PUBLICIDADE
O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange é um parque nacional.
Localização: Paraná, Brasil.
O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange fica no bioma Mata Atlântica. Abrange 25.119 hectares.
O parque abrange parte dos municípios de Guaratuba, Matinhos, Morretes e Paranaguá no Paraná.
A altitude varia de 10 a 1.500 metros.
O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange está dentro da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE
Tem como objetivos proteger e conservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica da Mata Atlântica existentes na área e assegurar a estabilidade ambiental dos balneários sob sua influência, bem como a qualidade de vida das populações litorâneas.
DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO
LEI Nº 10.227, de 23 de maio de 2001.
Meio Ambiente
Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange
O Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange contém a Serra da Prata, as montanhas mais orientais do estado do Paraná e parte da sub-região montanhosa costeira da Serra do Mar.
As montanhas percorrem o parque no sentido norte-sul nas partes norte e leste do parque.
O ponto mais alto é Morro Grande a 1.500 metros acima do nível do mar.
O terreno nesta área é caracterizado por grandes vales e encostas íngremes, geralmente mais íngremes do que 45%.
O sudoeste do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange tem terrenos mais suaves com altitudes abaixo de 150 metros, mantendo planícies de inundação de rios que se aproximam da Baía de Guaratuba.
A Serra da Prata tem grande importância como manancial, fornecendo água superficial de excelente qualidade para o conjunto de comunidades de Cabaraquara no município de Guaratuba até o município de Paranaguá.
A maior parte da água drena para o leste no Oceano Atlântico ou para o sul na Baía de Guaratuba.
Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange
A vegetação do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange inclui floresta tropical de planície, densa floresta tropical montanhosa e prados de alta altitude. Há um grande número de epífitas, principalmente bromélias e orquídeas. O crescimento secundário é encontrado principalmente nas áreas baixas, onde houve mais interferência humana.
Várias espécies de plantas ameaçadas de extinção em nível nacional e estadual são encontradas aqui, incluindo Palmito Jussara (Euterpe edulis), Canela-preta (Ocotea catharinensis), Canela-sassafrás (Ocotea odorifera), Imbuia (Ocotea porosa) e Heliconia farinosa. A pequena rã Brachycephalus izecksohni é endêmica da Serra da Prata.
Espécies protegidas incluem onça-parda (Puma concolor), amazona-de-cauda-vermelha (Amazona brasiliensis), tiranauleta da restinga (Phylloscartes kronei), chorão-do-pantanal (Stymphalornis acutirostris) e garça-tigre-fasciada (Tigrisoma fasciatum).
Fonte: www.brasilturismo.com/www.braziltourstravel.com/www.yellowpages.net/www.picfair.com
Redes Sociais