não foram capazes de explorar.

Os bentos, portanto, variam muito e podem ser observados rastejando, cavando, nadando próximo ao fundo ou permanecendo presos ao substrato.

Muitos tendem a depender de fontes de alimentos que vão até o fundo, como matéria inorgânica e organismos mortos, mas os bentos também se alimentam uns dos outros.

A zona acima da zona bentônica onde os organismos que nadam ou flutuam – os pelagos – são encontrados é chamada de zona pelágica.

Observe que o fitobentos, o zoobentos e a microflora bentônica na zona bentônica são equivalentes aos produtores primários, consumidores e decompositores, respectivamente.

Tipos de Bentos

Os bentos utilizam todas as áreas do fundo de um corpo d’água e podem ser categorizados em três grupos com base em seu habitat.

Hiperbentos: Esses são os organismos que têm a capacidade de nadar e viver perto do fundo, mas não estão apegados a ele. O bacalhau da rocha é um peixe hiperbentônico.
Epibentos: 
Os epibentos passam a vida presos ao chão, em pedras ou em conchas e incluem esponjas.
Endobentos: 
Em vez de viver no fundo do mar, esses organismos se adaptaram para viver dentro dos sedimentos, muitas vezes criando túneis subterrâneos. Um exemplo de endobentos é o dólar de areia.

Fonte: Camila Correia/biologydictionary.net

Veja também

Elastina

PUBLICIDADE Elastina – Definição Seu corpo produz naturalmente a proteína elastina. A elastina ajuda os tecidos e órgãos …

Derme

Derme

PUBLICIDADE Derme – Definição A derme é a camada intermediária da pele em seu corpo. Tem muitos …

Colostro

PUBLICIDADE Colostro – Definição O colostro é a primeira forma de leite materno liberada pelas glândulas mamárias …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.